REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

ENTREVISTA COM O ESCRITOR ESPÍRITA JORGE HESSEN

O Codificador do Parácleto

Blog   http://pointier.blogspot.com.br/

 

 

Jorge Hessen, nascido no Rio de Janeiro a 18/08/1951, aposentado do INMETRO, residente em Brasília desde 1972. Formado em Estudos Sociais com ênfase em Geografia, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de Brasília- Unb.

Membro fundador do Posto de Assistência Espírita (DF), jornalista, historiador e escritor. Autor dos livros “Luz na Mente”, “Praeiro, um Peregrino nas Terras do Pantanal”, “Anuário Histórico Espírita 2002”( coletânea de diversos autores e trabalhos históricos de todo o Brasil, coordenado pelo Centro de Documentação Histórica da União das Sociedades Espíritas de São Paulo – USE ). Autor de 22 (vinte e dois) livros eletrônicos (E Books), todos traduzidos em Madri (espanhol), 2 (dois) traduzidos em Paris (francês) e 1 (um) traduzido para o inglês  (publicados pelo portal Autores Espíritas Clássicos), conforme o link: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Apostilas/Artigos%20Espiri...

 

 

O Codificador do Parácleto:  Por que se tornou Espírita?

 

Jorge Hessen: Entrei no orbe espírita estimulado por incontida investigação da Verdade cristã. Como não encontrava respostas noutras doutrinas cristãs busquei o Espiritismo e ele a tudo me respondeu.

 

O Codificador do Parácleto:  O que lhe mais lhe impressionou na Doutrina Espírita?

 

Jorge Hessen: Desde a primeira hora, fiquei maravilhado com a cautela, o bom senso, a habilidade de síntese e o acervo cultural de Allan Kardec. Procurei conhecer a biografia do professor Rivail. Percebi que estava diante de um gênio. Seu labor se consubstanciou na Terceira Revelação e obviamente isso foi fundamental para inspirar a minha paixão pelo Espiritismo.

 

O Codificador do Parácleto:  O que sobressai na mensagem espírita?

 

Jorge Hessen: O Espiritismo é o Consolador Prometido que desvenda conceitos surpreendentes sobre Deus, o Universo, os homens, a natureza e comunicação dos “mortos” com os “vivos”, a pluralidade dos mundos habitados, a reencarnação e as leis naturais que regem a vida. A Terceira Revelação acena-nos ainda com o soberano apelo para compreendermos e refletir sobre o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

 

O Codificador do Parácleto:  Quais foram os momentos que marcaram sua experiência doutrinária?

 

Jorge Hessen:  Nesse absorvente rumo muitas vezes esbarro com as lágrimas, reflexas e resultantes da ignorância e truculência do homem hodierno; doutros momentos deparo em mim mesmo o ânimo do regozijo em razão dos grandes exemplos de amor, humildade e abnegação que identificamos  aqui e além no coração do próximo.

 

O Codificador do Parácleto:    O que é a Terceira Revelação para você?

 

Jorge Hessen:  É Ciência porque se consubstancia num conjunto reunido de informações concernentes a certas classes de eventos ou fenômenos transcendes avaliados experimentalmente, relacionados e descritos por Kardec e outros pesquisadores de renome, representado principalmente pelas obras básicas. É Filosofia sem tanger necessariamente o contexto filosófico tradicional (materialista), embora de cunho evolucionista e metafísico, pontua a necessidade de o homem ir em busca de seu autoburilamento, estimulando-o à averiguação de respostas às questões magnas da Humanidade: sua natureza, sua origem e destinação, seu papel perante a Vida e o Universo tendo como bandeira o axioma: “nascer, viver, morrer e renascer de novo, progredindo sempre, tal é a lei. ”É, por fim e sobretudo  Religião, porque propõe unir os povos em um ideal de fraternidade, preconizado pelo Evangelho de Jesus, permitido, dessa forma, que o homem se encontre com o próprio Criador, tendo como bandeira o lema:  “fora da caridade não há salvação.”

 

O Codificador do Parácleto:  O Espiritismo precisa ser atualizado sob o ponto de vista científico?   

Jorge Hessen: Fundamentalmente é importante ressaltarmos que o Espiritismo não tem incondicional necessidade da ciência terrena, pois como nos adverte Emmanuel na primeira questão da obra O Consolador: “Essa necessidade de modo algum pode ser absoluta. O concurso científico é sempre útil, quando oriundo da consciência esclarecida e da sinceridade do coração. Importa considerar, todavia, que a ciência do mundo se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.”  Eis aí o meu pensamento.

 

O Codificador do Parácleto:  Qual é a sua mensagem àqueles que incorrem ao fanatismo religioso espírita?

 

Jorge Hessen: O espírita sincero precisa compenetrar-se da oportunidade, no tempo e no ambiente, com relação aos assuntos doutrinários no seu tríplice aspecto, porquanto, qualquer inconsideração nesse particular, pode conduzir a fanatismo abominável, sem nenhum caráter construtivo.

Herculano Pires já advertia sobre o igrejismo que assolava as hostes espíritas. Entendo que a FEB é roustanguista , por impor nos seus Estatutos o Parágrafo único , item III , Art. 1º  que “além das obras básicas a que se refere o inciso I, o estudo e a difusão compreenderão, também, a obra de J.-B. Roustaing e outras subsidiárias e complementares da Doutrina Espírita.” Desta forma,  o louvor das obras de Roustaing na FEB tem pervertido a racionalidade espírita no Brasil. Desconheço espíritas  mais maníacos do que os roustanguistas.

Pelo exposto, entendo que no Brasil seja imprescindível a criação URGENTE de uma Confederação Espírita (longe de Roustaing), a fim de unir concreta e racionalmente os corações dos espíritas em torno do eminente Kardec, considerando sempre o Espiritismo em seu tríplice aspecto. Para esse desígnio compete aos atuais jovens espíritas e as lideranças contemporâneas se movimentarem a fim de concretizarem tal projeto.

 

O Codificador do Parácleto:  Deveria ser acelerada a propagação do Espiritismo pelo mundo ?,

Jorge Hessen: Não deve ser apressada a expansão e a propaganda espírita. Não há necessidade imediata. A organização do Espiritismo está nas mãos de Jesus, antes de qualquer esforço incerto e volúvel de nossa parte. É imprescindível estudarmos e aplicarmos os ensinamentos do Mestre à luz do Espiritismo, pois nossa tarefa maior deve ser da própria iluminação através de uma fé racional , inabalável e serena. Ademais, devemos oferecer aos serviços da propaganda doutrinária a cota de tempo de que possamos dispor, entre os trabalhos diário do ganha pão e o cumprimento dos deveres familiares. Para Emmanuel,  a execução dessas obrigações é sagrada e urge não cair no declive das situações parasitárias, ou do fanatismo religioso.

No trabalho da propaganda da verdade, Jesus caminha antes de qualquer esforço humano e ninguém deve guardar a pretensão de converter alguém, quando nas tarefas do mundo há sempre oportunidade para o preciso conhecimento de si mesmo.

 

O Codificador do Parácleto: Suas considerações finais?

Jorge Hessen: Espíritas!  Em favor da unidade entre nós,  repudiemos os conceitos equivocados que nos dividem, a exemplo do misticismo roustanguista febiano   e esquadrinhando em Allan Kardec a segura orientação doutrinária para melhor compreendermos Jesus.

Exibições: 182

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Últimas atividades

Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog Bullying e desencarnações prematuras de Codificador do Paracleto
13 minutos atrás
Déric Rodrigues Dias e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
39 minutos atrás
Ícone do perfilLeane, Geraldo Goulart, Maria Clara Carrilho e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/7BCkyVLn2z
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!! Multistreaming with https://t.co/W3cDGMksrg
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O que você quer da Vida?”, com Aloisio Carlos da Silva ao vivo na Rede Amigo Espírita em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

29 outubro 2017 de 9 a 10:15
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O que você quer da Vida?”, com Aloisio Carlos da Silva ao vivo na Rede Amigo Espírita em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

29 outubro 2017 de 9 a 10:15
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

“Mentes Inquietas”, com Eliomar Borgo Cypriano

“Mentes Inquietas”, este foi o tema da palestra do professor e orador Eliomar Borgo Cypriano de Vitória-ES, no domingo 22 de outubro de 2017, de 09 as 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Eliomar é trabalhador da coirmã de…
1 hora atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
9 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog ESPÍRITA EM FAMÍLIA NÃO ESPÍRITA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
10 horas atrás
Ana Lúcia Simões entrou no grupo de Amigo Espírita
10 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog Tratamento Mediúnico de Romeu Leonilo Wagner
11 horas atrás
Aline Xavier curtiu a postagem no blog Tomadas obsessivas de Antonio Carlos Navarro
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/IU1V3hTcpJ
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Conversas de Além Túmulo com Mozart - Parte II - 75ª Introdução à Doutrina Espírita com Décio Naves https://t.co/C3PpTq3uPA
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/RlVxiGvdVk
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/4lW2QdtdIM
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Conversas de Além Túmulo com Mozart - Parte II - 75ª Introdução à Doutrina Espírita com Décio Naves https://t.co/gZe9CYyqWV
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!! via Restream.io
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
gilda aparecida augusto deu um presente para Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço