O primeiro parágrafo do primeiro capítulo do livro Pensamento e Vida, ditado por Emmanuel à Chico Xavier, em 1938, é esclarecedor:

A mente é o espelho da vida em toda parte.

A mente, segundo o Benfeitor, é desenvolvida, desde sua criação até a angelitude, sob orientação do Criador, experimentando o instinto e ilusões que permeiam a inteligência, até atingir a condição de refletor da Glória Divina.

Diz o Benfeitor que o coração e o cérebro são a face e o centro de suas ondulações, que geram a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar, e é na manifestação do pensamento que nascem as causas que criam as circunstâncias na experiência da vida diária, possibilitando ao Espírito desenvolver-se rumo ao objetivo maior, a perfeição.

Refletimos a vida, portanto, de acordo com o estágio que nos encontramos, através de nossos comportamentos, que por sua vez se sustentam nos valores morais adquiridos até então.

Esses valores alicerçam as realizações objetivas e subjetivas, e estão em constante processo de avaliação pela Lei Divina através da consciência, que é onde ela jaz acondicionada, daí os sentimentos de culpa, remorso e arrependimento aos quais estamos sujeitos enquanto no caminho da aquisição da pureza espiritual.

As respostas doloridas que a vida nos impõe nada mais são do que o reflexo daquilo que vai na mente do Espírito, e a dor se torna então o corretor comportamental que nos direciona para o reto proceder, a partir da forma de pensar, pois que todo pensamento alicerça o comportamento exteriorizado.

Somos, portanto algozes de nós mesmos, a partir da nossa forma de pensar, e somente nós poderemos construir o Céu que vivemos a desejar.

Trazendo o raciocínio para mais perto do Espírito, o corpo físico é resultado do estágio alcançado, por ser modelado pelo perispírito, que por sua vez é reflexo da mente do Espírito.

Impactamos, portanto, diretamente, não só nas circunstâncias da vida nas quais nos envolvemos, como também na conjuntura corporal que nos serve de veículo da alma.

 

A esse respeito o Benfeitor André Luiz, no livro mecanismos da Mediunidade, também ditado à Chico Xavier, nos esclarece dizendo que os órgãos corporais de manifestação do Espírito obedecem ao comando mental, sediado no cérebro, que lhes mantém a coesão e o equilíbrio, por intermédio das oscilações inestancáveis do pensamento, e que esses órgãos sofrem o impacto constante das radiações mentais, a lhes absorverem os princípios de ação e reação desse ou daquele teor, pelos quais os processos da saúde e da enfermidade, da harmonia e da desarmonia são associados e desassociados, conforme a direção que lhes imprima a vontade.

 

Por último, a respeito dos princípios morais que sustentamos no íntimo, conclui o Benfeitor que, conforme a integridade desses princípios, resultará a integridade do poder mecânico da mente para a formação dos anticorpos na intimidade das forças componentes do sistema sanguíneo.

Notemos que tudo o que experimentamos na vida depende exclusivamente daquilo que nasce em nossa mente, e que exteriorizamos através de nossos pensamentos.

Não é sem razão, portanto, que nos advertiu o Senhor Jesus: Vigiai e orai, para não cairdes em tentação.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Como enfrentar as “culpas” e desculpas?  (Jorge Hessen) de os pae
17 minutos atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Maria Aparecida Lorenconi Velasq
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ADILSON CARLOS SANTOS
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Lucianne
1 hora atrás
Erika Silveira postou um evento
Miniatura

Palestra com Pedro Camilo em Centros Espíritas na cidade do Rio de Janeiro

28 junho 2018 às 18 a 30 junho 2018 às 19
7 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Raul Teixeira diz: “Ser espírita não é para quem quer mas para quem aguenta.” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Raul Teixeira diz: “Ser espírita não é para quem quer mas para quem aguenta.” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
Ícone do perfilADILSON CARLOS SANTOS, Lucianne, Maria Aparecida Lorenconi Velasq e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
9 horas atrás
os pae curtiu o vídeo de os pae
9 horas atrás
Marcelo Pimentel comentou a postagem no blog Puritanismos ou inaceitável comércio do Consolador???... (Jorge Hessen) de os pae
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/iSk27Chc9jécnica infalível à cura da Depressão: AMORTERAPIA! - 65ª
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
NILO DAMASCENO REZENDE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/jiTX1MpNTR
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
os pae compartilhou o vídeo deles em Facebook
11 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog IDOLATRIA PELO DINHEIRO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
11 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/1JxUzjlcbiábola do Joio e do Trigo - Nara de Campos - 4º Parábolas de
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/JnHbf38RhN
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Anderson Costa de Araujo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
12 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Maria Jose de oliveira
12 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Anderson Costa de Araujo
12 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço