MICROCEFALIA, POR QUE TANTOS CASOS? VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA.

Os diversos casos de microcefalia que está ocorrendo por todo o Brasil, e com mais intensidade no Nordeste, e os números cada vez mais aumentando. Nos faz indagar: por que isto está acontecendo?

Para nós espíritas isto não é por acaso. Na visão da Doutrina Espírita esta situação enquadra-se nas chamadas provações coletivas, é um resgate coletivo. São espíritos que trazem necessidade de provas ou expiações semelhantes, nisto são atraídos a lugares ou situações, onde graves desequilíbrios destes espíritos são tratados em conjunto. Sobretudo nas doenças, chamadas de congênitas, que a criança já traz ao nascer, não se pode atribuir ao acaso ou a má sorte elas passarem por esta situação.

Há casos também em que esses espíritos reencarnam com este problema para ajudar os familiares a desenvolverem boas qualidades, a terem mais paciência, para desenvolver o cuidado pelo próximo, a compaixão, a generosidade...

O Espiritismo nos esclarece que estamos num mundo de efeitos, de consequências, onde percebemos que na reencarnação encontra-se o “por que” para compreendermos o que está ocorrendo, as causas e as consequências.

Nas questões 132 e 133 de O Livro dos Espíritos, encontramos os seguintes esclarecimentos: Que Deus impõe a encarnação com o objetivo de fazer os espíritos chegarem a perfeição. Para alguns a encarnação é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisto é que está a expiação. (...)
Todos nós necessitamos de reencarnarmos, pois todos nós fomos criados simples e ignorantes; instruímo-nos nas lutas e nas tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não poderia fazer a alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito. Os espíritos que seguem o caminho do bem alcançam mais depressa o objetivo. Aliás, as dificuldades da vida, frequentemente, são consequências da imperfeição do espírito; quanto menos tenham de imperfeição, menos tem de tormentos. (...)

Estamos vivenciando um momento crucial no progresso do planeta Terra, e no nós progresso. Esta é a encarnação que melhor nos preparamos através das outras encarnações. É a grande chance e a grande oportunidade para nos tornamos indivíduos melhores. E para esses espíritos que nasceram com o corpo físico com microcefalia é uma grande oportunidade de reajuste de dividas passadas, é uma reencanação impar para eles, mesmo que seja por breve instantes, ou pela experiência de passar por isso, ou que vivam por anos; tanto para eles como para os familiares .

Sabemos que a Terra está passando pela mudança de uma Era para outra, deixando o mundo de Provas e Expiações para o mundo de Regeneração. Tudo que estamos vivenciando seja desencarnes coletivos, seja reencarnações de resgate coletivo, é para acelerar o processo de quitação de divida do mundo em estagio de Provas e Expiações, pois não se pode chegar um novo estagio moral na Terra com as dividas e os sofrimentos atuais. Só irão ficar na Terra os espíritos que assumirem o compromisso com o bem, espíritos com a moral adequada para habitar o mundo em estagio evolutivo de Regeneração. Por isso que as dividas tem que serem pagas, e por isso que está havendo esse aceleramento para o pagamento dos débitos desses espíritos, e tudo isso acontecendo por meio da Lei de Causa e Efeito, da ação e da reação.

Assim, os débitos de vidas anteriores que tal espírito contraiu e acarretou tal deficiência, é sanado com essa atitude de encarnar com a microcefalia. Décadas atrás a incidência de casos de deficiência física era muito grande, e se apresentando de diversas formas as deficiências físicas, atualmente os espíritos estão nascendo com doenças emocionais, psíquicas, é a mente que está sofrendo atualmente. Tendo diminuído os casos de deficiência física, pois os espíritos que precisavam passar por tais circunstancias já terem quitado tal divida, contraída por erros em vidas passadas. É por isso que esta é a grande chance, quem sabe uma das ultimas chamadas para esses espíritos quitarem suas dividas e a dos seus familiares por meio da microcefalia.

Deus sempre Escreve Certo e Seu Amor e Justiça nunca falham. Temos que entender que os espíritos desses bebês, são espíritos que já viveram muitas outras vidas, com erros e acertos. Os aspectos espiritual por trás desta situação é que são espíritos que precisam passar pela experiência da microcefalia, é como se fosse um processo de cura para os dificuldades espirituais desses espíritos.

Que as mães não aborte esses bebês de forma alguma, porque se houver um caso na família de microcefalia é porque a família necessita desta experiência para desenvolver boas qualidades. Porque se haver de nascer na família um bebê com alguma deficiência física é necessidade da família e do bebê. A família tem que se doar, porque tudo tem uma razão de ser. É a Justiça Divina atuando, mesmo que não compreendemos atualmente, para que alcancemos a luz.

Que as mães, os pais e os familiares agradeçam a Deus por esta oportunidade bendita, por receber estes espíritos sofredores, que vão precisar dos seus pais, responsáveis, familiares, de todo o amor, carinho, da servidão, para se dedicarem a estes espíritos, dando condição a eles de cura para o espírito, através desta oportunidade. Quando servimos crescemos. É um crescimento mútuo, para os pais e para o filho, muitos casos podem ser resgates de dividas dos pais com os filhos de outras vidas, outros casos os bebês podem assim nascer para sensibilizar os pais e familiares, e outros podem ser a necessidade do espírito de nascer desta forma e os pais os acolherem para o ajudar, sem os pais terem cometido erros com eles no passado, isto estabelecido no plano reencarnatório antes dos pais e filhos nascerem.

Que esses casos sirvam para a sociedade em geral, para sensibilizar-nos e nos voltarmos mais para o bem, para o amor, para a caridade... Uma nova era está chegando, e temos que cada dia sermos pessoas melhores. O tempo urge, e os trabalhos estão sendo acelerados. Colhemos o que plantamos isto através dos séculos, isto é a lei de causa e efeito, ação e reação. Mas, sobretudo, confiemos em Deus Pai. E nos ensinos de Mestre Jesus, pois Ele afirmou: “Das ovelhas que meu Pai me confiou, nenhuma se perderá.”

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.“ (Romanos 8:28)

http://jardim-espirita.blogspot.com.br/

Exibições: 37250

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Leandro Oliveira em 7 março 2016 às 10:24

João Batista Noronha

Referente à sua indagação


"No caso específico da MICROCEFALIA, só consigo entender esta aplicação da lei se ambas as partes tiverem dívidas a resgatar, pois um espírito não deveria reencarnar em um corpo com uma anomalia congênita apenas por resgate dos pais."

Isto não é uma regra e cada caso é um caso. Neste exemplo, um espírito pode reencarnar como prova em uma família que esteja preparada moralmente para acolhê-lo, ou seja, como missão de ajudar no resgate das suas provas

Comentário de Fernando Gomes de Souza em 27 fevereiro 2016 às 20:55

Comentário de ELAINE SOUSA MATOS XAVIER em 17 dezembro 2015 às 6:25

ATUALMENTE PASSAMOS POR SITUAÇÃO PARECIDA COM ESTA ,MEU SOBRINHO NASCEU COM MÁ FORMAÇÃO NO CÉREBRO ,AUMENTO DE MASSA ENCEFÁLICA ,SÓ QUE DESENVOLVIDA A PARTIR DOS SETE ANOS DE IDADE,É UM CASO RARO ,MEU ÚNICO SOBRINHO ,DESDE BEBEZINHO JÁ ACHAVA QUE ELE ERA DIFERENTE DOS DEMAIS...APRESENTA UM GRAU DE APRENDIZAGEM QUE NÃO É COMPATÍVEL COM SUA IDADE PASSOU PELA PRIMEIRA CIRURGIA,FICOU EM UMA CADEIRA DE RODA POR QUINZE DIAS,VENCEU ESTA ETAPA,RETORNOU AO MÉDICO FOI DITO QUE NECESSITA NOVAMENTE OUTRA CIRURGIA ,NO ENTANTO A NOSSA LUTA APENAS COMEÇOU,GRAÇAS A DEUS NOSSA FAMÍLIA É UNIDA E SE AJUDA,ESTAMOS APRENDENDO COM ELE QUE DEVEMOS NOS APOIAR SEMPRE INDEPENDENTE DA DOENÇA,ELE NOS PASSA UMA SEGURANÇA MUITO GRANDE,E ACREDITANDO QUE DEUS É MAIS ELE ESTÁ NO COMANDO DE CADA SITUAÇÃO E QUE NÓS TEMOS QUE DAR O NOSSO MELHOR,INDEPENDENTE DA PROVA SER,DA CRIANÇA DO PAI OU DA FAMÍLIA...QUE ELE NOS DE FORÇA PARA SERMOS O APOIO DELE...ATÉ ONDE DEUS PERMITIR...

Comentário de Kelen em 13 dezembro 2015 às 16:14

Penso que a provação da microcefalia é para toda a família, não somente ao pais, ou somente aos filhos que tem essa anomalia. Pois estamos no ambiente familiar da qual precisamos para nossa evolução. Por isso concordo com a colocação de João. 

Comentário de João Batista Noronha em 10 dezembro 2015 às 17:13
Boa tarde Antonio! Li atentamente o texto, mas terminei o mesmo com a seguinte indagação: sendo DEUS infinitamente justo e bom, a lei de causa e efeito deve atuar em todos os espíritos, fazendo-os resgatar seus débitos. No caso específico da MICROCEFALIA, só consigo entender esta aplicação da lei se ambas as partes tiverem dívidas a resgatar, pois um espírito não deveria reencarnar em um corpo com uma anomalia congênita apenas por resgate dos pais.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Para quando chegar a tristeza - 117ª Assistência Espiritual Joanna de Angelis assista pelo youtube… https://t.co/oziQlVDsVo
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Rogério Barbosa agora é amigo de Mallu Consas e Decio Ney Rocha Naves
13 horas atrás
Feeak Minas adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
Miniatura

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa. Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à reputação, análises mentirosas de situações respeitáveis e escândalos do ridículo.…Ver mais...
16 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Bom dia, hoje as 8h teremos: Aquele que guarda os meus mandamentos é o que me ama! - Evangelho na Rede com Yasmim M… https://t.co/RDYmN0fJKm
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilANGELAMARIA DE LOURDES FREIRE, Mauro Agenor Dal Belo, Darney Gonçalves Teixeira e mais 8 pessoas entraram em RAE
17 horas atrás
Sala de Estudos Chico Xavier compartilhou o vídeo deles em Facebook
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Serve e Confia - Fernando Flores assista pelo youtube https://t.co/mFW9B1O5xb https://t.co/0AOGkKaNjw
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Renovar é preciso - Tatto Savi assista pelo youtube https://t.co/kN8ZC2R4HL https://t.co/0bT23P5s7K
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
As mil faces da espiritualidade - Sergio Huallas assista pelo youtube https://t.co/9LsaVCIRF0 https://t.co/1PSdC0uMhW
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Caridade e Saúde" - Otávio Tobias Otávio Tobias Soares Mandra assista pelo youtube https://t.co/D00clfojtQ https://t.co/JLoZY8wVdM
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Espíritos e as homenagens póstumas - Qs 323 a 325a Livro dos Espíritos - Carlos Alberto Braga assista pelo youtube… https://t.co/Ic82cV4wdE
Twitterontem · Responder · Retweet
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiram a discussão Coleção Emmanuel - Livros para download de Amigo Espírita
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Hoje o apresentador Américo Nunes entrevista José Antonio da Cruz ao vivo às 17h30 horário de Brasília. 👉 Acesse:… https://t.co/W0r9JVXPUP
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Evangelho Segundo o Espiritismo 3a parte - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo assista no youtube… https://t.co/Vo1mR48xzz
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/UB2ABnYWLW
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/nRhJJiIhqi
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/AFugrmq6PW
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/B87f28tUpi
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/93JCc2sd3u
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão e ingratidão nos laços de família - Raffaela Morais assista no youtube https://t.co/MjgbDZRXrp https://t.co/10XVo1KXYa
Twitterquinta-feira · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço