Desde o mito da Criação, no Velho Testamento, temos a indicação da existência do mecanismo de Ação e Reação vinculado às atitudes humanas.

A ação de Eva, contrariando a ordem Divina – e aqui se entenda como sendo a Lei de Deus – é seguida de consequências nefastas para ela e para Adão, e o mesmo se dá com seus filhos, no episódio em que Caim tira a vida de Abel.

Nossos comportamentos geram reações correspondentes ao prejuízo ou benefício causados, conforme atesta o Senhor Jesus, quando disse que se dará “a cada um segundo as suas obras”, e isso não mais é segredo para ninguém.

Ao experimentarmos as consequências do que fazemos, temos condições de sedimentarmos em nós o que é bom, o que é útil, porque estará de acordo com a Lei Divina, que é de Amor, tanto quanto temos condições de sentir o amargor das ações infelizes, que acabam por nos fazer entender o que devemos evitar e como devemos agir.

Poderíamos dizer, em raciocínio simples, que são de dois tipos as consequências daquilo que fazemos: o primeiro é quando o prejuízo é pessoal, e o segundo quando o prejuízo é causado a terceiros.

Mas, não é bem assim. Como vivemos em sociedade, todo e qualquer prejuízo a nossa pessoa decorrente de reações às nossas ações, acaba por alcançar pessoas que dividem seus projetos reencarnatórios conosco. Ao experimentarmos situações difíceis, sofrimentos físicos ou emocionais, acabamos por causar algum transtorno em suas vidas.

O nosso comportamento sempre tem a ver com a vida alheia, e sempre seremos responsabilizados por isso.

Ocorre, no entanto, que o egoísmo e o orgulho que existem em nós, acabam por obscurecer-nos o raciocínio moral, e não levamos em conta o quanto afetamos as pessoas.

Chegamos mesmo a dizer “que os incomodados é que se mudem”, “se não me quer tem quem quer”, “ninguém tem nada com isso”, e por aí se vai.

Poder-se-ia argumentar que se alguém sofre pelo nosso jeito de agir é porque precisa passar pelo que geramos com nossas atitudes, mas não é bem assim.

Nomeando essas situações de “escândalo”, Jesus disse que são necessárias na vida das pessoas, mas ai daquele que fosse o gerador do mal estar. É que todo constrangimento, todo prejuízo e toda dor causados, diretamente ou não, contrariam a Lei de Amor e, por isso, causam sofrimento aos que os praticam.

A nossa educação moral, portanto, faz-se necessária e com urgência, para nosso próprio benefício. A ela nos conduz a Doutrina Espírita, ao apresentar-nos a realidade maior na qual estamos inseridos, como funciona a dinâmica da vida em toda a sua operacionalidade, acabando por demonstrar que a felicidade que almejamos está, justamente, a cargo de nossas próprias mãos.

Segundo o eminente e influente psicólogo e educador Howard Gardner, e de acordo com as modernas premissas para uma educação consoante ao século vinte e um, para as relações sociais a educação reclama, entre outras coisas, dois comportamentos pessoais: o Respeitoso e o Ético. O primeiro trata do respeito que devemos dedicar às pessoas, aceitando-as como são, sem as prejudicar, e o segundo reclama o exemplo pessoal que se deve dar na vida de relação.

Nada mais do que ensinam Nosso Senhor Jesus Cristo e a Doutrina Espírita.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Exibições: 96

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Não. Nos tornamos egoísta porque escolhemos ser egoísta, é certo. Porém isso só ocorre porque temos um ego e não por outro motivo."
11 minutos atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O ego é a resposta"
13 minutos atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Sim, fomos criados absolutamente iguais em essência, mas não em identidade. Portanto, o modo de cada um é próprio do ser individual."
14 minutos atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio - Marcia Pacciulio assista pelo youtube… https://t.co/bLJRwOXgjj
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O óbulo da Viúva - Palestra de Afonso Moreira Jr. assista pelo youtube https://t.co/5Q94yKSS3E https://t.co/x9UDKHHbQZ
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/bJElTNr4Ow
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio Oradores: Dr. Kennedy Martins - Psicólogo e Mar… https://t.co/lEPNtmcDJJ
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Peça e receba, o universo conspira a seu favor" - José Lázaro Boberg assista pelo youtube https://t.co/HKJz9FJDEk https://t.co/kuNE5avKpa
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Seminário: "Mediunidade Gloriosa: Chico Xavier" - Suely Caldas Schubert assista pelo youtube… https://t.co/Qjtu0F4ld7
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/NVJ40UpnKc
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
os pae curtiu a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Esperança Sempre - Palestra de Érico Miranda assista no youtube https://t.co/KBXMYWHkBy https://t.co/DNfgwODGB9
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Esperança Sempre - Palestra de Érico Miranda assista no youtube https://t.co/KBXMYWHkBy https://t.co/AclM0MGvMK
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Código Penal da Vida Futura e as tragédias coletivas - Suely Caldas Schubert assista pelo youtube… https://t.co/4tRwTc66Qe
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Os centros de forças espirituais - Ricardo Cabral Miranda assista pelo youtube https://t.co/AfpGSnYuVp https://t.co/mmEkBkBjKu
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
"Revista Espírita novembro de 1861: “O Espiritismo aos materialistas prova a existência da alma; aos que não creem senão no nada, prova a vida eterna; aos que pensam que Deus não se ocupa das…"
17 horas atrás
francisco carvalho da Silva comentou a postagem no blog CADA UM COM SUA MISSÃO de Nilton Cardoso Moreira
"Concordo e aceito é verdade tudo isso ……………… Teria mais a dizer!  Só gostava de dar este texto a mais pessoas a ler."
18 horas atrás
francisco carvalho da Silva curtiu a postagem no blog CADA UM COM SUA MISSÃO de Nilton Cardoso Moreira
18 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Sinto dizer q o amigo se engana, pois não é isso q a doutrina ensina; a codificação ensina que todos somos criados absolutamente iguais; logo, o modo de todos e a lei de todos tb teriam de ser perfeitamente…"
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço