Ter fé significa mais do que sentir segurança de não sermos obra do acaso; ela remete à humildade de admitir que existe um Criador todo poderoso que nos deu a vida e auxilia a evoluir; leva a reflexões sobre moralidade e virtudes que tornam a vida de todos, melhor; faz idealizar o futuro feliz através da sua conquista por mérito. Sim, ter fé é muito bom.

No entanto, ilude-se aquele que pensa que somente as pessoas que sentem fé merecerão esse lugar especial na realidade espiritual. Essa ideia é pedra de tropeço para muitas pessoas. Creem-se salvas por conhecerem Deus e amarem Jesus, esquecendo que é parte fundamental da fé a atitude coerente com a crença.

O Brasil é eminentemente um país de pessoas crentes em Deus. Católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, entre outros, todos cristãos, são maioria da população. Mesmo assim temos corrupção intensa em todos os níveis sociais, assassínio, roubo, furto, traição, maledicência, inveja, egoísmo, orgulho, sempre se dá um jeitinho de sair bem … se há tanta fé e tantos abusos diretos e indiretos contra a vida alheia, natureza e sociedade, então é óbvio admitir que dentre tantos criminosos, muitos são teístas que violam as leis divinas de diversos modos.

“Seja teu sim, sim, e teu não, não.” (Mateus 5:37). Essa é a orientação, mas não tem sido assim. Hipocrisia ainda é o ponto forte de certas pessoas de “fé”. Palavras bonitas pairam em seus lábios enquanto suas mãos permanecem escondidas evitando a ação e seus pensamentos agitam-se na vontade de vingarem-se e aproveitarem-se do próximo.

Há descrentes que fazem mais o bem que muitos religiosos, não o fazem para garantir lugar no céu no qual não creem. Eles agem por amor à humanidade, ao próximo, à natureza de forma honesta, não por desejarem fazer uma barganha com a divindade. Não enganem-se acreditando que uma pessoa é necessariamente má por ser ateísta, há muitos maus que têm fé em Deus. Não é certo apontar o dedo julgando a falta de fé alheia quando a nossa própria fé pode, tantas vezes, ser questionada por nossa falta de ação.

O mundo não está melhor por timidez dos bons, diz “O Livro dos Espíritos” (pergunta 932). Quando quiserem, os bons predominarão. É, os espíritos sabiam do que falavam: ainda falta ATITUDE a muitos que têm FÉ. Isso é hipocrisia.


Por: Vania Mugnato de Vasconcelos 

fonte: http://espiritismosemmelindres.blogspot.com.br/

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

A convivência familiar na pandemia.

A convivência familiar na pandemia.

 

A impermanência das situações existenciais necessita estar em  nossas reflexões .

Por quê?

Simples, porque as mudanças são uma realidade tão palpável quanto a morte.

De um momento para o outro, por exemplo, podemos ter as nossas rotinas capturadas pelos mais variados motivos.

E o ano de 2020 escancarou…

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Últimas atividades

Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Então, chega para lá

Certa feita há muitos anos, conversávamos com uma das grandes figuras femininas do movimento espírita da cidade de São…Ver mais...
4 horas atrás
Hilton Cesar respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
"Médiuns somente os são, os que possuem a faculdade de sentir a influência do mundo espiritual, de forma nítida e ostensiva. O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações…"
17 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando o bom não é tímido pode ser reprovado, mas constrói o passado para ser lembrado com profundo respeito. Parabéns Brasílio Marcondes Machado. A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de…"
ontem
Luciano Franco Ramos entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
ontem
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Excelente descrição João Nodari"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Médiuns. 171. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Sandálias Douradas”.  Credibilidade é fundamental. Alguns médiuns ganham credibilidade, mas são infectados pelo orgulho e/ou vaidade. Fator complicador - obsessão. A entidade passa a exercer…"
sábado
Antonio Carlos G. Sarmento e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Sincera solidariedade agrega, solidariedade forçada segrega. O humanista de boutique precisa do preconceito. É o oxigênio vital dele, diz jornalista em Hipocrisia in…"
sexta-feira
augusta curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Ago
augusta curtiram o perfil de Nadia Rosangela
3 Ago
ANDREA REGINA DE SA curtiram a discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
3 Ago
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Ao tentar processar o Porta dos Fundos, por retratar Jesus como um gay, igreja teve um prejuízo de R$ 82…"
1 Ago

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço