Críticas do Papa e o movimento espírita

“O Papa Francisco surpreendeu, nesta segunda-feira (22), ao fazer duras críticas aos líderes da Igreja Católica. Ele falou sobre comportamentos que chamou de doenças.

O encontro de confraternização de Natal do Papa com os cardeais, bispos e monsenhores que formam a estrutura da Igreja tornou-se um discurso muito duro, inesperado. Francisco condenou, sem piedade, os vícios da Cúria Romana, e descreveu 15 doenças que, segundo o Papa, contaminaram parte da Igreja.

Ele denunciou a “síndrome do acúmulo de bens”, em uma possível referência às riquezas de alguns na alta hierarquia vaticana. Falou da “doença do lucro mundano”, da “rivalidade” e da “gloria vã”. Criticou o “terrorismo das fofocas”, que destrói a reputação das pessoas; a “doença dos covardes”, que falam por trás; e a “daqueles que tratam os chefes como seres divinos para subir na carreira”. Citou os que pertencem a grupos fechados mais do que a Cristo ou ao corpo da Igreja.

Para os que sofrem da “síndrome da imortalidade”, o Papa recomendou uma visita ao cemitério, onde estão os nomes de muitos que se consideravam imunes e indispensáveis. Essa doença vem de uma outra, o “mal do poder e do narcisismo”, que olha apenas para a própria imagem.

Para os que sofrem de um declínio das faculdades da fé, Francisco diagnosticou um “mal de Alzheimer espiritual” e chamou de “esquizofrenia existencial” a patologia dos que vivem uma dupla vida.

Depois do longo discurso, Francisco se reuniu com os funcionários do Vaticano e pediu perdão por alguns escândalos que, segundo ele, ainda fazem muito mal.

O exame de consciência que o Papa pediu à Cúria Romana, notável, tem também a finalidade de derrubar os obstáculos para as suas reformas. Francisco leva uma vida simples, mas nem todos o acompanham e continuam com os desvios de antes e resistem fortemente às suas propostas de mudança.” (1)

o0o

Repentinamente a reportagem acima do dia 22/12/2014, feita por Ilze Scamparini, para o “Jornal Nacional” da TV Globo voltou a circular em mensagens de “WhatsApp” e do “Facebook”, no final de 2016. Entre os comentários elogiosos ao Papa, há manifestações de espíritas, como: “Falou para o movimento espírita?”; “Duro é reconhecer algumas destas chagas também se instaurando no espiritismo que é responsável pela divulgação da doutrina espírita, tesouro do Cristo. Parabéns aos irmãos católicos pela coragem de apontar as próprias falhas, saibamos nós, também, fazer o dever de casa.”; “Vamos voltar à simplicidade vivida pelo Cristo, por Allan Kardec e por Chico Xavier!”

Os comentários sintomáticos devem sugerir reflexões, análises e avaliações.

Interessante é que há estudos sobre o cenário espírita, propondo-se o repensar dos Centros Espíritas:

“Em nossos dias, são muito necessárias profundas reflexões e análises sobre os rumos do Movimento Espírita, sendo sugestivas as ilustrações da “esquina de pedra”, o rompimento com o farisaísmo feito por Paulo e a opção pela simplicidade de Chico Xavier. Essas ideias estão presentes no livro nosso sobre o centro espírita, que trata de temas como antecedentes históricos, fundamentos para a ação espírita, cenário de espíritas e de centros espíritas no país, estudo espírita, prática espírita, difusão do Espiritismo e a união dos espíritas. Enfim, além de se meditar sobre o papel do "Consolador prometido" no contexto de nossos dias, enfeixamos com um registro que deve nortear nossas reflexões para repensarmos os centros espíritas:

 

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." – Paulo.

“A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a humanidade.” – Allan Kardec.” (2)

 

Referências:

1)      http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/papa-francisco-...;

2)      http://www.oconsolador.com.br/ano10/493/especial.html;

Livros citados no artigo:

- Carvalho, Antonio Cesar Perri. Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo. Matão: O Clarim. 2016.

- Carvalho, Antonio Cesar Perri. Centro espírita. Prática espírita e cristã. São Paulo: USE. 2016.

 

(Coleta de informações) 

Exibições: 21426

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Celso Luiz Velloso Brandão em 22 janeiro 2017 às 19:03

somos seres humanos e cometemos falhas mas realmente, os comentários do papa se aplicam a nós espíritas também.

Comentário de Sheila Maria Rangel Marques em 19 janeiro 2017 às 21:38

Grandes Luzes se acenderam para nos mostrar o caminho, nós é que nos tornamos cegos; mas Ela continuará iluminando e, seguiremos o bem, pois seu poder de imantar é maior que tudo!

Comentário de Virgilio Augusto Esteves em 1 janeiro 2017 às 18:16

Julgo que o que nos separa são simplesmente palavras, mas, palavras acompanhadas de orgulho e egoísmo. Os chefes de religiões querem ser únicos "donos" das suas "quintas". Ensinou-nos a Espiritualidade Superior: Entendam-se com as vossas palavras.  

Comentário de Francisco Roberio Alves Batista em 28 dezembro 2016 às 23:23

Comentário de Francisco Roberio Alves Batista em 28 dezembro 2016 às 23:22

Comentário de Claudia Regina Teles em 21 dezembro 2016 às 8:15

Jesus viveu tão pouco tempo devido o seu grau de pureza, mas como o aproveitou!

Em aproximadamente 33 anos contados, deixou um legado de amor a todos nós.

Ensinou-nos aproveitar o tempo com simplicidade, humildade e amor.

Comentário de Domingos B. Rodrigues em 20 dezembro 2016 às 16:59

Caros amigos/irmãos em Cristo!

Independente das críticas do Papa Francisco se referir, direta ou indiretamente ao Espiritismo, o relevante é o exemplo por ele demostrado nestas ações junto à sua Igreja.

Quanto à nós, serve como reflexão e tomada de posição, individual e como movimento, uma vez que, todos nós conhecemos (interiormente) as nossas imperfeições morais/espirituais, o que por si só, já nos coloca em igualdade de condições junto aos nossos irmãos de outras religiões perante ao Pai Maior e o Mestre Jesus. Definitivamente, não somos seres superiores ou privilegiados, em nada ou à ninguém. Sem elitismo, diplomas, currículo, dirigente de grupos de influência, humildade (externa), protecionismos diversos, desconsideração à quem ainda não se tornou um nome conhecido (escritor, palestrante, orador, doutrinador)... Urge-nos, a caridade prática, o respeito entre nós, a conciliação e verdadeira união do movimento como um todo, dar incentivo e oportunidade (verdadeira) à quem está em seu início doutrinário, não desonrar o Mestre através da soberba, da vaidade, do preconceito com outras religiões, da retórica evangélica, enfim... Mais verdadeiros cristãos e menos arrogantes de muito pouco saber. Fundamental e imprescindível é a nossa reforma íntima e a prática da caridade (não só dos púlpitos e das palavras), mas em socorro aos irmãos desvalidos do caminho, pois (sempre haverão muitas oportunidades e de toda sorte), basta buscarmos. Nãos nos é fácil, sair da bela retórica verbal e partirmos para a prática verdadeiramente cristã. Felizes os humildes e caridosos, pois eles herdarão o Reino dos Céus. Abraços fraternos em Cristo Jesus!

Comentário de Claudia Regina Teles em 20 dezembro 2016 às 9:45

A doutrina espírita é voltada para a evolução do nosso espírito. Quem não entendeu isso ainda, ainda não é espírita. O que todas as religiões deveriam fazer é seguir o exemplo que Jesus nos deixou. Assim seriamos todos de uma só religião, a Cristã.

Comentário de daniel rodrigues em 20 dezembro 2016 às 9:06
..realmente..chagas existe em todas as religioes...sempre um exemplo o Papa FRANCISCO...E muitas casas espiritas estão cheia de pessoas orgulhosas e sem humildade..estudando muito e praticando pouco....
Comentário de Armando Almeida em 19 dezembro 2016 às 19:15

Não concordo com esse titulo. Não acho que o Papa criticasse o movimento Espirita. Um absurdo. 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"DEPOIS DA MORTE Em 1965, Yvonne Pereira diz que “o Evangelho é imortal, uma vez que sempre existirão cérebros e corações necessitados de renovação." Ela fala também sobre “uma…"
quarta-feira
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
segunda-feira
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
segunda-feira
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
segunda-feira
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
domingo
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
4 Jul
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Jul
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
3 Jul
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
2 Jul
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
1 Jul
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
1 Jul

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço