A EQM – “Experiência de Quase Morte” nunca foi tão divulgada como tem sido ultimamente.

Relatos de todos os tipos, nos mais diversos pontos do Globo Terrestre, dão-nos conta das inúmeras situações vividas, seja em ambientes fechados como salas de cirurgia de hospitais ou em ambientes abertos.

A médica ortopedista norte-americana, Dra. Mary C. Neal vivenciou uma EQM e a relatou no livro cujo título é o mesmo deste ensaio.

Treinada em mergulho e canoagem, foi durante um passeio no Chile, onde estava com o marido e um grupo de amigos, para a prática da canoagem, que se deu a experiência.

A descer o Rio Fuy, aproximou-se de uma queda d’água, planejando a melhor forma de transpô-la, mas algo, no entanto, deu errado, e a força da água em movimento intenso e violento arrastou-a para o fundo do rio, mantendo-a submersa, sem chances de se livrar da situação.

De formação presbiteriana e católica, lembrou-se de rezar, fervorosamente, colocando-se nas mãos de Deus e aceitando, resignadamente, o “Seja feita a Sua vontade”, e então uma sensação de calma e paz invadiu-a e percebeu-se abraçada por alguém, que pensava ser Deus, sentindo-se afagada e confortada.

Múltiplos pensamentos vieram a sua consciência: a situação em que se encontrava, a vida que tivera até então, a família, os fatos e valores que desenvolvera e muito mais.

Acostumada a situações críticas, pressentiu a morte e revisou toda a sua vida.

Os esforços de resgate eram infrutíferos e o tempo passava rapidamente. Foram mais de catorze minutos submersa.

Foi então que se sentiu saindo do corpo e do fundo do rio, e ao emergir levitando sobre a água encontrou cerca de quinze a vinte espíritos – palavras dela – que entendia terem sido enviados por Deus para acompanhá-la naquela viagem rumo ao Céu. Esses espíritos a cumprimentaram com alegria e ela reconheceu alguns como sendo pessoas com as quais tinha convivido nesta sua vida e que tinham deixado o mundo físico pela porta da morte do corpo. Os corpos desses espíritos não tinham, nos seus limites, a nitidez que os corpos materiais possuem, apresentando certo embaçamento.

Desdobrou-se o fenômeno através da comunicação exclusivamente mental, do sentimento de amor absoluto, da percepção de um colorido intenso, e um grande corredor brilhante e belíssimo, sem comparação com algo na Terra. Nesse momento reviu o corpo na beira do rio, já resgatado, mas não houve nenhum interesse em voltar para ele, e sentiu o esforço que os envolvidos no resgate faziam para ressuscitá-la, e isso a enervava porque não queria mais voltar à condição de encarnada.

Ao se aproximar do fim do túnel, os espíritos que a acompanhavam disseram a ela que era preciso voltar. Aconselharam-na a voltar, porque ainda havia muito o quê fazer na Terra, seu programa de vida continuaria por muito tempo ainda. Protestou e protestou, mas teve que voltar para o corpo e assumi-lo novamente, acordando sob os cuidados dos socorristas que não haviam desanimado, embora tivesse passado tanto tempo.

Desde então aprofundou sua vivência nos valores espirituais, ajudando o próximo também a conseguir o mesmo, dando um novo sentido a sua vida.

Há muito mais para se ler em seu interessantíssimo livro que aqui não é possível registrarmos, mas cabe-nos ainda uma última observação: durante o período de recuperação dos traumas físicos causados pelo acidente a Dra. Mary começou a ter desdobramentos espirituais, e se via conversando com um mensageiro de Deus que a orientava sobre os aspectos transcendentes da vida, mas principalmente sobre o planejamento espiritual que traçamos para a vida física.

Tudo o que a Dra. Mary experimentou ajudou- lhe a solidificar a sua fé, e a certeza de uma vida melhor além da vida física. E, para nós, ao lermos seu relato, embora este não seja novidade, o que ela nos conta serve para verificarmos, na prática, o que temos aprendido através da Revelação Espírita que nos permite desenvolver a fé de forma racional e produtiva, para nós e para aqueles que nos circundam durante a vida física.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Nota do Autor:
(1) O livro objeto deste Ensaio é Fui ao Céu e voltei, Mary C. Neal, Textos Editores Ltda.

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em a href="http://www.huffingtonpost.com/2015/02/09/dr-mary-neal-in-deep-shift_n_6633758.html%3E">http://www.huffingtonpost.com/2015/02/09/dr-mary-neal-in-deep-shift...;. Acesso em 15DEZ2015.

Exibições: 875

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

JORGE RAMOS respondeu à discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"  Reflitamos essas colocações acerca da pouca atenção que as Casas Espíritas dispensam à diversidade das expressões da mediunidade na perspectiva dos médiuns novatos; o quão lhes…"
35 minutos atrás
JORGE RAMOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
35 minutos atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
4 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Samaritano - Palestra de Rafael Papa assista pelo youtube https://t.co/d5FIqbnczG https://t.co/jqLRiVKs62
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Divórcio - Palestra de Egle Henrique assista pelo youtube https://t.co/pHNGpXlCbs https://t.co/7or0f1Ezms
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp assista pelo youtube https://t.co/JcNUNsOgU3 https://t.co/fYhXaLvLqE
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra com Vinicius Lara (CEFA-Rio Preto) assista pelo youtube https://t.co/l31R6rSArT https://t.co/B0hpqnuQIA
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra "Cairbar Schutel" - Cássio Carrara e David Liesenberg assista pelo youtube https://t.co/mXkBB9LTW9 https://t.co/zr7fsQyU08
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilEmillay Lima Pimentel, joseli caldas terra e Juliana da Costa Siqueira Serran entraram em RAE
9 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

21 julho 2019 de 9 a 10:15
“Eu encontrando Eu mesmo”, este será o tema da palestra do odontólogo e orador Dr. Virgilio Knupp de Colatina-ES, será no próximo domingo 21 de julho de 2019, de 09 às 10h da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Dr. Virgilio é um dos fundadores e está como presidente da SCEE. Ele faz abordagens didáticas baseadas em estudos de O Livro dos Espíritos e O…Ver mais...
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/UvkfDZOUy1
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/5JmyP8Lg0l
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/oYOsCNLuK5
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/WrEv0GmL3l
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Já encontrei e acabo de publicar um tópico relativo ao q estamos falando, isto é, q Jesus e Paulo disseram q não existe livre-arbítrio, q não são as obras q nos salvam e q e os pensamentos não…"
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Seminário Transição Planetária (Parte 3) com Anete Guimarães assista pelo youtube https://t.co/fy6NnE49PA https://t.co/RDKCwy96oZ
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço