REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

''INSENSIBILIDADE HUMANA: ATÉ ONDE ELA VAI?''
O CASO DE TERRI SCHIAVO

A história da americana Terri Schiavo, 41, que morreu no final do mês após ter sido retirado o tubo de alimentação que a mantinha viva, comoveu o mundo, desencadeando um debate global sobre a vida humana. Ela se encontrava em estado vegetativo persistente há 15 anos, quando seu cérebro sofreu sérios danos após uma parada cardíaca, e seu marido, Michel Schiavo, havia conseguido na Justiça americana o direito de por fim a sua vida. Os pais de Terri, Bob e Mary Schindler, recorreram a todas as esferas da Justiça americana para conseguir que a filha voltasse a receber alimentação, sem sucesso.

Diante da história de Terri, fica a pergunta: uma vez perdida a consciência, perde-se também o que torna a vida humana um bem sagrado? Veja o que nos diz Gilson Luís Roberto, presidente da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul:

“Vivemos hoje dentro de uma linguagem social, a sociedade pós-moderna, ou, em linguagem econômica, a chamada sociedade pós-industrial. Momentos esses caracterizados pela superficialidade da vida, com perda dos referenciais éticos e morais, onde predomina o individualismo e o niilismo, além de um constante vazio existencial. A sociedade encontra-se perdida, não existe mais o certo e o errado. Hoje em dia, dentro de uma sociedade competitiva, as atitudes inconvenientes são consideradas “normais”, e as atitudes certas e sérias são desconsideradas ou taxadas de “ingenuidade”. Sem discernimento, o homem torna-se inseguro, excessivamente preocupado com seu ego e em amontoar os valores materiais em detrimento do espiritual. É uma época de conflitos e paradoxos.

“Junto ao aumento do conforto material e do avanço da Medicina no alívio das doenças físicas, o ser humano torna-se mais infeliz e as doenças emocionais aumentam assustadoramente. Chegamos nesse momento em decorrência do materialismo-utilitarista, e o que nos assusta, nesses dias decisivos, é o grande egoísmo e a insensibilidade humana, provocando um desrespeito profundo pela vida e pelo ser humano. Tudo se justifica nesta sociedade superficial, perdida no meio de tantas informações, onde muitos trocam a vida real, que exige uma consciência lúcida e corajosa, pela vida virtual e irreal, onde tudo é possível.

“O caso de Terri Schiavo vem ilustrar de forma dolorosa até onde estamos indo com a nossa insensibilidade e superficialidade. A vida humana cumpre uma finalidade, bem além daquela de simplesmente respirarmos. Não estamos aqui em passeio, mas cumprindo uma programação evolutiva. A Terra é um instituto de tratamento e cada reencarnação é um processo terapêutico para o espírito que, através das experiências dolorosas, busca se libertar do seu passado de culpas e erros e, assim, conseguir organizar o seu futuro de paz e evolução. Precisamos ter uma posição mais firme em defesa da vida e da possibilidade do espírito ter o direito de realizar os seus anseios de liberdade espiritual, por mais difícil que nos pareça a vida.

“No mundo, embora atados a suplícios anônimos e a sacrifícios redentores, é onde encontramos a escola bendita do reajuste. Cada experiência vivida é oportunidade divina que muitas vezes desconsideramos, para mais tarde, entre lamentos e choros, arrependidos pelos momentos perdidos, solicitarmos nova oportunidade, buscando aflitivamente a felicidade de voltarmos à Terra através de novo processo reencarnatório para novas lutas e sacrifícios.

“Um grande absurdo foi a afirmativa dos médicos que cuidam de Terri de que ela poderia viver até duas semanas sem o tubo de alimentação sem sentir desconforto da sensação de fome ou de sede devido seu estado vegetativo. Que estado “vegetativo” é este onde a pessoa continua vivendo e é capaz de expressar seus sentimentos numa linguagem não verbal? Mesmo que aceitássemos a idéia de uma situação vegetativa absoluta, o que não se confirmou no caso de Terri, como ficaria o sofrimento do espírito que sente, ouve e acompanha todo o processo em que se encontra, recebendo e sentindo os pensamentos daqueles com quem convive?

“As pesquisas científicas demonstram que até as plantas possuem sensibilidade e que respondem a estímulos dolorosos, o que dizer de um ser humano. É estranhável que em pleno desenvolvimento científico a demonstrar as reações da vida intra-uterina, do pensamento holográfico, de mente não localizada, da comunicação em rede etc., onde a ciência vem rompendo com a visão cérebro-cêntrica, alguns ainda defendam o pensamento mecanicista e reducionista que a vida está apenas nos neurônios. Deixar uma pessoa morrer de fome e sede é no mínimo desumano, principalmente se essa pessoa é deficitária. Não se faz isso nem com os animais!!

“Até onde iremos, com a desculpa do tecnologismo e modernismo, em nosso egoísmo e insensibilidade?”

(matéria publicada na Folha Espírita em abril de 2005)

Exibições: 314

Tags: Insensibilidade, humana

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Ana Cristina Piazza em 20 dezembro 2011 às 21:42

As leis americanas sao assim, eu vivo aqui fazem 8 anos e me lembro bem da repercussão to da caso Terri Schiavo, e simplesmente revoltante a maneira como eles tratam desses assuntos, o aborto e uma coisa perfeitamente natural entre as mulheres americanas. Quando meu filho nasceu cheio de complicações eles me disseram também que ele estaria num estado vegetativo e queriam desligar os aparelhos e deixa-lo morrer. Eu disse nao, eles fizeram uma junta medica para me convencer que deixa-lo morrer era a melhor coisa a ser feita. Eu lutei por ele, depois de 5 semanas ele veio pra casa, agora tem 4 aninhos, ele tem paralisia cerebral, mas e super ativo e e a alegria da nossa casa. Somente nos podemos dizer ate onde esse modernismo vai. Essas coisas so acontecem com a nossa permissão. Essa e a foto do meu filho que eles queriam deixar morrer.

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Enoque Alves Rodrigues compartilhou o post do blog deles em Facebook
11 minutos atrás
Marlene Alves da Silva Sales curtiu o vídeo de JEFFERSON P B TENORIO
29 minutos atrás
Margareth Macedo Lima curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
35 minutos atrás
Ícone do perfilGodofredo Aurélio Estrela, Lina Vilela, Luciana Simi e mais 11 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
50 minutos atrás
Margareth Macedo Lima curtiram a discussão Elitização do Movimento Espírita, um caminho contrário à Caridade de Amigo Espírita
1 hora atrás
Sandra Cristina Menegazzo curtiu o vídeo de Amigo Espírita
1 hora atrás
Lúcia Alves Pacheco curtiram a discussão Entrevista com o Prof. Moacir Costa Lima sobre Quântica, Espiritualidade e Redescoberta do Ser de Amigo Espírita
1 hora atrás
Josue Oliveira comentou o vídeo de Amigo Espírita
Miniatura

"Música para a evolução do Espírito" - Gutemberg Pascoal no 3º EAC

"obrigado pela dua exposicao sim porque todos nos vivemos ou melhor procuramos viver com a maior  alegria possivel    mas   nao so a musica como diz o povo a musica nao enxe barrigaa kk mas mesmo assim temos o proprion esforco do…"
1 hora atrás
Dulcilene Clea de Vasconcelos compartilhou o vídeo de Feeak Minas em Facebook
1 hora atrás
Ícone do perfilDulcilene Clea de Vasconcelos e Valquria de Araújo Monteiro entraram no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
1 hora atrás
Dulcilene Clea de Vasconcelos respondeu à discussão Preconceito e Intolerância Religiosa - Denise Lino de Amigo Espírita no grupo Áudios Espíritas
"Maravilhosa palestra,ela nos faz refletirmos em tudo que nos cerca pois é o momento,onde precisamos optar em qual caminho devemos seguir, sairmos de cima do muro, tudo parece tão sutil a nossa volta e é justamente por isso que…"
1 hora atrás
Dulcilene Clea de Vasconcelos curtiram a discussão Preconceito e Intolerância Religiosa - Denise Lino de Amigo Espírita
2 horas atrás
Rita de Cássia Faune Fabris agora é amigo de VAN DANTAS e Patricia Rodrigues Braz
2 horas atrás
Diego Vinicius Gaspar Lima e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
2 horas atrás
Dejair dos Santos curtiu a postagem no blog VOCÊ ENTENDE TUDO QUE LÊ? de Enoque Alves Rodrigues
2 horas atrás
reginaceli salvador comentou o vídeo de Amigo Espírita
Miniatura

Câncer e Auto-Obsessão - Margareth Monteiro de Barros

"Só a pratica do bem nao nos afasta de uma obsessão. É necessario  vigiar os pensamentos,. Vigilancia.  Orai e vigiai."
2 horas atrás
Lúcia Alves Pacheco curtiram o evento Palestras e Seminário com Divaldo Franco e 25º Feirão em prol Mansão do Caminho de Amigo Espírita
3 horas atrás
Lúcia Alves Pacheco curtiram o evento VII Encontro Anual "Chico Xavier" de Guaxupé/MG de Amigo Espírita
3 horas atrás
rubenita curtiu o vídeo de Feeak Minas
3 horas atrás
claudio alencar compartilhou a página de Amigo Espírita em Facebook
3 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2015   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço