&...  Segundo conceitos filosóficos e comprovados parcialmente pela ciência, embora tenhamos atingido um estágio evolutivo denominado racional e chegado à condição de homem, muito antes, a milhões de anos esteve o espírito que somos no reino animal. A certeza é que fomos Criados para evoluir sempre e certamente não voltaremos mais a estágios já passados.

                       Mas analisando este contexto, concluímos que se hoje somos racionais, temos, portanto a razão e a inteligência, uns mais aguçados que outros, e também possuímos o instinto, atributo que é próprio do reino animal e que em nós embora no momento evolutivo que nos encontramos faça parte de nossas conquistas.

                       Podemos achar que por ser originado na fase animal, o instinto é algo ruim de possuirmos, mas não, pois este atributo é de suma importância para nós, pois ao utilizarmos a inteligência para certas decisões, podemos errar, enquanto que utilizando o instinto nunca erramos.

                       No instinto está incluída a preservação do corpo material e atitudes que são postas em ação relativo a nossos reflexos, pois que o instinto não nos dá tempo de analisar a decisão a ser tomada. É por exemplo quando conseguimos fechar os olhos na eminência de um determinado resíduo o atingir e tantos outros fatos que acontecem em nossa vida regularmente.

                       Mesmo nos momentos derradeiros do suicídio, por exemplo, nos arrependemos de ter dado andamento a tal fato lamentável, mas ai já é tarde e passamos amargar tal ato quando nos deparamos com a realidade futura, já que a vida continua e nada pode ser aniquilado como bem disse o filósofo Léon Denis.

                       Claro que algumas atitudes que tomamos “sem pensar” como se diz vulgarmente, por exemplo, o revidar uma ofensa, está explícito o instinto, e isto acarreta sérios transtornos, pois que nos falta no momento necessário, à harmonia para tomar a decisão mais correta. Se revidarmos uma ofensa é porque ainda não dispomos do equilíbrio emocional para suportar o acontecido, dai o instinto aflora e as consequências vêm. Mas notamos em muitas pessoas serem possuidoras de equilíbrio e conseguem assim, reter o lado animal contido nelas.

                       No futuro, quando as gerações já estiverem perseverando no bem em sua maioria, certamente o instinto será menos presente nas nossas vidas e o mundo certamente será melhor, e, portanto, as pessoas estarão envoltas em mais amor como o Criador assim almeja.

                     O instinto jamais permite que erremos, enquanto que a inteligência possibilita equívocos às vezes irreparáveis.

                     Paz e energia a todos.

Exibições: 244

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
7 horas atrás
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Falsas cartas mediúnicas na era de Facebook (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
10 horas atrás
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Livro do Espiritos - cap VI - Lei de Destruição de Arthur Silva Filho
10 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Na no final da década de 1990, uma menina foi a óbito por causa da difteria. Tinha sido competentemente medicada num Hospital Universitário. Como aceitar e explicar a ocorrência? Esse agente etiológico é…"
10 horas atrás
Carlus Martel comentou a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
"Com certeza por “lá” não há “vasos sanitários” e mictórios.  Infelizmente o livro "Violetas na Janela"  descreve que há banheiro nas colônias…"
12 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
12 horas atrás
Posts no blog por os pae
16 horas atrás
GLAUCIA CRUZ PIRES RIBEIRO DE SO curtiram o perfil de GLAUCIA CRUZ PIRES RIBEIRO DE SO
16 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Saúde e Paz

Divaldo P. FrancoPeriodicamente a sociedade é sacudida por sofrimentos coletivos que a fazem estertorar.Calamidades de vário…Ver mais...
17 horas atrás
Salatier Buzetti curtiram o perfil de Oduvaldo Mansani de Mello
19 horas atrás
Ivan Dourado Mariano Lopes respondeu à discussão O Livro dos Espíritos de Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa no grupo Estudando o Livro dos Espíritos
"Prezado, pode indicar quais são os verbetes em que aparece a denominação de Fluido Vital e de Princípio Vital? "
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço