Um frequentador da Casa Espírita, chegou ao dirigente da Casa e disse:
- Senhor Fabrício, há várias semanas venho comparecendo às reuniões de assistência espiritual, segundo suas recomendações e, até o momento, não experimentei nenhuma melhora. Continuo com a enxaqueca de sempre, acompanhada de insuperável angústia e incômodos desajustes digestivos . . .
Respondeu o dirigente:
- Meu irmão, é assim mesmo. Como venho lhe explicando, você está sob a ação de um obsessor do passado. É preciso dar tempo ao tempo . . .
Reclama o frequentador:
- Mas, senhor Fabrício, informaram-me que este é um "centro forte". Que mentores poderosos trabalham aqui. Eles poderiam resolver minha situação rapidamente . . .
- Em qualquer agrupamento onde se procure observar a orientação espírita e as lições de Jesus, há benfeitores espirituais agindo em nosso benefício. Ocorre que a solução de nossos problemas não depende tanto da ajuda do céu; é necessário a boa vontade dos interessados da Terra. Não basta receber ajuda dos Espíritos, os benefícios do "passe" ou o conforto da mensagem espírita cristã. É preciso cultivar a oração, disciplinar as emoções, superar irritações e ressentimentos e, sobretudo, exercitar o Bem. O esforço da caridade é recurso fundamental para libertar-se do obsessor. A caridade que você praticar, poderá sensibilizar o obsessor, fazendo com que ele desista de sua má intenção.
O cavalheiro concorda sem convencer-se. E diz:
- Sim, sim. Mas o senhor há de convir que com as dificuldades que venho enfrentando é impossível seguir esta orientação!
- Realmente, não é fácil, nem tanto em virtude de seu estado, mas muito mais porque esta tentativa exige uma mudança radical em sua vida, levando-o a esquecer um pouco a busca pelas coisas passageiras da Terra para buscar coisas que serão para a Vida Eterna. Raros se dispõem a essa "guinada existencial".
Desanimado o frequentador pergunta:
- Quer dizer que não há outro caminho?
Concluiu Fabrício:
- Penso que não. O próprio Cristo alertou-nos sobre este assunto quando falou sobre a porta estreita . . .
O frequentador informou:
- Pois bem, seguirei sua orientação . . .
O cavalheiro frequentador da Casa Espírita despediu-se e partiu. Nunca mais voltou! Seguiu em frente, à procura de um "centro forte" . . .
Muitos enxergam o Centro Espírita como um mero recurso de cura para males corporais e espirituais, cuja eficiência está subordinada à "força" de seus dirigentes e guias.
Fazem "via sacra" nos agrupamentos espiritistas, sem aprender a lição fundamental: a cura de seus males está subordinada, essencialmente, ao esforço de sua própria renovação.

(Richard Simonetti)

Como disse Bezerra de Menezes: “O estudo da Doutrina faz adeptos conscientes para a Causa. Quem se aprofunda no conhecimento da Verdade solidifica a fé.”
Quem procurar o Espiritismo somente para obter cura imediata de seus males físicos e espirituais, ou para resolver de pronto seus problemas materiais, poderá ficar decepcionado.
Porque somente se realiza o que estiver dentro das leis divinas. E o Espiritismo não tem por finalidade principal a realização de fenômenos, mas, sim, o progresso moral da humanidade.
O Espiritismo esclarece que não retira problemas e dores do nosso caminho. Explica-nos o porquê das coisas e ensina-nos: como podemos melhorar a nós mesmo para gerarmos efeitos felizes; como prevenir e resolver problemas espirituais, desde que empreguemos vontade e esforço no sentido do Bem; ou ainda, como superar aquilo que, por ora, não pode ser mudado porque nos serve de expiação ou de prova.

Exibições: 616

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

ASSISTA AO VIVO


Clique no título para acessar o vídeo no Youtube

Ofensas e Ofensores - Evangelho na Rede com Carla Fabres

26/02 - 8:00 as 9:00h

Vontade Divina - (154) Cartas de Paulo (Carlos Alberto Braga)

26/02 - 19:30 as 20:45h

Palestra Ressurreição ou Reencarnação?

26/02 - 20:00 as 21:00h

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
3 horas atrás
Roberto Rezende curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Roberto Rezende curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Roberto Rezende curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Reflexão Biomédica na Quarta-Feira de Cinzas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Carnaval e Verdades. Que encarnados lucram com o carnaval? O que fazem os desencarnados nesta hora? Os Anjos da guarda ficam de plantão? https://www.facebook.com/jacksonfreitas.dossantos.9/videos/1587873111366672/ O Anjo da Guarda sempre…"
8 horas atrás
Ícone do perfilMarco Antonio Sarmeiro Maia, renata kelen cardoso camara, Filipe e mais 5 pessoas entraram em RAE
11 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

1 março 2020 de 18 a 19
“Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, este será o tema da palestra do pesquisador e orador Fabiano Santos (de Vitória-ES). Será no próximo domingo 01 de março de 2020, de 09 as 10 da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Fabiano Santos está como o atual presidente da FEEES – Federação Espírita do Estado do Espírito Santo.…Ver mais...
12 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog AMAS O BASTANTE/ de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Evangeliza teu filho. Demonstre que o Ama Bastante. Nossos pais fizeram o que puderam, diante de nossas tendências. Se o leitor oferecer à sociedade “Homem de Bem” estará com um resultado de “bom tamanho”.…"
ontem
Carlos da Silva Santos curtiram o perfil de Anete Guimarães
ontem
ehdson albuquerque e Raquel Aguillar agora são amigos
segunda-feira
Carlus Martel comentou a postagem no blog Carnaval - não há outra disposição que não seja o da abstinência espontânea do folguedo (Jorge Hessen) de os pae
segunda-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Intolerância Religiosa em fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro. Nenhuma nota de repúdio! “Cinquenta Anos Depois” é um romance. Emmanuel conta-nos uma história ligada ao Cristianismo do século II. Nele, o…"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Reflexão Biomédica na Quarta-Feira de Cinzas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Carnaval. Atualidades psiquiátricas. Para as pessoas normais o carnaval é uma festa propícia à afetividade, pois permite e provoca uma saudável liberação de alegria e do bem estar.  Entretanto,…"
domingo
Ícone do perfilFábio Lavor Bezerra, Mauro Molina, Cecilia Carvalho e mais 2 pessoas entraram em RAE
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço