Críticas do Papa e o movimento espírita

“O Papa Francisco surpreendeu, nesta segunda-feira (22), ao fazer duras críticas aos líderes da Igreja Católica. Ele falou sobre comportamentos que chamou de doenças.

O encontro de confraternização de Natal do Papa com os cardeais, bispos e monsenhores que formam a estrutura da Igreja tornou-se um discurso muito duro, inesperado. Francisco condenou, sem piedade, os vícios da Cúria Romana, e descreveu 15 doenças que, segundo o Papa, contaminaram parte da Igreja.

Ele denunciou a “síndrome do acúmulo de bens”, em uma possível referência às riquezas de alguns na alta hierarquia vaticana. Falou da “doença do lucro mundano”, da “rivalidade” e da “gloria vã”. Criticou o “terrorismo das fofocas”, que destrói a reputação das pessoas; a “doença dos covardes”, que falam por trás; e a “daqueles que tratam os chefes como seres divinos para subir na carreira”. Citou os que pertencem a grupos fechados mais do que a Cristo ou ao corpo da Igreja.

Para os que sofrem da “síndrome da imortalidade”, o Papa recomendou uma visita ao cemitério, onde estão os nomes de muitos que se consideravam imunes e indispensáveis. Essa doença vem de uma outra, o “mal do poder e do narcisismo”, que olha apenas para a própria imagem.

Para os que sofrem de um declínio das faculdades da fé, Francisco diagnosticou um “mal de Alzheimer espiritual” e chamou de “esquizofrenia existencial” a patologia dos que vivem uma dupla vida.

Depois do longo discurso, Francisco se reuniu com os funcionários do Vaticano e pediu perdão por alguns escândalos que, segundo ele, ainda fazem muito mal.

O exame de consciência que o Papa pediu à Cúria Romana, notável, tem também a finalidade de derrubar os obstáculos para as suas reformas. Francisco leva uma vida simples, mas nem todos o acompanham e continuam com os desvios de antes e resistem fortemente às suas propostas de mudança.” (1)

o0o

Repentinamente a reportagem acima do dia 22/12/2014, feita por Ilze Scamparini, para o “Jornal Nacional” da TV Globo voltou a circular em mensagens de “WhatsApp” e do “Facebook”, no final de 2016. Entre os comentários elogiosos ao Papa, há manifestações de espíritas, como: “Falou para o movimento espírita?”; “Duro é reconhecer algumas destas chagas também se instaurando no espiritismo que é responsável pela divulgação da doutrina espírita, tesouro do Cristo. Parabéns aos irmãos católicos pela coragem de apontar as próprias falhas, saibamos nós, também, fazer o dever de casa.”; “Vamos voltar à simplicidade vivida pelo Cristo, por Allan Kardec e por Chico Xavier!”

Os comentários sintomáticos devem sugerir reflexões, análises e avaliações.

Interessante é que há estudos sobre o cenário espírita, propondo-se o repensar dos Centros Espíritas:

“Em nossos dias, são muito necessárias profundas reflexões e análises sobre os rumos do Movimento Espírita, sendo sugestivas as ilustrações da “esquina de pedra”, o rompimento com o farisaísmo feito por Paulo e a opção pela simplicidade de Chico Xavier. Essas ideias estão presentes no livro nosso sobre o centro espírita, que trata de temas como antecedentes históricos, fundamentos para a ação espírita, cenário de espíritas e de centros espíritas no país, estudo espírita, prática espírita, difusão do Espiritismo e a união dos espíritas. Enfim, além de se meditar sobre o papel do "Consolador prometido" no contexto de nossos dias, enfeixamos com um registro que deve nortear nossas reflexões para repensarmos os centros espíritas:

 

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." – Paulo.

“A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a humanidade.” – Allan Kardec.” (2)

 

Referências:

1)      http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/papa-francisco-...;

2)      http://www.oconsolador.com.br/ano10/493/especial.html;

Livros citados no artigo:

- Carvalho, Antonio Cesar Perri. Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo. Matão: O Clarim. 2016.

- Carvalho, Antonio Cesar Perri. Centro espírita. Prática espírita e cristã. São Paulo: USE. 2016.

 

(Coleta de informações) 

Exibições: 21265

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Celso Luiz Velloso Brandão em 22 janeiro 2017 às 19:03

somos seres humanos e cometemos falhas mas realmente, os comentários do papa se aplicam a nós espíritas também.

Comentário de Sheila Maria Rangel Marques em 19 janeiro 2017 às 21:38

Grandes Luzes se acenderam para nos mostrar o caminho, nós é que nos tornamos cegos; mas Ela continuará iluminando e, seguiremos o bem, pois seu poder de imantar é maior que tudo!

Comentário de Virgilio Augusto Esteves em 1 janeiro 2017 às 18:16

Julgo que o que nos separa são simplesmente palavras, mas, palavras acompanhadas de orgulho e egoísmo. Os chefes de religiões querem ser únicos "donos" das suas "quintas". Ensinou-nos a Espiritualidade Superior: Entendam-se com as vossas palavras.  

Comentário de Francisco Roberio Alves Batista em 28 dezembro 2016 às 23:23

Comentário de Francisco Roberio Alves Batista em 28 dezembro 2016 às 23:22

Comentário de Claudia Regina Teles em 21 dezembro 2016 às 8:15

Jesus viveu tão pouco tempo devido o seu grau de pureza, mas como o aproveitou!

Em aproximadamente 33 anos contados, deixou um legado de amor a todos nós.

Ensinou-nos aproveitar o tempo com simplicidade, humildade e amor.

Comentário de Domingos B. Rodrigues em 20 dezembro 2016 às 16:59

Caros amigos/irmãos em Cristo!

Independente das críticas do Papa Francisco se referir, direta ou indiretamente ao Espiritismo, o relevante é o exemplo por ele demostrado nestas ações junto à sua Igreja.

Quanto à nós, serve como reflexão e tomada de posição, individual e como movimento, uma vez que, todos nós conhecemos (interiormente) as nossas imperfeições morais/espirituais, o que por si só, já nos coloca em igualdade de condições junto aos nossos irmãos de outras religiões perante ao Pai Maior e o Mestre Jesus. Definitivamente, não somos seres superiores ou privilegiados, em nada ou à ninguém. Sem elitismo, diplomas, currículo, dirigente de grupos de influência, humildade (externa), protecionismos diversos, desconsideração à quem ainda não se tornou um nome conhecido (escritor, palestrante, orador, doutrinador)... Urge-nos, a caridade prática, o respeito entre nós, a conciliação e verdadeira união do movimento como um todo, dar incentivo e oportunidade (verdadeira) à quem está em seu início doutrinário, não desonrar o Mestre através da soberba, da vaidade, do preconceito com outras religiões, da retórica evangélica, enfim... Mais verdadeiros cristãos e menos arrogantes de muito pouco saber. Fundamental e imprescindível é a nossa reforma íntima e a prática da caridade (não só dos púlpitos e das palavras), mas em socorro aos irmãos desvalidos do caminho, pois (sempre haverão muitas oportunidades e de toda sorte), basta buscarmos. Nãos nos é fácil, sair da bela retórica verbal e partirmos para a prática verdadeiramente cristã. Felizes os humildes e caridosos, pois eles herdarão o Reino dos Céus. Abraços fraternos em Cristo Jesus!

Comentário de Claudia Regina Teles em 20 dezembro 2016 às 9:45

A doutrina espírita é voltada para a evolução do nosso espírito. Quem não entendeu isso ainda, ainda não é espírita. O que todas as religiões deveriam fazer é seguir o exemplo que Jesus nos deixou. Assim seriamos todos de uma só religião, a Cristã.

Comentário de daniel rodrigues em 20 dezembro 2016 às 9:06
..realmente..chagas existe em todas as religioes...sempre um exemplo o Papa FRANCISCO...E muitas casas espiritas estão cheia de pessoas orgulhosas e sem humildade..estudando muito e praticando pouco....
Comentário de Armando Almeida em 19 dezembro 2016 às 19:15

Não concordo com esse titulo. Não acho que o Papa criticasse o movimento Espirita. Um absurdo. 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
O Egoísmo - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube https://t.co/DBABPYk1CH https://t.co/O78VuJxaWm
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"1 - O ego é a resposta 2 - Deus criou todos iguais em essência não em identidade."
6 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Sim, o ego é a resposta."
6 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Não. Deus nos deu a lei. A decisão de segui-la é de cada um. Aquele que não aderiu a Lei tenta criar a sua própria lei à seu modo."
6 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Paciência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
15 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
É possível ser feliz? / O Evangelho no Lar com Yasmin Madeira assista pelo youtube https://t.co/zY4v046jVF https://t.co/BmA6hghovm
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog A Paciência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
17 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram a discussão O “Locus minoris resistentae” do movimento espírita (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
17 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog Anjos desaparecidos (Emmanuel) de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Raio X do Amor - Palestra de Eudes Veras assista pelo youtube https://t.co/rj9NvIRBal https://t.co/hHFxp6ObHn
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Conceição Valadares curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A Oração Nossa de Cada Dia" - Programa Momento Espírita com Allê De Paula assista pelo youtube… https://t.co/uwzme0p4Vc
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
francisco carvalho da Silva curtiram o perfil de Fabiana Aparecida Da Silva
18 horas atrás
francisco carvalho da Silva curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Situações controversas em medicina, uma visão médico-espírita - Fernando Sant`Anna https://t.co/RmPvI9bUIh
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
19 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
19 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A Oração Nossa de Cada Dia" - Programa Momento Espírita com Allê De Paula assista pelo youtube… https://t.co/XrNB8OXHZZ
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
19 horas atrás
Ícone do perfilKlauss Moura, sonia guimaraes dos santos, José Cláudio Ceccarelli e mais 7 pessoas entraram em RAE
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço