ESCÂNDALOS

Alvaro Francisco Buttignon – Jaú/SP

Incessantemente a mídia tem nos revelado os bastidores da política, fazendo emergir deste lodo os casos mais escabrosos de corrupção, mostrando a face dos administradores e a voracidade com que agem dilapidando o patrimônio nacional, que são os recursos da nação obtidos através do recolhimento dos impostos, e que deveriam retornar para a população na modalidade de prestação de serviço ou investimento em infraestrutura.

Não devemos julgar pessoas envolvidas, mas analisar os atos cometidos. O que leva certas pessoas a tal proceder? Falta de compaixão pelo próximo? Falta de caridade? Falta de honestidade? Ou será a soma de vários fatores?

Certamente é uma composição de diversos fatores, mas um prevalece sobre os demais, trata-se de pessoas materialistas, trazendo no intimo a ilusão do poder temporal conquistado pela posse do dinheiro, acreditando que tudo se resume com a quantidade de bens, e a influência que tal situação permite. Em seres assim, falta a presença de Deus, que nesta situação assume característica de “Ser” mitológico uma vez que não O vejo e não O sinto; falta fé na continuidade da vida pois só existe olhos para o agora; falta conhecimento das leis naturais de criação Divina que são perenes e imutáveis; falta enfim compreensão do Evangelho, onde encontramos a orientação segura de Jesus acerca dos escândalos “Ai do mundo por causa dos escândalos; pois é necessário que venham os escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha”.

Escândalo é toda ação que leva o homem à queda: o mau exemplo, os princípios falsos, o abuso de poder, e tantas outras. O escândalo implica sempre a ideia de um certo arruído, é toda ação que de modo ostensivo vá de encontro à moral ou ao decoro, e não está na ação em si mesma, mas na repercussão que possa ter, é o resultado efetivo do mal moral. Muitas pessoas buscam abafar o escândalo porque estes lhes faria sofrer o orgulho, acarretaria perda de consideração e prestígio. Bastando que suas torpezas fiquem ignoradas para a manutenção do repouso e “consciência tranquila”, ficam satisfeitas.

As riquezas adquiridas pelo trabalho são legítimas quando da sua aquisição, não resulta dano para ninguém. A incessante preocupação em possuir tesouros materiais, buscando um status de bem-estar, justificando que na atividade diária desenvolvem-se questões do mais alto interesse do país, alegando um extenuado sacrifício, na maioria dos casos não se traduz em verdade, pois aí busca-se condições de satisfazer as necessidades exageradas da vaidade ou de entregar-se aos excessos. Tendo como pano de fundo o álibi de trabalharem para os outros quando na realidade buscam a satisfação para si mesmo, submetem-se por amor à riqueza a torpezas de todos os matizes, pois movidos pelo egoísmo, pela cupidez ou pelo orgulho, negligenciam o próprio futuro e os deveres de solidariedade fraterna que se impõe a todos os que gozam  das vantagens materiais. Contas serão pedidas de todo dinheiro mal ganho, isto é, que tenha causado prejuízo a outrem.

O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo. Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece. Forçado, porém, que é a abandonar tudo isso, não tem das suas riquezas a posse real, mas, simplesmente, o usufruto, pois todos os bens da Terra pertencem a Deus, que os distribui a seu grado, não sendo o homem senão o administrador mais ou menos íntegro e inteligente. O que possuímos então? Nada do que é de uso do corpo, nem sequer o corpo uma vez que a morte nos despoja dele; tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, e as qualidades morais. Isso o que trazemos e levamos, que ninguém pode arrebatar, e que será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste. Depende das nossas atitudes e escolhas ser mais rico ao partir do que ao chegar, visto que, do que tivermos adquirido em bem, resultará a nossa posição futura. 

É imprescindível consagrarmos mais importância ao nosso aperfeiçoamento moral, pois é o que importa para a eternidade.

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo

Exibições: 254

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Leonam Silva de Souza em 2 julho 2012 às 11:34

Texto perfeito! Parabéns!

Comentário de Margarida Maria Madruga em 30 junho 2012 às 18:54

O texto é auto-explicativo. Muito bom. Obrigada.

Comentário de Natália Valeria de Souza em 28 junho 2012 às 12:37

Só que,  nessa "religião", entra  quem não acredita na justiça divina, na lei de causa e efeito, né?.

Comentário de Natália Valeria de Souza em 28 junho 2012 às 12:30

Esses confrontos políticos parecem não ter fim, sai um, entra alguem indicado pelo mesmo mal político. Parece que tudo isso é um jogo de quem dá mais($). Como podemos melhorar esse mundo se a corrupção,  as drogas e os maus tratos ao planeta  não tem fim?  de todas as desgraças eles tiram proveitos próprios. Eu acredito na filosofia espírita e fico transtornada em ver que políticos são materialistas. Dr. Bezerra de Menezes disse uma frase no filme dele que não esqueci; A política é a religião do Brasil! concordo com ele.

Comentário de Gianina Rezende Monteiro em 27 junho 2012 às 23:33

 Muito bom,atualmente estamos vendo e lendo nos noticiarios tudo isso ! Podemos fazer a nossa parte,cada um de nós responderá por seus atos !

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

SILENCIO MENTAL

Um dia, um nosso amigo desencarnou deixando muitas saudades em todos que conheciam sua palavra equilibrada, seu sorriso fraterno e sua alegre companhia. Divaldo, chegando de uma de suas viagens, onde sai a falar do Cristo e de Kardec com denodo, e, sabedor da situação, rogou à Joanna de Ângelis se poderia dar-lhe notícias do confrade já que não pudera estar no funeral deste. A Benfeitora de todos nós, avisou ao médium que dentro em pouco o desencarnado acordaria e, caso ele ficasse em silêncio,…Ver mais...
6 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog O autoperdão para libertar-se da culpa (*) de os pae
19 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
19 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

É o nosso socorro!

            Será que nossa oração está correta? Será que está chegando ao destino desejado? A maneira que oramos, o tempo, as palavras, estão de acordo? Se tudo está certo porque não estamos conseguindo obter o resultado desejado?            Também é necessária aquela pergunta: é preciso orar? Quem não faz uma oração está esquecido?            Certamente precisamos orar,…Ver mais...
ontem
Ori Pombal Franco curtiram o evento “GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves de Carlos Pretti - SCEE
quarta-feira
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A PRESENÇA DA LUZ DIVINA EM NOSSO LAR

Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social.Em casa, começa nossa missão no mundo.Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos.Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos.Fujamos à frustação espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideais com Jesus. O Evangelho foi iniciado na Manjedoura e demorou-se na…Ver mais...
quarta-feira
Posts no blog por os pae

O autoperdão para libertar-se da culpa (*)

 Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DF A autoconsciência e o autoperdão são duas virtudes fundamentais para a diluição da culpa. Porém, é necessário o treino do autoacolhimento amoroso que precisa ser irrigado pelos cinco sentimentos básicos, a saber: autoestima, autoaceitação, autoconfiança, autovalorização e…Ver mais...
quarta-feira
Conceição Valadares curtiram o evento “GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves de Carlos Pretti - SCEE
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves de Carlos Pretti - SCEE
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

20 outubro 2019 de 9 a 10:15
“GRATIDÃO”, este será o tema da palestra da pedagoga e professora de língua italiana Stela Maris Sâncio Gonçalves de Santa Teresa-ES, no próximo domingo 20 de outubro de 2019, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Stela Maris é uma das fundadoras e está como dirigente da Casa Espírita Cristã Mensageiros de Luz, localizada no Centro de Santa Teresa. Se possível…Ver mais...
quarta-feira
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Não nos iludamos

Facilmente observável é o fato de que os trabalhos desenvolvidos pelos Centros Espíritas no campo da cura dos males físicos têm procura mais acentuada que a busca pelos estudos, e até mesmo pelas palestras públicas que os Centros desenvolvem.Isso acontece porque a nossa tendência maior ainda é buscar o socorro imediato, para recuperarmos a sensação de bem…Ver mais...
quarta-feira
André Carlos Silva Pimentel e Graciano Santos Araujo agora são amigos
terça-feira
Raimundo Nonato Soares comentou a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
"Bom dia Caros irmãos! Músicas maravilhosas."
terça-feira
Graciano Santos Araujo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
terça-feira
Ícone do perfilAndré Carlos Silva Pimentel e Flavia Holanda Batista entraram em RAE
segunda-feira
Erika Silvira postou um evento

Workshop Propósito de Vida- Descubra a si mesmo em Local: Hotel Braston

23 novembro 2019 de 9 a 16:30
Workshop Propósito de Vida- Descubra a Si mesmoVocê já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? Onde quer chegar? Que caminho seguir? Se você deseja refletir com mais profundidade sobre o seu propósito de vida e despertar essa conexão interior capaz de trazer novos rumos a sua existência, participe do Workshop Propósito de Vida – Descubra a Si Mesmo, que será realizado pela Fundação Espírita André Luiz. 23 de Novembro das 09:00 às 16:30 Hotel Braston - São Paulo Rua Martins Fontes,…Ver mais...
segunda-feira
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Dor é Inevitável, o Sofrimento é Opcional de PATRIZIA GARDONA
segunda-feira
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
segunda-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço