CRIANÇAS E JOVENS COM HABILIDADES PRODIGIOSAS


O  que um superdotado? O que faz na Terra? Qual é o seu futuro? Questões, essas, que somente podem ser respondidas, tendo a reencarnação como explicação. Sem a múltipla existências não há como se conceber o progresso humano, senão, vejamos: “Maiko Silva Pinheiro lia, sem dificuldade alguma, aos 4 anos; aprendeu a fazer contas, aos 5 e, aos 9, era repreendido pela professora, porque fazia as divisões, usando uma lógica própria, diferente do método ensinado na escola. A  Revista Época, edição de 15 de maio, 2006 exlica qte atualmente  Maiko estuda economia no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, sendo bolsista integral. Aos 17 anos, os diretores do Banco Brascan dizem ter se surpreendido com sua capacidade lógico-matemática".


Consigna  a Revista Veja, edição de 28 de abril de 2004, que "Os sinais da inteligência, sobrehumano, do jovem americano, Gregory Robert Smith, começaram aos 14 meses, quando resolvia problemas simples de matemática; com 1 ano e 2 meses, ele resolvia problemas de álgebra; aos 2 anos, lia, memorizava e recitava livros, além de corrigir os adultos que cometiam erros gramaticais; três anos depois, no jardim-de-infância, estudava Júlio Verne e tentava ensinar os princípios da botânica aos coleguinhas; aos 10, ingressou na Faculdade de Matemática. Smith criou uma fundação internacional e foi indicado para o Nobel da Paz."


Um garoto de três anos, morador de Reading, a 40km de Londres, obteve em um teste de QI (coeficiente de inteligência) uma pontuação equivalente à dos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking. Os testes de vocabulário e com números comprovaram que Oscar Wrigley faz parte dos 2% da população com QI mais alto. Com isso, Wrigley se tornou o mais jovem garoto a fazer parte da Mensa, a sociedade que reúne pessoas com QI alto. O membro mais jovem da Mensa é a garota Elise Tan Roberts, de Edmonton, no norte de Londres, aceita no início deste ano à idade de dois anos e quatro meses.


Encontramos essas mesmas tendências excepcionais em músicos, como Wolfgang Amadeus Mozart, que, aos 2 anos de idade, já executava, com facilidade, diversas peças para piano; dominava três idiomas (alemão, francês e latim) aos 3 anos; tirava sons maviosos do violino, aos 4 anos; apresentou-se ao público, pela primeira vez, e já compunha minuetos, aos 5 anos; e escreveu sua primeira ópera, La finta semplice, em 1768, aos 12 anos. Paganini dava concertos, aos 9 anos,em Gênova, Itália. Na literatura universal, é ímpar o fenômeno Victor Hugo que, precocemente,aos 13 anos, arrebatou cobiçado prêmio da cidade de Tolosa. Goethe sabia escrever em diversas línguas, antes da idade de 10 anos. Victor Hugo, o gênio maior da França, escreveu seu primeiro livro, com 15 anos de idade. Pascal, aos 12 anos, sem livros e sem mestres, demonstrou trinta e duas proposições de geometria, do I Livro de Euclides; aos 16 anos, escreveu "Tratado sobre as cônicas" e, logo adiante, escreveu obras de Física e de Matemática. Miguel Ângelo, com a idade de 8 anos, foi dispensado das aulas de escultura pelo seu professor, que nada mais havia a lhe ensinar. Allan Kardec, examinando a questão da genialidade, perguntou aos Benfeitores: - Como entender esse fenômeno? Eles, então, responderam que eram "lembranças do passado; progresso anterior da alma (...)


O Doutor Richard Wolman, de Harvard, incorporou o conceito de Inteligência Espiritual às demais teorias em voga. Esse conceito seria a capacidade humana de fazer perguntas fundamentais sobre o significado da vida e de experimentar, simultaneamente, a conexão perfeita entre cada um de nós e o mundo em que vivemos. Não é exatamente o que define a Doutrina Espírita, mas já é um avanço no entendimento integral do indivíduo. Pesquisadores, como Ian Stevenson, Brian L. Weiss, H. N. Banerjee, Erlendur Haraldsson, Hellen Wanbach, Edite Fiore, e outros, trouxeram resultados notáveis sobre a tese reencarnacionista.


As pesquisas sobre a Reencarnação não cessam nas teses dessas personalidades apontadas. Estudos sobre esse tema crescem, constantemente. A Física, a Genética, a Medicina, e várias escolas da Psicologia vêm sendo convocadas para oferecer o contributo das suas pesquisas.
Só através do processo reencarnatório, como lembra  Léon Denis, podemos compreender como certos indivíduos, ao encarnarem, mostram desde tenra idade a capacidade de trabalho e de assimilação que distingue as crianças superdotadas. Cada um apresenta ao (re)nascer os resultados  da sua evolução, a intuição do que aprendeu, as habilidades adquiridas nas múltiplas propriedade do pensamento, a habilidade para esta ou aquela atividade, finalmente o resultado de um trabalho secular que deixou impresso no seu tecido  perispiritual sinais profundos, gerando uma espécie de automatismo psicológico.


Estamos convictos de que, nos próximos vinte ou trinta anos, assistiremos a Academia de Ciência, declarando esta importante constatação como, há dois mil anos, Jesus ensinou a Nicodemos: “É necessário nascer de novo”. E Allan Kardec a confirmou em “O Livro dos Espíritos”, declarando que somente com a Reencarnação entendemos, melhor, a Justiça de Deus e a Evolução da humanidade.  
Jorge Hessen
E-Mail: jorgehessen@gmail.com

Exibições: 1620

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Claudio Guilhon em 2 outubro 2011 às 12:57
Os gênios da humanidade, com alto QI ,são necessários para o progresso da humanidade, bons ou maus, nos trazem experiências de vida. Temos que pedir a Deus que estas pessoas tenham o equilíbrio emocional para cumprir a missão a eles destinados.
Comentário de nelson carvalho junior em 1 outubro 2011 às 0:04

As vezes fico a pensar quão pequenos somos, diante de tão grandes momentos que advirão no futuro proximo.

Espero que com a graça de Deus eu ainda consiga assistir alguns dos momentos evolutivos de Paz e Amor, que o homem, receberá da espiritualidade no processo de evolução.

Queira DEUS estejamos lá.

Abraços

Nelson Carvalho Jr.

Comentário de josé mendonça mendonça em 29 setembro 2011 às 22:00
Um excelente texto nobre amigo, que vem esclarecer sobre a lei da rencarnação. Espero seu texto venha aclarar mentes abodoadas nos  dogmas religiosos.Com essas simples palavras me despeço, desejando ao seleto amigo que sua jornada na terra seja  iluminada sempre pelos os mensageiros do grande amor universal. Sinceros abraços fraternos! 
Comentário de Ereni Barboza em 29 setembro 2011 às 21:46
magnifico, o filho de três anos da minha massoterapeuta tem uma inteligencia fantastica e ouve espíritos.
Comentário de Lilian Lizano em 29 setembro 2011 às 17:41

A coisas são muito simples, somos nós que complicamos .... quando aceitarmos o ensinamento divino com mais simplicidade tudo ficará mais fácil, inclusive lidar com essas crianças que estam entre nós.

Comentário de maria evania p albuquerque em 29 setembro 2011 às 17:29
espero sinceramente que cada vez mais a ciência comprove o que a doutrina espirita afirma. para que as pessoas descrentes, não tenham dúvidas de que a doutrina espirita e o caminho que conduz a felicidade... ao CRIADOR. M.Evania
Comentário de DEISE DELASSATA ALMEIDA em 29 setembro 2011 às 16:48
adorei a reportagem ,jovens com abilidades prodigiosas....sempre acreditei nisso, crianças temporão também são super dotadas.e os pais nunca sabem porque....................
Comentário de CLEOMILDA FRANCELINO SOARES em 29 setembro 2011 às 15:23
como é gratificante vermos que estamos em um caminho esclarecedor pois isso explica muitas situações que nos acontece no dia dia na realidade somos prova viva da vida após vida  só nos resta aproveitarmos o melhor disso tudo digo nos educando sempre
Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 29 setembro 2011 às 14:05
Falando sobre línguas estranhas, aconteceu comigo há mais ou menos trinta anos, e ainda era estudante universitária do curso de Letras( português- inglês) e já tinha feito curso de inglês. Eu trabalhava como secretária bilingue e ficava muitas horas sozinha porque o meu chefe viajava muito, então, muitas vezes, estudava e fazia os meus trabalhos na solidão da minha sala de trabalho. Treinando o inglês, resolvi fazer um monólogo mas qual não foi a minha surpresa, saiu uma outra língua, e deixei fluir, chegava a cantar, falar muito, não sabia a tradução mas sentia felicidade, sabia que era algo bom. Comentei com um colega de trabalho que era sérvio e ele disse que era finlandês com certeza mas um pouco modificado.à noite durante a aula de português, o meu professor citou radicais de algumas línguas e os finlandeses, o que para minha surpresa, o que eu falava continha esses radicais. Comentei com ele no final da aula e ele me disse que era finlandês mas que eu tentasse gravar e entregar a ele pois conhecia um linguista especialista em idiomas idiomas antigos. Com dificuldades finalmente consegui e alguns dias depois a resposta veio: trataqva-se de dialeto finlandês arcaico de difícil tradução mas ele pode traduzir os artigos o, a, os ,as e Eu amo a humanidade.Eu já era espírita e isso só confirmou a minha crença na reencarnação pois nunca havia tido contato com finlandeses e nem os meus pais, mas eu sempre adorei bosques e a Finlândia é o lugar que tem mais, e acho lindo pessoas muito louras e de olhos azuis. Tudo tem a ver. Mas, tenho certeza, pelos meus gostos, que já vivi na Atlântida,e até escrevi um livro, no antigo Egito, em Roma antiga, na Finlândia, na China e nos Estados Unidos.
Comentário de Elisabeth Márcia Veloso em 29 setembro 2011 às 12:32

Comecei a me interessar pela doutrina há 30 anos, quando ainda era bem jovem, atraída pelo relato de um senhor sobre um menino de Belo Horizonte que falava uma língua estranha, que estudiosos de inglês concluíram se tratar de uma forma arcaica da língua. E eu nunca tinha ouvido falar em reencarnação até então...

Agora estou lendo Corolarium, obra ditada pelo espírito de Maria de Nazaré e psicografada por Diamantino Coelho Fernandes, e está tudo lá. Quem ainda não leu corra, é maravilhoso e esclarece todas as nossas dúvidas remanescentes.

Abraço a todos! 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

ISA SOARES entrou no grupo de Ari Carrasco Silveira
Miniatura

Reforma Intima

"CONHECE-TE A TI MESMO"Textos de reflexão para a reforma íntimaVer mais...
9 horas atrás
ISA SOARES entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mensagens de Reflexão

Mensagens, frases e pensamentos para reflexão iluminando nossas vidas.
9 horas atrás
ISA SOARES entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Espiritismo e Evangelho

Grupo destinado a estudos do Evangelho a Luz da Doutrina EspíritaVer mais...
9 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento Votação para escolha do Projeto Médicos do Bem no Prêmio Euro de Marcílio Dias Henriques
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"DEPOIS DA MORTE Em 1965, Yvonne Pereira diz que “o Evangelho é imortal, uma vez que sempre existirão cérebros e corações necessitados de renovação." Ela fala também sobre “uma…"
quarta-feira
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
6 Jul
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
6 Jul
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
6 Jul
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
4 Jul
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
4 Jul

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço