HANSENÍASE – Quando as chagas da alma manifestam no corpo.

A hanseníase , antes conhecida como “Lepra” é uma doença que acompanha a humanidade desde os primórdios terrenos sendo que há registros que datam de 600 a.C na Ásia e na África.
Devemos alertar de que a hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa de notificação obrigatória no Brasil, assim como a tuberculose, a AIDS e outras doenças transmissíveis entre humanos. A hanseníase atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Uma doença que hoje em cura graças a descoberta na década de 40 das sulfonas, oriundas da química sintética, ainda hoje o estigma do contágio ainda é predominante.
Muito embora desde a década de 60 não á mais necessidade de leprosários , o que foi uma vitória em termos de humanização, já que essa doença sempre foi tratada com preconceito e repugnância, as pessoas com essa enfermidade eram excluídas da sociedade, abandonadas a própria sorte no período antecessor e durante o de Cristo, na idade média considerada doença proveniente do pecado, a o exilio ou a extinção era a solução para eliminar o mal naquele corpo .
Infelizmente não bastava o exilio e a exclusão, em muitos países nos casos mais graves os hansenianos eram executados.
“[...] a maioria das vezes o enfermo era preso em sua habitação, sendo queimado juntamente com seus pertences. [...]” (Mesgravis, 1976, p. 119).
Em 1868, a bactéria causadora da moléstia foi identificada pelo norueguês Armauer Hansen, e as crenças de que a doença era hereditária, fruto do pecado ou castigo divino foram afastadas. Porém, o preconceito persistiu, e a exclusão social dos acometidos foi até mesmo reforçada pela teoria de que o confinamento dos doentes era o caminho para a extinção do mal.
Foram criados os leprosários , mas não bastava os separar, se ocorresse uma morte no leprosário, o corpo seria ali enterrado; no caso do “leproso” residir em uma cabana, era usual que se ateasse fogo à habitação para que o corpo fosse queimado juntamente com seus pertences.
Muito embora hoje hanseníase tenha cura e o tratamento seja gratuito, o Brasil esta em 2º lugar no mundo e o 1º Lugar na América latina..
“O Maranhão também lidera em casos entre menores de 15 anos - são cerca de 400 por ano, ou 12% do total do Estado. [...] No Brasil, essa participação das crianças em novos casos fica em torno de 7% a 8%, o que mostra quão ativa a doença ainda é no país - uma criança doente indica em geral que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase. (BBC BRASIL.)
O que o espiritismo diz? Bem poderíamos aqui falar sobre Eunice Weaver , que indiscutivelmente foi um ícone dentre o tratamento aos hansenianos, e conforme Divaldo Franco ela era "mãe dos filhos dos hansenianos" e evitou que milhares de crianças se contaminassem. Após desencarnar, apareceu radiosa para Divaldo, onde escreveu a mensagem "Marcados na Alma", onde faz uma análise dos portadores da hanseníase moral, que é a enfermidade entrando, e dos portadores da hanseníase física, que são aqueles que tem a enfermidade saindo; pode-se afirmar que os que hoje estão marcados na alma, pelos danos praticados contra si mesmos, através do seu próximo, a quem prejudicaram em vidas passadas, e, inevitavelmente serão os portadores da hanseníase, das degenerescência cancerígena de hoje ou de amanhã.
Sob esse prisma, destacamos e convergimos duas informações de relevância:
1- Evangelho Segundo o Espiritismo no Cap. VII – “BEM AVENTURADOS OS POBRE DE ESPÍRITOS” , onde percebemos que a reencarnação é a única maneira de purificarmos a alma, desembaraçando-nos dos males do passado, onde o objetivo tornarmo-nos mais pobres(humildes) de espírito.
2- E Jésus Gonçaves, (1902-1947), pessoa de bom coração e de história de vida sofrida, desencarnou por complicações reflexas da hanseníase, e, que de ateu convicto, tornou-se espirita fervoroso, a ponto de Funda em 1945 no Hospital-Colônia de Pirapitingui a “Sociedade Espírita Santo Agostinho”, e, após seu desencarne, comunicou-se com Chico Xavier e Divaldo Franco, revelando em vidas anteriores, ter sido Alarico, o Grande (Seculos IV e V) e Armand Jean du Plessis Richelieu, o poderoso Cardeal Richelieu, nos séculos XVI e XVII.
Alarico e Richelieu foram pessoas perversas e violentas, e em suas encarnações matavam e queimavam suas vítimas para simbolizar o poder, conforme Jésus, Alarico era soberbo e vaidoso, dono de uma crueldade sem igual, comandou a sangrenta invasão de Roma em 410 que resultou em milhares de mortes.
Richelieu, sob a batuta religiosa da época, foi o mais poderoso homem da França, destacou como político e estadista, tornando –se uma das mais notáveis figuras do regime monárquico francês, cujas mãos duras e inteligentes detiveram o poder político da França, acima mesmo do rei Luis XIII.
Seu zelo excessivo e terrível pelo seu país e pelo seu governo foi capaz de justificar aos olhos dos homens, que o temiam e o admiravam, as guerras internas e externas pelas quais a França, enveredou em nome de ideais fanáticos, colocados acima de todos os ideais humanos, proporcionando espetáculos de sangue e deixando muitos povos na miséria.
Jésus, ficou órfão de mãe aos três anos e do pai aos quinze, aos dezesseis teve de se sustentar como trabalhador braçal, aos vinte anos casou-se com Theodomira de Oliveira, que era viúva e já tinha 2 filhas. Mesmo assim ainda tiveram mais 4 filhos. Nesta época empregava-se como Tesoureiro da Prefeitura.
Em 1930 sua esposa desencarna de uma tuberculose. Apesar das enormes dificuldades em criar suas 6 crianças casou-se novamente, com Anita Vilela, vizinha que lhe ajudava a cuidar das crianças; aos 27 anos foi acometido pela Hanseníase. Anita era espírita e tentava, em vão, esclarecer a mente do ateu Jésus.
Em 1933, o Serviço Sanitário recolhe-o, internando-o no Asilo-Colônia Aymorés. Percebendo o destrato e rotina do local, fundou o jornal interno "O Momento", a "Jazz Band de Aymorés" e a equipe de futebol. Por não receberem grupos artísticos no asilo, fundou também o grupo teatral interno.
Em 1943 falece Anita Vilela, de câncer no útero. Jésus ateu convicto questiona Deus, às voltas com suas dores no fígado, resolveu chamar aquele "Deus", e o desafiou, tirando um pouco de água e colocando em um copo.
"- Se Deus existe mesmo, dou 5 minutos para que coloque nesta água um remédio que me alivie as dores que sinto". E contou no relógio.
Quando bebeu a água sentiu que estava totalmente amarga. Chamou um companheiro que confirmou a alteração da água... Após 2 minutos nada mais sentia em dores.
Jésus passou a crer, e tornou-se espírita, anos depois fundou a “Sociedade Espírita Santo Agostinho”.
Convergindo os dados, percebemos que a doença de Jésus, foi sua expiação após ter vivenciado em outras vidas atitudes cruéis.
Salientamos que estamos em transição planetária, e muitos espíritos buscam resgate e purificação de suas almas.
“[...] Sucede, meus filhos, que as regiões de sofrimento profundo estão liberando seus hóspedes que ali ficaram, em cárcere privado, por muitos séculos e agora, na grande transição, recebem a oportunidade de voltarem-se para o bem ou de optar pela loucura a que se têm entregado.”(FRANCO/2011)
As causas das enfermidades nem sempre são expiações, também podem ser provas ou missões, sob esse prisma afirmamos que em todos os casos, sempre é para a evolução do espírito.

Exibições: 424

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 janeiro 2018 às 20:33

Sugestão de leitura adicional

JANEIRO ROXO (Hanseniase) SETEMBRO AMARELO (Suicidio)

'Setembro amarelo' estimula a prevenção. ‘Janeiro-roxo’ o combate.

Por que as crianças se suicidam? Entendia as razões do adulto, mas como explicar o infantil?

Revista  Reformador (FEB), 99 (1833): 387-392.

http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/suicidioinfantil.pdf

http://naocometasuicidio.blogspot.com.br/2011/02/suicidio-e-loucura-dr-luiz-carlos.html

Como explicar o suicídio entre espíritas?

http://www.oconsolador.com.br/ano10/488/especial.html

Como também explicar o suicídio da mulher do leproso?

Lepra - fenômeno psicológico, social e somático.

Hanseníase - doença infecciosa bacteriana, relativamente benigna e curável.

Leia mais

Português - http://paespirita.blogspot.com.br/2018/01/ceu-propriedade-particular.html

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2018/01/ceu-propriedade-particular.html

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/06-01-2018.htm

Español – https://issuu.com/merchita/docs/cielo_propiedad_particular_dr_luiz_

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Colavida e a perseverança na divulgação

A perseverança de Fernández Colavida na divulgação do espiritismo na Espanha

Simoni Privato Goidanich

A escassez de material de estudo e de divulgação do espiritismo era uma limitação importante na Espanha.…

Educação para quê? Por Jane Maiolo

Educação para quê?

Por Jane Maiolo

 

A EDUCAÇÃO, SE BEM COMPREENDIDA, É A CHAVE DO PROGRESSO MORAL¹

 

A humanidade é, genuinamente, produtora de conhecimentos, desde os primórdios o…

Últimas atividades

Carla Rezende curtiu a postagem no blog Mediunidade e Ciências Biomédicas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"VITÓRIA SOBRE A DEPRESSÃO": https://t.co/ExvTQHjqGp
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Mediunidade e Ciências Biomédicas": https://t.co/DTeMXYyikI
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

Mediunidade e Ciências Biomédicas

Um cientista pode ser também médium? Pasteur, que visualizou “o mundo invisível” dos micróbios, era médium?Perguntas foram feitas, em 1998, ao Núcleo Espírita Universitário. Já se passaram mais de 20 anos e estamos voltando ao assunto. Uma delas foi sobre a utilização de instrumentos cirúrgicos por médiuns, não médicos. (1)Ainda neste milênio, a medicina será exercida por…Ver mais...
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO E SUAS MODELAÇÕES de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog O ESPÍRITO DA MALDADE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog REFLEXÕES SOBRE A HUMILDADE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Vacina contra a Obsessão – por Sidney Fernandes de PATRIZIA GARDONA
19 horas atrás
Gilberto Gonzaga Pereira curtiram a página Regras de Conduta de Amigo Espírita
19 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
19 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
19 horas atrás
Gilberto Gonzaga Pereira curtiu a postagem no blog REFLEXÕES SOBRE A HUMILDADE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Gilberto Gonzaga Pereira curtiu a postagem no blog REFLEXÕES SOBRE A HUMILDADE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Ícone do perfilRafael Gurgel Valente Papa, Wellington Oliveira Silva, Antonio Carlos Campos e mais 2 pessoas entraram em RAE
19 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Vacina contra a Obsessão – por Sidney Fernandes": https://t.co/FGOu4cAWM2
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Vacina contra a Obsessão – por Sidney Fernandes

Vacina contra a Obsessão – por Sidney FernandesFinalmente Jerônimo encontrou seu velho inimigo, Fabrício, depois de décadas de procura, e agora iria se vingar do mal que ele causara, em vida anterior.Lembrava-se muito bem dos longos anos que passara na prisão, determinada por Fabrício, ao decretar a longa pena, oriunda de processo criminal.De nada adiantaram os…Ver mais...
19 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Intuição - Palestra com Marco Sá assista pelo youtube https://t.co/6mTzJ3BLRJ https://t.co/jcH5JpV1Dr
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Afeições no além túmulo - Qs 294 a 297/Livro dos Espíritos com Carlos Alberto Braga / assista no youtube… https://t.co/FkxfAMMtLD
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O que queres que eu te faças? - Zilda Mello - assista pelo youtube https://t.co/qU9A0Woy5y https://t.co/FCbU3BhjB7
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço