LEI DA DESTRUIÇÃO E LEI DO PROGRESSO

Estamos vivendo dias confusos. A situação atual nos preocupa e nos faz refletir em todas as esferas, material e espiritual.

Entretanto, é necessário que alarguemos os horizontes de nossa vista para um futuro que nos aponte a possibilidade de prosseguir confiantes e seguros de que na vida tudo passa. O progresso é lei natural e nada poderá impedir ou atrapalhar que ele aconteça.

O tempo para isso só dependerá de cada um de nós. Nesse contexto, o benfeitor Emmanuel, no prefácio do Livro “Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”, escreve:

[... lembremo-nos que Roma e a Grécia antigas foram potências mundiais e centros das atenções, como civilizações que estiveram no auge. Mas caíram. Tiveram sua hora de gloria, mas também seu momento de decadência. Isso também aconteceu com os impérios português e espanhol, que se alastraram por todo o planeta. França e Inglaterra também tiveram o seu momento marcados no relógio do tempo. Tudo demonstra-nos dias de evolução da humanidade.

Outros povos também atestaram o progresso, materializados e transitórios. O Brasil terá a sua expressão imortal na vida do Espírito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade, inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz...]

Houve sim, crescimento e evolução, embora muito pouco. Trazemos, ainda, resquícios atávicos do passado. Pensemos em como se agia na Roma antiga ou na época da Inquisição, onde se praticava o mal e até matava-se em nome de Deus. Já não se faz mais isso, os antigos conceitos foram abandonados, apesar das velhas armaduras terem sido substituídas pelo terno e pela gravata e as armas, serem canetas. Hoje, uma assinatura pode matar muitos e manter o povo cativo através de leis elaboradas para proveito próprio e não para o bem do povo.

Se desejarmos realmente ser a Pátria do Evangelho, teremos que acolher a todos os irmãos em conflito. Teremos que separar o joio do trigo sim, porém sem nos esquecer de que ambos brotaram da mesma terra, sem nenhuma distinção. Cada qual terá que fazer o trabalho que lhe caiba.

E, quanto a nós, peçamos a Deus que nos fortaleça, nos inspire e abençoe, sustentando-nos nos embates que a vida nos oferecer, como oportunidade de crescimento moral. A evolução não dá saltos, nem nós, humanos, evoluímos em saltos. Ela é lento e gradativa, pois em tudo há uma proposta de mudança, que temos que absorver e colocar em prática. Nem todos estão muito empenhados em evoluir e deixar sua “zona de conforto”, abdicando de regalias em detrimento do bem estar dos mais necessitados. Muito poucos estão dispostos à essa proposta.

Os Espíritos nos ensinam, na pergunta 728 do Livro dos Espíritos, alusiva à Lei da Destruição, “...que é preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhora dos seres vivos”.

Por outro lado no mesmo livro, pergunta 781, quando é arguido o Espirito Verdade: “Tem o homem o poder de paralisar a marcha do progresso”? Em resposta temos: “Não, mas tem o poder de embaraça-la”. Convém que o leitor observe, no cenário em que estamos vivendo, quantos não estão embaraçando a marcha do progresso com suas artimanhas.

Já no item “a” da mesma pergunta, está assim disposto: “O que se deve pensar dos que tentam deter a marcha do progresso e fazer com que a Humanidade retrograde? R: Pobres seres, serão levados de roldão pela torrente que procuram deter”.

Assim, acreditem os homens ou não nas palavras dos Espíritos, ou, se descrentes de tudo, julgam que a vida termina no túmulo, cada um será julgado, segundo seus feitos, pela sua consciência. Não se iludam que ao morrer tudo termina e que todo mal praticado ficará isento de responsabilidade por aquele que o praticou.

A lei do progresso segue sua marcha, lenta e regular. Quando um povo não progride tão depressa quanto deveria, o Criador o sujeita, de tempos em tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma, pois o homem não pode indefinidamente conservar-se na ignorância das leis que regem o Universo. A perfeição terá que ser atingida, terá que se instruir pela força das coisas, pelas revoluções morais e sociais que serão infiltradas nas ideias, pouco a pouco. E germinarão no decorrer dos séculos, desmoronando os edifícios da ignorância do passado, deixando tudo em harmonia com as novas necessidades da humanidade, fazendo com que o Planeta renasça para novas inspirações que o conduzirão a dias melhores.

Paz a seu Espírito

Exibições: 285

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Ana Melo em 18 fevereiro 2018 às 11:03

Muito boa exposição. Que sejamos persistentes em frente a tantas dores que tentam por em desanimo o progresso, o crescimento evolutivo do ser.

Obrigada.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Colavida e a perseverança na divulgação

A perseverança de Fernández Colavida na divulgação do espiritismo na Espanha

Simoni Privato Goidanich

A escassez de material de estudo e de divulgação do espiritismo era uma limitação importante na Espanha.…

Educação para quê? Por Jane Maiolo

Educação para quê?

Por Jane Maiolo

 

A EDUCAÇÃO, SE BEM COMPREENDIDA, É A CHAVE DO PROGRESSO MORAL¹

 

A humanidade é, genuinamente, produtora de conhecimentos, desde os primórdios o…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
"O sentido da vida" - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo assista pelo youtube https://t.co/o2tYCOtlWj https://t.co/O5HtdvrWTX
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou o vídeo de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
Miniatura

Palestra Formiga 07092018 1

"Suicidio Infantil. Allë Santana (*) Uma frase é preocupante: "O suicídio é um grave problema de saúde pública que poucas pessoas consideram um problema, preferem não mencionar e fazem um verdadeiro…"
16 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Vacina contra a Obsessão – por Sidney Fernandes de PATRIZIA GARDONA
"Vacinação. Desafio de urgência. (...) Estabelecer um serviço de imunização infantil eficaz e permanente é, para qualquer país, dar um passo adiante no sentido do desenvolvimento social e…"
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Entre a Terra e o Céu" #20 - Cap 24 "Carinho reparador" - Mauro M Guimarães assista no youtube… https://t.co/CTj5QLccCl
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Mônica M. Alvarenga é agora um membro de RAE
23 horas atrás
Josue Oliveira comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“Das Tragédias a Plenitude”, com Dr. Emerson Oliveira Pedersoli

"Emerson Oliveira  boa tarde  e com o maior carinho i amizade que vou procurar fazer um resumo das  Tragedias  a Plenitude  dado a circontacias que todos nos bem sabemos  poderiamos ser mais muito mais amigos da propria…"
23 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Olá, amigo Raphael, grato pela resposta; mas minha dúvida continua, porq, como a própria doutrina diz, todas as causas têm seus efeitos e, vice-versa, todos os efeitos têm suas causas; então ficamos sabendo q,…"
ontem
Raphael Barbosa da Silva respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Boa tarde Luis, como vai? Vivemos em um mundo de provas e expiações e é através do sofrimento que resgatamos os sofrimentos que causamos ao próximo em outras encarnações. É através das…"
ontem
Ícone do perfil via Twitter
“Não ponhais a Candeia debaixo do alqueire” - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/kEby2KiDtj
Twitterontem · Responder · Retweet
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Existe realmente um Destino? de Decio Ney Rocha Naves
"Porque não existe homem sem ego."
ontem
Carla Rezende e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Nova Geração: O que nos cabe fazer? - Marcia Cavazana Bastos assista no youtube https://t.co/kIOv1UWAqF https://t.co/goILd7PfGh
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“A maturidade do senso moral”, com Delane Alves assista pelo youtube https://t.co/SkpSOVQ4T6 https://t.co/bXklKzYTDL
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Terapia Anti Queixa" - Programa Momento Espírita com Renan Carmona assista pelo youtube https://t.co/9Pjq1eEJqO https://t.co/tRbkDGpaug
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A VIOLÊNCIA NA VISÃO ESPÍRITA Por Ana Luiza Nazareno" : https://t.co/5woIMFd2Zo
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Ícone do perfil via Twitter
"A DOR NOS ANIMAIS" : https://t.co/MKxAFs76tz
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“A maturidade do senso moral”, com Delane Alves assista pelo youtube https://t.co/SkpSOVQ4T6 https://t.co/b0xlt1QgYQ
Twitterdomingo · Responder · Retweet
Rosane Martins Xavier curtiram a discussão Educação para quê? Por Jane Maiolo de Amigo Espírita
domingo
Cremilda Novais curtiram o perfil de Cremilda Novais
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço