Um frequentador da Casa Espírita, chegou ao dirigente da Casa e disse:
- Senhor Fabrício, há várias semanas venho comparecendo às reuniões de assistência espiritual, segundo suas recomendações e, até o momento, não experimentei nenhuma melhora. Continuo com a enxaqueca de sempre, acompanhada de insuperável angústia e incômodos desajustes digestivos . . .
Respondeu o dirigente:
- Meu irmão, é assim mesmo. Como venho lhe explicando, você está sob a ação de um obsessor do passado. É preciso dar tempo ao tempo . . .
Reclama o frequentador:
- Mas, senhor Fabrício, informaram-me que este é um "centro forte". Que mentores poderosos trabalham aqui. Eles poderiam resolver minha situação rapidamente . . .
- Em qualquer agrupamento onde se procure observar a orientação espírita e as lições de Jesus, há benfeitores espirituais agindo em nosso benefício. Ocorre que a solução de nossos problemas não depende tanto da ajuda do céu; é necessário a boa vontade dos interessados da Terra. Não basta receber ajuda dos Espíritos, os benefícios do "passe" ou o conforto da mensagem espírita cristã. É preciso cultivar a oração, disciplinar as emoções, superar irritações e ressentimentos e, sobretudo, exercitar o Bem. O esforço da caridade é recurso fundamental para libertar-se do obsessor. A caridade que você praticar, poderá sensibilizar o obsessor, fazendo com que ele desista de sua má intenção.
O cavalheiro concorda sem convencer-se. E diz:
- Sim, sim. Mas o senhor há de convir que com as dificuldades que venho enfrentando é impossível seguir esta orientação!
- Realmente, não é fácil, nem tanto em virtude de seu estado, mas muito mais porque esta tentativa exige uma mudança radical em sua vida, levando-o a esquecer um pouco a busca pelas coisas passageiras da Terra para buscar coisas que serão para a Vida Eterna. Raros se dispõem a essa "guinada existencial".
Desanimado o frequentador pergunta:
- Quer dizer que não há outro caminho?
Concluiu Fabrício:
- Penso que não. O próprio Cristo alertou-nos sobre este assunto quando falou sobre a porta estreita . . .
O frequentador informou:
- Pois bem, seguirei sua orientação . . .
O cavalheiro frequentador da Casa Espírita despediu-se e partiu. Nunca mais voltou! Seguiu em frente, à procura de um "centro forte" . . .
Muitos enxergam o Centro Espírita como um mero recurso de cura para males corporais e espirituais, cuja eficiência está subordinada à "força" de seus dirigentes e guias.
Fazem "via sacra" nos agrupamentos espiritistas, sem aprender a lição fundamental: a cura de seus males está subordinada, essencialmente, ao esforço de sua própria renovação.

(Richard Simonetti)

Como disse Bezerra de Menezes: “O estudo da Doutrina faz adeptos conscientes para a Causa. Quem se aprofunda no conhecimento da Verdade solidifica a fé.”
Quem procurar o Espiritismo somente para obter cura imediata de seus males físicos e espirituais, ou para resolver de pronto seus problemas materiais, poderá ficar decepcionado.
Porque somente se realiza o que estiver dentro das leis divinas. E o Espiritismo não tem por finalidade principal a realização de fenômenos, mas, sim, o progresso moral da humanidade.
O Espiritismo esclarece que não retira problemas e dores do nosso caminho. Explica-nos o porquê das coisas e ensina-nos: como podemos melhorar a nós mesmo para gerarmos efeitos felizes; como prevenir e resolver problemas espirituais, desde que empreguemos vontade e esforço no sentido do Bem; ou ainda, como superar aquilo que, por ora, não pode ser mudado porque nos serve de expiação ou de prova.

Exibições: 546

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Alcione Torres curtiu o vídeo de Amigo Espírita
3 horas atrás
Alcione Torres curtiu o vídeo de Amigo Espírita
3 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Janete de Azambuja Correa postou um vídeo

Em defesa da vida - cuidando das emoções

Palestra proferida por Janete de Azambuja Correa, no Centro Espírita Leon Denis, em Porto Alegre, em 05 de maio de 2019. Uma abordagem do livro As Algemas Em...
4 horas atrás
Celina Sobral postou um vídeo

Palestra Espírita - Celina Sobral - O lírio nasce no pântano - 24/07/2018.

Nesta Palestra Celina Sobral mostra conceitos Espíritas sobre O lírio nasce no pântano. Palestra realizada em 24/07/2018 no Centro Espírita Verdade e Luz em ...
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", com Dr. Aldeniz Leite

"Aprendendo a comunicar-se com amorosidade", este foi o tema da palestra do psiquiatra, pesquisador e escritor Dr. Aldeniz Leite de São Paulo-SP, no domingo 19 de maio de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.…
4 horas atrás
Amigo Espírita compartilhou o post do blog de ANA MARIA TEODORO MASSUCI em Facebook
4 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

Aquilo que realmente é importante

Certa manhã, Carl Coleman estava indo de carro para o trabalho e bateu no para-lama de outro veículo.Ambos pararam, e a mulher que dirigia o outro carro desceu para ver o estrago.Ela ficou angustiada. Algumas lágrimas lavavam seus olhos preocupados, discretamente.Assumiu a culpa e disse que seu carro era novinho em folha. Fazia dois dias que havia saído da loja, e ela estava com medo de enfrentar o marido e a reação que ele teria.Coleman agiu com simpatia, mas precisava apresentar seus…Ver mais...
4 horas atrás
joão batista pereira de oliveira comentou a postagem no blog Progresso e reencarnação de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
"Exelente mensagem, eu gostaria de me comunicar com algum membro na intenção de ter uma informação"
17 horas atrás
joão batista pereira de oliveira curtiu a postagem no blog Progresso e reencarnação de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
17 horas atrás
joão batista pereira de oliveira curtiram a discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
17 horas atrás
joão batista pereira de oliveira curtiram a discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
17 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Porque a caridade educa o ego, o ego é o problema."
18 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"O ego é a resposta."
18 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"O ego é a resposta."
18 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"No princípio éramos absolutamente iguais em essência e não em identidade."
18 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"No princípio éramos absolutamente iguais em essência e não em identidade."
18 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Certo, e assim tem que ser para que cada qual seja responsável pelas consequências das suas escolhas. Isso é justiça, pois Deus é justo e bom. Do contrário seríamos autômatos e não…"
18 horas atrás
Jefferson P B Tenorio curtiu a postagem no blog Qual é a diferença entre expiação e prova? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Mas Deus nos criou a todos perfeitamente iguais; assim como poderão uns preterirem o absoluto e outros não?"
22 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço