REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Eu não sou mais espírita! “Ex-espírita” será imaginável?

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com

 

Há poucos dias, um reconhecido divulgador do Espiritismo, utilizou-se das redes sociais para confessar que “não era mais espírita”. Ouvimos suas razões pelo “you tube” e percebemos a sua ingenuidade, motivo pelo qual deliberamos comentar seu ato.  Todavia, antes de explanar sobre a deserção do propagandista insurgente e “ex-espírita”, asseguramos que não existe no dicionário kardequiano o termo  “ex-espírita”. Até porque, uma vez ESPÍRITA, jamais serão desintegrados os ensinos revelados pelos Espíritos aos que foram racionalmente abrangidos. Portanto, os que se assumem “ex-espíritas” jamais foram ESPÍRITAS.

Em Obras Póstumas encontramos o artigo “Desertores”, nele aprendemos que “entre os ESPÍRITAS convictos, não há deserções, na lídima acepção do termo, visto como aquele que desertasse por motivo de interesse ou qualquer outro, nunca teria sido sinceramente ESPÍRITA; pode, entretanto, haver desânimos. Pode dar-se que a coragem e a perseverança fraqueiem diante de uma decepção, de uma ambição frustrada, de uma preeminência não alcançada, de uma ferida no amor-próprio, de uma prova difícil.”[1]

Se   alguns “ex-espíritas” desertaram, aniquilando o ideal, admitindo extinguir a chama da Doutrina dos Espíritos sob qualquer pretexto, segundo as contingências históricas, podemos afiançar-lhes que o Espiritismo permanecerá despontando sucessivamente por meio de diversos instrumentos de desenvolvimento e expansão. Isto quer dizer que o Espiritismo prosseguirá sempre, conquanto alguns, às vezes, abandonem a luta ou retrocedam, devido às conveniências particularíssimas.

Digam o que disserem, ou façam o que fizerem ninguém será capaz de privar o Espiritismo do seu caráter revelador, da sua filosofia racional e lógica, da sua moral consoladora e regeneradora. Qualquer oposição é impotente contra a evidência, que inevitavelmente triunfa pela força mesma das coisas.

Muitos antagonistas de Kardec acreditavam que o Espiritismo se extinguiria por causa dos “espíritas” que se envolviam em desordem, arrogância ou deserção, onde centros espíritas se esvaziavam ou até fechavam as suas portas, entretanto os Espíritos não ficaram imóveis ou ociosos, ao contrário, solucionaram de maneira objetiva, provocando novos fenômenos e fatos transcendentes, a fim de manterem desperta as mentes humanas sob a pujante luz do Consolador Prometido.

É óbvio que alguém que verdadeiramente estuda e busca o aperfeiçoamento moral dentro dos ensinamentos do Espiritismo jamais (nunca mesmo!) será mental , intelectual e sentimentalmente   a mesma pessoa. O Espiritismo não impõe nada, pelo contrário, expõe!  Se é certo que todas as grandes ideias contam apóstolos fervorosos e dedicados, não menos certo é que mesmo as melhores dentre as ideias têm seus desertores. O Espiritismo não podia escapar aos efeitos da fraqueza humana. 

Alguns “ex-espíritas” por algum tempo pregaram a união, semeando a separação; habilmente levantaram questões importunas e ferinas; despertaram o despeito da preponderância entre os diferentes grupos. Em verdade,  todas as doutrinas têm tido seu Judas; o Espiritismo não poderia deixar de ter os seus e eles ainda não lhe faltaram. Kardec chamava-os de “espíritas de contrabando”, mas que também foram de alguma utilidade: ensinaram ao verdadeiro ESPÍRITA a ser prudente circunspeto e a não se fiar nas aparências. Sem dúvida, podem os tais “ex-espíritas” terem sido crentes, mas, sem contestação, foram crentes egoístas, nos quais a fé racional não ateou o fogo sagrado do devotamento e da abnegação.

Aos que que lutam com coragem e perseverança cujo devotamento é sincero e sem ideias preconcebidas os Bons Espíritos protegem manifestamente. É verdade! Os Bons Espíritos ajudam-nos a vencer os obstáculos e suavizam as provas que não possamos evitar-lhes, ao passo que, não menos manifestamente, abandonam os que desertam e sacrificam a causa da verdade às suas ambições pessoais e mesquinhas.

Quem sabe possamos também chamar de desertores os que pregam virtudes religiosas e sociais, acolhendo-se em trincheiras de usura, os que levantam casas de socorro, desviando recursos que deveriam ser aplicados para sanar as dores do próximo, as mães que, sem motivo, emudecem as trompas da vida no santuário do próprio corpo, embriagando-se de prazeres que vão estuar na loucura, os que passam as horas censurando atitudes de outrem, olvidando os deveres que lhes competem os que condenam e amaldiçoam, ao invés de compreender e abençoar, os que perderam a simplicidade e precisam de uma torre de marfim para viver.

Quando perpetramos a deserção voluntária dos nossos deveres, diante das leis que nos governam, decerto que imprimimos determinadas deformidades no corpo espiritual. Benfeitores da Vida Maior são unânimes em declarar que, em todas as ocasiões nas quais sejamos impulsionados a desertar das experiências a que Deus nos destinou na vida terrestre, devemos recorrer à oração, ao trabalho, aos métodos de autodefesa e a todos os meios possíveis da reta consciência, em auxílio de nossa fortaleza e tranquilidade, de modo a fugirmos do profundo poço da irrealização pessoal.

 

Referência bibliográfica:

[1] KARDEC, Allan. Obras Póstumas, Os desertores, RJ: Ed FEB, 2001

 

Exibições: 4151

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Alexandre Nunes em 8 setembro 2017 às 22:59

O Espiritismo é do Cristo e não pode ser tratado como casa de ninguém , casa da Maria Joana...

Insisto em proferir o célebre axioma ...os incomodados que se retirem e busquem suas turmas, mas respeitemos os espíritas.

Reenfatizo a admoestação: a porta da rua é a serventia da casa.

Deixem o Espiritismo em paz, nos errem , nos esqueçam e façam de suas vidas o que quiserem,  mas respeitem a religião ou princípios religiosos  dos outros. Isso é bom senso e racional.

Façam  de conta que Kardec nunca existiu e  prossigam suas vidas. Deixa nós em nossa burrice! ora pois!

Comentário de Rosa Mariah em 8 setembro 2017 às 21:39

Penso que Kardec e a espiritualidade não outorgou a ninguem delimitar se este ou aquele que trabalha e estuda a doutrina saia ou não dela mesmo porque não existe dentro ou fora existe a verdade existe o amor e existe Jesus Cristo a nos indicar o caminho.  Amar, trabalhar, perdoar e não colocar a TERCEIRA REVELAÇÂO como algo banal e com pseudo donos??????

Comentário de Alexandre Nunes em 8 setembro 2017 às 21:26

Ora o Espiritismo não precisa ser superior a nada, até porque é a Terceira Revelação e não haverá uma Quarta revelação. 

Se as tais infinitas  "verdades" são reveladas de acordo com o discernimento de cada um a coisa é bem razoável ...ninguém é obrigado a abdicar das suas religiões    e ninguém é obrigado a estudar o Espiritismo, mas desde que abraçamos o Espiritismo como ideal não podemos negar fidelidade aos seus ensinamentos principalmente contidos nas obras de Kardec.

Deus não está preocupado que acreditemos Nele , mas as suas magnânimas leis estabelecem a cada um segundo seus méritos.  

Ora se eu não concordo com o Espiritismo não obrigado e estudá-lo nem a frequentar centro nenhum, portanto vamos deixar o Espiritismo em Paz ao invés de ficar criticando a sacrossanta doutrina dos Espiritos. É uma patetice os críticos achando que os espiritas somos fanáticos, pobrezinhos coitados ,  candidatos a santos...

Repito que os que não se afinaram com os preceitos espiritas vão com Deus, se é por falta de adeus...até logo!

Ora  a porta de saída é a serventia da rua...tchau queridas! e queridos!

Respeitemos Kardec, respeitemos Jesus, respeitemos Chico Xavier ou melhor é ficar calado (a)

Insisto em fazer o seguinte convite: os liberais, os (as) sabichões (chonas) cacem suas turmas e nos errem....

Comentário de Rosa Mariah em 8 setembro 2017 às 20:26

Se o que seguimos tem a verdade o tempo ratificará nossa crença.  O que vejo as vezes é pessoas que desejam que só seu ponto de vista prevaleça.  Não creio em nenhuma religião superior a outra mas creio que as verdades são reveladas de acordo com o nosso discernimento e Deus em sua misericórdia nos permite ter esse ou aquele modo de acreditar Nele de acordo com nossa evolução.   Ninguém vai perguntar nossa religião ao chegarmos do lado de lá mas o que fizemos por nós mesmos e pelo próximo para ajudar na evolução geral.  Podemos saber porque esse ou aquele passa por dificuldades mais ou menos sérias mas não temos o direito de julgar.  Caso contrário Jesus não diria: Não julgueis.  Isso porque não temos o conhecimento real do que cada ser passa para poder julgá-lo verdadeiramente.  Todas as principais religiões dizem : Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo.   Ah que luta eu tenho tido para seguir esse tripé mas chego lá .

Comentário de Nece Bez em 8 setembro 2017 às 15:30

Por que eu sou espírita: em meu caso, demorou alguns anos para eu entender, outros para eu aceitar, e hoje, sem a menor dúvida, eu estou realmente segura e muito feliz pela escolha que fiz. Descobri a paz! Eu estou aprendendo a escutar os espíritos de luz, eles estão do meu lado, 24 horas por dia, todos os dias guiando-me. Eu entendo que terei de passar por muitos desafios e, ainda que eu sofra, eu confio neles, porque alcançamos o despertar da consciência, pelo conhecimento dos fatos, do que somos hoje, mas principalmente, das escolhas que fazemos e, o quanto devo ser responsavel sem maquilar o presente para não comprometer o meu futuro. É pela consciência que encontramos a paz para o espírito. Para que a alma possa crescer, é tão necessário entender como podemos nos elevar e alcançar a iluminação.

Em alguns momentos, os passos foram suaves e tranquilos. Mas em outros, os passos foram ásperos, complicados e duros. Parece até que estou escalando uma montanha gigante e sem fim. Mas sempre temos algo de bom para observar, ainda que algumas vezes demore alguns, dias, meses ou anos. Foi passando pelas diferentes fases que eu encontrei a felicidade, a bondade e a generosidade daqueles que estão me guiando para a minha iluminação. O importante é não desistir, ter fé em Deus e lembrar no sentimento de amor que nunca se findará.

Comentário de Juarez Pereira da Costa em 6 setembro 2017 às 19:52

Hugo Leonardo Ferreira, justamente isso que sempre ouvimos nas casas espíritas: é preferível rejeitar noventa e nove verdades que aceitar uma mentira e somente estudando, pesquisando profundamente vamos encontrar os supostos erros, que pode não está sendo bem interpretado. O grande problema nosso é o de ouvir alguém falar qualquer coisa e de imediato repassar sem ter a preocupação de verificar se é certo ou errado e hoje, a ciência anda lado a lado com a religião, uma anunciando e a outra confirmando

Comentário de Hugo Leonardo Ferreira em 6 setembro 2017 às 0:21

Se alguém se sente balançado (na dúvida) por nosso irmão ter encontrado "mentiras" no espiritismo... vamos estudar mais para encontrar as VERDADES ;)

Comentário de Josue Oliveira em 5 setembro 2017 às 15:08

Meus amigos como eu nao sou mais Espirita  como ninguem conceguiu alterar nem o Livro dos Espiritos nem tam pouco  as Leis divinas  que dizer sem fundamento nem justificacao   a nossa filosofia para acabar nao entao de queda vez mais alta fica com o nosso Codificador porque sempre acreditou i acredita no grnde valor no amor para com seu irmao  i sempre formou i forma em queda hora que passa o melhor que e os nossos irmao Espiritas i ai esta queda um semeia o que bem quer  haaaa mas depois a colheita e obrigatoria abc 

Comentário de Codificador do Paracleto em 5 setembro 2017 às 10:11

Comentário de Codificador do Paracleto em 4 setembro 2017 às 18:27

O Morel nunca foi legitimamente espirita, algum dito espirita, lhe fez uma lavagem mental, e lhe disse que ele era espirita, e ele acreditou.

Depois de muito tempo é que se apercebeu de que ele não aceitava a incorporação, e a comunicação dos espíritos, entretanto é através da mediunidade que os espíritos ditaram a Kardec o “Livro dos Espíritos” que é a pedra angular da doutrina dos espirita.

E para arranjar pretextos para desligar-se do espiritismo, entendeu que o conseguiria criticando Divaldo, Chico, e Emmanuel, entretanto sua critica, não apresenta um motivo justificável, pois não informa em momento algum o motivo da critica, e não apresenta  lógica e racional, mas apenas critica sem definir o motivo da critica.

Um abraço.

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Carlus Martel curtiu a postagem no blog “Armar” a população é inútil; “Amar” o povo - eis o caminho da paz (Jorge Hessen) de Casa de Jaco - Lar do idoso
3 horas atrás
Carlus Martel compartilhou o post do blog de Casa de Jaco - Lar do idoso em Facebook
3 horas atrás
Alan Piaui da Costa curtiu a postagem no blog Turbulências - Divaldo Franco de PATY GARDONA
4 horas atrás
Vagner e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Vem ouvir o meu novo áudio: Quantas Vezes Voltaremos Ao Planeta Terra - Qs 172 A 176 https://t.co/7bEnjVmZMO on #SoundCloud
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/I3X8i0X60m
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog A Arte de Elevar-se - Irmão X de PATY GARDONA
7 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog “Armar” a população é inútil; “Amar” o povo - eis o caminho da paz (Jorge Hessen) de Casa de Jaco - Lar do idoso
7 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Turbulências - Divaldo Franco de PATY GARDONA
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/UhrWaY6zD0
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/3TolqRDRnf
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/tKejSi6Y7L
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilShizuo Yoshida, krislainne chan gaung, Marcus Vinicius fernandes e mais 3 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Turbulências - Divaldo Franco" O mundo está em turbulência de todo jaez.: https://t.co/ujOglB0CR2
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATY GARDONA
11 horas atrás
Bruno Bertolli comentou a página Sites Parceiros de Amigo Espírita
12 horas atrás
Bruno Bertolli comentou a página Sites Parceiros de Amigo Espírita
12 horas atrás
marise teles de oliveira curtiram o perfil de marise teles de oliveira
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/f6iwoocIuV
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ronaldo Marcelo Pacce curtiram o perfil de Anete Guimarães
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço