A historia de nossa civilização é repleta de conflitos, em sua maioria bélicos; Muito se comenta das duas Guerras Mundiais, mas a verdade é que as guerras são uma constante em todo o mundo, já a muito tempo.
Algumas regionais, outras mundiais, pode-se citar alguns exemplos, como o Império Romano, Napoleão, Hitler, mas antes e depois desses, já houve centenas de outras batalhas, em sua maioria armada.
Algumas são por intolerância inclusive religiosa ou étnica, outras por nações chefiadas, por indivíduos com sede de poder.
A cada conflito, a filosofia espírita foi procurada, para se tentar entender a “função” e os objetivos da guerra para a humanidade.
Delineamentos básicos do entendimento espiritual sobre conflitos armados, são encontrados em “ O livro dos Espíritos”, onde dentro do Capitulo VI ( lei de Destruição) da 3 Parte ( a que disserta Leis Morais) Itens 742 a 745.
Vou destacar alguns itens para maior entendimento:
1) O fanatismo e a motivação religiosa das guerras representam a ligação entre espíritos encarnados e desencarnados, sendo esses últimos impelem àqueles ao conflito; não prosperam, pois as justificativas fundadas em Deus ou em sua palavra para o cometimento de violências. ( 671)
2) São decorrentes da predominância animal sobre espiritual e do transbordamento de paixões. ( 742)
3) Servem para a liberdade e progresso sociais mesmo que presente, temporariamente escravidão. ( 744/745)

Sempre que eclode uma nova guerra, percebe-se a presença do mal, não como “entidade “ ou força espiritual independente, mas como exacerbação e a exteriorização de sentimentos peculiares ao homem ainda bastante animalizado, e com vícios e tendências inferiores.
Dominação, esmagamento, dizimação e destruição passam a ser atitudes comuns e naturais para aqueles que só enxergam os seus direitos ou interesses, independentemente do senso de justiça.
Desde o inicio do século XX, as ocorrências bélicas tem sido mais constantes, ao que parece é a demonstração de pontos de vista psicológicos e sociólogo, do processo de maturação necessária para que se opere a transição, uma espécie de limpeza espiritual na qual tendências armamentistas conflituosas e egoístas vão desembocando em eventos que aceleram a substituição de muitos espíritos.
Diz Kardec em “Obras Póstumas”:
“ A fraternidade, na rigorosa acepção da palavra, resume todos os deveres do homem para com seus semelhantes.”
Isso claramente tem um significado único: Benevolência, abnegação, tolerância e caridade.



Marcos Paterra

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