Muitas vezes questionamos o quanto somos ignorantes, e conforme a resposta acreditamos não ser “inteligentes”,essa questão esta ligada diretamente ligada a informação querecebemos e o que fazemos de fato com ela.

Se ligarmos diretamente ignorância ao oposto de inteligência cairemos em uma arapuca sem precedentes e nossa escala evolutiva seja sob óticahominal ou espiritual. Partindo desse pressuposto imaginemos o impacto da noticia de que o Brasil é o sexto colocado em um ranking que avalia o nível de ignorância da população de 40 países em relação à realidade vivida neles.Publicada em dezenas de revistas [i], esses dados foram constatados pela pesquisa:“Os perigos da percepção”publicada em 13/12/2016 [ii], o qual avaliou o conhecimento geral e a interpretação que as pessoas fazem sobre o País em que vivem, e comparou essa percepção com dados oficiais de cada País, quanto mais próxima a percepçãoda realidade era a interpretação, menor é considerada a ignorância do país.

A índia esta em primeiro lugar e a Holanda esta em ultimo, todavia, temos de levar em conta as desinformações que são hoje amplamente usadas para confundir as pessoas, e isso se vêclaramente nas redes sociais e jornais pouco sérios, onde achismos e informações sem embasamento imperam dando ao leitos/telespectador falsa ideia do que ocorre a sua volta. Mas independente, das informações que nos arrodeiam estamos sujeitos às interpretações sobre elas, e essa ingenuidade muitas vezes nos inibi e constrange, sob a carapuça de que se é ingênuonão é “inteligente”.

Temos de entender de que a ingenuidade esta presente de varias formase emdiversos contextos, inclusive por deficiência mental, ou, por falta de interesse sobre determinado assunto.

Quando adquirimosnovo saberes, tornamo-nos instruídos ousapientes, a inteligência se dá no que fazemos com essa informação, portanto podemos muito bem saber de muita coisa, mas... Não vemos utilidade a elas, ou não utilizamoso que aprendemos.

Podemos exemplificar com o velho ditado de o que fazerquando se tem um litro de água e um limão? Nãobasta saber o que é água ou o que é limão... Mas ter o discernimento de fazer a limonada, a inteligência esta no uso (proveito) do que se sabe.

Devemos também levar em conta que a ingenuidade não é vergonha, mas apenas uma transição entre um saber e outro, somos de uma maneira geralignorantes em maior ou menor proporção, o fato de uma pessoa conhecer números não o faz perito  em matemática, no espiritismo o mau é causado pela ignorância do homem ou seja, os espíritos re(encarnados) no planeta terra ainda são imperfeitos.

Por outro lado podemos afirmar” Ser Humano” é um ser   inteligente , portanto  que somos todos “Seres  inteligentes” e sendo assim  devemos lembrar  que  no Evangelho Segundo o Espiritismo no Cap.  VII – “BEM AVENTURADOS OS POBRE DE ESPÍRITOS”; no item II – Missão do Homem Inteligente na Terra,  nos informa:

A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade. Muitos, infelizmente, a transformaram em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu.”[iii]

Quando vemos hoje noticias de violência, corrupção, e abusos, projetamos isso ao pior dos sentimentos: O egoísmo.

“[...] Os homens de saber e de espírito, no entender do mundo, formamgeralmente tão alto conceito de si próprios e da sua superioridade, queconsideram as coisas divinas como indignas de lhes merecer a atenção.Concentrando sobre si mesmos os seus olhares, eles não os podem elevaraté Deus. Essa tendência, de se acreditarem superiores a tudo, muitoamiúde os leva a negar aquilo que, estando-lhes acima, os depreciaria,a negar até mesmo a Divindade. [...]”[iv]

O egoísmo esta ligado diretamente ao uso indevido da inteligência; no espiritismo orientamos e evidenciamos a reforma íntimaea doutrina é  fonte uma fonte inesgotável  de saberes. Através de livros, cursos e oficinas distribuímos aos mais ingênuos novos conhecimentos que os influenciam desde a evangelização infantil até idades mais avançadas.

Esses novos conhecimentos nostorna  cientes de que somos seres integrais, e faz com que tenhamos melhor discernimento do mundo que nos cerca.

Emmanuel na questão 204 da obra o Consolador,afirma :

"O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita.No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas."[v]

Vivemos em um planeta em transição, mudando de expiação para regeneração, e embora sejamos (ou estejamos) ignorantes, aprendemos na doutrina espírita, que a humildade é o alicerce pra novos saberes e é através dela que passamos a entender o “outro” e principalmente... Entender a nós mesmos. No ESE no Cap. VII, o espírito de Lacordaire, nos alerta :“[...]Ó vós, encarnados, que vos achais emprova e buscais a luz, que a vontade de Deus venha em meu auxílio parafazê-la brilhar aos vossos olhos!A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidossão os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade,podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que estesentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que sedevem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenasvos adornais de virtudes que não possuís, como se trouxésseis um vestuáriopara ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos daquele que nossalvou; lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-oacima de todos os profetas. [...]”.

Podemos concluir que o homem sábio, acata o pensamento e mesmo as experiências de outros homens, portanto o homem sábio é humilde para ouvir e aprender com o próximo; sob esse prisma, não deixemos a ignorância predominar, não nos deixemos levar pelo comodismo e egoísmo, sejamos sábios.

 

 



[ii]Pesquisa realizada pelo instituto IpsosMori .- Instituto Ipsos é a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. Fundada na França em 1975,

[iii]KARDEC, Allan.O Evangelho segundo Espiritismo. Tradução de J. Herculano Pires. Ed. Lake. São Paulo 2003.

[iv]ESE – Cap. VII- O Que Se Deve Entender Por Pobres de Espírito.

[v]Xavier, Francisco Cândido – O Consolador – pelo Espírito Emmanuel.  Ed. FEB. Rio de Janeiro. 2000.

Exibições: 258

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/zYtsJOByKY
Twitter42 minutos atrás · Responder · Retweet
ELIZABETH RUFINO curtiu o vídeo de Feeak Minas
42 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/Tlfmqc0Aqp
Twitter46 minutos atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Entra e Coopera" - Evangelho na Rede com Carla Fabres: https://t.co/LGIpovYDir via @YouTube
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/wVkSiIyk83
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
mauricio de assis padilha curtiu a postagem no blog NÃO REVIDAR “Auto de Fé de Barcelona” de Alfredo Zavatte
5 horas atrás
Ícone do perfilJohny Mcgregor, ONESIMO CAPOBIANCO RODRIGUES, sandro martins noronha e mais 3 pessoas entraram em RAE
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"NÃO REVIDAR “Auto de Fé de Barcelona”" : https://t.co/r1nZlWHZso
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por Alfredo Zavatte
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Entra e Coopera" - Evangelho na Rede com Carla Fabres: https://t.co/iF5GHKRsVE via @YouTube
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Divaldo Franco canta com Andréa Bien a "Oração de São Francisco": https://t.co/eCIHyKr6Qa via @YouTube
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/4fMrNn1vlS Franco canta com Andréa Bien a "Oração de São
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/98WAAkgUjj"Um Tributo a Paz" - Palestra de Divaldo Pereira Franco em
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/DASujDTquA
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Quem guarda para si riquezas, não é rico para com Deus - Orlando Ribeiro: https://t.co/yPPstJzp3i via @YouTube
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/iFL3PWpkxr
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço