O Homem como ser inteligente sempre questiona quem somos e de onde viemos, mas, outra questão pertinente  é : “Estamos sós?”.

Em meu artigo especulativo[1] sobre os Anunnaki[2], enveredei na questão de que possivelmente existem seres em outros planetas, e esse artigo retende, através de analise bibliográfica sobre as diversas perspectivas, tentara de forma charneira cruzar informações de diversos autores e pesquisadores sobre o assunto, mantendo a ótica espírita sobre essa questão.

É necessário para que continuemos que seja explicada a palavra “Vida Extraterrestre” que é a vida que não se origina a partir do planeta Terra. É também chamada de vida alienígena, o desenvolvimento e a pesquisa de hipóteses sobre vida extraterrestre é conhecido como "exobiologia"[3], devemos ressaltar que quando se fala em vida extraterrestre abrange seres microscópios, bactérias, fungos e etc.

Desde a década de cinquenta foram formadas diversas “RELIGIÕES OVNIs[4] , e em 1971, a NASA fundou a “Busca por Inteligência Extraterrestre” (Search for Extra-Terrestrial Intelligence – SETI) para procurar por evidência de comunicação interestelar provinda de uma civilização de um planeta, e ainda nos dias de hoje  em pleno século XXI, a astrobiologia é foco de um número crescente de missões da NASA e da Agência Espacial Europeia.

Retornado aos Anunnaki, devemos nos atentar que existem muitas  informações baseadas na cultura e conhecimento da época, e que por isso podem haver diversas, complexas e falsas interpretações, nesse ponto cito uma parte do livro “Exobiologia e Espiritismo” [i]

“Cada cultura em cada tempo desenvolveu seus próprios mitos acerca da origem do Universo. Tais mitos diferem bastante um dos outros já que cada um reflete o ambiente e a sociedade onde foi criado, porque cada mito representa a verdade absoluta dentro de cada sociedade, e qualquer um que ousasse questioná-lo estaria fatalmente sujeito a acusação de heresia. A palavra mito vem do grego Mythos que significa história, conto, etc.”.( JUNIOR. 2014, Cap. I. P17).

Sob esse prisma, todo o cuidado é pouco na formulação de hipóteses sobre esse tema, dentro do espiritismo encontramos diversas vertentes que teorizam sobre a vida extraterrestre e sua influencia em nosso desenvolvimento; na Revista Espírita[5] na edição de Março de 1858[ii]  encontramos  o artigo “A pluralidade dos mundos”, e a frase :

“Seguramente, nada prova, matematicamente, que os seres que habitam os outros mundos sejam homens como nós, moralmente falando; mas, quando os selvagens da América viram desembarcar os Espanhóis, não duvidaram mais que, além dos mares, existia um outro  mundo cultivando artes que lhes eram desconhecidas.[...] Chegamos, pois, por um simples raciocínio, que muitos outros fizeram antes de nós, a  concluir pela pluralidade dos mundos, e esse raciocínio se encontra confirmado pela revelação  dos Espíritos. Eles nos ensinam, com efeito, que todos esses mundos são habitados por seres corpóreos apropriados à constituição física de cada globo; que, entre os habitantes desses  mundos, uns são mais, outros são menos, avançados do que nós do ponto de vista  intelectual, moral e mesmo físico. [...] Assim, tudo é povoado no Universo, a vida e a inteligência estão por toda parte: sobre os globos sólidos, no ar, nas entranhas da  terra, e até nas profundezas etéreas. [...]”(KARDEC.1858).

Nessa mesma revista tem o artigo com o titulo: “Júpiter e alguns outros mundos”, logo de inicio Kardec nos alerta que  o mundo dos Espíritos se compõe de almas de todos os humanos desta Terra e de outras  esferas, desligadas dos laços corporais; ainda nesse texto os espíritos revelam que  o planeta Marte seria ainda menos avançado do que a Terra; os Espíritos que nele estão encarnados pertencem quase exclusivamente aos Espíritos impuros.

São abordados diversos planetas como: Vênus, Júpiter, Saturno, Mercúrio e etc. sendo que conforme os espíritos  de todos os planetas, o mais avançado, sob todos os aspectos, é Júpiter.

Mudando o foco, destacamos que através de pesquisas  nas comunicações por TCI[6] a pesquisadora Sonia Rinald[7], em entrevista no programa da série:

Transcomunicação...ponte para outras dimensões!  Afirma que a dois tipos distintos de comunicações uma é com espíritos de pessoas que desencarnaram aqui na terra, outra de seres extraterrestres.[8] Em outra ocasião em entrevista com Fabio Sousa[9] no portal SG[10] , foi feita a seguinte pergunta : “Uma das surpresas do seu trabalho com a Transcomunicação Instrumental é o contato com seres de formas diferentes das que conhecemos na Terra. São Espíritos desencarnados de extraterrestres ou eles estão encarnados em outros planetas? O que eles lhe dizem?

R: Na verdade não sei. O mais provável é que tenha de tudo, tal a variedade de formatos de cabeças e detalhes em seus rostos. Tem os falecidos também. Porém, o que sei é que esses que nos contactam se dizem ultraterrestres – ou seja, são seres que não viveram na Terra mas fazem parte da cúpula que gerencia o planeta. Quando questionados sobre de onde eles eram, responderam que “da Terra”. Estão aqui há milênios.[...]”[11]

Conforme Sonia Rinaldi  as comunicações sejam por espíritos desencarnados de terráqueos  ou de extraterrestres  é coordenada por  extraterrestres.[12]

João Fernandes , na obra “Exobiologia e Espiritismo”, afirma :

“[...] nas obras da Codificação Espírita – baseado nas informações que obteve na época – Allan Kardec informou que o planeta Marte era habitado por seres inferiores aos da Terra. Em contrapartida, outros autores – encarnados e desencarnados – descreveram o Planeta Vermelho como sendo habitado por uma civilização tecnológica e moralmente superior à da Terra.[...] ( JUNIOR. 2014. Cap. III. P.84)

Devemos, no entanto alertar que com exceção das pesquisas de Kardec o qual foi aplicado  o CUEE[13], as  comunicações podem ser mau intencionadas  e portanto suas  informações equivocadas.

A única garantia segura do ensino dos Espíritos está na concordância das revelações feitas espontaneamente, através de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares. [...] A experiência prova que, quando um novo princípio deve ser revelado, ele é ensinado espontaneamente, ao mesmo tempo, em diferentes lugares, e de maneira idêntica, senão na forma, pelo menos quanto ao fundo.”( KARDEC.p.22- Introdução)[iii]

O Espiritismo é aberto às novas informações e inovações tecnológicas e deve ter o discernimento de saber filtrar as comunicações sejam elas de espíritos de terráqueos ou de extraterrestres.

 

 

 

 

 

 

[1] Seriam nossos ancestrais os Anunnaki?- Publicado pela revista internacional de Espiritismo (RIE) de Janeiro/2015.

[2] Na linguagem suméria eram visitantes estelares  que colonizaram o planeta.

[3] Exobiologia ou Astrobiologia (outros termos são exopaleontologia, bioastronomia e xenobiologia) é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo.

[4] Religião OVNI é um termo informal que designa as supostas religiões que acreditam no contato com seres de outros planetas. Há entre essas pessoas diversas ramificações, mas a grande maioria acredita que alienígenas contribuíram ou contribuem fundamentalmente para a humanidade.

[5]  REVISTA  ESPÍRITA (Revue Spirite) - Periódico, de divulgação da doutrina espírita, foi lançado por Allan Kardec, em 1 de janeiro de 1858 em Paris, tinha como subtítulo "Journal D'Études Psychologiques" (Jornal de Estudos Psicológicos).

[6] Transcomunicação instrumental (TCI) estuda a comunicação entre vivos e mortos através de aparelhos eletrónicos como por exemplo rádio, televisão, telefone e computador.

[7] SONIA RINALDI VERA FREDIZZI MARLENE BERNARDO, é uma das maiores pesquisadoras da TCI (Transcomunicação Instrumental) mundial, autora de diversos livros, fundadora do IPATI Instituto de Pesquisas Avançadas Em Transcomunicação Instrumental (http://www.ipati.org/).

[8] Informação colhida  na entrevista gravada   no programa “Radio IPATI”  a disposição no link : http://ipati.org/programa_radio04.html.  ou http://www.youtube.com/watch?v=eoFp2YNugI4

[9] Fábio Sousa (Apresentador, Jornalista)

[10] Portal SG: site voltado para o entretenimento em Petrolina - PE, Juazeiro - BA e cidade circunvizinhas,

[11] Entrevista acessível pelo link : http://portalsg.ne10.uol.com.br/entrevistas/detalhe/10/entrevista-s...

[12] Informação colhida em entrevista na tvweb “ Ramatís uma proposta de luz” acessível pelo link :  http://youtube.commentvia.com/?yt=6ilAKWYUDZ0

[13] CUEE – Controle Universal do Ensino dos Espíritos

[i][i] JÚNIOR, João Fernandes da Silva.  EXOBIOLOGIA E ESPIRITISMO. Ed. Amazon do Brasil  (www.amazon.com.br). 2014.

 

[iii] KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, FEB, Rio de Janeiro, 2000.

 

Exibições: 158

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
16 horas atrás
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
21 horas atrás
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
21 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
quarta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
quarta-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
terça-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
terça-feira
Lucas Oliveira da Silva Farias curtiram a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
segunda-feira
DÓRIS MARIANA SIQUEIRA ALVARENGA curtiram o perfil de Magali Bischoff
27 Jun
Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa comentou o grupo Meimei - Espirito de Luz de Acacia Maria Picoli
"Estimados confrades: Estou interessando em linda mensagem de Meimei, onde ela narra que um discípulo de Jesus queria conhecê-lo de mais perto...Viaja por diversos lugares, e acaba abrigando uma criança, onde então Jesus…"
27 Jun
Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa entrou no grupo de Acacia Maria Picoli
Miniatura

Meimei - Espirito de Luz

Grupo criado com o objetivo de divulgar as lindas mensagens e preces de MeimeiVer mais...
27 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço