Histórico Sintético do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO (NEPE) da FEB

Histórico Sintético do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO (NEPE) da FEB

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Fatos preliminares:

Os contatos iniciais entre a FEB e equipe da UEM - União Espírita Mineira, iniciaram-se na gestão do presidente Nestor João Masotti. Alguns episódios:

- I Seminário Revivescência do Cristianismo Primitivo, realizado pela Coordenação de Ação Espírita da OSCAL, em 19/11/2005, com apoio da UEM - União Espírita Mineira, e presença de Honório Onofre Abreu, presidente da UEM, e equipe Haroldo Dutra Dias e Wagner Gomes da Paixão; participação da FEB - Federação Espírita Brasileira, com presença do presidente Nestor João Masotti e alguns diretores. Aconteceu na sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, em Brasília-DF.

- Setembro de 2007 – Visita à FEB de Honório Onofre Abreu, presidente da UEM - União Espírita Mineira, acompanhado de uma equipe, tendo se reunido separadamente com o presidente Nestor João Masotti, vice-presidente Cecília Rocha e diretor Antonio Cesar Perri de Carvalho.

- Em 2008 – Apoio da FEB, através do presidente Masotti, a viagem a Israel feita por Haroldo Dutra Dias para obtenção de fontes bibliográficas.

- Abril de 2010 – Lançamento pela EDICEI de O Novo Testamento, traduzido por Haroldo Dutra Dias (1), conforme prévia definição entre os citados presidentes da UEM e da FEB, com o tradutor.

Em junho de 2012, intensificaram-se diálogos entre o presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e Haroldo Dutra Dias, que ficou incumbido de elaborar uma proposta de Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho.

 

Criação do NEPE da FEB:

Com base em tratativas acima citadas, Haroldo Dutra Dias elaborou um Projeto que o presidente interino apresentou ao Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da FEB. Este foi aprovado conforme registro da “ATA N.59 – Ata da Reunião do Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da Federação Espírita Brasileira, realizada em 02 de outubro de 2012, em Brasília. [...] Item 4. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO EVANGELHO. Dando prosseguimento aos estudos relativos ao projeto de criação na FEB do núcleo em epígrafe, apresentando na reunião de 27 de julho de 2012, o Conselho Diretor e a Diretoria Executiva passaram a examinar a proposta de Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Após ampla discussão da matéria, o Regimento foi aprovado, com alterações, conforme anexo.” Reunião dirigida pelo presidente interino Antonio Cesar Perri de Carvalho; secretariada por José Carlos da Silva Silveira, assessor da presidência.

Em seguida foi divulgada a Portaria GP No. 08/2012, de designação da equipe do NEPE, publicada no Portal da FEB.

Atendendo ao Regimento Interno do NEPE, ocorreram substituições parciais da Comissão Administrativa do NEPE, aprovadas pelo Conselho Diretor e da Diretoria Executiva da FEB.

 

Lançamento do NEPE da FEB

O lançamento do NEPE da FEB ocorreu na sede da instituição, em Brasília, no dia 2 de março de 2013, com o auditório lotado. Houve atuação da Comissão do NEPE: coordenação de Haroldo Dutra Dias; membros: Ricardo Mesquita, Simão Pedro de Lima, Wagner Gomes da Paixão, Afonso Chagas, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Presença na mesa e participação na oficina de estudo da vice-presidente da FEB Marta Antunes de Moura. Presidente na época (interino): Antonio Cesar Perri de Carvalho. (2,3)

O evento foi gravado e transmitido ao vivo. Dados das quantidades dos acessos das transmissões ao vivo da TVCEI e Rádio Fraternidade: 

TVCEI: 2.972 visitas reais (obs. não confundir com visualizações); 28 países; 27 Estados do Brasil; 310 cidades no mundo. 

Rádio Fraternidade:  3093 visualizações; países: 19; cidades: 181;

                

Principais eventos:

Após o lançamento do NEPE da FEB, na sede da FEB, em Brasília, no dia 2 de março de 2013, algumas Federativas Estaduais acordaram a realização de eventos promovidos pelo NEPE da FEB.        

Por proposta da FERGS (Circular 18/2013, de 23/05/2013), houve o primeiro Seminário Regional (região Sul do CFN da FEB), em Porto Alegre, no dia 14 de julho de 2013.

Seguiram-se eventos:

- Seminário em Maceió (Al) – setembro de 2013;

- Seminário de comemoração dos 60 anos do livro Ave, Cristo! e 70 anos do livro Renúncia, no Centro Cultural Chico Xavier, na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG) – julho de 2013;

- Seminário em Parnaíba – Piauí – setembro de 2013;

- Seminário em Goiânia (Go) – novembro de 2013;

- Seminário em Volta Redonda (RJ) – janeiro de 2014;

- Seminário em Vitória (ES) – julho de 2014;

- Visita da Comissão Administrativa do NEPE ao NEPE da FEEGO (Congresso Estadual – março de 2014), Goiânia (GO);

- Goiânia (GO) – Palestra Flávio Rey de Carvalho – janeiro de 2014;

- João Pessoa (PB) – Visita do presidente da FEB às equipes do NEPE da FEPb e de Campina Grande - 2014;

- Recife (PE) – Visita do presidente da FEB à equipe do NEPE da FEPe - 2014;

- Maceió (AL) – Visita do presidente da FEB às equipes do NEPE da FEAL e dos três Centros Espíritas de Maceió - 2014;

- Seminário internacional: com Célia Maria Rey de Carvalho no Toronto Spiritist Society (Toronto – Canadá) em junho de 2014, sobre o NEPE;

 

NEPEs nos Estados

Entre 2013 e início de 2015 foram criados NEPEs em Federativas Estaduais e instituições de diversos Estados, por iniciativa destes e mantendo-se a autonomia dos mesmos, existindo apenas intercâmbio com o NEPE da FEB.

 

Produção de vídeo-aulas:

Vídeo-aulas “Espiritismo à luz do Evangelho”, gravados pela equipe do NEPE e convidados, com produção da TVCEI e FEBtv, entre 2013 e fevereiro de 2015:

- 50 vídeo-aulas de livre acesso e disponíveis no Youtube, com muitos milhares de acessos;

- 09 vídeo-aulas, com acesso pago, no de Canal de assinantes “Gotas de Luz” da FEBtv.

 

Biblioteca:

Biblioteca do NEPE, que funcionou até março de 2015, reunindo centenas de obras adquiridas sobre: livros espíritas sobre os temas centrais; textos bíblicos, Bíblias de estudo, Novo Testamento, Obras de Referência e Consulta, Livros sobre Antigo e Novo Testamento, Contexto Histórico-cultural, Personagens, Exegese bíblica, Língua hebraica, Livros em idioma Iídiche (160 volumes adquiridos pela FEB, entre 2008-2009, sob os cuidados de Haroldo Dutra Dias.

Revista digital:

Pelo portal da FEB foi mantida entre maio de 2013 e março de 2015 a revista digital Lei Divina e um fórum.(4) O site do NEPE está indisponível no Portal da FEB.

 

Elaboração de livro:

O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo,Edição FEB. (5)

Explicações na Apresentação:

“APRESENTAÇÃO

Com a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho – Nepe, na Federação Espírita Brasileira em 2012, organizou-se seminários para explicar seu funcionamento e estimular o Movimento Espírita a trabalhos voltados à pesquisa e estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo. Um dos temas abordados nesses seminários foi a experiência da FEB no desenvolvimento do Curso para o Estudo Interpretativo de O Evangelho segundo o Espiritismo.

Houve muita procura durante e após a realização dos eventos, com pedidos de orientações sobre como se estruturar um curso para o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo. Claramente percebemos que este livro - muito lido e comentado-, deve merecer um estudo regular nos Centros Espíritas. Daí surgiu a ideia de se elaborar um livro que contemplasse parte dos temas abordados nos seminários do Nepe da FEB e mais alguns que consideramos pertinentes para complementar essas orientações.

Com esse objetivo convidamos alguns expositores e membros da Comissão Administrativa do Nepe da FEB, bem como estudiosos do Evangelho de Jesus – ligados a este projeto de trabalho -, para escreverem os capítulos.

No ano comemorativo aos 150 anos de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, disponibilizamos essa singela publicação na expectativa que contribua para o estudo, reflexão e divulgação dessa importante obra do Codificador Allan Kardec.

Célia Maria Rey de Carvalho

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Brasília (DF), fevereiro de 2014.”

(Transcrito da 1a edição, 1a impressão, 4/2014)

                

Reunião Virtual:

No final de 2014, a FEB adquiriu um equipamento para reuniões virtuais para uso do NEPE. Em fevereiro de 2015 a Comissão do NEPE realizou reunião virtual experimental com os NEPEs da FEEGo e da Federação Espírita da Paraíba.

 

Notas:

1)      Depois publicado pela FEB, 1a edição em 2013.

2)      Link: https://youtu.be/PJvv9rd2wIE (acesso em 01/12/2017). 

3)      Link: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/agora-ao-vivo-semina... (acesso em 01/12/2017). 

4)      Link:  http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/ultimas-noticias-notic... (acesso em 01/12/2017).

5)      Carvalho, Célia Maria Rey; Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo. 1.ed. Brasília: FEB, 2014.

 

 (*) – Presidente da FEB (interino de maio de 2012 a março de 2013; efetivo de março de 2013 a março de 2015).

Exibições: 314

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO


Clique no título para acessar o vídeo

Palestra "Quem é meu próximo" - Gustavo Gandolfi

08/12 -9:00 as 10:15h

“Força Espiritual” - Palestra com Eliomar Borgo Cypriano

08/12 - 9:00 as 10:00h

O bem e o mal sofrer - Palestra com Evaldo Botazzo

08/11 - 9:00 as 10:00h

Artigos Espíritas

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Últimas atividades

Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog “O Meu Obsessor não Permitiu Que Eu Me Casasse” de PATRIZIA GARDONA
8 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen) de os pae
8 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
12 horas atrás
FATIMA SANTOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Gestos e Valores: Série Roteiro

Áudios do Programa “Gestos & Valores" Gênero: Reforma ÍntimaApresentação: José Antonio da Cruz  (Catanduva/SP)Sugestões: gestosevalores@gmail.com Série: Estudo a obra  "Roteiro"  de Chico Xavier pelo espírito de EmmanuelVer mais...
15 horas atrás
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Espírita Online
Miniatura

Wellington Balbo

Palestrantre e Escritor Espírita.Ver mais...
16 horas atrás
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mensagens de Reflexão

Mensagens, frases e pensamentos para reflexão iluminando nossas vidas.
18 horas atrás
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
18 horas atrás
Posts no blog por os pae

Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DF O ex-apresentador de TV Gugu Liberato permanecerá presente na recordação da família,  dos milhões de fãs e dos doentes receptores dos seus órgãos. A família do apresentador fez questão de realizar um desejo que Gugu sempre manifestou: a doação dos órgãos. Pois que quando em vida Gugu…Ver mais...
18 horas atrás
Margarida Maria Madruga e francisco carvalho da Silva agora são amigos
ontem
Margarida Maria Madruga comentou o evento “Força Espiritual”, com Eliomar Borgo Cypriano de Carlos Pretti - SCEE
"Obrigada pelo convite."
ontem
Margarida Maria Madruga respondeu à discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo no grupo Artigos Espíritas
"Que assim seja, Wellington. Obrigada."
ontem
Nath Story Reis curtiu a postagem no blog PALAVRA "CRISE" - BEZERRA DE MENEZES de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
sexta-feira
Ícone do perfilJosé Leonil Marques da Silva, André Goes e Alexandre Guilherme Martins Soar entraram no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
sexta-feira
José Leonil Marques da Silva respondeu à discussão Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"Excelente o artigo da culta Simoni Privato Goidanich. Porém, peço licença para acrescentar que, posteriormente, AK reconheceu ser médium intuitivo em nota ao artigo "Caracteres da Revelação…"
sexta-feira
José Leonil Marques da Silva curtiram a discussão Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich de Amigo Espírita
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
quinta-feira
Maria Isabel Januário curtiram o evento Músicas de Paz de EvandroOlivah
quinta-feira
Ori Pombal Franco curtiram a discussão Por que nos sentimos mal em determinados ambientes? de Wellington Balbo
quinta-feira
Ícone do perfilCassia Garcia, Décio Luiz Rosa Eugênio, Wendell Fridman de Vasconcelos e mais 13 pessoas entraram em RAE
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço