Chico Xavier – 17 anos após a partida

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Passados 17 anos após sua desencarnação, ocorrida no dia 30 de junho de 2002, tivemos várias oportunidades para refletir sobre a vida e a obra de Chico Xavier. Principalmente em momentos recentes quando estávamos elaborando um livro sobre o vulto ímpar de nosso país.(1)

Relembramos desde os momentos iniciais de nossos contatos com o Espiritismo, quando no início da adolescência já acompanhávamos o lançamento de seus livros e da expectativa com cada livro de Emmanuel e de André Luiz que chegava ao Grupo de Estudos João Luiz dos Santos, que apesar de nossa idade precoce, participávamos ativamente em Araçatuba (SP). O Anuário Espírita 1964 (Ed.IDE) nos marcou muito principalmente por conter mensagem sobre Benedita Fernandes, notável vulto de Araçatuba, psicografada por Chico Xavier e de autoria do espírito Hilário Silva.(1,2)

Mais à frente acompanhamos as históricas entrevistas na TV Tupi, em 1968 e a série dos “Pinga Fogo”. A leitura de suas obras mediúnicas, desde nossa adolescência e as releituras continuadas sempre ensejam momentos de novas descobertas ou compreensões aprofundadas.

Em seguida, foram marcantes as visitas continuadas a Uberaba, algumas vezes ao ano durante mais de duas décadas, juntamente com a esposa, familiares e amigos. Significativos exemplos que presenciamos e os diálogos com Chico, onde sentimos seus exemplos de dedicação, simplicidade, humildade e amor ao próximo.

Em nossas atuações na USE-SP, na FEB e no CEI procuramos estimular a difusão e o estudo das obras psicografadas por Chico Xavier, como apoio à compreensão das Obras Básicas de Allan Kardec.

Sempre repetimos que Chico Xavier é um “divisor de águas” no movimento espírita brasileiro.

Nos preparativos e na execução do Projeto Centenário de Chico Xavier, conhecemos pessoas e locais relacionadas com o médium, em Pedro Leopoldo, Uberaba, São Paulo e Rio de Janeiro. E desses contatos nasceu o livro Depoimentos sobre Chico Xavier.(3)

Entre muitos fatos e casos interessantes conhecemos sobrinhos de Chico Xavier em Sabará (MG). Ali tivemos conhecimento de documentos, fotos apresentados pelos irmãos Sidália Xavier Silva e Paulo Pedro Pena.

Esses fatos ligados à família Xavier vieram à tona neste ano com o livro Chico Xavier – do calvário à redenção, de Carlos Alberto Braga Costa. Com base em farto material da citada sobrinha de Chico Xavier, filha de Maria da Conceição Xavier e de Jacy Pena, tem como personagem central a sua genitora, justamente a irmã que foi protagonista de situações que levaram o então jovem Chico Xavier a conhecer a Doutrina Espírita nos idos de maio de 1927. Como anotou o autor sobre a sobrinha de Chico: “Ela soube como poucos trazer de volta uma história bela, forte, pródiga de ensinamentos, e abundante de revelações sobre a realidade do Espírito imortal.”(4)

Em nosso livro sobre Chico Xavier relatamos sobre eventos realizados no Brasil e em vários países relacionados com a valorização da vida e da obra Chico Xavier; porém, o nosso livro tem um fio condutor, pois entendemos que se faz necessário um forte chamamento que emana da análise da vida e da obra de Chico Xavier, a saber: a valorização do estudo dos livros de Allan Kardec e de Chico Xavier; a coerência entre tais obras; a humildade e dedicação de Chico; a simplicidade do cristianismo primitivo como foi descrito nos romances históricos de Emmanuel; subsídios para se repensar o formalismo e alguns focos em aparências, vigentes na atualidade. Enfatizamos que Chico sempre colocou em prática a orientação inicial de seu orientador Emmanuel, à beira do açude de Pedro Leopoldo, de ser fiel a Jesus e a Kardec! Fazemos o reconhecimento da história de vida de um homem voltado ao bem, do “homem amor”!

Concluímos com a transcrição de frase proferida por Chico nos idos de 1977 e que reflete muito bem seu perfil: “Sou sempre um Chico Xavier lutando para criar um Chico Xavier renovado em Jesus e, pelo que vejo, está muito longe de aparecer como espero e preciso…”(1)

Referências:

1) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões. Capivari/São Paulo: EME/USE-SP. 2019.

2) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Benedita Fernandes. A dama da caridade. Araçatuba: Cocriação e USE Regional de Araçatuba. 2017.

3) Carvalho, Antonio Cesar Perri; Melo, Oceano Vieira (Orgs). Depoimentos sobre Chico Xavier. Rio de Janeiro: FEB. 2010.

4) Costa, Carlos Alberto Braga. Chico Xavier – do calvário à redenção. 1.ed. Capivari: Ed. EME, 2019.

(*) – Foi presidente da USE-SP e da FEB, e, membro da Comissão Executiva do CEI.

DE:
http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-17-anos-apos-a-partida/

Exibições: 255

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Raimundo Nonato Soares comentou a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
"Bom dia Caros irmãos! Músicas maravilhosas."
7 horas atrás
Graciano Santos Araujo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
18 horas atrás
Ícone do perfilAndré Carlos Silva Pimentel e Flavia Holanda Batista entraram em RAE
21 horas atrás
Erika Silvira postou um evento

Workshop Propósito de Vida- Descubra a si mesmo em Local: Hotel Braston

23 novembro 2019 de 9 a 16:30
Workshop Propósito de Vida- Descubra a Si mesmoVocê já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? Onde quer chegar? Que caminho seguir? Se você deseja refletir com mais profundidade sobre o seu propósito de vida e despertar essa conexão interior capaz de trazer novos rumos a sua existência, participe do Workshop Propósito de Vida – Descubra a Si Mesmo, que será realizado pela Fundação Espírita André Luiz. 23 de Novembro das 09:00 às 16:30 Hotel Braston - São Paulo Rua Martins Fontes,…Ver mais...
21 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Dor é Inevitável, o Sofrimento é Opcional de PATRIZIA GARDONA
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PRATICADA POR JESUS de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Sandra Helena Perticarrari e Mauro jesus Nascimento agora são amigos
domingo
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PRATICADA POR JESUS

"Publicado em Magnetismo, Passe e EspiritismoBack to Magnetismo, Passe e Espiritismo Discussions"O evangelho contém passagens muito interessantes, que mostram, claramente, como Jesus usava a imposição das mãos para realizar curas ou para abençoar as pessoas.VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS:“Foram apresentados a Jesus vários meninos, para ele lhes impor as mãos e orar por eles.” “Depois de lhes impor a mãos, Jesus partiu dali” (Mateus XIX, 13 a 15).“Os meninos que foram apresentados a Jesus foram…Ver mais...
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ELIAS VICENTE MACHADO DE SOUZA
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Fernando Melo
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marco Antonio Hrastel Carnaz
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de DIEGO NUNES
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Sergio Rubinato Filho
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Priscila Dornelas da Costa
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de isildinha a. greggio colli
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Adriana Medeiros Alves Mattei
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de JOÃO LUIZ GARRUCINO
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de artur dias cardoso
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Inês Meneguelli Acosta
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço