O poder da oração numa perspectiva espírita (Jorge Hessen)

Acesse o link abaixo para assistir o vídeo com o  facebook

https://www.facebook.com/oneverystep/videos/694318474247544/?t=54


Existem pesquisas sobre os efeitos da prece na saúde das pessoas. Uma delas foi realizada pelo Laboratório de Imunologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, com a participação ativa de mais de cinqüenta e dois estudantes de medicina durante o período de 2000 a 2003.

A pesquisa, segundo divulgação no final de outubro, nos principais jornais do País, apresentou resultados positivos que se materializam no aumento da estabilidade celular dos indivíduos que receberam a prece.De acordo com o estudo em foco um dos principais mecanismos de defesa do organismo - a fagocitose(1) - pode ter a função estabilizada com preces feitas à distância.


A prece atua sobre indivíduos sadios, influenciando o sistema imunológico, segundo estudo pioneiro realizado no ano de 1988, no Hospital Geral de São Francisco, na Califórnia. Nesse hospital foi possível comprovar que os pacientes que receberam preces apresentaram significativas melhoras, necessitando inclusive de menor quantidade de medicamentos.(2)


André Luiz, que foi médico em sua última reencarnação terrena, com absoluta convicção afirma “ – Ah ! se os médicos orassem”. A exclamação consta no capítulo intitulado “Em aprendizado”, que revela o apoio que os benfeitores espirituais dão aos médicos que se disponham a abrir os seus canais de sensibilidade. “Todos os médicos, ainda mesmo quando materialistas de mente impermeável à fé religiosa, contam com amigos espirituais que os auxiliam. Nossa colaboração [dos espíritos] não pode ultrapassar o campo receptivo daquele que se interessa pela cura alheia ou pelo próprio reajustamento. Entretanto, realizamos sempre em favor da saúde geral quanto nos é possível.” (3)


Os médicos americanos como os doutores William Reed(4) e Roger Youmanas, quabrando os paradigmas e axiomas acadêmicos, defendem a necessidade da oração na hora da cirurgia. Para Reed o poder da oração pode garantir o sucesso de um cirurgia, na atmosfera tensa de uma sala de operação. Quando uma enfermeira lhe passa um instrumento, o médico diz que faz sempre uma prece. Pede a Deus que o guie, de acordo com os seus desígnios.

Para o cirurgião, a oração cria o clima de calma, necessário para o trabalho. “Reed e Roger citam o caso de hemorragias subitamente controladas ou paradas cardíacas prontamente resolvidas. E o próprio Dr. Reed teve prova disso com seu filho de dois anos. A criança estava com pneumonia e de repente parecia que ia morrer. Salvou-o com respiração artificial, depois que pediu a Deus para que não tirasse a vida de seu filhinho. O Dr. Roger Youmanas, cirurgião da Califórnia, confirma que sempre reza durante 30 segundos quando se vê diante de um caso difícil. Acredita que a prece em favor de um doente pode ajudar. E acredita que um cirurgião possa fazer uma operação melhor se tiver inspiração divina.”(5)

Para nós, espíritas, a oração se reveste de características especiais, pois a par da medicação ordinária, elaborada pela Ciência, o magnetismo nos dá a conhecer o poder da ação fluídica e o Espiritismo nos revela outra força poderosa na mediunidade curadora e a influência da prece Allan Kardec, ao emitir seus comentários na questão 662 de O Livro dos Espíritos, afirma que “o pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal. A rigor a eletricidade é energia dinâmica; o magnetismo é energia estática; o pensamento é força eletromagnética.”(6)


Considerando-se a propriedade do fluido magnético para que nos influenciemos mutuamente, e reconhecendo-se a capacidade do fluido magnético para que as criaturas se influenciem reciprocamente, com muito mais amplitude e eficiência atuará ele sobre as entidades celulares do Estado Orgânico - particularmente as sanguíneas e as histiocitárias -, determinando-lhes o nível satisfatório, a migração ou a extrema mobilidade, a fabricação de anticorpos ou, ainda, a improvisação de outros recursos combativos e imunológicos, na defesa contra as invasões bacterianas e na redução ou extinção dos processos patogênicos.

Muito se tem dito a respeito da prece, mas muito pouco ainda conhecemos do seu mecanismo de funcionamento. Muitas vezes surgem aqueles que contestam a eficácia da prece, alegando que, pelo fato de Deus conhecer as necessidades humanas, torna-se dispensável o ato de orar, pois sendo o Universo regido por leis sábias e eternas, as súplicas jamais poderão alterar os desígnios do Criador.


O mestre lionês dava tanta importância ao ato de pensar que um dia escreveu no livro A Gênese: “O pensamento produz uma espécie de efeito físico que reage sobre o moral: é isso unicamente o que o Espiritismo poderia fazer compreender.É o pensamento que dá qualidade curativa aos fluidos, que existem em estado natural ao nosso redor.”(7) A mente é fonte de energia curativa ou de energia destruidora.


A prece é, sem dúvida, um dos meios pelos quais a cura de um mal pode ser alcançada. Destarte, cremos que a temática prece deveria se constituir em matéria de constante estudo nos centros espíritas, porém, estudo sério e não se tornar objeto de considerações puramente místicas, que impedem alcançar a sua essência e importância.


Referencias Bibliográficas:

(1) Incorporação de partículas sólidas por uma célula mediante o envolvimento daquelas por esta. [Esse processo não implica penetração da membrana celular e serve à nutrição e de defesa contra elementos estranhos ao organismo.
(2) Artigo de Kátia Penteado intitulado Efeitos da Prece na Saúde : a Ciência confirma a Doutrina Espírita - Nov/2004
(3) XAVIER, Francisco Cândido. Libertação, Rio de Janeiro: Ed FEB, 1990
(4) William Reed é presidente a Fundação Médica Cristã que possue mais de 3.000 médicos associados
(5) Publicado na Revista O Espírita setembro / dezembro de 2001, nº 110 Ano XXIII
(6) KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1994, questão 662
(7) KARDEC, Allan. A Gênese, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1991, Cap.XIV

Exibições: 580

Comentar

Você precisa ser um membro de . para adicionar comentários!

Entrar em .

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 julho 2018 às 20:16

Para os acadêmicos da área de saúde, no extinto Núcleo Espírita Universitário, escrevemos um texto: “Médicos e Espíritas Verdadeiros”. Nele recordamos Tiago. 5:16.: "a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos". No final, incluímos explicação de Emmanuel/ Francisco Cândido Xavier útil a todos. Credibilidade e Competência podem se defrontar com "processos de solução demorada e respostas que levam séculos para descerem dos céus a Terra. Mas de todas as orações que se elevam para o Alto, o apóstolo destaca a do homem justo como sendo revestida de intenso poder. É que a consciência reta, no ajustamento à Lei, já conquistou amizades e intercessões numerosas." Leia em http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/medicoseespiritas.pdf

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/k9SkYn5aFI
Twitter6 minutos atrás · Responder · Retweet
André Goes respondeu à discussão Quem são os mortos que devem enterrar os seus mortos? de Marco Túlio Ferreira Silva
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Riqueza e Felicidade" - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo: https://t.co/ozVwU6rs8n via @YouTube
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
André Goes respondeu à discussão O reino dos céus está dentro de Vós(Lc 17,20-21) de Marco Túlio Ferreira Silva
6 horas atrás
Ícone do perfilAndré Goes, Claudenice Rosário Cerqueira, Willian Robert de Ribamar Souza e mais 2 pessoas entraram em .
16 horas atrás
Leane Valente comentou o grupo Mensagens Mediúnicas - Psicografias e Psicofônias de Amigo Espírita
18 horas atrás
Leane Valente entrou no grupo de Amigo Espírita
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/q0AfJgautl
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/JsJinqg6b6
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/hj7R5Yeid2
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/ZPxj5cXcwj vida em família sob a ótica espiritual/Ana Tereza Camasmie/40ª
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Militantes político partidários, deixem o espiritismo em paz." : https://t.co/iZITm98foV
Twitterontem · Responder · Retweet
Marcelo Rodrigues e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Spiritist Philosophy FOR ALL / Episode 1 Forgiveness: https://t.co/93rQpQ52jG via @YouTube
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/pEUwf16aJl de Expiação - Luiz Augusto Macedo - Tema livre
Twitterontem · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog “COMO ELE FEZ ISSO?” de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/7ZGBhtAqrc XIX – Precioso entendimento 2ª parte – 25º Estudo do
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A Virtude" - Evangelho na Rede com Simone Neto: https://t.co/jWSdA1Xd8Y via @YouTube
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"ESTUDAR  PERMANENTE A DOUTRINA ESPÍRITA – COMPROMISSO DE TODO ESPÍRITA": https://t.co/WiXeUUf4jd
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço