Muitas vezes questionamos o quanto somos ignorantes, e conforme a resposta acreditamos não ser “inteligentes”,essa questão esta ligada diretamente ligada a informação querecebemos e o que fazemos de fato com ela.

Se ligarmos diretamente ignorância ao oposto de inteligência cairemos em uma arapuca sem precedentes e nossa escala evolutiva seja sob óticahominal ou espiritual. Partindo desse pressuposto imaginemos o impacto da noticia de que o Brasil é o sexto colocado em um ranking que avalia o nível de ignorância da população de 40 países em relação à realidade vivida neles.Publicada em dezenas de revistas [i], esses dados foram constatados pela pesquisa:“Os perigos da percepção”publicada em 13/12/2016 [ii], o qual avaliou o conhecimento geral e a interpretação que as pessoas fazem sobre o País em que vivem, e comparou essa percepção com dados oficiais de cada País, quanto mais próxima a percepçãoda realidade era a interpretação, menor é considerada a ignorância do país.

A índia esta em primeiro lugar e a Holanda esta em ultimo, todavia, temos de levar em conta as desinformações que são hoje amplamente usadas para confundir as pessoas, e isso se vêclaramente nas redes sociais e jornais pouco sérios, onde achismos e informações sem embasamento imperam dando ao leitos/telespectador falsa ideia do que ocorre a sua volta. Mas independente, das informações que nos arrodeiam estamos sujeitos às interpretações sobre elas, e essa ingenuidade muitas vezes nos inibi e constrange, sob a carapuça de que se é ingênuonão é “inteligente”.

Temos de entender de que a ingenuidade esta presente de varias formase emdiversos contextos, inclusive por deficiência mental, ou, por falta de interesse sobre determinado assunto.

Quando adquirimosnovo saberes, tornamo-nos instruídos ousapientes, a inteligência se dá no que fazemos com essa informação, portanto podemos muito bem saber de muita coisa, mas... Não vemos utilidade a elas, ou não utilizamoso que aprendemos.

Podemos exemplificar com o velho ditado de o que fazerquando se tem um litro de água e um limão? Nãobasta saber o que é água ou o que é limão... Mas ter o discernimento de fazer a limonada, a inteligência esta no uso (proveito) do que se sabe.

Devemos também levar em conta que a ingenuidade não é vergonha, mas apenas uma transição entre um saber e outro, somos de uma maneira geralignorantes em maior ou menor proporção, o fato de uma pessoa conhecer números não o faz perito  em matemática, no espiritismo o mau é causado pela ignorância do homem ou seja, os espíritos re(encarnados) no planeta terra ainda são imperfeitos.

Por outro lado podemos afirmar” Ser Humano” é um ser   inteligente , portanto  que somos todos “Seres  inteligentes” e sendo assim  devemos lembrar  que  no Evangelho Segundo o Espiritismo no Cap.  VII – “BEM AVENTURADOS OS POBRE DE ESPÍRITOS”; no item II – Missão do Homem Inteligente na Terra,  nos informa:

A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade. Muitos, infelizmente, a transformaram em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu.”[iii]

Quando vemos hoje noticias de violência, corrupção, e abusos, projetamos isso ao pior dos sentimentos: O egoísmo.

“[...] Os homens de saber e de espírito, no entender do mundo, formamgeralmente tão alto conceito de si próprios e da sua superioridade, queconsideram as coisas divinas como indignas de lhes merecer a atenção.Concentrando sobre si mesmos os seus olhares, eles não os podem elevaraté Deus. Essa tendência, de se acreditarem superiores a tudo, muitoamiúde os leva a negar aquilo que, estando-lhes acima, os depreciaria,a negar até mesmo a Divindade. [...]”[iv]

O egoísmo esta ligado diretamente ao uso indevido da inteligência; no espiritismo orientamos e evidenciamos a reforma íntimaea doutrina é  fonte uma fonte inesgotável  de saberes. Através de livros, cursos e oficinas distribuímos aos mais ingênuos novos conhecimentos que os influenciam desde a evangelização infantil até idades mais avançadas.

Esses novos conhecimentos nostorna  cientes de que somos seres integrais, e faz com que tenhamos melhor discernimento do mundo que nos cerca.

Emmanuel na questão 204 da obra o Consolador,afirma :

"O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita.No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas."[v]

Vivemos em um planeta em transição, mudando de expiação para regeneração, e embora sejamos (ou estejamos) ignorantes, aprendemos na doutrina espírita, que a humildade é o alicerce pra novos saberes e é através dela que passamos a entender o “outro” e principalmente... Entender a nós mesmos. No ESE no Cap. VII, o espírito de Lacordaire, nos alerta :“[...]Ó vós, encarnados, que vos achais emprova e buscais a luz, que a vontade de Deus venha em meu auxílio parafazê-la brilhar aos vossos olhos!A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidossão os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade,podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que estesentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que sedevem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenasvos adornais de virtudes que não possuís, como se trouxésseis um vestuáriopara ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos daquele que nossalvou; lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-oacima de todos os profetas. [...]”.

Podemos concluir que o homem sábio, acata o pensamento e mesmo as experiências de outros homens, portanto o homem sábio é humilde para ouvir e aprender com o próximo; sob esse prisma, não deixemos a ignorância predominar, não nos deixemos levar pelo comodismo e egoísmo, sejamos sábios.

 

 



[ii]Pesquisa realizada pelo instituto IpsosMori .- Instituto Ipsos é a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. Fundada na França em 1975,

[iii]KARDEC, Allan.O Evangelho segundo Espiritismo. Tradução de J. Herculano Pires. Ed. Lake. São Paulo 2003.

[iv]ESE – Cap. VII- O Que Se Deve Entender Por Pobres de Espírito.

[v]Xavier, Francisco Cândido – O Consolador – pelo Espírito Emmanuel.  Ed. FEB. Rio de Janeiro. 2000.

Exibições: 306

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog “Karma” , uma fábula pré-histórica mal contada (Jorge Hessen) de os pae
5 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog A fé racional da vida além da tumba é o melhor preservativo do suicídio (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
5 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu o vídeo de os pae
5 horas atrás
Codificador do Paracleto compartilhou o post do blog de os pae em Facebook
10 horas atrás
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog “Karma” , uma fábula pré-histórica mal contada (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira
12 horas atrás
Posts no blog por os pae
12 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog “Karma” , uma fábula pré-histórica mal contada (Jorge Hessen) de os pae
12 horas atrás
Josue Oliveira comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
13 horas atrás
Conceição Valadares comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Conceição Valadares curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
19 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
23 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de os pae
ontem
Jaqueline Casado Carpigiani curtiu o vídeo de ROBERTO JOSÉ DAMASCENO
ontem
Jaqueline Casado Carpigiani curtiu o vídeo de ROBERTO JOSÉ DAMASCENO
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Carnaval. Bom, Bonito e Barato. Valores São Caros. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço