NAS AÇÕES DO BEM, O PASSADO É SEMPRE PRESENTE

Célia Maria Rey de Carvalho (*)

Como espíritos imortais, nosso destino é o bem, o amor, com esforços individuais. Jesus orientou que ele se faria presente no socorro aos necessitados. Pela lei da cooperação entre os homens que ele estaria conosco. Ninguém cruza o nosso caminho em vão, aproveitando-se ou não a oportunidade.

Esse raciocínio se aplica à história de uma senhora desequilibrada que perambulava por Penápolis. Pelo sentimento de cooperação, foi acolhida e tratada espiritualmente de uma obsessão contumaz que sofria há anos. Curada, se lembrou de seu nome: Benedita Fernandes. Praticou em Araçatuba a ajuda aos semelhantes, como haviam feito com ela.

Não a conheci e chegavam aos meus ouvidos de jovem os seus feitos. Conheci um jovem que mais tarde tornou-se meu marido – Cesar Perri. Pesquisador nato, estudioso, escritor de “fácil letras” como se dizia, que desde cedo interessou-se pela figura de Benedita. Quase não havia registros sobre a vida dela. O desejo incansável em conhecer aquela personagem não lhe deu tréguas. Reuniu dados e fatos e os publicou em singelo opúsculo. Isso não o satisfez. Mensagens espirituais de Benedita revelaram que sua preocupação continuava sendo as crianças e os obsediados. Quem era esse Espírito, que de forma inteligente, amorosa e sábia enviava essas mensagens do além?

Para Cesar, novos desafios e pesquisas prosseguiram durante anos. Após a publicação do opúsculo, ele fez palestras sobre a vida daquela personagem que passou a ser conhecida como a “Dama da Caridade”. Núcleos de assistência e Centros Espíritas passaram a homenageá-la dando-lhe seu nome. Era vista por médiuns do Brasil e do exterior.

Passados mais de 50 anos nesse afã do Cesar em compreender Benedita Fernandes, sem conhecê-la pessoalmente, perguntamos o que está por trás disso?

A espiritualidade esclarece sobre a parentela material e a espiritual e que esta, remonta milênios e é sustentada pela afinidade, pelo bem querer, e se solidifica ao longo dos tempos. Também há um revezamento nos processos reencarnatórios: alguns espíritos afins retornam ao corpo físico e os demais ficam na espiritualidade velando por eles, ora a situação se inverte. Presumo ser essa a história espiritual entre Benedita Fernandes e Antonio Cesar Perri de Carvalho, são espíritos da mesma família espiritual, mas com evoluções espirituais distintas.

Agora é acessível a história dessa mulher ímpar. Para Cesar, a gratidão continua norteando suas ações em prol da divulgação do vulto Benedita, que por “coincidência” desenvolveu sua obra em Araçatuba. União de dois trabalhadores de Jesus, com os mesmos ideais de ajuda aos semelhantes e divulgação da sua Doutrina. Se não fosse o esquecimento das reencarnações passadas, saberíamos que são milenares caminheiros, com ajudas mútuas pelos caminhos de Jesus. São as afinidades da família espiritual cultivadas aqui e no além, solidificando mais e mais os caminhos do amor e do bem comum.

 

(*) Mestre em Educação e professora aposentada; foi atuante no movimento espírita de Araçatuba; ex-diretora da USE-SP e da FEB.

(Artigo publicado no jornal “Folha da Região”, Araçatuba (SP), 3/5/2017. Lido na cerimônia de lançamento do livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade”, no dia 6 de maio, em Araçatuba.)

 

Exibições: 183

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Você tem medo de morrer? - 96ª Assistência Espiritual Joanna de Angelis https://t.co/keJN5a19wU
Twitter10 minutos atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
52 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
Você tem medo de morrer? - 96ª Assistência Espiritual Joanna de Angelis https://t.co/4CXXAMwpQ4
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Pastor - 36º Parábolas de Jesus com Jussara Goretti e Rafael Papa https://t.co/9V6MsIELyf
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu a postagem no blog O maior conselho de Chico Xavier de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog OS 5 MAIORES INIMIGOS: O MEDO, A CÓLERA, A DUREZA, A VAIDADE E A MALEDICÊNCIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog MEDIUNIDADE. FATALIDADE EVOLUTIVA (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
3 horas atrás
Ícone do perfilCARMEN CABRAL DE JESUS, marcos vaz da silva, Rauria Goode e mais 1 pessoas entraram em RAE
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O maior conselho de Chico Xavier" : https://t.co/xYij9iSDb9
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Antonio Carlos Navarro curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"OS 5 MAIORES INIMIGOS: O MEDO, A CÓLERA, A DUREZA, A VAIDADE E A MALEDICÊNCIA": https://t.co/WmY7KTVh3y
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
CARMEN CABRAL DE JESUS compartilhou o grupo de Amigo Espírita em Facebook
5 horas atrás
CARMEN CABRAL DE JESUS curtiram o evento Dr.Bezerra de Menezes de Amigo Espírita
5 horas atrás
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
5 horas atrás
Conceição Valadares curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
5 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog MEDIUNIDADE. FATALIDADE EVOLUTIVA (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Hoje as 20h ao vivo e respondendo perguntas do chat https://t.co/FpSfpIdLad Você tem medo de morrer? - 96ª Assistên… https://t.co/pcIMyQMBlb
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
6 horas atrás
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog Internet , redes sociais e os pseudomédiuns , ambiciosos e mistificadores (Jorge Hessen) de os pae
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço