REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Lema básico  da doutrina espírita.Por que Kardec criou esse axioma que está colocado no Evangelho Segundo o Espiritismo? As religiões cristãs tradicionais, em sua época, diziam e, ainda hoje, em suas diferentes vertentes, dizem que fora da igreja não há salvação, isto é, daquela igreja em particular e da “verdade” que ela pregava. Cada uma se colocava e se coloca, em pleno 3º milênio, como o único caminho para se obter a verdade e a salvação, com exclusão de todas as outras. Este pensamento é inadmissível e Kardec combateu veementemente, criando a máxima já citada.

A essa época a salvação do inferno eterno era conseguida por meio da pratica dos sacramentos, dessa ou daquela igreja, em particular, que detinha, segundo elas mesmas, o único caminho que conduzia a DEUS.

Quando Kardec coloca a caridade como critério de salvação, e não o Espiritismo, ele portanto está nos chamando a atenção para o fato de a salvação acontecer no interior da criatura e não por meios de práticas exteriores, e que todos temos acesso a ela, pois independe de qualquer tipo de crença.

Essa  é a concepção verdadeira de salvação conforme a entendia Jesus, que Kardec apenas faz reviver.

Portanto em todo o evangelho vemos Jesus sempre dizendo ás pessoas que Ele atendia em alguma necessidade: a tua fé te salvou. Jamais ele disse :Eu te salvei ou mesmo DEUS te salvou, mas a tua fé, chamando a atenção da criatura para o fato de a salvação depender dela e não d´ele ou de DEUS. E que a condição para alcançá-la é a fé.

O que é fé? A palavra fé vem do latim fides, a mesma que originou fidelidade. Ter fé  portanto, é ter fidelidade á própria auto renovação pelo amor, determinando a confiança na sua própria capacidade de autotransformação. São todos os recursos que estão latentes no interior da criatura, necessitando apenas serem exercitados, fato esse que somente vai acontecer por meio de práticas interiores e não exteriores.

Todo trabalho  de caridade material só nos auxiliará no processo de salvação se estiver promovendo, tanto quem realiza a atividade, como aqueles que recebem os benefícios daquela tarefa. Por isso é que Kardec coloca a caridade como critério de salvação e não o Espiritismo. A pessoa não precisa ser espírita para se salvar. Ela pode ser de qualquer religião ou até ser ateísta; o importante á pratica da caridade.

Vejamos agora o  é que caridade no conceito espírita, estudando a questão 886 de O livro dos espíritos:  Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? Benevolência para com todos, indulgencia para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.

Em suma para que exista a caridade teremos que colocar em prática o que o Mestre Jesus falou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e próximo como a ti mesmo.”

 

Texto adaptado do Livro Fora da Caridade não Há salvação – Alírio Cerqueira Filho

Exibições: 168

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Irene Ibelli curtiram a discussão Planeta Terra: A Nova Civilização Já Está Chegando! de Romeu Leonilo Wagner
22 minutos atrás
Luciano e Débora Susana agora são amigos
36 minutos atrás
Ícone do perfillarissa mirelly de O. carvalho, Alleuda de Almeida, Teresinha Valelongo e mais 14 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
42 minutos atrás
temi mary faccio simionato curtiu o vídeo de Amigo Espírita
1 hora atrás
Regia Souza curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
iza santos e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
2 horas atrás
José Antonio da Cruz curtiu o vídeo de Amigo Espírita
3 horas atrás
Thiago Ramos das Chagas curtiu o vídeo de Feeak Minas
3 horas atrás
temi mary faccio simionato compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
3 horas atrás
temi mary faccio simionato curtiu o vídeo de Amigo Espírita
3 horas atrás
rubens pedro de lima filho curtiram o perfil de Denise da Costa Pessanha de Lima
3 horas atrás
Feeak Minas postou um vídeo

(17º) Estudo das Cartas de Paulo - Tema: Conflitos e aspirações - Carlos Alberto Braga

Estudo do dia 27/09/2016 com o expositor Carlos Alberto Braga Costa sobre as cartas de Paulo de Tarso. Romanos 1: 31 e 32 Tema: "Conflitos e aspirações" * In...
4 horas atrás
Maria da Consolacao Pimenta compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
4 horas atrás
Maria da Consolacao Pimenta curtiu o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
我在 @YouTube 安排了一場即時串流:https://t.co/durvgLjeKz
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
As 8hs começa ao vivo Parábola das bodas - Evangelho na Rede com Eugenia Telles T. de Souza​, participe https://t.co/m0H7SLGP3h
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2016   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço