DIABETES – “Quando o doce amarga a vida”

A Diabetes é uma doença metabólica[1] caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue; os portadores de diabete tipo I desenvolvem essa doença na infância e na adolescência e a tipo II é decorrente de fatores ambientais e comportamentais.

No campo psicológico, conforme o Dr. Wagner L. G. Teodoro[2] na obra “Depressão: corpo, mente e alma”[i] algumas enfermidades, principalmente aquelas que oferecem algum tipo de risco para a vida da pessoa, aquelas cujas sequelas causam limitações diante da vida e as que requerem longos períodos de internação podem provocar sentimentos de baixa autoestima, incapacidade, exclusão, impotência, insegurança e desesperança e por fim a depressão; entre essas enfermidades esta a diabetes.

Sabemos que do ponto de vista espiritual, temos e as predisposições genéticas que trazemos na reencarnação onde devemos atentar sobretudo às nossas necessidades reeducativas sejam sob o prisma de alimentação ou de sedentarismo. Conforme o Dr. Nubor Orlando Facure[3] no livro “Mediunidade, um ensaio clínico” [ii]·: “Ontem,exercemos  o  poder  com  mão  de  ferro  exigindo  obediência,  nossa mesa  era farta  e  convivíamos  com  o  desperdício,  dependíamos  do álcool, do cigarro, do sexo pervertido, dos abusos alimentares, das drogas excitantes,  e hoje dependemos dos remédios para a asma, o diabetes,  a  epilepsia,  o  Alzheimer,  a  pressão  alta  e  também  da caridade alheia nas mãos de enfermeiros e cuidadores assalariados.

 O Espírito está sempre na origem de todas as doenças. Um Espírito perturbado,  o  corpo  adoece.  O  corpo  doente  coloca  o  Espírito  em  prova.  Espírito  em  prova  é  oportunidade  de  redenção.” ( FACURE. p.57. 2014)

Dr. Júpiter Villoz Silveira[4] em seu artigo “A Visão Espírita da Diabetes”[iii]  afirma que a doença pode ser parte da programação reencarnatória feita pelo espírito como forma de educar e combater a indisciplina de vidas anteriores.

“O objetivo maior é o crescimento espiritual. Desenvolvermos os projetos do espírito que estão abandonados há séculos. Crescermos em conhecimento e capacidade afetiva, vencendo as carências e defeitos do espírito. Por exemplo, sua indisciplina. Se você se disciplinar, você vence o diabete, do contrário, o diabete vence você.” E conclui de maneira sublime: “A disciplina nascida de um entendimento profundo sobre suas dificuldades espirituais dará início ao processo de cura do espírito, a verdadeira cura.” (SILVEIRA. p.3 2013).

Emmanuel ao responder á um médico, no livro “Mensagens de Além Túmulo” afirma que: “ [...] Em grande parte, deve o diabetes a sua causa aos vícios da alimentação e poderá ser curável quando os doentes se dispuserem a prescindir de todos os elementos da carne, entregando-se, embora com sacrifício, ao regime dos legumes, exclusivamente à alimentação natural, porque a insulina, apesar de aconselhável como proporcionadora de bons resultados, não basta para que a melhora se efetue largamente no tratamento do enfermo. Exija-se deste paciência e perseverança. Aos poucos, os homens, através do sofrimento, adquirirão a experiência que os conduzirá à regeneração da saúde prejudicada desde tempos imemoriais pelos seus vícios e desvios, adquiridos em grande parte dos seus ancestrais.”

( XAVIER/EMMANUEL p.89/90. 2000)[iv]

Na introdução de “O Livro dos Espíritos”[v], Kardec, demonstra a realidade multidimensional do ser encarnado ao afirmar que o mesmo está constituído por três partes essenciais: o espírito, o perispírito e o corpo físico a se influenciarem mutuamente, muito embora, cada qual vibra em uma dimensão espacial que lhe é própria; e destaca o fato de que somos os idealizadores de  nossa seara no novo encarne:

Pode-se questionar...mas... será que todos nascemos com essa predisposição, porque adquirimos essa doença? Em  resposta para essa questão  citamos , Divaldo Franco na obra “Autodescobrimento”:

“O ser humano é um conjunto harmônico de energias, constituído de Espírito e matéria, mente e perispírito, emoção e corpo físico, que interagem em fluxo contínuo uns sobre os outros. Qualquer ocorrência em um deles reflete no seu correspondente, gerando, quando for uma ação perturbadora, distúrbios, que se transformam em doenças, e que, para serem retificadas, exigem renovação e reequilíbrio do fulcro onde se originaram. Desse modo, são muitos os efeitos perniciosos no corpo causados pelos pensamentos em desalinho, pelas emoções desgovernadas, pela mente pessimista e inquieta na aparelhagem celular.”[5]

E concluímos com a  obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”[vi] , onde   Kardec nos brinda com a frase :

“As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrena; são inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos. As paixões e os excessos de toda ordem semeiam em nós germens malsãos, às vezes hereditários. Nos mundos mais adiantados, física ou moralmente, o organismo humano, mais depurado e menos material, não está sujeito às mesmas enfermidades e o corpo não é minado surdamente pelo corrosivo das paixões.”[6]

A Doutrina Espírita nos esclarece sobre a alma e seus atributos, mostrando sua natureza e suas possibilidades de ascender a planos mais elevados de esclarecimento, e prova-nos que, para afastar das doenças como a diabetes é necessário  conhecimento sobre suas causas,  e  mostra-nos que além do tratamento físico, é imprescindível mudança no  hábitos e comportamentos.

 

 

[1] Doenças metabólicas são doenças que causam alteração no funcionamento geral do organismo. Seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem.

 

[2]Wagner Luiz Garcia Teodoro -  Psicólogo clínico, desde 2000, dedicado ao estudo e tratamento da Depressão e da Ansiedade. 

[3] Nubor Orlando Facure - médico, especialista em neurologia, diretor do Instituto do Cérebro de Campinas, pesquisador, escritor e expositor espírita, desenvolve estudos pioneiros aliando a medicina aos conhecimentos espíritas.

[4] Júpiter Villoz Silveira - Médico, endocrinologista e homeopata, ex-presidente da Associação Médica Espírita de Londrina, um dos fundadores da Casa do Caminho

[5] FRANCO, Divaldo Pereira. Autodescobrimento. Cap. Doenças Psicossomáticas. Ed. LEAL. Rio de Janeiro. 2000.

[6] KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. V  PRECES PELOS DOENTES E PELOS OBSIDIADO, item 77-  PELOS DOENTES. Ed. FEB. Rio de Janeiro. 2000

Referencias:

 

[i]TEODORO, Wagner Luiz Garcia. Depressão: corpo, mente e alma.  Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/depressaocma.pdf

[ii] FACURE, Nubor Orlando. Mediunidade, um  ensaio clínico.   Ed. Amazon do Brasil (www.amazon.com.br). 2014.

[iii] SILVEIRA, Júpiter Villoz. A Visão Espírita da Diabetes.  Disponível em:

http://www.rcespiritismo.com.br/conteudo_site/pdf_anteriores/RCE13/...

[iv]   Luciano Klein Filho Marcus V. Monteiro Rogério Silva (Org.) Mensagens de Além-Túmulo: Série de Reportagens Históricas Sobre Chico Xavier em 1935. Disponível em

http://bvespirita.com/Mensagens%20de%20Al%C3%A9m%20T%C3%BAmulo%20(Centro%20de%20Documenta%C3%A7%C3%A3o%20Esp%C3%ADrita%20do%20Cear%C3%A1).pdf

[v] KARDEC, Allan. Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro. Ed. FEB. 2006.

 

[vi] KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000.

 

 

Exibições: 667

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Sheila Maria Rangel Marques em 29 janeiro 2018 às 20:40

Estou diabética! Fiquei depois dos 40 anos! A doutrina sempre esclarecendo! Que maravilha!

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
Miriam Thomé curtiu a postagem no blog Somos herdeiros de nós mesmos! de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Somos herdeiros de nós mesmos!" : https://t.co/lqnxgxZLhX
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Como os espiritos nos influenciam." : https://t.co/TsjvkRnapB
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Raul Teixeira diz: “Ser espírita não é para quem quer mas para " https://t.co/rA8Wl5Q3IU
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilMARIA RITA DA CUNHA, Renata Monteiro, stela maria de almeida e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
8 horas atrás
ari graciano curtiu a postagem no blog O Perispírito e a Lei de Gravidade de PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Carlos Pointier curtiu a postagem no blog Como enfrentar as “culpas” e desculpas?  (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/WSisnu1Mqr
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Rosana Andrade e Marcílio Dias Henriques agora são amigos
13 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/eCOGVDGlJ1
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Bruno Bitencourt Luiz entrou no grupo de Amigo Espírita
13 horas atrás
Bruno Bitencourt Luiz curtiram a discussão Nunca foi tão necessário mergulhar em Kardec. de Wellington Balbo
13 horas atrás
Marcílio Dias Henriques comentou o grupo Temas Espíritas de Amigo Espírita
13 horas atrás
Marcílio Dias Henriques comentou o grupo Temas Espíritas de Amigo Espírita
13 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Como enfrentar as “culpas” e desculpas?  (Jorge Hessen) de os pae
13 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Dar de EliethTavares Castro
13 horas atrás
Marcílio Dias Henriques entrou no grupo de Amigo Espírita
14 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço