Lema básico  da doutrina espírita.Por que Kardec criou esse axioma que está colocado no Evangelho Segundo o Espiritismo? As religiões cristãs tradicionais, em sua época, diziam e, ainda hoje, em suas diferentes vertentes, dizem que fora da igreja não há salvação, isto é, daquela igreja em particular e da “verdade” que ela pregava. Cada uma se colocava e se coloca, em pleno 3º milênio, como o único caminho para se obter a verdade e a salvação, com exclusão de todas as outras. Este pensamento é inadmissível e Kardec combateu veementemente, criando a máxima já citada.

A essa época a salvação do inferno eterno era conseguida por meio da pratica dos sacramentos, dessa ou daquela igreja, em particular, que detinha, segundo elas mesmas, o único caminho que conduzia a DEUS.

Quando Kardec coloca a caridade como critério de salvação, e não o Espiritismo, ele portanto está nos chamando a atenção para o fato de a salvação acontecer no interior da criatura e não por meios de práticas exteriores, e que todos temos acesso a ela, pois independe de qualquer tipo de crença.

Essa  é a concepção verdadeira de salvação conforme a entendia Jesus, que Kardec apenas faz reviver.

Portanto em todo o evangelho vemos Jesus sempre dizendo ás pessoas que Ele atendia em alguma necessidade: a tua fé te salvou. Jamais ele disse :Eu te salvei ou mesmo DEUS te salvou, mas a tua fé, chamando a atenção da criatura para o fato de a salvação depender dela e não d´ele ou de DEUS. E que a condição para alcançá-la é a fé.

O que é fé? A palavra fé vem do latim fides, a mesma que originou fidelidade. Ter fé  portanto, é ter fidelidade á própria auto renovação pelo amor, determinando a confiança na sua própria capacidade de autotransformação. São todos os recursos que estão latentes no interior da criatura, necessitando apenas serem exercitados, fato esse que somente vai acontecer por meio de práticas interiores e não exteriores.

Todo trabalho  de caridade material só nos auxiliará no processo de salvação se estiver promovendo, tanto quem realiza a atividade, como aqueles que recebem os benefícios daquela tarefa. Por isso é que Kardec coloca a caridade como critério de salvação e não o Espiritismo. A pessoa não precisa ser espírita para se salvar. Ela pode ser de qualquer religião ou até ser ateísta; o importante á pratica da caridade.

Vejamos agora o  é que caridade no conceito espírita, estudando a questão 886 de O livro dos espíritos:  Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? Benevolência para com todos, indulgencia para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.

Em suma para que exista a caridade teremos que colocar em prática o que o Mestre Jesus falou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e próximo como a ti mesmo.”

 

Texto adaptado do Livro Fora da Caridade não Há salvação – Alírio Cerqueira Filho

Exibições: 317

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

A convivência familiar na pandemia.

A convivência familiar na pandemia.

 

A impermanência das situações existenciais necessita estar em  nossas reflexões .

Por quê?

Simples, porque as mudanças são uma realidade tão palpável quanto a morte.

De um momento para o outro, por exemplo, podemos ter as nossas rotinas capturadas pelos mais variados motivos.

E o ano de 2020 escancarou…

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão VIROSES - Conheça a melhor terapia para vencê-las por Divaldo Franco de Amigo Espírita no grupo Joanna de Ângelis e Divaldo Franco
"“PsicoImunologia”.  Soluções Mágicas e Problemas Psicológicos https://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7032117"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Então, chega para lá

Certa feita há muitos anos, conversávamos com uma das grandes figuras femininas do movimento espírita da cidade de São…Ver mais...
ontem
Hilton Cesar respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
"Médiuns somente os são, os que possuem a faculdade de sentir a influência do mundo espiritual, de forma nítida e ostensiva. O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações…"
segunda-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando o bom não é tímido pode ser reprovado, mas constrói o passado para ser lembrado com profundo respeito. Parabéns Brasílio Marcondes Machado. A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de…"
segunda-feira
Luciano Franco Ramos entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
segunda-feira
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Excelente descrição João Nodari"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Médiuns. 171. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Sandálias Douradas”.  Credibilidade é fundamental. Alguns médiuns ganham credibilidade, mas são infectados pelo orgulho e/ou vaidade. Fator complicador - obsessão. A entidade passa a exercer…"
sábado
Antonio Carlos G. Sarmento e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Sincera solidariedade agrega, solidariedade forçada segrega. O humanista de boutique precisa do preconceito. É o oxigênio vital dele, diz jornalista em Hipocrisia in…"
6 Ago
augusta curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Ago
augusta curtiram o perfil de Nadia Rosangela
3 Ago

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço