NATAL COMUNISTA, FILHOS E AMOR

 

Muitos estudaram os vínculos afetivos. Winnicott associou seus estudos a questões educacionais e tornou-se importante referência. “Somente se há uma mãe suficientemente boa é que a criança inicia um processo de desenvolvimento que seja pessoal e real. Se a maternagem não é suficientemente boa, então a criança torna-se uma coleção de reações à imposição, e a verdadeira identidade da criança falha em se formar ou se torna escondida atrás de uma falsa identidade..."

No estudo dos amores da vida adulta destaca-se Bauman em “O Amor Líquido”.

“A fragilidade dos vínculos amorosos na atualidade em todas as relações, desde as mais íntimas (na família, por exemplo). A indiferença na relação entre os cidadãos é a expressão radical da prevalência dos interesses pessoais sobre os coletivos. Relaciona essa fragilidade com o excesso de individualismo e aponta a solidão das pessoas como um de seus efeitos.”

O sociólogo moderno exemplifica com: “o uso do telefone celular em um grupo de pessoas (uma família) estando todos também conectados com outros universos/pessoas que podem estar em vários lugares do mundo. Nenhuma delas está verdadeiramente presente, escutando o outro naquele grupo presencial. Há uma copresença. Essa conectividade com o mundo é marcada pela rapidez e pela superficialidade”. (1)

Educador consciente sabe que o período infantil é o mais propício para a internalização de valores ético-morais. "Os pais têm por missão desenvolver os valores de seus filhos pela educação, tarefa pela qual se tornarão culpados, se vierem a falir no seu desempenho".

Nestes dias de “amor líquido” teremos que unir esforços para poder oferecer aos nossos amores a certeza de que “a vida continua”. (2) Como ensinar esta realidade a essas almas ainda no corpo infantil? Com jovens interessados o processo é mais fácil. Podemos nos socorrer da Ciência Espírita, aquela que traz de volta a mensagem de Deus.

No plano de ensino e nas estratégias podemos explorar as diversas evidências científicas sugestivas disponíveis, elas favorecerão o surgimento da religiosidade amadurecida, aquela que é capaz de encarar a razão face a face e possui grande poder transformador.

Nossos objetivos serão formulados tendo em conta a “inteligência espiritual”, além dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. São esses os objetivos que quando alcançados nos transformam em pessoas dinâmicas e sem nos tornar fanáticos.

Nossas iniciativas farão a revolução do pensamento no autoconhecimento, levando em conta o invisível, o impalpável, o imponderável e o adimensional na busca da verdade. Com o jovem é mais fácil trabalhar, mas como ensinar espíritos reencarnados ainda no corpo infantil?

Lembro-me de uma conversa com uma pedagoga, que aprendemos a chamar carinhosamente de “Tia Vilma”. (3)

“Com a criança, no ensino da imortalidade da alma, somente teremos bons resultados se lhe demonstrarmos como se vive, quando sabemos que somos imortal.” Falava da Pedagogia de Jesus.

Como será o Natal num país comunista?

Certamente isso já é um sério desafio.

A Academia Chinesa de Ciências Sociais teme o avanço da cristianização. Faixas de “Feliz Natal!” são abertamente expostas nas ruas comerciais da China comunista. Alguns acham que tudo é uma abordagem puramente comercial; outros que é o apelo cultural da modernidade, associada com o Ocidente.

Entre as entidades intelectuais mais próximas do poder central, este fascínio pelo Natal é observado com cautela, quando não com hostilidade. O fenômeno é visto como “contrário ao espírito de patriotismo”.

Em 2014, a Academia chegou a publicar um livro para detalhar os “mais sérios desafios” que estão surgindo no país e citou explicitamente quatro: os ideais democráticos exportados pelas nações ocidentais; a hegemonia cultural ocidental; a disseminação da informação através da internet e a infiltração religiosa.

Pouco depois, dez estudantes de doutorado chineses publicaram um artigo em que analisam o fenômeno denunciado como “frenesi do Natal” e apelam ao povo chinês para rejeitá-lo.

A hostilidade é justificada porque nos jardins de infância e nas escolas primárias e secundárias, os professores compartilham com as crianças a festa da Sagrada Natividade, montam árvores do nascimento de Jesus e  distribuem presentes pelo seu nascimento. Assim, imperceptivelmente, semeiam na alma das crianças uma cultura importada e uma religião estrangeira.

Por mais que o governo tente sufocar o cristianismo no país o fato é que os encontros com Cristo continuam cada vez mais frequentes, definitivos e imparáveis na China.

Aguardemos a regeneração. Nada como um dia atrás do outro.

Como será quando os chineses descobrirem que Jesus voltou para dar aula prática para Tomé? (5)

 

  1. Bock, A. Psicologias. Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. São Paulo. Saraiva, 2008.
  2. http://www.febeditora.com.br/departamentos/e-a-vida-continua/
  3. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2011/09/iv-encontro-de-evan...
  4. https://pt.aleteia.org/2016/12/30/o-partido-comunista-nao-gosta-mas...
  5. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2016/01/tu-me-amas.html

http://www.oconsolador.com.br/ano10/462/ca6.html

http://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/tu-me-amas-por-luiz-ca...

 

 

Exibições: 168

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 3 janeiro 2019 às 19:24

Rincon Espírita. Espanha.

Navidad comunista, hijos y amor

 

https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga-2019/

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 25 dezembro 2018 às 10:38

DESOBSESSÃO E/OU EVANGELIZAÇÃO

 

A desobsessão corresponde à soroterapia no tratamento da doença infecciosa. (*)

Nela, o médico socorre com uma injeção capaz de estabelecer defesas (imunidade passiva) previamente produzidas no laboratório (exterior).

O doente pode ser reequilibrado de fora para dentro, mas o processo patológico foi exercido.

 A evangelização infanto-juvenil atua no mesmo campo. Mas, à semelhança da imunização ativa (vacinação), permite o desenvolvimento de "elementos de defesa", antes do contato com as fontes de “infecção”.

Uma criança vacinada pode sofrer o processo de agressão e ficar doente, mas dispõe de resistência prévia que acarreta quadro clínico mais brando e cura em tempo muito menor.

 

A criança evangelizada será o homem vacinado do futuro, mesmo colocada diante de um mundo imediatista e atribulado, responderá favoravelmente diante da neurose dessas grandes metrópoles.

Fonte:

REFORMADOR (FEB), 99 (1823): 61-64, fevereiro, 1981 (**). Imagem ainda válida hoje, 37 anos depois.

 

(*) A desobsessão é um tratamento, segundo a Doutrina Espírita, de pessoas que estejam sofrendo de prejudicial interferência por Espíritos, encarnados ou desencarnados. Espíritos como nós que acabaram praticando o mal, mas como todos possuem capacidade de recuperação. A desobsessão trata a vítima e o obsessor.

(**)  http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Raimundo Nonato Soares comentou a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
"Bom dia Caros irmãos! Músicas maravilhosas."
8 horas atrás
Graciano Santos Araujo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
19 horas atrás
Ícone do perfilAndré Carlos Silva Pimentel e Flavia Holanda Batista entraram em RAE
22 horas atrás
Erika Silvira postou um evento

Workshop Propósito de Vida- Descubra a si mesmo em Local: Hotel Braston

23 novembro 2019 de 9 a 16:30
Workshop Propósito de Vida- Descubra a Si mesmoVocê já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? Onde quer chegar? Que caminho seguir? Se você deseja refletir com mais profundidade sobre o seu propósito de vida e despertar essa conexão interior capaz de trazer novos rumos a sua existência, participe do Workshop Propósito de Vida – Descubra a Si Mesmo, que será realizado pela Fundação Espírita André Luiz. 23 de Novembro das 09:00 às 16:30 Hotel Braston - São Paulo Rua Martins Fontes,…Ver mais...
22 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Dor é Inevitável, o Sofrimento é Opcional de PATRIZIA GARDONA
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PRATICADA POR JESUS de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Sandra Helena Perticarrari e Mauro jesus Nascimento agora são amigos
domingo
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PRATICADA POR JESUS

"Publicado em Magnetismo, Passe e EspiritismoBack to Magnetismo, Passe e Espiritismo Discussions"O evangelho contém passagens muito interessantes, que mostram, claramente, como Jesus usava a imposição das mãos para realizar curas ou para abençoar as pessoas.VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS:“Foram apresentados a Jesus vários meninos, para ele lhes impor as mãos e orar por eles.” “Depois de lhes impor a mãos, Jesus partiu dali” (Mateus XIX, 13 a 15).“Os meninos que foram apresentados a Jesus foram…Ver mais...
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ELIAS VICENTE MACHADO DE SOUZA
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Fernando Melo
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marco Antonio Hrastel Carnaz
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de DIEGO NUNES
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Sergio Rubinato Filho
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Priscila Dornelas da Costa
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de isildinha a. greggio colli
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Adriana Medeiros Alves Mattei
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de JOÃO LUIZ GARRUCINO
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de artur dias cardoso
domingo
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Inês Meneguelli Acosta
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço