REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

ESTRUTURA DE UMA CASA ESPÍRITA- ALICERCES ESPIRITUAIS!

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

O Centro Espírita é muito mais do que a casa física que lhe serve de sede. Transcende às paredes, aos muros que o circundam e ao teto que o cobre. Em verdade, o Centro Espírita é um complexo espiritual em que se labora nos dois planos da vida, o físico e o extrafísico, e com as duas humanidades, a dos encarnados e a dos espíritos desencarnados. Em razão disso, as providências e cuidados da Espiritualidade Maior são imensos quanto ao planejamento e à organização de uma instituição espírita. Já há muito sabemos que as planificações espirituais antecedem as dos encarnados, por isso se diz, comumente, quando se pensa e projeta uma obra espírita, que esta já estava edificada na espiritualidade. O que é real e verdadeiro. Os alicerces espirituais, portanto, são “levantados” bem antes, servindo de modelo para a obra que se pretende edificar no plano terreno.

(...) Costumamos frequentar o Centro Espírita durante anos sem atentarmos para aspectos mais profundos da sua importância, pois o vemos apenas como o local onde vamos buscar ajuda, consolo, amparo e esclarecimento e onde se tem um bom ambiente espiritual, apropriado para as reuniões espíritas. Não nos damos conta de toda a complexa estrutura espiritual que mantém uma sede de atividades espíritas, no âmbito dos encarnados, para que ela possa atuar nos dois planos da vida.

Entretanto, há alguns anos, estamos sendo conscientizados, principalmente através de mensagens dos instrutores espirituais, do que é, na realidade, o Centro Espírita e a premente necessidade que temos de adequá-lo e preservá-lo de acordo com as diretrizes da Codificação, bem como dos cuidados com que a Espiritualidade Maior cerca e dispensa, ao longo da tempo, aos núcleos espíritas que estão incluídos entre os que são merecedores dessas providências, pelo trabalho sério, nobre e edificante que realizam.

(...) Na ambiência da Casa Espírita, no relacionamento com os companheiros, descobrimos gradualmente o “segredo” de conviver com as diferenças aplicando os ensinamentos do Cristo à luz do Espiritismo, atendendo assim à conclamação do Espírito de Verdade, conforme registra O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”.

(...) Ao ressaltar o labor edificante promovido pelos mentores, não deixamos de considerar aquele que é efetuado pelos encarnados, ao conduzirem a Casa com seriedade e fundamentada nas diretrizes luminosas da Codificação Kardequiana. Assim, as duas equipes, a dos encarnados e a dos desencarnados, trabalharão em perfeita consonância formando, em última análise, uma única equipe, irmanados todos pelo mesmo ideal.

(...) No cerne dessa conscientização sobressai o compromisso dos dirigentes de serem as “vozes”, no plano terreno, dos Benfeitores da Vida Maior – estes que, numa visão mais profunda e avançada, são, em verdade, aqueles que dirigem, orientam, sustentam e inspiram os tarefeiros encarnados.

(...) Se a tarefa prioritária que nós, espíritas, devemos atender é a da difusão da Doutrina Espírita; se é essa a maior caridade que podemos exercer em relação a ela, conforme ensina Emmanuel, é essencial entender que a divulgação das diretrizes doutrinárias necessitam levar, em consentâneo, a vivência daqueles que as propagam. Somente assim, os valiosos princípios da Terceira Revelação terão o cunho da autenticidade, alcançando os corações que deles tenham ciência, com a força vibratória de quem vive o que prega.

Portanto, é no âmbito do Centro Espírita que exercitamos o amor, em suas várias gradações, que aprendemos a perdoar, que treinamos a paciência e a tolerância, aprendendo, em simultâneo, a ter respeito e disciplina no trato com as coisas espirituais.

DIMENSÕES ESPIRITUAIS do CENTRO ESPÍRITA- SUELY CALDAS SCHUBERT.

Exibições: 573

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de PAULO SERGIO DE OLIVEIRA em 8 novembro 2017 às 10:15

É lógico que muitos dos dirigentes de casas espiritas deveriam ler e reler essa mensagem. Em nenhum momento o comentário tem a intenção de critica. Abraços fraternos a todos.

Comentário de Mauro Batista da Silva em 2 novembro 2017 às 13:39

Cada um de nós é parte desta casa material e espiritual!

PRÓXIMO AO VIVO

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Malu Froes
2 horas atrás
Jorge Hessen comentou a postagem no blog Alertas sérios de Divaldo de Grupo de Est. Esp. Chico Xavier
2 horas atrás
Frederico Guerin curtiu o vídeo de Amigo Espírita
3 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Alertas sérios de Divaldo de Grupo de Est. Esp. Chico Xavier
7 horas atrás
Carlos Pointier curtiu a postagem no blog Alertas sérios de Divaldo de Grupo de Est. Esp. Chico Xavier
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/dLiTQOJKUn
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilpaulo henrique tomaz ribeiro, CLAUDIMERE DA SILVA NASCIMENTO, ALESSANDRA MARIANO e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
11 horas atrás
paulo henrique tomaz ribeiro curtiu a postagem no blog Honra ao Pai de Amigo Espírita
12 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/ZbBnDRSp2n
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Daise Vieira comentou o grupo Artigos Espíritas de Amigo Espírita
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Iy7SBfB66h
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Problema do Destino" A alma, depois de residir temporariamente no Espaço, renasce na condição humana, trazendo c… https://t.co/VBJcVOal1W
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/qOALWUJVf7
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/XpiIeyXCAy
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Miriam Thomé curtiu a postagem no blog Alertas sérios de Divaldo de Grupo de Est. Esp. Chico Xavier
ontem
Ícone do perfil via Twitter
"Alertas sérios de Divaldo" Nos últimos meses, em eventos diversos, Divaldo Pereira Franco tem feito algumas aborda… https://t.co/bd2QCNKsuE
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/fKfOkAKzcZ argumento justo - Evangelho na Rede com Vladimir Alexei
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por Grupo de Est. Esp. Chico Xavier
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço