Este ato de “falar mal” de alguém é bem descrito no Evangelho Segundo O Espiritismo como sendo um dos motivos de nos macularmos, ou seja, nos mancharmos com vibrações más (Cap. 8, item 8).

É o que sai de impuro da boca do homem que o torna distante de Deus, pois o que sai da boca primeiro preencheu a mente, e uma mente doente traz amarguras para o corpo e a alma do indivíduo.

O benfeitor Emmanuel nos recorda no livro “Fonte Viva” de que falar mal dos outros é render homenagem aos instintos inferiores, e renunciar ao título de cooperadores de Deus, por ser crítico de suas obras (Cap. 151 – Maledicência).

Reparem bem nisso: falar (mal) dos outros nos distancia de Deus!

E é bem comum justificarmos nossas insatisfações com as falhas alheias: “Só digo a verdade”, ou “não consigo ver coisa errada e ficar quieto”.

Aparentemente isso nos coloca em posição quase que de defensores da justiça, do que é correto e bom. Ledo engano…

A doutrina espírita é clara em nos orientar sempre a buscarmos soluções, e não apontamentos estéreis. Quando estamos falando mal de alguém, não estamos em busca de soluções, mas sim, de denegrir o outro, e isso nos torna cruéis, por que não damos a chance de que o outro se justifique ou se defenda da acusação que fazemos e, tampouco, estamos verdadeiramente interessados em ajudar-lhe a resolver o imbróglio.

E peço licença pra ir além: pode-se considerar até covardia falar de alguém pelas costas, já que se o outro estivesse pessoalmente, não teríamos a mesma audácia nos comentários.

Quando ingerimos este tóxico chamado maledicência vamos programando pra nós um envenenamento que nos leva à ruína.

Ficamos permeados com estas energias de péssima qualidade, e nos habilitamos (mesmo a contragosto) a experimentarmos dissabores dos mais diversos:

Enfermidades no corpo físico, insatisfações, inquietações, desamor e distanciamento dos que nos observam nesta prática infeliz.

“Quando Pedro fala de João, sei mais de Pedro do que de João”, é uma grande realidade. Os amigos se afastam, pois percebem nossa língua afiada e não desejam serem os próximos “alvos” de nossas flechadas verbais.

Sejamos prudentes e próximos das energias saudáveis que os bons espíritos querem nos inspirar. Lembremo-nos do apontamento feito pelo Mestre Jesus, quando orientou que “quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

É sempre mais feliz aquele que pelo menos tenta se livrar deste mal que nos toma grande parte de um bem muito preciso: o tempo.

Utilizemos ele para nosso crescimento, auxiliando nossos irmãos, compreendendo as suas limitações e procurando pelo menos não atrapalhá-los com nossas infelizes observações, que muitas vezes estão equivocadas quando à verdade dos fatos. Não sabemos o que levou o outro a agir daquela maneira que nos induz a recriminá-lo.

O antídoto para a maledicência, para quem ainda está saindo dela: o silêncio, ser o ponto final de toda e qualquer inoportuna avaliação.

E para quem já tem boa capacidade observadora das falhas alheias, e já não mais cai na armadilha da maledicência, o caminho a ser seguido é do auxílio, procurando encontrar soluções que ajudem o outro a não mais cometer tais falhas.

Abençoemos a todos, para o bem deles e da organização em que estamos todos inseridos e para que a nossa paz de espírito se faça presente.

Oceander Veschi

Exibições: 108

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

Denilson Ferrara curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
1 hora atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Libertemo-nos": https://t.co/ZMhNQyzPEW
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

Libertemo-nos

O homem, na essência, é um espírito imortal, usando a vestimenta transitória da vida física. A existência regular no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias – átomos de tempo na Imortalidade – concedidos à criatura para o aprendizado de elevação. A Crosta do Mundo é o campo benemérito, onde cada um de nós realiza a sementeira do próprio destino.A ciência é o serviço do raciocínio, erguendo a escola do conhecimento.A filosofia é o sistema de indagação que auxilia a pensar.A…Ver mais...
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara": https://t.co/f9XfZjr9xF
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
7 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"O  CPP (Código de Processo Penal) e a prova ilegal. Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas…"
8 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

23 junho 2019 de 9 a 10:15
“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, este será o tema da palestra do pesquisador, músico e orador Denilson Ferrara de Posto da Mata, no próximo domingo 23 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Denilson usa a música para levar mensagens de paz, amor e compreensão ao próximo. Ele é trabalhador do Grupo…Ver mais...
10 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

No Umbral

Bandidos no Umbralhttp://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlhttps://paespirita.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlMicróbios e bandidos fazem grandes estragos, tanto quanto as guerras.A peste bubônica doença bacteriana matou milhões na Europa e Ásia.Ligou-se o problema ao aumento da população de…Ver mais...
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/Z69qeYW3Bl
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/DzcmAOvWRw
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Angela Nardelli e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/XX7A72aZai
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/eqU519rE60
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/UsmVXLE76K
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Odiar os Pais (Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap: XXIII -Itens 1 a 3) - Lúcia Lage assista no youtube… https://t.co/AtD7g6iyIK
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Orgulho - Palestra de Márcia Maue assista pelo youtube https://t.co/H3LmRi2vCJ https://t.co/vbk22LMtDz
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço