Espíritas ou Simpatizantes? – por Sidney Fernandes

Espíritas ou Simpatizantes? – por Sidney Fernandes


A cena da telenovela chamou minha atenção. Inicialmente, pelo talento das extraordinárias atrizes Irene Ravache e Júlia Lemmertz, depois, pelo conteúdo do diálogo entre elas.

— Meu Deus — pensei —, elas estão falando abertamente de reencarnação! E também sobre o planejamento espiritual, antes da atual vida, da filha de uma das personagens! Será que isso é comum nas novelas de hoje?

Jamais, em meus áureos tempos de juventude, imaginei que ouviria esse tipo de abordagem, de temática eminentemente espírita, em pleno horário nobre televisivo.

Resolvi pesquisar sobre o assunto e descobri que cerca de treze novelas, às quais nunca assisti, ou dei atenção, já falaram de vários assuntos chamados pela mídia de místicos.

Novelas que, desde 1989, já versaram sobre os temas: vidas passadas (Anjo de Mim – 1996), obsessão (A Viagem – 1994 e Amor à Vida – 2014), proteção espiritual (Páginas da Vida – 2006 e Escrito nas Estrelas – 2010), aparições espirituais (O Astro – 1977/78 e 2011(remake)), reencarnação (Alma Gêmea – 2006 e Além do Tempo – 2019) e manifestação mediúnica (Alto Astral – 2014), só para citar as mais conhecidas.

A que se deve o grande interesse dos brasileiros por esses temas? Enquanto os espíritas, segundo o IBGE, não chegam à casa dos cinco por cento da população brasileira, calcula-se que sessenta por cento, ou mais, aceitam a reencarnação. A comunicabilidade com os espíritos e a crença na imortalidade da alma têm percentuais de aceitação ainda maiores.

Naturalmente, não significa que todos sejam espíritas. Numa análise superficial, no entanto, deduz-se que existem muito mais pessoas que aceitam a imortalidade da alma, a comunicabilidade com os mortos e a reencarnação do que a quantidade de espíritas estatisticamente declarados e catalogados.

É bem verdade que a aceitação das teses espiritualista, reencarnacionista e da mediunidade não torna o indivíduo espírita, automaticamente. Essas ideias não são exclusivas do Espiritismo.

Atrevo-me, no entanto, a exemplo do que fez Allan Kardec em sua época, quanto tentou aferir a quantidade de adeptos da Doutrina Espírita, a afirmar que existe uma grande quantidade de simpatizantes, que aceitam os princípios e ideias espíritas, mas não querem ser considerados efetivamente espíritas.

De toda forma, se, por um lado, não podemos cometer a pretensa leviandade de considerar todos os noveleiros como espíritas simpatizantes, por outro, estaríamos cometendo grande engano em aceitar o número oficialmente registrado de espíritas.

Afinal de contas, o Espiritismo — parafraseando Allan Kardec —, é uma questão de fé e de crença, e não de rótulo ou grupamento. Sendo assim, quem aceita a existência e manifestação dos espíritos e admite a possibilidade da multiplicidade de vidas, é, no mínimo, espírita de fato, pois tais princípios não são esposados pelas religiões predominantes no Brasil.

É bem verdade que o brasileiro costuma, em matéria de religião, colocar os pés em duas canoas. Ou seja, há muitos irmãos católicos que vão ao centro espírita submeter-se à aplicação de passes, muitos evangélicos que frequentam terreiros de umbanda e muitos espíritas que se persignam, isto é, fazem o sinal da cruz diante das igrejas, e as frequentam.

Nada contra essa miscelânea de crenças, pois quem sofre, diria meu pai, sabe onde dói o calo, e deve procurar o consolo onde puder.

Quem, no entanto, partilhar as convicções dos espíritas a respeito da existência e da manifestação dos espíritos, da reencarnação e das consequências morais daí decorrentes, não mais poderá se intitular como seguidor de outra religião e estará dando seguro passo no sentido de se tornar um espírita autêntico.

As convicções, sem dúvida, são importantes. Todavia, a qualificação de espírita verdadeiro e sincero pressupõe ser tocado nas fibras do coração com a coragem de se tornar um cristão autêntico e da inabalável determinação de vencer seus defeitos de caráter e maus pendores.

Fiquemos com as palavras de Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo:

— Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.

Já ocorreu em mim a transformação para o homem novo preconizado por Paulo, o apóstolo? Estou assestando todas as minhas intenções para a vitória sobre as minhas más tendências? Se é dessa forma, estarei deixando de ser apenas um espectador de novelas para tornar-me efetivamente um homem de bem, um verdadeiro cristão.

Exibições: 118

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Últimas atividades

Raquel Eilert curtiu a postagem no blog Ondas do Pensamento de PATRIZIA GARDONA
1 hora atrás
Marcos Nobrega comentou a página Radios de Amigo Espírita
"O que precisamos para que o meu site sobre interpretação dos sonhos do ponto de vista espiritual também esteja aqui? https://www.segredosdosonho.com.br/significado-dos-sonhos/"
5 horas atrás
Sergio Bini curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

1 – Enfatiza-se no meio espírita o fato de que estamos em plena transição na sociedade planetária, de Mundo de Provas e Expiações para Mundo de Regeneração. É isso mesmo?Depende do ponto de vista. Imaginemos que façamos uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro como andarilhos. Desde a saída estaremos em trânsito a caminho do Rio, mas ainda longe de nosso destino. Imagino que o fato de estarmos em transição para o Mundo de Regeneração não significa que estejamos às suas portas.2 – No que você…Ver mais...
ontem
Erika Silvira postou um evento
Miniatura

Workshop Controle da Mente- Desperte o Poder da sua Consciência em Local: Hotel Braston

28 setembro 2019 de 9 a 16:30
Diante de tantos desafios diários quais são os passos para ter uma mente mais saudável? Como podemos evitar síndromes da mente ?Todas essas respostas estarão no Workshop Controle da Mente - Desperte o Poder da sua Consciência.O encontro contará com um time de palestrantes especialistas de destaque na área da saúde mental, unindo medicina e espiritualidade.Participação: Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, Dr. João Lourenço Navajas, Marcelo Bispo e Raquel BacchiegaGaranta já seu ingresso ligando para…Ver mais...
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Anália Franco-"A Grande Dama da Educação Brasileira". de Liudmila Carla Pinheiro
"Anália Franco. Gratidão O lar Anália Franco, Rio de Janeiro (1, 2) foi fundado em 22 de outubro de 1922. Em 2017 a direção programou o Seminário Anália Franco, o Evangelho Aplicado à…"
ontem
Armando Jorge Pereira Carvalho curtiram o perfil de Georgia
segunda-feira
Sergio Bini curtiram a discussão Chorando para realizar de Maria Luci Sales Marques
segunda-feira
Sergio Bini curtiram a discussão DIAS DE SOMBRA - JOANNA DE ÂNGELIS E DIVALDO PEREIRA FRANCO de Maria Luci Sales Marques
segunda-feira
Ícone do perfilAna Mafalda Candy, Shirley Cristiane Amaral, Augusto Cesar Sousa e mais 3 pessoas entraram em RAE
domingo
Shirley Cristiane Amaral curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Shirley Cristiane Amaral curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

“Dia dos Pais”

Alguns podem pensar e admitir que a lei  é exageradamente generosa. (1) Tremembé, São Paulo, possui pais famosos. (2) Mesmo condenado pela Justiça após ter matado uma filha, o detento paradoxalmente poderá deixar a Penitenciária devido ao “benefício da saída temporária de Dias dos Pais”.“No projeto de lei anticrime, consta a vedação de saídas temporárias da prisão para condenados por crimes hediondos”. (3) O texto final poderá apresentar alterações advindas da Câmara dos deputados e do…Ver mais...
domingo
Elmira Vaz Malheiros comentou a página Colabore com a Rede Amigo Espírita de Amigo Espírita
"CANCELAR MEU NOME IMEDIATAMENTE. DESISTO DO RAE. obrigada !"
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o perfil de Fernanda de Moraes Cippiciani
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o perfil de Fernanda de Moraes Cippiciani
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Ondas do Pensamento

A questão de número oitenta e oito de O Livro dos Espíritos nos esclarece que o Espírito pode ser comparado a um clarão, uma fagulha, uma centelha etérea.Na questão seguinte, oitenta e oito “a”, o Emérito Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, pergunta se o espírito tem cor, e a resposta dos Orientadores Espirituais diz que sim, e que essa cor pode variar do escuro…Ver mais...
domingo
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog O aforismo “Fora da caridade não há salvação” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço