Não ao Preconceito

O preconceito tem sido forte óbice ao desenvolvimento moral do ser humano, um comportamento limitado pelas travas de um julgamento que surgiu da falta de compreensão e de uma avaliação parcial das situações.

Espiritualmente falando, as religiões cristãs têm como ideia fundamental que todos serão julgados na medida em que julgarem. Esse conceito, trazido das palavras de Jesus (Lucas 6:37), é uma forma de abolir o mal nas relações entre as pessoas, favorecendo a empatia, a solidariedade e a fraternidade.

O processo psicológico do ser humano, contudo, é complexo, e não raramente certas apreciações na prática limitam-se a citações decoradas. O comportamento de uma pessoa religiosa nem sempre é análogo ao que ela diz crer.

A Doutrina Espírita, moralmente fundada em valores cristãos, concorda com a assertiva de que o julgamento feito será o julgamento recebido. Que não se entenda isso como uma espécie de vingança divina, mas como método educativo que alerta que as leis morais e naturais que regem a alguns, regem a todos.

Para tornar ainda mais sério esse entendimento, o Espiritismo é reencarnacionista, sendo a reencarnação possivelmente a única forma de explicar as aparentes injustiças sociais e individuais. Ora, se todos reencarnarão em novo corpo tantas vezes quantas forem necessárias até atingirem certo grau de evolução espiritual, o que garante que não vivenciarão papéis sociais semelhantes aos que hoje são alvo de seu preconceito e que, infelizmente, parte dos indivíduos ainda alimenta no decorrer da história da humanidade?

Uma pessoa preconceituosa com o gênero, cor, posição social, religião, dentre outros, dificilmente deixará de sentir na pele, mesmo que noutra encarnação, o que fez outrem sofrer com seu desprezo. Não se trata da pena de talião, mas de causa e efeito, pois não se colhe maçãs nos limoeiros! Se o conceito não convencer a todos, a própria experiência convencerá.

O preconceito tem sido pedra de tropeço a atrasar toda a humanidade por causa de valores frívolos, quase sempre voltados à aparência exterior, em detrimento das qualidades interiores do ser humano. Não é assustador e sim estimulante, imaginar que se for verdade – a verdade que o Espiritismo abraça – como seria uma próxima vida se tivéssemos que colher o que hoje semeamos.

VANIA MUGNATO DE VASCONCELOS

Exibições: 66

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 17 dezembro 2018 às 21:36

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA? Michelle Bolsonaro mandou retirar obras sacras do Palácio da Alvorada.

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2018/12/intolerancia-religi...

https://paespirita.blogspot.com/2018/12/intolerancia-religiosa.html

Comentário de luis conforti junior em 27 novembro 2018 às 18:32

Oi, nova amiga Patrizia, sem dúvida q o preconceito tem sido um obstáculo ao desenvolvimento moral do ser humano; mas qual é a causa do preconceito? O homem mesmo escolheu ser preconceituoso, ou a vida que Deus nos deu para nosso aprimoramento moral, nos faz ser preconceituosos? O que diz a jovem?

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 26 novembro 2018 às 18:15

SOS MATERNO. “Tenho Pressa”.

 

Quando a questão é emocional, a linguagem pode dirigir os seus pensamentos. O preconceito começa na linguagem, como na cegueira. "Faca cega" é a faca que não corta. O problema é que da linguagem o preconceito se transfere para a atitude, aparecendo níveis de afastamento. Surge então o ato de evitar, a discriminação e a segregação, ferindo a liberdade, a fraternidade, e a igualdade.

 O medo do estigma precede a experiência real de discriminação. O estigma internalizado pode ser muito forte e impedir uma integração satisfatória, porque as percepções pessoais ou sociais são incorretas. É algo externo, não é da pessoa, mas chega antes dela. Um bom exemplo é o medo do contágio do estigma que expulsa negros dos espaços privativos dos brancos. Um exemplo é narrado pela mãe, que pede ajuda no vídeo. (1)

A transformação dessas imagens negativas que aprisionam, que discriminam, requer um novo paradigma que subverta essa ótica perversa. A ética é uma ótica. Imagem negativa cega a ética e coloca o olhar fora de foco. Lutar contra o preconceito é uma tarefa mais demorada do que parece, por isso precisamos compartilhar o SOS materno, que “tem pressa”. (1)

Uma vereadora mandou retirar, da sala por ela ocupada, o retrato do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, sob o fundamento de que era "evangélica" e não poderia ter em "sua" sala o retrato de um "espírita". Enfatizo: "ela cega a ética e coloca o olhar fora de foco". (2)

A epilepsia não pega. Antes de ser um rápido distúrbio neurotransmissor, que atrapalha a coordenação motora e leva à perda da memória, é um estigma. Em 90% dos casos é de fácil tratamento. Por que o paciente é tão discriminado?

Van Gogh, Joana D'Arc e Machado de Assis sofreram discriminação?

O estigma é estressante. Arthur Ashe, que se projetou no tênis mundial, escondeu sua condição (portador HIV), porque "tinha medo do estima que é insuportável". (2)

Saiba um pouco mais:

  1. Quando começa a solidão da mulher negra?

https://www.youtube.com/watch?v=5fBhjPzXNi4&feature=youtu.be

  1. Qual o poder das palavras?

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

luis conforti junior respondeu à discussão Meu Reino AINDA não é deste mundo. de Rosangela Araujo Pereira
5 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Entidades de Wilson Moreno
5 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
5 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Existe realmente um Destino? de Decio Ney Rocha Naves
5 horas atrás
Raquel Marques Viana Gonçalves curtiu a postagem no blog SINTOMAS DA MEDIUNIDADE de Nilton Cardoso Moreira
5 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
5 horas atrás
Francisco José Bochi curtiram o perfil de Anete Guimarães
12 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Lenha na Retórica de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
15 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “A paz do Cristo”, com Débora Cruz de Carlos Pretti - SCEE
18 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira
20 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
Ícone do perfilMax Müller, Cicero Neres Alves Lima, Fabio Marto Vieira e mais 3 pessoas entraram em RAE
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Existe realmente um Destino? de Decio Ney Rocha Naves
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Entidades de Wilson Moreno
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Meu Reino AINDA não é deste mundo. de Rosangela Araujo Pereira
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Livre arbítrio de Sergio Ruiz
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão O reino dos céus está dentro de Vós(Lc 17,20-21) de Marco Túlio Ferreira Silva
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão O reino dos céus está dentro de Vós(Lc 17,20-21) de Marco Túlio Ferreira Silva
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço