Eu amo o paraíso

O ideal, meu caro amigo leitor, seria você assistir o vídeo antes de ler este nosso ensaio. Não que seja imprescindível, mas nos sintonizaríamos melhor a respeito de seu conteúdo.

Trata-se de um diálogo com menos de dois minutos, entre o garoto americano Silas Nathaniel Edenfield e sua mãe, a respeito do Paraíso, ou de outra forma, o Céu.

Na ocasião Silas era portador de câncer no fígado, irreversível e fatal, vindo a desencarnar com quatro anos e onze meses em vinte e cinco de maio de dois mil e treze.

Ele fala do Paraíso, dizendo que o ama, e que não era de seu desejo sair de lá para vir ao mundo dos encarnados, o que é necessário ao espírito para que ele possa progredir até a perfeição. E como não se consegue alcançar a perfeição em uma única vida, ainda mais nos casos de mortes prematuras, é preciso passar por diversas reencarnações até que a perfeição se dê.

No vídeo, a mãe conversa com Silas sobre como será o Paraíso quando ele voltar, ou seja, quando desencarnar. Fica claro que ambos estavam conscientes em relação a situação física. E é absolutamente incrível como sua mãe conduziu a situação, demonstrando total controle emocional, e, podemos dizer, confiança na realidade espiritual.

Silas diz que terá um novo corpo no Paraíso, sem câncer, e nunca mais ficará doente, que Deus estará com ele, e que sua parte favorita do Paraíso é que as ruas são de ouro, evidentemente querendo dizer que são brilhantes, e que no Paraíso tudo é bom, e acrescenta que Jesus e Deus estarão com ele. Logo após essas palavras ele encerra o diálogo dizendo que já terminou.

Os Espíritos Superiores, através da Doutrina Espírita, esclarecem que “A duração da vida de uma criança pode ser, para o Espírito que nela está encarnado, o complemento de uma existência anterior interrompida antes do tempo. Sua morte é, muitas vezes, também uma provação ou uma expiação para os pais” (1), e que doenças como a que vitimou o pequeno Silas podem estar relacionadas a “Toda queda moral nos seres responsáveis opera certa lesão no hemisfério psicossomático ou perispírito, a refletir-se em desarmonia no hemisfério somático ou veículo carnal, provocando determinada causa de sofrimento” (2).

Raciocinemos. Silas não teve, através de seu comportamento, como gerar o câncer na atual reencarnação e por isso a situação, para nos confortarmos em Deus, só pode ter sido causada em reencarnações anteriores, com o corpo físico funcionando como um filtro do corpo espiritual. E Silas sabia disso, porque afirmou que não teria mais doenças em seu futuro corpo quando adentrasse o Paraíso.

A naturalidade com que ele fala do Paraíso demonstra que ele já o vive no seu mundo íntimo, o que é atestado pelo ensino dos Espíritos encarregados da Codificação Espírita quando afirmam “…porque céu e inferno, exprimindo equilíbrio e perturbação, alegria e dor, começam invariavelmente em nós mesmos” (3), embasados na fala de Nosso Senhor Jesus Cristo “Nem dirão: Vede aqui, ou vede ali, pois o Reino de Deus está dentro de vós” (4), significando que o Paraíso é uma construção intima, portanto, conquista pessoal do espírito imortal.

A facilidade com que ele se lembra da vivência espiritual antes da atual encarnação também tem explicação. A reencarnação começa, fisicamente, na concepção, mas o processo vai até que ele atinja os sete anos, após o renascimento, ocasião em que o processo reencarnacionista estará consolidado” (5).

Alertemo-nos, porque esta informação é suficientemente clara para entendermos que o aborto, em qualquer tempo, é atentado contra a vida do espírito reencarnante, portanto, uma agressão ao próximo e à Lei Divina.

Dado a certeza que ambos, mãe e filho, demonstraram em relação a realidade espiritual, o que poderíamos chamar de fé, desejamos encerrar esse nosso ensaio lembrando-nos do Benfeitor Espiritual Emmanuel, guia do médium Francisco Cândido Xavier:

Poder-se-á definir o que é ter fé?

Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade.

Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer “eu creio”, mas afirmar “eu sei”, com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento. Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstância da vida e sabe trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido.

Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao “faça-se no escravo a vontade do Senhor”. (6)

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Bibliografia:
(1) O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, item 199.
(2) Evolução em Dois Mundos, de Francisco C. Xavier e André Luiz, cap. 35.
(3) Evolução em Dois Mundos, de Francisco C. Xavier e André Luiz, cap. 37.
(4) Lucas 17:21 – Novo Testamento, Tradução de Haroldo Dutra Dias, 1ª Edição, 2010.
(5) Missionários da Luz, de Francisco C. Xavier e André Luiz, cap. 13.
(6) O Consolador, de Francisco C. Xavier e Emmanuel, item 354.

Autor

Antônio Carlos Navarro  é membro da Rede Amigo Espírita, estudioso e palestrante espírita. Trabalhador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP.

e-mail: antoniocarlosnavarro@gmail.com

Exibições: 849

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Celso Luiz Velloso Brandão em 6 março 2016 às 18:51

cada dia que passa admiro cada vez mais a Doutrina Espírita por todo o conhecimento  e explicações que ela proporciona a todos nós e por ser um de seus colaboradores.

Comentário de Sheila Maria Rangel Marques em 15 fevereiro 2016 às 20:09

Recados do céu!

Comentário de Josue Oliveira em 10 fevereiro 2016 às 17:21

ANTONIO NAVARRO  EU AMO O PARAISO VERDADE SOMENTE QUEDA UM TERA QUE CONQUISTAR  O QUE DIREITO LHE PERTENSE COM O AMOR SE PAGA I COM AMOR SE GANHA  COMO COMPRIMENTO DOQUE AS LEIS NOS ENCINAM  AMAR COM JESUS I POR JESUSSAGORA I SEMPRE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO


Clique no título para acessar o vídeo

Palestra "Quem é meu próximo" - Gustavo Gandolfi

08/12 -9:00 as 10:15h

“Força Espiritual” - Palestra com Eliomar Borgo Cypriano

08/12 - 9:00 as 10:00h

O bem e o mal sofrer - Palestra com Evaldo Botazzo

08/11 - 9:00 as 10:00h

Artigos Espíritas

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Últimas atividades

Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog “O Meu Obsessor não Permitiu Que Eu Me Casasse” de PATRIZIA GARDONA
16 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen) de os pae
16 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
FATIMA SANTOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Gestos e Valores: Série Roteiro

Áudios do Programa “Gestos & Valores" Gênero: Reforma ÍntimaApresentação: José Antonio da Cruz  (Catanduva/SP)Sugestões: gestosevalores@gmail.com Série: Estudo a obra  "Roteiro"  de Chico Xavier pelo espírito de EmmanuelVer mais...
23 horas atrás
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Espírita Online
Miniatura

Wellington Balbo

Palestrantre e Escritor Espírita.Ver mais...
ontem
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mensagens de Reflexão

Mensagens, frases e pensamentos para reflexão iluminando nossas vidas.
ontem
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DF O ex-apresentador de TV Gugu Liberato permanecerá presente na recordação da família,  dos milhões de fãs e dos doentes receptores dos seus órgãos. A família do apresentador fez questão de realizar um desejo que Gugu sempre manifestou: a doação dos órgãos. Pois que quando em vida Gugu…Ver mais...
ontem
Margarida Maria Madruga e francisco carvalho da Silva agora são amigos
ontem
Margarida Maria Madruga comentou o evento “Força Espiritual”, com Eliomar Borgo Cypriano de Carlos Pretti - SCEE
"Obrigada pelo convite."
ontem
Margarida Maria Madruga respondeu à discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo no grupo Artigos Espíritas
"Que assim seja, Wellington. Obrigada."
ontem
Nath Story Reis curtiu a postagem no blog PALAVRA "CRISE" - BEZERRA DE MENEZES de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado
Amauri A. L. Silva curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
sexta-feira
Ícone do perfilJosé Leonil Marques da Silva, André Goes e Alexandre Guilherme Martins Soar entraram no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
sexta-feira
José Leonil Marques da Silva respondeu à discussão Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"Excelente o artigo da culta Simoni Privato Goidanich. Porém, peço licença para acrescentar que, posteriormente, AK reconheceu ser médium intuitivo em nota ao artigo "Caracteres da Revelação…"
sexta-feira
José Leonil Marques da Silva curtiram a discussão Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich de Amigo Espírita
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
quinta-feira
Maria Isabel Januário curtiram o evento Músicas de Paz de EvandroOlivah
quinta-feira
Ori Pombal Franco curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
quinta-feira
Ícone do perfilCassia Garcia, Décio Luiz Rosa Eugênio, Wendell Fridman de Vasconcelos e mais 13 pessoas entraram em RAE
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço