Costumo referir-me que o Brasil se veste de verde e amarelo de 1460 em 1460 dias. Nesta época de toques personalizados muitas pessoas estão se "padronizando" estilo copa do mundo. Vejo muitos veículos com as bandeiras tremulando, as casas enfeitadas, as ruas coloridas, enfim vejo um patriotismo que só ocorre de quatro em quatro anos. Que pena!
Num país de tantas riquezas naturais, com uma diversidade cultural e étnica, com diversidade religiosa quase que nunca vista, num país continental onde "tudo que se planta dá", o Brasil é celeiro do mundo, reserva de água potável maior do planeta, no entanto não valorizamos tudo isso. Não faço aqui uma campanha contra a copa, seus méritos ou deméritos, porém o que penso que deveria ser constante é este orgulho brasileiro que se instala na época da copa do mundo. Gostaria de ver pessoas tendo orgulho de serem brasileiros sem que para isso a bola tivesse de rolar e a seleção brasileira entrasse em campo.
Costumeiramente ouvimos durante a vida toda muitos brasileiros maldizendo a Pátria do Cruzeiro, questionando seu papel como "coração do mundo e pátria do evangelho". Esta brasilidade que contagia neste momento estes milhões de técnicos e estrategistas de jogadas, bem que poderia se instalar em nosso psiquismo para valorizarmos e discutirmos o papel de nosso país frente aos desafios da nova era que o planeta começa a atravessar. Penso que em cada dia, a cada minuto temos o dever de expressar nossa gratidão por estarmos renascidos no Brasil, por reconstruirmos nossos caminhos nesta "pátria mãe gentil" que nos fornece a oportunidade de crescermos para avançar na escala evolutiva e por consequência ajudarmos esse país a crescer também.
Realmente desejo ver o dia em que nossa pátria veja seus filhos vestirem a alma de verde e amarelo para saudarem cada brasileiro que foi mártir da desigualdade social, cada mãe que viu seu filho partir pelas vias do tráfico, cada criança abandonada à própria sorte enfim, sonho num Brasil que seja para os brasileiros e com brasileiros que amem e abençoem seu Brasil e tudo que nele existe, independente da copa.

Jefferson Leite

Exibições: 703

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Marcelo Lima em 7 julho 2014 às 18:31

Ok , mas não sou eu somente que entendeu assim, os comentários abaixo mostram que as pessoas entenderam como uma crítica a copa , mas mesmo que for uma crítica eu respeito sua opinião , mas eu acredito que desperdiçamos um momento de alegria e uma oportunidade de promoção social , milhares de turistas vieram aqui e muitos desses visitaram a Mansão do caminho e outras obras espiritas, contudo,muitos espíritas usaram esse momento para criticar, não estou dizendo que é seu caso , mas até mensagens com "previsões" que são facilmente observadas como eventos lógicos rodaram a Internet , isso depõe no meu ponto de vista contra o espiritismo , nossa religião é alegre , aceita todos do jeito que são e enfrentamos as mazelas do mundo com o amor ao próximo, me desculpe se fui rude ou mal educado , espero que compreenda que essa é somente a opinião desse mero espírita. 

Comentário de Jefferson Leite em 7 julho 2014 às 13:52

Meu caro irmão Marcelo Lima creio não ter me feito entender. Não fiz uma crítica a copa ou ao patriotismo, referi-me que como o nobre confrade ratificou somos brasileiros sempre e não somente não copa do mundo. Crescemos com a divergência de idéias e principalmente com o respeito as opiniões.

Fraternalmente!

Comentário de cristina ribeiro em 23 junho 2014 às 21:41

eu concordo com você, fico muito triste vendo nosso povo se vender por uma bola rolando,queria muito ver esse nosso brasil vibrando por mais educação,saúde,carater e o mais importante vibrando com a espiritualidade, pois isso está faltando para o nosso povo ser feliz,ai ficam se iludindo com uma taça.....muito triste quando a copa passar e vier a realidade vamos ter mais pessoas com depressão e problemas espirituais...só nos resta orar e pedir a Jesus que acalme os corações pois acredito que as coisas ficaram um pouco pior quando esse mês acabar,independente do brasil ganhar ou perder........

Comentário de Maria Fidalgo em 17 junho 2014 às 5:22

  bom    dia   amigo    Jesus    nao   disse    termos de    ser   tristes    mas    tudo    tem    seus    limites    gosto    de    ver    noticias    entao   vi    na   Recd   jovens   a   queimar     a    bandeira    do    Brasil  dancando    junto   da    mesma   temos     de   ter   nossos    direitos   como    seres   humanos    mas    nao    podemos    destruir  tudo    quanto    nos    apeteçe    assim    nao   vamos    a   lado    nenhum   muita   paz  a   voçe    e    ao   Brasil

Comentário de Marcelo Lima em 16 junho 2014 às 21:11

Olha amigo entendo que a sua preferencia não é o futebol, ou a copa, entendo que a lógica é que nós temos que dar preferencia as crianças ou os necessitados, contudo, sua ´posição não me agrada, somos brasileiros a qualquer hora e dia , a copa é um dos momentos que manifestamos o patriotismo , o nosso querido Chico nos ensinou muitas coisas e entre elas que o futebol é o maior momento de alegria do povo brasileiro , perguntado em uma entrevista que está registrado no livro Questões intimas: 

"E o futebol. Chico Xavier torce por algum time?

- Sou brasileiro e gosto muito de futebol. Estou com esperanças na próxima Copa do Mundo. Sou Flamengo no Rio, Atlético Mineiro em Minas e Coríntians em São Paulo. O Coríntians, como o próprio nome da torcida indica - a Fiel -, nos dá uma grande lição de persistência."

E além disso ele sempre quis desencarnar no dia que todos estivessem felizes , no dia em que o Brasil foi campeão do mundo , esse foi o dia que a pátria mãe comemorou o retorno e foi o dia mais feliz do Brasil.

Um abraço.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

marina kione e francisco carvalho da Silva agora são amigos
13 horas atrás
André Sobreiro e Márcio Pereira de Souza agora são amigos
21 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Vai, e não Peques mais!

Sidney FernandesVárias condições são necessárias para que o passe espírita favoreça o candidato ao benefício. A câmara de…Ver mais...
23 horas atrás
Ditinha Calixto agora é amigo de Juliano Scrignoli, mamiescot, Viviane Patricia Granetto e 2
ontem
Márcio Pereira de Souza e Regina A. agora são amigos
ontem
Márcio Pereira de Souza curtiram o perfil de Claudio Palermo
ontem
Márcio Pereira de Souza entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE…Ver mais...
ontem
Arthur Silva Filho e Angelita Bagatin agora são amigos
ontem
Luciane Soares entrou no grupo de Maurício de Araújo Zomignani
Miniatura

Transição Planetária

Grupo para quem quer se dedicar à reflexão sobre o momento de transição que vimos atravessando no mundo e dentro de nós mesmos. Ver mais...
ontem
Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço