Este ato de “falar mal” de alguém é bem descrito no Evangelho Segundo O Espiritismo como sendo um dos motivos de nos macularmos, ou seja, nos mancharmos com vibrações más (Cap. 8, item 8).

É o que sai de impuro da boca do homem que o torna distante de Deus, pois o que sai da boca primeiro preencheu a mente, e uma mente doente traz amarguras para o corpo e a alma do indivíduo.

O benfeitor Emmanuel nos recorda no livro “Fonte Viva” de que falar mal dos outros é render homenagem aos instintos inferiores, e renunciar ao título de cooperadores de Deus, por ser crítico de suas obras (Cap. 151 – Maledicência).

Reparem bem nisso: falar (mal) dos outros nos distancia de Deus!

E é bem comum justificarmos nossas insatisfações com as falhas alheias: “Só digo a verdade”, ou “não consigo ver coisa errada e ficar quieto”.

Aparentemente isso nos coloca em posição quase que de defensores da justiça, do que é correto e bom. Ledo engano…

A doutrina espírita é clara em nos orientar sempre a buscarmos soluções, e não apontamentos estéreis. Quando estamos falando mal de alguém, não estamos em busca de soluções, mas sim, de denegrir o outro, e isso nos torna cruéis, por que não damos a chance de que o outro se justifique ou se defenda da acusação que fazemos e, tampouco, estamos verdadeiramente interessados em ajudar-lhe a resolver o imbróglio.

E peço licença pra ir além: pode-se considerar até covardia falar de alguém pelas costas, já que se o outro estivesse pessoalmente, não teríamos a mesma audácia nos comentários.

Quando ingerimos este tóxico chamado maledicência vamos programando pra nós um envenenamento que nos leva à ruína.

Ficamos permeados com estas energias de péssima qualidade, e nos habilitamos (mesmo a contragosto) a experimentarmos dissabores dos mais diversos:

Enfermidades no corpo físico, insatisfações, inquietações, desamor e distanciamento dos que nos observam nesta prática infeliz.

“Quando Pedro fala de João, sei mais de Pedro do que de João”, é uma grande realidade. Os amigos se afastam, pois percebem nossa língua afiada e não desejam serem os próximos “alvos” de nossas flechadas verbais.

Sejamos prudentes e próximos das energias saudáveis que os bons espíritos querem nos inspirar. Lembremo-nos do apontamento feito pelo Mestre Jesus, quando orientou que “quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

É sempre mais feliz aquele que pelo menos tenta se livrar deste mal que nos toma grande parte de um bem muito preciso: o tempo.

Utilizemos ele para nosso crescimento, auxiliando nossos irmãos, compreendendo as suas limitações e procurando pelo menos não atrapalhá-los com nossas infelizes observações, que muitas vezes estão equivocadas quando à verdade dos fatos. Não sabemos o que levou o outro a agir daquela maneira que nos induz a recriminá-lo.

O antídoto para a maledicência, para quem ainda está saindo dela: o silêncio, ser o ponto final de toda e qualquer inoportuna avaliação.

E para quem já tem boa capacidade observadora das falhas alheias, e já não mais cai na armadilha da maledicência, o caminho a ser seguido é do auxílio, procurando encontrar soluções que ajudem o outro a não mais cometer tais falhas.

Abençoemos a todos, para o bem deles e da organização em que estamos todos inseridos e para que a nossa paz de espírito se faça presente.

Oceander Veschi

Exibições: 123

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

Dora Agapito curtiu o vídeo de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Dora Agapito curtiu o vídeo de Amigo Espírita
13 horas atrás
Dora Agapito entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Tirando Dúvidas

Espaço reservado à perguntas doutrinárias, tirando as dúvidas dos membros quanto a Doutrina Espírita. Não serão respondidas perguntas particulares,  As respostas serão postadas neste mesmo grupo e serão respondidas pela Equipe da Rede Amigo EspíritaVer mais...
13 horas atrás
Dora Agapito curtiram o evento Tirando Dúvidas de Amigo Espírita
13 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
13 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
15 horas atrás
Ícone do perfilSandra Regina Ribeiro da Silva, Kátia, Édila Marinho e mais 3 pessoas entraram em RAE
15 horas atrás
JORGE RAMOS respondeu à discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"  Reflitamos essas colocações acerca da pouca atenção que as Casas Espíritas dispensam à diversidade das expressões da mediunidade na perspectiva dos médiuns novatos; o quão lhes…"
16 horas atrás
JORGE RAMOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
16 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
21 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
21 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos. de Wellington Balbo
22 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

21 julho 2019 de 9 a 10:15
“Eu encontrando Eu mesmo”, este será o tema da palestra do odontólogo e orador Dr. Virgilio Knupp de Colatina-ES, será no próximo domingo 21 de julho de 2019, de 09 às 10h da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Dr. Virgilio é um dos fundadores e está como presidente da SCEE. Ele faz abordagens didáticas baseadas em estudos de O Livro dos Espíritos e O…Ver mais...
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Já encontrei e acabo de publicar um tópico relativo ao q estamos falando, isto é, q Jesus e Paulo disseram q não existe livre-arbítrio, q não são as obras q nos salvam e q e os pensamentos não…"
ontem
GIVANICE MACHADO curtiu a postagem no blog SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado
Rogério Barbosa agora é amigo de Mallu Consas e Decio Ney Rocha Naves
sexta-feira
Feeak Minas adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
Miniatura

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa. Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à reputação, análises mentirosas de situações respeitáveis e escândalos do ridículo.…Ver mais...
sexta-feira
Ícone do perfilANGELAMARIA DE LOURDES FREIRE, Mauro Agenor Dal Belo, Darney Gonçalves Teixeira e mais 8 pessoas entraram em RAE
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço