Camelôs e vendilhões modernos na encruzilhada do movimento espírita brasileiro (Jorge Hessen)

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com

 

É intolerável os abjetos festivais de eventos “espíritas” mormente grandiosos, inócuos  e excludentes a exemplo de seminários, congressos, simpósios, encontros “fraternos”, quase sempre onerosos, soberbos, luxuosos, e constantemente destinados à elite “espírita” aquinhoada.

Nos tais eventos entronizam-se shows de oratória retumbantes (ocas de humildade), através de palestras (algumas plagiadas), desgastadas, repetidas e supérfluas. Porém os líderes espíritas atuais conservam-se sob a hipnose do “canto de sereia da fama ou da santificação”, sempre de olho na arrecadação dos recursos financeiros para desgastados programas sociais.

É óbvio que não estão no legítimo caminho do Cristo!... Ouço com insistência nos diversos centros que frequento sobre práticas consideradas estranhas e  dispensáveis para a boa difusão do Espiritismo.

Frequentei várias instituições onde alguns divulgadores famosos são alcunhados (nos bastidores logicamente) de  "camelôs ambulantes do Espiritismo", porque negociam e ofertam suas produções literárias (mediúnicas ou não), CD’s e DVD’s nos balcões de negócio preparados para que  após suas “palestras  espetacularizadas”  sejam vendidos em “prol” do surrado assistencialismo “espírita” em que se vangloriam concretizar.

Tal modelo propagandista do “Espiritismo” que ganhou relevo após a desencarnação do Chico Xavier é, sem dúvida nenhuma, a deterioração da proposta dos princípios espíritas destinados a todos, ao alcance de todos.

Observemos a entrevista que o Chico Xavier concedeu ao Dr. Jarbas Leone Varanda e que foi publicada no jornal uberabense O Triângulo Espírita, de 20 de março de 1977, republicada no Livro “Encontro no Tempo”, organizado por Hércio M.C. Arantes e editado pela IDE em 1979. O amoroso Chico Xavier advertiu que "é preciso fugir da tendência à ‘elitização’ no seio do movimento espírita (...) o Espiritismo veio para o povo. É indispensável que o estudemos junto com as massas mais humildes, social e intelectualmente falando, e delas nos aproximemos (...). Se não nos precavermos, daqui a pouco estaremos em nossas Casas Espíritas, apenas, falando e explicando o Evangelho de Cristo às pessoas laureadas por títulos acadêmicos ou intelectuais (...)”. 

Lembro quando puliquei o artigo “INDUSTRIALIZAÇÃO DE EVENTOS ESPÍRITAS "GRANDIOSOS" [1],  o ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, e escritor espírita, José Passini, afirmou: “Seu artigo, Jorge Hessen, deveria ser eternizado em placa de bronze e distribuído às instituições espíritas. Você acertou em cheio no monstro que desgraçadamente cresce em nosso meio.”

Certamente os Benfeitores espirituais , conscientes dos despautérios sobre a desprezível “ELITIZAÇÃO DO ESPIRITISMO” estejam nos alertando para um tempo de necessárias e urgentes  mudanças.

É infame, muito deprimente mesmo! Não é fácil testemunhar esse nefasto cenário sem utilizar o brado da repulsa, através da voz (escrita) e sugerir mudanças. Sobre isso, faço a minha parte destemidamente e sem amarfanhar a própria consciência.

É urgentíssimo dar um basta à grave vocação elitista do movimento espírita brasileiro.

Em verdade, de duas, uma! Ou o Espiritismo chega à massa dos espíritos visíveis (encarnados) , especialmente os “filhos do Calvário”, os deserdados, para justificar suas mensagem  ou submergirá no fosso profundo da hipocrisia e não haverá mais razão e nem legitimidade divulgar o Evangelho através da Terceira Revelação.

 

Referencia:

[1]  Conferir no link  https://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com/2010/03/indust...

Exibições: 818

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de DAVIDR REIMER em 13 agosto 2018 às 17:30

Os atuais palestrantes e oradores famosos (vendilhões)  divulgam o espiritismo do faz de contas.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfilangelasmanio, ONESIMO MAURILLO JACINTO GOMES, Edilma Pereira Klein e mais 2 pessoas entraram em RAE
24 segundos atrás
Feeak Minas postou um vídeo

Carlos Alberto Braga - Chico Xavier: Do Calvário à Redenção

Acompanhe toda a programação que acontece em nossa casa! Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações clicando no sininho para receber aviso sempre que...
33 minutos atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

SÉRGIO TOZETTI - " AS CURAS DE JESUS, UMA PROPOSTA DE AUTO-ILUMINAÇÃO " - 05/05/2019 - Irmão Tomé.

Palestra de SÉRGIO TOZETTI, em 05/05/2019, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé, em Vitória/ES.
33 minutos atrás
Celina Sobral postou um vídeo

Palestra Espírita - Celina Sobral - Gratidão ao Pai Celestial - 01/09/2018

Nesta Palestra Celina Sobral mostra conceitos Espíritas sobre .Gratidão ao Pai Celestial. Palestra realizada em 01/09/2018 no Centro Espírita Maria, José e o...
33 minutos atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

"Sete degraus para Iluminação", com José Miguel Veiga

"Sete degraus para Iluminação", este foi o tema da palestra do pesquisador e orador José Miguel Veiga de Colatina-ES, no domingo 12 de maio de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. José Miguel é profissional da…
33 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A Paciência" : https://t.co/cAkuXi2gsQ
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A Paciência

A Dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.  Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.  A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas, outra, porém, muito mais penosa e, consequentemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus…Ver mais...
1 hora atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Novamente o amigo se engana."
1 hora atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O amigo novamente se engana, pois não é o ego a resposta!"
1 hora atrás
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Meu amigo, segundo a doutrina, Deus, sendo justo, criou todos iguais e, sendo assim,  porq uns escolhem ser egoístas e outros não? Deus criou todos iguais, o que é q destrói essa igualdade, fazendo q uns sejam…"
1 hora atrás
francisco carvalho da Silva curtiram o perfil de Elciene Maria Tigre Galindo
5 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Não. Nos tornamos egoísta porque escolhemos ser egoísta, é certo. Porém isso só ocorre porque temos um ego e não por outro motivo."
5 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O ego é a resposta"
5 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Sim, fomos criados absolutamente iguais em essência, mas não em identidade. Portanto, o modo de cada um é próprio do ser individual."
5 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio - Marcia Pacciulio assista pelo youtube… https://t.co/bLJRwOXgjj
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O óbulo da Viúva - Palestra de Afonso Moreira Jr. assista pelo youtube https://t.co/5Q94yKSS3E https://t.co/x9UDKHHbQZ
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/bJElTNr4Ow
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio Oradores: Dr. Kennedy Martins - Psicólogo e Mar… https://t.co/lEPNtmcDJJ
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Peça e receba, o universo conspira a seu favor" - José Lázaro Boberg assista pelo youtube https://t.co/HKJz9FJDEk https://t.co/kuNE5avKpa
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço