Cegos do Espírito

Um dia desses tivemos a oportunidade de vivenciar algo fora do comum.

Ao sairmos do trabalho profissional, no final do expediente diário, seguíamos pelo caminho rotineiro quando vimos que um jovem adulto vinha pela calçada, em sentido contrário ao nosso e em leve corrida, sorrindo largamente e mantendo a mão meio que levantada lateralmente de forma a sentir a vegetação que cobre o alambrado que circunda um condomínio de apartamentos.

Aos nossos olhos aquele rapaz demonstrava uma alegria toda especial.

Mas, o que há de fora do comum em tudo isso? Simples, aquele jovem é cego. Completamente cego. É bem verdade que fazia uso de sua bengala, e também é evidente que já conhecia o caminho, uma vez que reside nas proximidades, conforme constatamos posteriormente. Mas não deixa de ser uma experiência incomum, e os questionamentos são inevitáveis.

Por que um cego tem a coragem de correr, quando nós, que enxergamos, temos preguiça de nos exercitar para manter o corpo saudável?

Por que um cego enche-se de alegria vencendo seus desafios, quando nós, que enxergamos, temos dificuldades para sairmos de estados depressivos causados pelos obstáculos que se apresentam em nossos caminhos?

Por que um cego confia plenamente nos seus sentidos convivendo na escuridão, e nós, que enxergamos, não acreditamos em nossas potencialidades e nas possibilidades positivas da vida?

Simples. Aquele jovem cego enxerga a vida, e nós que enxergamos muitas vezes não a vemos. E não a vemos por vários motivos. Os conceitos e preconceitos, os valores, os medos e as preferências pelo pessimismo e pela descrença, nossas vontades e desejos, quase sempre distanciados dos valores espirituais superiores fazem com que enxerguemos o mundo à nossa maneira, impedindo o máximo aproveitamento da vida que temos, mantendo-nos sintonizados com mentes menos felizes do plano espiritual.

É uma questão de conscientização espiritual. De preferência pelas atitudes a serem tomadas. De posicionamento pessoal diante da vida.

Cada um de nós tem nas mãos o de que é necessário para desenvolver o seu próprio programa reencarnatório, e será muito mais fácil se optarmos pelos sentimentos superiores.

Alguém poderá contrapor dizendo que não é fácil uma mudança íntima.

Concordamos, mas é preciso raciocinar.

Ninguém pode se dizer ignorante quanto às Leis que regem a Sociedade Humana para justificar um crime, qualquer que seja ele. Com a Lei Natural também é assim. Já não podemos justificar nossa situação tão somente pelo prisma com o qual olhamos e agimos diante da vida. As Revelações se sucedem trazendo os esclarecimentos necessários aos nossos espíritos, e se não os conhecemos é pela inércia e imprevidência pessoal, e a Terceira Revelação, personalizada pela Doutrina Espírita, nos orienta quanto à reflexão sobre nossos atos praticados, que refletem nossas aptidões e tendências, justamente para que nos recondicionemos quando forem negativos, ou os reforcemos quando positivos.

Nascemos na carne para mudar, e mudar a nós mesmos. Tanto isso é verdade que, Allan Kardec nos esclarece que o verdadeiro espírita será aquele que se esforçar para mudar suas más inclinações. O esforço, a repetição, a entronização de novos valores, sustentados na lógica imbatível da revelação espírita farão com que venhamos a valorizar o que somos e temos, tornando-nos mais confiantes nas possibilidades da vida, mas, sobretudo nos dará a consciência do tanto que temos a agradecer pelos “talentos” que nos foram concedidos pela Divina Providência para o nosso próprio bem.

Ainda uma última observação. Se aquele jovem cego não precisa de um guia para correr, seja na presença de um ser humano ou um cão treinado, para nós outros, cegos do espírito, concedeu-nos o Criador um amigo incondicional que é o Modelo e Guia da humanidade em marcha. É o Senhor Jesus, e Ele nos alerta “quem me segue não anda em treva” (1) e “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (2)

Não percamos tempo. Sigamos com e por Jesus, mas nunca sem Kardec. Será sempre mais fácil enxergar e enfrentar a vida. A nossa própria vida.

Pensemos nisso.

Antonio Carlos Navarro

Referências:

(1) Dias, Haroldo Dutra. O Novo testamento, 1ª ed. Brasília: Conselho Espírita Internacional, 2010. Jo 8:12;
(2) Dias, Haroldo Dutra. O Novo testamento, 1ª ed. Brasília: Conselho Espírita Internacional, 2010. Jo 10:10.

Publicado simultaneamente em www.agendaespiritabrasil.com.br

Exibições: 263

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

JORGE RAMOS respondeu à discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"  Reflitamos essas colocações acerca da pouca atenção que as Casas Espíritas dispensam à diversidade das expressões da mediunidade na perspectiva dos médiuns novatos; o quão lhes…"
10 minutos atrás
JORGE RAMOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
10 minutos atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
4 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Samaritano - Palestra de Rafael Papa assista pelo youtube https://t.co/d5FIqbnczG https://t.co/jqLRiVKs62
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Divórcio - Palestra de Egle Henrique assista pelo youtube https://t.co/pHNGpXlCbs https://t.co/7or0f1Ezms
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp assista pelo youtube https://t.co/JcNUNsOgU3 https://t.co/fYhXaLvLqE
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra com Vinicius Lara (CEFA-Rio Preto) assista pelo youtube https://t.co/l31R6rSArT https://t.co/B0hpqnuQIA
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra "Cairbar Schutel" - Cássio Carrara e David Liesenberg assista pelo youtube https://t.co/mXkBB9LTW9 https://t.co/zr7fsQyU08
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilEmillay Lima Pimentel, joseli caldas terra e Juliana da Costa Siqueira Serran entraram em RAE
8 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

21 julho 2019 de 9 a 10:15
“Eu encontrando Eu mesmo”, este será o tema da palestra do odontólogo e orador Dr. Virgilio Knupp de Colatina-ES, será no próximo domingo 21 de julho de 2019, de 09 às 10h da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Dr. Virgilio é um dos fundadores e está como presidente da SCEE. Ele faz abordagens didáticas baseadas em estudos de O Livro dos Espíritos e O…Ver mais...
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/UvkfDZOUy1
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/5JmyP8Lg0l
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/oYOsCNLuK5
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/WrEv0GmL3l
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Já encontrei e acabo de publicar um tópico relativo ao q estamos falando, isto é, q Jesus e Paulo disseram q não existe livre-arbítrio, q não são as obras q nos salvam e q e os pensamentos não…"
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Seminário Transição Planetária (Parte 3) com Anete Guimarães assista pelo youtube https://t.co/fy6NnE49PA https://t.co/RDKCwy96oZ
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço