ECTOPLASMA E ESPIRITISMO — O QUE É E PARA QUE SERVE?

A Doutrina Espírita possui referências em abundância sobre a relação entre o ectoplasma e o Espiritismo. A mecânica de liberação e sua serventia por ora pode soar muito complexa, mas alguns autores se esforçam para simplificar esse conhecimento ao máximo.

Para explicar o ectoplasma segundo o Espiritismo, iremos resgatar um breve trecho da leitura do livro Consciência e Evolução, da autora Lívia Pereira Santos:

O ectoplasma é uma substância espiritual, porém tem peso e cheiro e é utilizado no mecanismo da mediunidade para desenvolver as formas criadas pelo Espírito.

Essa substância facilita a configuração espiritual, como também ajuda nos trabalhos de cura. A depender do médium, impregna o ambiente de maneira agradável ou desagradável conforme a natureza dos espíritos em contato com o médium.

O ectoplasma é material que precisa ser observado e pesquisado porque é de muitíssima utilidade nos trabalhos de cura e obsessão.

Os médiuns que predispõem a doar as suas energias e que tenha a capacidade de gerar essa substância, o fazem de forma espontânea e intrínsecas a própria mediunidade. Devem estar atentos para que esse material seja utilizado pelos espíritos benfeitores, e não pelos espíritos enfermos de obsessores.

Sendo ectoplasma gerado pelo mecanismo físico-espiritual, ainda não sabemos decodificar todos os componentes ectoplasmáticos. Temos a certeza de que com os estudos do perispírito e sua ação na vida chegaremos a algumas conclusões em torno da ectoplasmia.

No desempenho da mediunidade, o ectoplasma é de muita necessidade porque canalizamos essa substância para os trabalhos realizados para o benefício dos espíritos enfermos.

Quando o ectoplasma é sutil,  ele estrutura formas espirituais visíveis para os médiuns videntes e perceptíveis aos sensitivos.

Ele é tão quintessenciado, que se permite sair por todos os orifícios da organização física principalmente boca, ouvidos e narinas.

No momento de eliminação, o mesmo sai da boca do médium em forma quase compacta e quase materializada, como uma gaze bem fina e, também, dos ouvidos e narinas. É nesse momento que a espiritualidade superior, examinando ectoplasmia, a retira para os trabalhos espirituais.

Ectoplasma e Espiritismo — Para que serve  o ectoplasma?

ectoplasma segundo o espiritismo 2

As substâncias que compõem o ectoplasma são de grande importância, pois auxiliam na rápida cicatrização e e nos problemas mais difíceis que a medicina terrena ainda encontra muita dificuldade.

Exitem certos médiuns que tem a capacidade de expelir muito ectoplasma, expelindo-o por todos os orifícios do corpo. O material ectoplasmático, para que seja de boa qualidade, dependerá da saúde física do médium. Este, portanto, precisa estar saudável para que seu ectoplasma possa ser usado nos trabalhos espirituais.

O termo ectoplasma foi introduzido na Parapsicologia por um fisiologista, então é uma coisa que não está só vinculada ao Espiritismo. E foi introduzido para designar uma espécie de substância esbranquiçada, o que pode exteriorizar para fora do corpo de determinados médiuns.

E também supostamente sensível a determinados impulsos exteriores. É visível a parte do corpo de determinados indivíduos, com características especiais. Permite a materialização de formas de corpos humanos distintos daquele de onde sai, ou de forma de membros.

Ectoplasma, Espiritismo e os cuidados na manipulação desse elemento

para que serve o ectoplasma

Materialização por ectoplasmia através do médium José Medrado

No livro “Nos Domínios da Mediunidade”, psicografia de Chico Xavier, no capítulo 28, André Luiz relata em alguns trechos o tamanho cuidado no preparo das sessões de ectoplasmia e os possíveis contratempos que podem ocorrer:

“O ectoplasma está em si tão associado ao pensamento do médium, quanto as forças do filho em formação se encontram ligadas à mente maternal. Em razão disso, toda a cautela é indispensável na assistência ao medianeiro”.

“Se pudéssemos contar com mais ampla educação do instrumento, decerto menos teríamos a temer, de vez que a própria individualidade do servidor colaboraria junto de nós, evitando-nos preocupações e contratempos prováveis.

A materialização de criaturas e objetos de nosso plano, para ser mais perfeita, exige mais segura desmaterialização do médium e dos companheiros encarnados que o assistem, porque, por mais nos consagremos aos trabalhos dessa ordem, estamos subordinados à cooperação dos amigos terrestres, assim como a água, por mais pura, permanece submetida às qualidades felizes ou infelizes do canal por onde se escoa”.

“(…) o pensamento mediúnico pode influir nas formas materializadas, mesmo quando essas formas se encontrem sob rigoroso controle de amigos da nossa esfera… ainda quando o médium não consiga senhoreá-las de todo, pode perturbar-lhes a formação e a projeção, prejudicando-nos consequentemente o serviço”

o que e ectoplasma espiritismo 2

“Em alguns raros indivíduos, encontramos semelhante energia com mais alta percentagem de exteriorização, contudo, sabemos que ela será de futuro mais abundante e mais facilmente abordável, quando a coletividade humana atingir mais elevado grau de maturação.

Até lá, utilizar-nos-emos dessas possibilidades como quem aproveita um fruto ainda verde, em circunstâncias especiais da vida, suportando, porém, o assédio de mil surpresas desagradáveis ao recolhê-lo, de vez que, em experiências como esta, submetemo-nos a certas interferências mediúnicas indesejáveis, tanto quanto a influências menos edificantes de companheiros encarnados, francamente inaptos para os serviços dessa espécie”.

“Imaginemos que o médium esteja possuído de interesses inferiores, seja em matéria de afetividade mal conduzida, de ambição desregrada ou de pontos de vista pessoais, nos diversos departamentos das paixões comuns”

Deixando claro, que os fatores perturbadores das sessões de ectoplasmia não dependem somente da qualidade dos pensamentos e sentimentos do médium doador do fluido, mas também de toda a equipe que ajuda na realização do trabalho.

Na mesma obra de Chico Xavier o leitor pode ficar informado sobre o que é o ectoplasma e para que serve o ectoplasma; porém é preciso estar preparado para uma leitura mais técnica. Para efeito, sugiro que no mínimo o interessado no assunto já tenha lido O Livro dos Espíritos (Allan Kardec) para que consiga absorver o conteúdo de Nos Domínios da Mediunidade.

Fonte:

Nos Domínios da Mediunidade (Francisco Cândido Xavier);

Consciência em Evolução (Lívia Pereira Santos).

Exibições: 2088

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Arnaldo Ramos de Oliveira em 2 maio 2018 às 15:44

" - A Doutrina Espírita possui referências em abundância sobre a relação entre o ectoplasma e o Espiritismo - " Onde encontrar a respeito o ectoplasma nas obras fundamentais???

Comentário de Henia Campos Cordeiro em 2 maio 2018 às 13:19
Tão certo que a ectoplasmia se processa através de todos os orifícios, mesmo daqueles que terminam em fundo cego como os ouvidos, haverá também registro da emissão de ectoplasma através dos poros? Alguém teria esta resposta?

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/9d2WszBjZ4
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/WyPqEyUzmo
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/Ghw8e9aA4G
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitterontem · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Estudando Espiritismo

Estudos da Doutrina Espírita para troca de conhecimentos, através de Estudos Semanais em salas de conferênciaparticipe de nosso Grupo no Facebook, acesse:http://www.facebook.com/groups/salaestudandoespiritismo/Ver mais...
ontem
Vanessa Faria agora é amigo de Jardel Filipe de Carvalho e Fernando José de Araujo
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Consciência Moral - Otávio Tobias Mandrá assista no youtube https://t.co/QZaa3omXjL https://t.co/qtTjr7vqQk
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Quanto Basta?" - Programa Momento Espírita com Marcos Cassoni assista no youtube https://t.co/KbyfTOeuN1 https://t.co/UmTeChljhg
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço