ESPÍRITA OU KARDECISTA? 

Primeiro vamos separar o que é Espiritismo e Espiritualismo. 
ESPIRITISMO é uma doutrina filosófica, científica e religiosa.
ESPIRITUALISMO é a crença em algo além da matéria. Muitas crenças crêem na comunicação com os espíritos (espírito santo, caboclos, etc. ), mas não são espíritas.
Podemos concluir que todo espírita é espiritualista (porque crê em algo além da matéria), mas nem todo espiritualista é espírita (porque não segue os ensinamentos trazidos pelos espíritos através de Allan Kardec) .

AFINAL, NÓS SOMOS ESPÍRITAS OU KARDECISTAS?
Nós espíritas não podemos relutar em responder quando somos inquiridos qual é a nossa religião, e jamais dizer: “EU SOU KARDECISTA.” Devemos responder: “EU SOU ESPÍRITA”. Quando respondemos "SOU KARDECISTA" estamos afirmando que o Espiritismo se divide com várias denominações, o que não é verdade. Muitos dizem, por exemplo: “alto espiritismo, espiritismo de mesa branca, linha Kardecista, Espiritismo do Bem, etc.” Mas Espiritismo é um só. Centro Espírita só os que seguem a Doutrina dos Espíritos. As outras religiões que usam o nome de "Centro Espírita" e divergem dos ensinamentos dos Espíritos que estão nas obras básicas codificadas por Kardec, não são Centros Espíritas, são Casas Espiritualistas. Eis alguns exemplos de casas espiritualistas: "Centro Espírita Tenda Fraterna", "Centro Espírita de Umbanda Cobra Coral", etc. Tais casas deveriam mudar para "Casa Espiritualista Tenda fraterna"; "Casa Espiritualista de Umbanda Cobra Coral". Mas lembrando sempre que, todas devem ser respeitadas, principalmente quando acreditamos na nossa.
Além de tudo isso, quando dizemos "SOU KARDECISTA", estamos dizendo também que seguimos os ensinamentos de Kardec, quando na verdade seguimos os ensinamentos DOS ESPÍRITOS. O primeiro livro da codificação não se chama O LIVRO DE KARDEC, chama-se O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Portanto, Kardec apenas organizou os ensinamentos trazidos pelos Espíritos.

Exibições: 7031

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de tatyana barbosa valim em 18 agosto 2017 às 10:41

Concordo muito. Na casa que frequento não falamos que osmos Kardecistas. Todo respeito a Allan Kardec, pelo seu incrível trabalho com a codificação e compilação da doutrina, mas o feito, como ele mesmo deixa claro, e dos espíritos. A doutrina é dos espíritos, os ensinamentos não deles, então somos Espiritas!! Eu concordo que falar que é Kardecista, acaba por confundir os leigos e separar a doutrina em linhas, o que nao é certo fazer.

Comentário de Fernando Valente em 20 novembro 2014 às 21:19

Continuo discordando do prezado amigo, embora compreenda as suas razões.

Todos os Espíritas que aprenderam com a Codificação de Kardec, se denominam assim Kardecistas, EXATAMENTE PARA SE DIFERENCIAR  das outras denominações.

Há preconceito em toda a parte e as religiões outras, são preconceituosas, não com o Espiritismo, mas com quem segue o Espiritismo. Por isso, por auto defesa, e  para tentar ensinar a quem não conhece o verdadeiro Espiritismo, procuramos nós, que aprendemos com Kardec, auto denominarmos-nos de Kardecistas.

Além do mais, em tudo há  Evolução. Até no aprendizado do espiritismo.Somos todos nós, infantes na matéria.Não sabemos nada de nada. Estamos no jardim de infância desta belíssima Lição.

Hoje, algumas coisas que aprendemos de algum modo, já se parecem superadas, Tudo se inova e por isso estamos sempre lendo, ouvindo, aprendendo. O Tempo Infinito será a nossa grande universidade

Entretanto, a quem seguimos realmente, é ao Nosso Mestre JESUS, nosso Eterno Reitor, nesta Escola milenar.

Perdoe a discordância.

Comentário de Cláudia Helena em 20 novembro 2014 às 20:19

Excelente esclarecimento, obrigada.

Comentário de Reginaldo Marcelino de Oliveira em 1 abril 2014 às 11:50

Comentário de Reginaldo Marcelino de Oliveira em 1 abril 2014 às 11:49

Comentário de Fernando Valente em 27 março 2014 às 16:00

Me perdoe Célio Max, mas não consegui entender a sua explicação, além do não, ao  Espirita Kardecista.
Cordial e com fraternal respeito,Fernando Valente.

Comentário de Célio Max em 27 março 2014 às 13:53

Após um período de mais de duas décadas dentro dos liames espíritas, o que para mim é motivo de muita alegria, consolo e refazimento espiritual, informo que não concordo com o missivista, autor da postagem que, aliás, já o respeito desde já pela bem elaborada e lançada postagem. 

Em muitos meios que lidamos as pessoas ainda não estão adequadamente preparadas para digerir a diferenciação entre Espírita e Espiritualista, cabendo, em resumo de tudo isso, usarmos, vez ou outra a palavras Kardecista, o que soa muito bem em qualquer meio. 

De qualquer forma a mensagem não fica arranhada ou malvista, visto que o respeito é o mesmo e até facilita com que as pessoas se deliciem prazeirosamente dos conteúdos do pentateuco kardequiano, que procuram até por curiosidade e isso já tem acontecido em nosso meio aqui em Brasília inúmeras vezes. 

Ao meu ver o que não pode se dizer, conforme Divaldo até tem alertado, é: Sou espírita kardecista...ai sim, estamos falando besteiras e ignoramos conteúdos doutrinários. 

Os confrades que deixaram suas postagens falaram tudo mas não comentaram sobre o conteúdo que se refere ao dito Kardecista ou Espírita, como se concordassem plenamente com o exposto do missivista que lançou a primeira postagem. Para o crescimento das ideias a discordância opinativa tem grande valor, assim como em qualquer curso doutrinário. Tudo isso é Doutrina espirita ou kardecista em nome do Cristo. Muita paz. Célio Max de Brasília DF.

Comentário de Fernando Valente em 25 março 2014 às 16:20

Os conhecimentos sobre o Espiritismo remetem muitos séculos antes de nosso Mestre JESUS.

Sócrates e Platão já sabiam dessa verdade, em que a vida ia além da vida.

JESUS não podia, naquela época, nos informar muito. Pregou por parábolas. Sabia que não entenderíamos, mas preparou seus discípulos para que divulgassem a Boa Nova. Com o tempo e como cada um que "conta um conto, aumenta um ponto", foram  modificados os ensinamentos, conforme seus interesses.

Continuemos nós, que cremos no Espirito Maior, o pedido que o Mestre JESUS deixou > " ..IDE E PREGAI.." Mateus.

Comentário de José Luiz em 20 março 2014 às 0:20

E os seguidores da Doutrina dos Espíritos podem ser chamados de ESPÍRITAS OU ESPIRITISTAS, conforme orientação do Mestre de Lyon em O Livro dos Espíritos.

Comentário de José Luiz em 20 março 2014 às 0:12
Gostaria de acrescentar que a palavra Espiritismo é uma junção de Espirit + ismo ( ismo, do grego = sistema, doutrina), ou seja, Doutrina dos Espíritos (sendo um legado deles à Humanidade, e não de Kardec, o organizador cujos méritos ele mesmo declarou ser dos Espíritos.Portanto, quando dizemos Kardecismo ( Kardec + ismo = Doutrina de Kardec), incorremos em erro crasso e que revela ignorância dos conhecimentos doutrinários.
Kardec criou um neologismo (palavras novas) para dar identidade à nova doutrina que surgia e assim devemos divulgar corretamente evitando confusão com o Espiritualismo que é genérico e as outras denominações espiritualistas, as quais muito respeitamos.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

A convivência familiar na pandemia.

A convivência familiar na pandemia.

 

A impermanência das situações existenciais necessita estar em  nossas reflexões .

Por quê?

Simples, porque as mudanças são uma realidade tão palpável quanto a morte.

De um momento para o outro, por exemplo, podemos ter as nossas rotinas capturadas pelos mais variados motivos.

E o ano de 2020 escancarou…

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão VIROSES - Conheça a melhor terapia para vencê-las por Divaldo Franco de Amigo Espírita no grupo Joanna de Ângelis e Divaldo Franco
"“PsicoImunologia”.  Soluções Mágicas e Problemas Psicológicos https://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7032117"
terça-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
terça-feira
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Então, chega para lá

Certa feita há muitos anos, conversávamos com uma das grandes figuras femininas do movimento espírita da cidade de São…Ver mais...
terça-feira
Hilton Cesar respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
"Médiuns somente os são, os que possuem a faculdade de sentir a influência do mundo espiritual, de forma nítida e ostensiva. O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações…"
segunda-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando o bom não é tímido pode ser reprovado, mas constrói o passado para ser lembrado com profundo respeito. Parabéns Brasílio Marcondes Machado. A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de…"
segunda-feira
Luciano Franco Ramos entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
segunda-feira
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Excelente descrição João Nodari"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Médiuns. 171. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Sandálias Douradas”.  Credibilidade é fundamental. Alguns médiuns ganham credibilidade, mas são infectados pelo orgulho e/ou vaidade. Fator complicador - obsessão. A entidade passa a exercer…"
8 Ago
Antonio Carlos G. Sarmento e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
8 Ago
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Sincera solidariedade agrega, solidariedade forçada segrega. O humanista de boutique precisa do preconceito. É o oxigênio vital dele, diz jornalista em Hipocrisia in…"
6 Ago
augusta curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Ago
augusta curtiram o perfil de Nadia Rosangela
3 Ago

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço