Crimes Hediondos: É Preciso Armar a Sociedade para se Proteger?

Crimes Hediondos: É Preciso Armar a Sociedade para se Proteger?

Richard Simonetti

1 – Sucedem-se acontecimentos funestos, envolvendo ações criminosas que chocam a opinião pública, como o assassinato da menina jogada do sexto andar de um edifício, em São Paulo. O mal está se expandindo?

Melhor dizer regredindo. Quando lembramos o circo romano, a escravidão, os tribunais inquisitoriais, as cruzadas, o assassinato de recém-nascidos com deficiência física e tantos outros crimes de lesa-humanidade, praticados outrora com a iniciativa dos governos e o aplauso dos governados, dá para perceber que houve progresso. Hoje essas atrocidades geram repulsa, como está ocorrendo em relação ao episódio citado.

2 – Não obstante, crimes hediondos continuam ocorrendo, em escala progressiva. Chega a ser assustador.

É preciso considerar que a população mundial, no início do século passado, era de aproximadamente um bilhão e seiscentos milhões de habitantes. Hoje está mais que sete bilhões, quase quatro vezes maior. Por isso, embora em menor proporção, tais crimes ocorrem em maior número. Por outro lado, há o espantoso desenvolvimento dos meios de comunicação. Acontecimentos funestos tornam-se universalmente conhecidos em questão de minutos, chocando a opinião pública. Antes, raramente ou tardiamente tomávamos conhecimento do que acontecia fora do âmbito de nosso Estado ou de nosso país.

3 – Isso é bom?

Emmanuel, em psicografia de Chico Xavier, diz que o comentário em torno do mal é sempre o mal a expandir-se. Milhões de pessoas maldizendo episódios dessa natureza, revoltadas contra os criminosos submetidos à execração pública, entram numa faixa de desajuste e favorecem a ação de Espíritos perturbados e perturbadores, a gerar novas atrocidades, como rastilhos de pólvora a detonar explosivos.

4 – É uma perspectiva preocupante. A própria indignação popular favorecendo a expansão do mal?

Quando se adensam as nuvens sobre uma cidade, logo desabam temporais violentos, chuva pesada, raios destruidores, causando sérios prejuízos. O mesmo acontece com a atmosfera psíquica. Se a população não cultiva os valores morais preconizados por Jesus, turva-se o ambiente psíquico, favorecendo a incidência maior de ocorrências policiais, inclusive crimes que chocam a opinião pública.

5 – Não é razoável a indignação popular diante de crimes hediondos, pressionando as próprias autoridades para que haja justiça?

Justiça sob pressão é coerção que favorece a injustiça. Em defesa da paz é preciso que a nossa justiça, como ensina Jesus, exceda o olho por olho, dente por dente, de Moisés, exercitada por escribas e fariseus.

6 – Qual é a proposta de Jesus?

Uma justiça inspirada na compaixão, que nos coloca no lugar dos que praticam o mal para entender que são irmãos nossos, necessitados, como ensina Jesus, de tratamento, não de execração.

7 – É impensável para a maioria da população encarar dessa forma os que se comprometem em atrocidades, agindo com requintes de crueldade.

Isso apenas demonstra quão distanciados estamos da moral evangélica. E se o criminoso fosse nosso filho? Não nos sentiríamos de certa forma culpados por não lhe termos oferecido uma orientação moral que o isentasse de tais comprometimentos? E ainda que tivéssemos a consciência tranquila, não nos compadeceríamos dele, procurando ajudá-lo ao invés de repudiá-lo? A fórmula de Jesus é perfeita: aprendamos a nos colocar no lugar das pessoas, reconhecendo a doença moral dos que se comprometem com o crime e a dor moral daqueles que estão ligados a eles pelos laços familiares e afetivos.

8 – E quanto às vítimas desses crimes tenebrosos? Qual a sua situação após a morte?

Todo aquele que desencarna na condição de vítima recebe amplo amparo dos benfeitores espirituais. Não obstante, nossa posição além-túmulo não depende do tipo de morte que soframos, mas do tipo de vida que levamos. As crianças constituem um caso especial. Sem nenhum comprometimento com vícios, paixões e ambições, já que são Espíritos acordando para a vida física, são imediatamente amparadas, sem maiores problemas de readaptação à vida verdadeira.

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
38 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio - Marcia Pacciulio assista pelo youtube… https://t.co/bLJRwOXgjj
Twitter42 minutos atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O óbulo da Viúva - Palestra de Afonso Moreira Jr. assista pelo youtube https://t.co/5Q94yKSS3E https://t.co/x9UDKHHbQZ
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/bJElTNr4Ow
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
III Simpósio Espiritismo na atualidade 2019 - Depressão e Suicídio Oradores: Dr. Kennedy Martins - Psicólogo e Mar… https://t.co/lEPNtmcDJJ
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Peça e receba, o universo conspira a seu favor" - José Lázaro Boberg assista pelo youtube https://t.co/HKJz9FJDEk https://t.co/kuNE5avKpa
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Seminário: "Mediunidade Gloriosa: Chico Xavier" - Suely Caldas Schubert assista pelo youtube… https://t.co/Qjtu0F4ld7
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite assista pelo youtube https://t.co/1Hc0pFHvDq https://t.co/NVJ40UpnKc
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
os pae curtiu a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Esperança Sempre - Palestra de Érico Miranda assista no youtube https://t.co/KBXMYWHkBy https://t.co/DNfgwODGB9
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Esperança Sempre - Palestra de Érico Miranda assista no youtube https://t.co/KBXMYWHkBy https://t.co/AclM0MGvMK
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Código Penal da Vida Futura e as tragédias coletivas - Suely Caldas Schubert assista pelo youtube… https://t.co/4tRwTc66Qe
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Os centros de forças espirituais - Ricardo Cabral Miranda assista pelo youtube https://t.co/AfpGSnYuVp https://t.co/mmEkBkBjKu
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
"Revista Espírita novembro de 1861: “O Espiritismo aos materialistas prova a existência da alma; aos que não creem senão no nada, prova a vida eterna; aos que pensam que Deus não se ocupa das…"
16 horas atrás
francisco carvalho da Silva comentou a postagem no blog CADA UM COM SUA MISSÃO de Nilton Cardoso Moreira
"Concordo e aceito é verdade tudo isso ……………… Teria mais a dizer!  Só gostava de dar este texto a mais pessoas a ler."
17 horas atrás
francisco carvalho da Silva curtiu a postagem no blog CADA UM COM SUA MISSÃO de Nilton Cardoso Moreira
17 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Sinto dizer q o amigo se engana, pois não é isso q a doutrina ensina; a codificação ensina que todos somos criados absolutamente iguais; logo, o modo de todos e a lei de todos tb teriam de ser perfeitamente…"
18 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Exato; e minha pergunta é: se Deus nos criou perfeitamente iguais em essência, porq nela nos tornamos tão imensamente desiguais, uns, segundo a doutrina, desde o princípio trilhando o caminho do bem, e outros, tb desde o…"
18 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Me perdoe o amigo, mas não entendi porq discorda do que eu disse, q, "se não é por escolha nossa q nos tornamos egoístas, é a vida q Deus nos deu q nos faz ser egoístas". "
18 horas atrás
José Roberto Almeida Valente curtiram a página Regras de Publicação de Amigo Espírita
18 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço