Eu amo o paraíso

O ideal, meu caro amigo leitor, seria você assistir o vídeo antes de ler este nosso ensaio. Não que seja imprescindível, mas nos sintonizaríamos melhor a respeito de seu conteúdo.

Trata-se de um diálogo com menos de dois minutos, entre o garoto americano Silas Nathaniel Edenfield e sua mãe, a respeito do Paraíso, ou de outra forma, o Céu.

Na ocasião Silas era portador de câncer no fígado, irreversível e fatal, vindo a desencarnar com quatro anos e onze meses em vinte e cinco de maio de dois mil e treze.

Ele fala do Paraíso, dizendo que o ama, e que não era de seu desejo sair de lá para vir ao mundo dos encarnados, o que é necessário ao espírito para que ele possa progredir até a perfeição. E como não se consegue alcançar a perfeição em uma única vida, ainda mais nos casos de mortes prematuras, é preciso passar por diversas reencarnações até que a perfeição se dê.

No vídeo, a mãe conversa com Silas sobre como será o Paraíso quando ele voltar, ou seja, quando desencarnar. Fica claro que ambos estavam conscientes em relação a situação física. E é absolutamente incrível como sua mãe conduziu a situação, demonstrando total controle emocional, e, podemos dizer, confiança na realidade espiritual.

Silas diz que terá um novo corpo no Paraíso, sem câncer, e nunca mais ficará doente, que Deus estará com ele, e que sua parte favorita do Paraíso é que as ruas são de ouro, evidentemente querendo dizer que são brilhantes, e que no Paraíso tudo é bom, e acrescenta que Jesus e Deus estarão com ele. Logo após essas palavras ele encerra o diálogo dizendo que já terminou.

Os Espíritos Superiores, através da Doutrina Espírita, esclarecem que “A duração da vida de uma criança pode ser, para o Espírito que nela está encarnado, o complemento de uma existência anterior interrompida antes do tempo. Sua morte é, muitas vezes, também uma provação ou uma expiação para os pais” (1), e que doenças como a que vitimou o pequeno Silas podem estar relacionadas a “Toda queda moral nos seres responsáveis opera certa lesão no hemisfério psicossomático ou perispírito, a refletir-se em desarmonia no hemisfério somático ou veículo carnal, provocando determinada causa de sofrimento” (2).

Raciocinemos. Silas não teve, através de seu comportamento, como gerar o câncer na atual reencarnação e por isso a situação, para nos confortarmos em Deus, só pode ter sido causada em reencarnações anteriores, com o corpo físico funcionando como um filtro do corpo espiritual. E Silas sabia disso, porque afirmou que não teria mais doenças em seu futuro corpo quando adentrasse o Paraíso.

A naturalidade com que ele fala do Paraíso demonstra que ele já o vive no seu mundo íntimo, o que é atestado pelo ensino dos Espíritos encarregados da Codificação Espírita quando afirmam “…porque céu e inferno, exprimindo equilíbrio e perturbação, alegria e dor, começam invariavelmente em nós mesmos” (3), embasados na fala de Nosso Senhor Jesus Cristo “Nem dirão: Vede aqui, ou vede ali, pois o Reino de Deus está dentro de vós” (4), significando que o Paraíso é uma construção intima, portanto, conquista pessoal do espírito imortal.

A facilidade com que ele se lembra da vivência espiritual antes da atual encarnação também tem explicação. A reencarnação começa, fisicamente, na concepção, mas o processo vai até que ele atinja os sete anos, após o renascimento, ocasião em que o processo reencarnacionista estará consolidado” (5).

Alertemo-nos, porque esta informação é suficientemente clara para entendermos que o aborto, em qualquer tempo, é atentado contra a vida do espírito reencarnante, portanto, uma agressão ao próximo e à Lei Divina.

Dado a certeza que ambos, mãe e filho, demonstraram em relação a realidade espiritual, o que poderíamos chamar de fé, desejamos encerrar esse nosso ensaio lembrando-nos do Benfeitor Espiritual Emmanuel, guia do médium Francisco Cândido Xavier:

Poder-se-á definir o que é ter fé?

Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade.

Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer “eu creio”, mas afirmar “eu sei”, com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento. Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstância da vida e sabe trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido.

Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao “faça-se no escravo a vontade do Senhor”. (6)

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Bibliografia:
(1) O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, item 199.
(2) Evolução em Dois Mundos, de Francisco C. Xavier e André Luiz, cap. 35.
(3) Evolução em Dois Mundos, de Francisco C. Xavier e André Luiz, cap. 37.
(4) Lucas 17:21 – Novo Testamento, Tradução de Haroldo Dutra Dias, 1ª Edição, 2010.
(5) Missionários da Luz, de Francisco C. Xavier e André Luiz, cap. 13.
(6) O Consolador, de Francisco C. Xavier e Emmanuel, item 354.

Autor

Antônio Carlos Navarro  é membro da Rede Amigo Espírita, estudioso e palestrante espírita. Trabalhador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP.

e-mail: antoniocarlosnavarro@gmail.com

Exibições: 844

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Celso Luiz Velloso Brandão em 6 março 2016 às 18:51

cada dia que passa admiro cada vez mais a Doutrina Espírita por todo o conhecimento  e explicações que ela proporciona a todos nós e por ser um de seus colaboradores.

Comentário de Sheila Maria Rangel Marques em 15 fevereiro 2016 às 20:09

Recados do céu!

Comentário de Josue Oliveira em 10 fevereiro 2016 às 17:21

ANTONIO NAVARRO  EU AMO O PARAISO VERDADE SOMENTE QUEDA UM TERA QUE CONQUISTAR  O QUE DIREITO LHE PERTENSE COM O AMOR SE PAGA I COM AMOR SE GANHA  COMO COMPRIMENTO DOQUE AS LEIS NOS ENCINAM  AMAR COM JESUS I POR JESUSSAGORA I SEMPRE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
"Diante da Morte": https://t.co/N8tqg0pRqi
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
Consequências da energia mental tóxica na saúde física e emocional - Alírio de Cerqueira Filho assista pelo youtub… https://t.co/QyHG6OrhGt
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
edina aparecida da silva curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
edina aparecida da silva curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
edina aparecida da silva curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
A Nova Era nos Corações - Palestra de José Antonio da Cruz assista pelo youtube https://t.co/JGxOvdAQoO https://t.co/ODe8okebm5
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Semeador - Andrélia Batista assista pelo youtube https://t.co/rS8fkctZH4 https://t.co/2zBujwmUFt
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Onde está a felicidade? - Palestra de Matheus Allan Toschi assista pelo youtube https://t.co/M5ftB00pkY https://t.co/dMEvnQqeOr
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Sensações dos espíritos - Eduardo Mendes Assista pelo youtube https://t.co/uFOgHnCUXU https://t.co/W8RWyw8nF6
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Mediunidade e Obsessão”, com Eliomar Borgo Cypriano de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Mediunidade e Obsessão”, com Eliomar Borgo Cypriano de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço