Espíritas contribuíram com a Pátria

Na “semana da Pátria”, homenageamos incalculável multidão de espíritas que contribuíram com a Pátria como cidadãos, a maioria anonimamente, em diversas formas de atuação. Mas cabe um destaque aos:

Vultos espíritas desencarnados com atuação na política

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Como desdobramento de artigo que publicamos no jornal Dirigente espírita(1) elaboramos uma relação de alguns vultos, já desencarnados, que foram líderes políticos de projeção municipal, estadual e nacional, e mantiveram vinculação com ações espíritas. Evidentemente que não é completa, sendo mais voltada para o momento e o local da mesa redonda “Espiritismo e Política”(2):

Adolfo Bezerra de Menezes (1831-1900), como político atuou na Capital Imperial, deputado junto à Assembléia Nacional do Império, Presidente da Câmara de Vereadores acumulando o exercício do Poder Executivo Municipal do Rio de Janeiro; lutou pela emancipação dos escravos negros, através de projeto de lei, procurou regulamentar o trabalho doméstico, visando conceder a essa categoria, inclusive, o aviso prévio de 30 dias; denunciou os perigos da poluição; atuou em empresas governamentais; foi presidente da FEB em dois períodos, autor de livros espíritas.

Francisco Leite de Bittencourt Sampaio (1834-1895), como político atuou na Capital Imperial, deputado junto à Assembléia Nacional do Império, presidente da província do Espírito Santo; um dos fundadores do Partido Republicano; foi o primeiro diretor da Biblioteca Nacional em seguida à proclamação da República; um dos fundadores de centros espíritas pioneiros na cidade do Rio de Janeiro; autor de livro espírita e de letras de canções musicadas por Carlos Gomes.

Eurípedes Barsanulfo (1880-1918) foi vereador em Sacramento (MG), fundador do Colégio Allan Kardec, de centro e de farmácia; atuou como médium.

Guilherme Taylor March (1838-1922) foi vereador e Presidente da Câmara de Vereadores acumulando o exercício do Poder Executivo Municipal de Niterói (RJ); dedicou-se ao atendimento médico da população, especificamente com a prática da homeopatia, sendo chamado o “pai dos pobres”; era espírita declarado.

Aristídes de Souza Spínola (1850-1925), como político foi deputado provincial pela Bahia e depois atuou na Capital Imperial, deputado junto à Assembléia Nacional do Império; abolicionista; e com um mandato de deputado no período republicano; presidente da província de Goiás; foi presidente da FEB.

Cairbar de Souza Schutel (1868-1938) foi vereador e o primeiro prefeito de Matão (SP), no ano de 1898; fundou o Centro Espírita Amantes da Pobreza, o jornal O Clarim, a Revista Internacional de Espiritismo e é autor de vários livros. Em pleno período de exceção do governo Vargas insere-se na “Campanha Pró-Liberdade de Consciência” e na “Coligação Pró-Estado Leigo”.

Camilo Rodrigues Chaves (1884-1955) foi vereador, deputado e senador do antigo Congresso Mineiro (em Constituição antiga previa-se o sistema bicameral nos Estados); presidente da União Espírita Mineira e autor de livro espírita.

Romeu de Campos Vergal (1903-1980), originário da pioneira União da Mocidade Espírita de São Paulo, foi deputado junto à Assembléia Constituinte de São Paulo, deputado federal por várias legislaturas, lutou pelo projeto “O Petróleo é Nosso”, foi líder partidário na Câmara dos Deputados; atuou na União Federativa Espírita Paulista, na Liga Espírita do Estado de São Paulo, dirigente da Sociedade Rádio Piratininga-PRH-3, a qual lançava ao ar diariamente o "Programa Radiofônico Espírita Evangélico do Brasil", atuou em instituições espíritas de Serra Negra (SP); autor de livros espíritas.

Francisco Carlos de Castro Neves (1914-1974), deputado junto à Assembléia Constituinte de São Paulo; deputado federal; presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC); secretário de Governo do Estado de São Paulo e também ministro do Trabalho e Previdência Social, nas gestões de Jânio Quadros, como prefeito (1ª. gestão), governador e presidente da República; foi o 2º. presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP).

Emílio Manso Vieira (1915-1978), foi vereador em São Paulo, foi ligado à União Federativa Espírita Paulista, à FEESP e à USE-SP; autor de livros espíritas.

Eurípedes de Castro (1920-1974). Em 3 de outubro de 1952, Eurípedes de Castro, representando a entidade União Evolucionista Cristã, se dirigiu a Pedro Leopoldo, Minas Gerais, com o objetivo de saber, por meio de Chico Xavier, a opinião de Emmanuel a respeito da participação dos espíritas na política, tendo recebido uma mensagem. Foi deputado estadual em São Paulo; ligado a centros e atuou no Conselho Deliberativo Estadual da USE-SP.

José de Freitas Nobre (1921-1990), vice-prefeito e vereador da cidade de São Paulo; deputado federal em várias legislaturas; na Câmara dos Deputados foi líder partidário e da oposição ao regime militar; um dos fundadores de centro espírita e do jornal Folha Espírita; apoiou a fundação da Associação Médico Espírita de São Paulo; amigo pessoal de Chico Xavier; coordenou a Comissão Pró-Indicação de Chico Xavier ao Prêmio Nobel da Paz, em 1981; autor de obras espíritas.

Jorge Cauhy Júnior (1924-2005), Deputado Distrital no Distrito Federal, fundador do Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante, em Brasília.

Alberto Calvo (1928-2013) foi vereador e deputado estadual em São Paulo; sub-prefeito do bairro Casa Verde; ligado a centros, entidades assistenciais, Rádio Boa Nova e à USE-SP.

Nossa gratidão pelo esforço e dedicação, e, homenagens aos vultos citados. Com certeza representam muitos outros cidadãos de várias partes do Brasil.

Citações:

1) Carvalho, Antonio Cesar Perri. O movimento espírita e a política. Dirigente espírita, USE-SP. Ano 28. N.166. P. 6. São Paulo, julho-agosto de 2018.

2) Texto apresentado durante a Mesa Redonda Espiritismo e Política, realizada na Câmara Municipal de São Paulo no dia 4 de agosto de 2018: http://grupochicoxavier.com.br/mesa-redonda-espiritismo-e-politica-...

(*) Ex-presidente da USE-SP e da FEB.

Transcrito de: Revista Internacional de Espiritismo. Ano XCIII. No. 8. Setembro de 2018. P.410-411.

Exibições: 238

Comentar

Você precisa ser um membro de . para adicionar comentários!

Entrar em .

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Denílson Alves curtiram a página Canal 1 de Amigo Espírita
1 hora atrás
Denílson Alves curtiu a postagem no blog Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis de Amigo Espírita
2 horas atrás
Denílson Alves curtiram a discussão FUNÇÃO DO DOUTRINADOR de Amigo Espírita
2 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog Despotismos, Chico Xavier, forças armadas e Deus acima de todos (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog Despotismos, Chico Xavier, forças armadas e Deus acima de todos (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
edina aparecida da silva curtiram o evento “O Amor que Transforma”, com Rogério Alencar ao vivo na RAETV de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Amanda e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
17 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira
21 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
21 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Despotismos, Chico Xavier, forças armadas e Deus acima de todos (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Karen Cristina Simões Camargo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Karin
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Paulo Araujo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Márcio Oliveira
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de alvinbolo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de MARIA CLAUDIA PENCHIARI
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marlowa Barcellos Ribeiro
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de sergio aparecido narcizo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Amanda Moreira
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Mariana Veríssimo de Souza
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço