O filme “Paulo, Apóstolo de Cristo”

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O filme americano com o nome original “Paul, Apostle of Christ”, encontra-se em exibição em vários cinemas brasileiros. É dirigido por Andrew Hyatt, tendo como produtora a Sony Pictures.

Duas figuras centrais no filme são o apóstolo Paulo, vivido por James Faulkner, e, o evangelista Lucas, protagonizado pelo ator Jim Caviezel, que atuou no filme "A Paixão de Cristo".

O enredo se desenvolve principalmente no período em que Paulo de Tarso viveu seu segundo aprisionamento em Roma, detido na prisão Mamertine.

Enquanto vivia seus últimos tempos à espera da execução já definida pelo imperador Nero, Paulo de Tarso recebeu a visita de Lucas, seu discípulo, autor de um Evangelho e médico. Lucas teve um papel destacado no filme, como uma ponte entre os seguidores de Jesus em Roma, liderados pelo casal Áquila e Priscila (ou Prisca) e o apóstolo prisioneiro.

O enredo do filme, como uma “licença cinematográfica”, mostra encenações relacionadas com o prefeito da prisão que, apesar do rigor no cumprimento da legislação romana, acabou reconhecendo o valor de Paulo e de Lucas, sendo sua filha curada por este último.

Nas constantes visitas de Lucas, este convenceu Paulo a relatar os primeiros tempos do cristianismo e sobre sua própria trajetória. Muitas encenações do filme surgiram em função das memórias de Paulo ao discorrer sobre suas experiências. Surgia o registro de Lucas, conhecido como Atos dos Apóstolos. Os seguidores de Jesus se dispuseram a realizar várias cópias manuscritas que foram enviadas para diversos agrupamentos cristãos.

Pouco antes de ser executado Paulo é incitado a escrever uma carta, que ficou conhecida como 2ª. Epístola a Timóteo.

Inclusive, trechos dessa última foram lidos nas encenações momentos finais da existência de Paulo, culminando com o versículo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (1).

Interessante que a seara espírita tenha a informação que se encontra em fase final de edição o filme “Paulo de Tarso”, um docudrama dirigido por André Marouço e produzido pela TV Mundo Maior. Neste, ficará clara a visão espírita sobre os momentos iniciais do cristianismo.(2)

Paulo de Tarso foi o maior divulgador dos ensinos de Jesus e responsável pela consolidação dos agrupamentos pioneiros que reuniam os seguidores do Mestre. Valorizamos seus registros com destaque para as recomendações morais contidas nas suas Epístolas, sem se valorizar polêmicas do contexto da época ou pontos de discussão que posteriormente se constituíram em fundamentos para algumas correntes de pensamento religioso e até para justificativas de futuros dogmas.(3)

O momento enseja a leitura do livro “Paulo e Estêvão”, do espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.(4)

Referências:

1) 2 Timóteo 4, 7.

2) http://tvmundomaior.com.br/videos/filme-espirita-paulo-de-tarso-pal...

3) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Epístolas de Paulo à luz do espiritismo. Matão: O Clarim, 2016.

4) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Paulo e Estêvão. Brasília: FEB.

(*) Foi presidente da FEB e da USE-SP.

Exibições: 2145

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 16 maio 2018 às 21:56

Na saída do cinema, ouvi comentários que me lembraram os “embriões” numa frase de Emmanuel.

“Urge reconhecer que o Evangelho não fala aos embriões da espiritualidade, mas às inteligências e corações que já se mostram suscetíveis de receber-lhe o concurso.”

Vinha de Luz, lição 135. Pais.

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 14 maio 2018 às 11:48

Ainda bem que Estevão será lembrado.

Graças a Yvonne outro personagem, que fez "outros tipos" de milagres ( Zaqueu) foi visitado por Leon Toistoi em Ressurreição e Vida.

QUERIA TER UM FILHO ASSIM!

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/QUERIA_TER_UM_FILHO_ASSIM_LCF.html

¡QUERRÍA TENER UN HIJO ASÍ!

http://issuu.com/merchita/docs/querr__a_tener_un_hijo_as__.__luiz_

Comentário de Antonio Cesar Perri de Carvalho em 14 maio 2018 às 11:08

No filme comentado, o diretor americano focalizou apenas o período final de Paulo, aprisionado na Marmetina (Roma). O filme do produtor espírita André Marouço focalizará a trajetória de Paulo, inclusive o papel de Estêvão.

Comentário de joaquim costa cunha barreto em 14 maio 2018 às 10:18

Lamento muito estes filmes gravados e publicados como grandes passagens, não acolher uma homenagem ao ESTEVÃO aquele que foi o maior dos discípulos do Mestre, sem tê-Llo conhecido, mas que a risca seguiu a partes mais difíceis dos ensinamentos e que com a sua certeza da imortalidade , com a certeza do seu amor ao Mestre, nos legou como exemplo a ser seguido, mas que a Igreja Romana, simplesmente ignorou, pois após o encontro em DAMASCO, com o Mestre Jesus, o seu maior parceiro e inspirador, foi sem dúvida, aquele que ele mandou matar a pedradas, e que ainda vivo perdoou.

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 13 maio 2018 às 11:09

No livro, Abgail leciona, deixando-nos a síntese fabulosa, pela clareza e concisão. Ama, Trabalha, Espera e Perdoa. Fizemos um texto utilizando esta preciosa síntese, que Emmanuel  legou aos espíritas. Agradecemos a preciosa Revista Semanal Espírita – O Consolador, neste dia consagrado à maternidade.  http://www.oconsolador.com.br/ano12/567/principal.html

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

MILTON RAMOS LAMIM curtiram o perfil de Andressa Castro Weitgenant
1 hora atrás
Claudineire F de Melo está participando do evento de Amigo Espírita
Miniatura

"Congresso Espírita Léon Denis - O problema do Ser e do Destino"? em Casa Garcia

13 julho 2019 às 20 a 14 julho 2019 às 18
6 horas atrás
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog Um “médium curador” [não espírita] e o rebuliço na mídia global (Jorge Hessen) de os pae
6 horas atrás
Roseli charavara curtiu a postagem no blog Um “médium curador” [não espírita] e o rebuliço na mídia global (Jorge Hessen) de os pae
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Palestra: Saudades de Jesus - Dr. Luiz Carlos Barros Costa: https://t.co/IGiKdBKbnG via @YouTube
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
NILO DAMASCENO REZENDE curtiram o evento “Ressurgir da Terra ou Renascer na Carne?”, com Ademar Faria Júnior de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/EmpkGUQGCc
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/bYXgMxOfzu
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/oQfKkr4cZP
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ronaldo Costa/O Arrebol Espírita deu um presente para Jaqueline Meire Palma Casado
16 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Ressurgir da Terra ou Renascer na Carne?”, com Ademar Faria Júnior de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Ressurgir da Terra ou Renascer na Carne?”, com Ademar Faria Júnior de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Eduardo Monaco de Mello curtiu o vídeo de Amigo Espírita
16 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Um “médium curador” [não espírita] e o rebuliço na mídia global (Jorge Hessen) de os pae
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Ressurgir da Terra ou Renascer na Carne?”, com Ademar Faria Júnior em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

16 dezembro 2018 de 9 a 10:15
17 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço