REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Um sistema de cura natural que, através da imposição das mãos, canaliza a energia superior, buscando o reequilíbrio integral do ser.

Reiki é uma técnica de cura através da imposição das mãos. Ela é considerada uma terapia alternativa, que pode ser aliada a qualquer outra técnica ou tratamento. É também independente de religião ou filosofia.
No final do século XIX, Mikao Usui, um monge japonês que estudava as religiões, procurava compreender o método de cura que Jesus e Buda utilizavam. Pesquisou durante anos a respeito, chegando inclusive a aprender chinês e sânscrito.

De volta ao Japão, após percorrer a China, a Índia e os Estados Unidos pesquisando, Mikao Usui encontrou a resposta que procurava em alguns pergaminhos, escritos em sânscrito por um monge.

Porém, mesmo acreditando ter as respostas teóricas sobre o método de cura pelas mãos, Usui ainda não sabia como por em prática a técnica. Foi então quando ele resolveu entrar em um período de meditação e jejum de 21 dias. Na manhã do vigésimo primeiro dia, através da clarividência, ele viu luzes que se manifestaram formando os símbolos do Reiki. Mikao Usui obteve a certeza de ter resgatado a técnica milenar de cura pelas mãos.
Para propagar tal conhecimento peregrinou por vários lugares e deixou como Mestre e sucessor Chujiro Hayashi. Assim, o Reiki foi se expandindo, embora no ocidente tenha chegado em meados de 1970 e ao Brasil em 1982.

Atualmente, a técnica não é aceita pelo Conselho Regional de Medicina. Apenas no EUA é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como um complemento alternativo. Aqui no Brasil, ainda permanece no anonimato para muitos, embora aos poucos esteja conquistando um bom espaço entre o público.

Até onde conhecemos sobre Espiritismo, Kardec nunca falou de forma direta sobre o Reiki, porém, poderíamos encarar a energia Rei como sendo o Fluido Universal.

O que diz O livro dos Espíritos

Podemos ler na questão 27 "Haveria, assim, dois elementos gerais do universo: a matéria e o espírito?" A resposta foi: "Sim, e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é preciso acrescentar o fluido universal, que faz o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. Ainda que sob certo ponto de vista se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse matéria, não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria; suscetível, por suas inumeráveis combinações com ela e sob a ação do Espírito, de poder produzir uma infinita variedade de coisas das quais conheceis apenas uma pequena parte. Esse fluido universal, primitivo, ou elementar, sendo o agente que o espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de dispersão e nunca adquiriria as propriedades que a força da gravidade lhe dá."

Logo em seguida, é perguntado: "Seria esse fluido o que designamos sob o nome de eletricidade?". Os espíritos então respondem: "Dissemos que ele é suscetível de inumeráveis combinações; o que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que é, propriamente falando, uma matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar como independente".

A energia Ki

Com relação à energia Ki, também chamada de Chi, pelos chineses e Axé, na umbanda e no candomblé, podemos compará-la ao Princípio Vital. Vejamos o que diz Kardec em um comentário após a questão 67a: "O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe um estímulo de atividade íntima ou princípio vital que existe neles. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital estimula os órgãos, a ação deles mantém e desenvolve a atividade do agente vital, quase do mesmo modo como o atrito produz o calor".

O que dizem os terapeutas

No momento da aplicação, o corpo do condutor absorve a energia que existe em tudo o que há no universo, sem se contaminar, porque nesse momento, o condutor entra em um estado mais elevado, simplesmente pelo fato de estar canalizando.

O mestre em Reiki, Sandro Donizete A .Ferreira, criador da Sociedade de Reiki Mikao Usui, conheceu o Reiki dentro de um centro espiritualista, onde trabalhava como médium passista, através de uma senhora que aplicava a terapia dentro do próprio centro. "Quando eu recebi o Reiki, me senti maravilhado, vi muitas cores. Então resolvi aprender".

Sandro salienta que em uma cura prânica ou em um passe magnético, o trabalhador acaba transmitindo a sua energia Ki (energia vital) e se naquele dia aconteceu algo que a tenha abalado, será passado, até mesmo sem querer, o Ki negativo, havendo desgaste energético entre os dois.
Fala-se, a partir desses princípios, que reside aí a diferença entre os passes espíritas e o Reiki. A energia Rei não permite que a Ki venha a desequilibrar, tanto o que aplica a terapia como aquele que a recebe.

O artista plástico e mestre em Reiki, Mário Diniz, diz também que o exercício constante do Reiki, opera maravilhas, tranqüiliza, cura, transforma completamente a vida das pessoas. Tanto é verdade que durante seus cursos, Mário relata diversos casos de sucesso. Um, entre centenas deles, é o de uma senhora de 90 anos, que se encontrava internada em estado grave devido a um problema circulatório. Seus rins, estavam quase em estado de falência, além de outros problemas de saúde causados pela idade. Após receber permissão da família, a senhora começou a receber o tratamento de Reiki à distância (nos centros espíritas constuma-se fazer vibrações para necesitados que encontram-se distantes). Tempos depois, os médicos deram alta, dizendo que "ela era realmente forte". Mistérios para medicina, mas fato conhecido pelos reikianos.

O paciente pode receber o Reiki como forma de tratamento, pessoalmente ou até mesmo à distância, pela mentalização por meio de uma foto do paciente ou o nome e endereço. Durante a aplicação podem surgir alguns sintomas tais como; choro, coriza, distúrbio intestinal ou estomacal, suor etc, promovendo uma desintoxicação no paciente.

Formas de recepção

A técnica pode ser passada do mestre ao aprendiz através da iniciação. De acordo com a escola tradicional de Reiki Mikao Usui, há quatro estágios ou níveis no aprendizado:

Nível I – o aluno será desperto, conhecendo as suas possibilidades, potencialidades e terá uma maior consciência de si próprio. Através do toque, em si mesmo ou nos outros, a pessoa age no processo de cura ou auto-cura de doenças físicas.

Nível II – o iniciado receberá três mantras (sons ou palavras que possuem determinada qualidade vibratória) e três yantras (símbolos arquetípicos), permitindo a cura à distância, no passado ou no futuro, rompendo até mesmo determinados bloqueios cármicos.

Nível III – O aluno recebe mais um mantra e um yantra , permitindo trabalhar grande número de pessoas, estados, países, etc, além de receber o alinhamento de cura.

Nível IV – Mestrado, que habilita ensinar a técnica para todas as pessoas, ou seja, ministrar cursos.

O Reiki nos centros espíritas

Nosso objetivo, com esta matéria, não é fazer com que os centros espíritas abandonem a aplicação de passes magnéticos e espirituais e comecem a aplicar o Reiki, assim como não achamos certo as pessoas pararem de fazer o tratamento médico convencional. Apenas colocamos o Reiki como uma alternativa, uma ferramenta a mais de que dispomos para o tratamento e cura das doenças que atingem a humanidade.

Os espíritas, com sua doutrina livre de dogmas, têm o dever de analisar tudo sob a luz do espiritismo, cabendo a cada um, o direito de escolher como auxiliar de forma mais eficaz os necessitados, tendo como parâmetro de conduta, o exemplo vivo de nosso Mestre Jesus.

Por Érika Silveira

Fonte: Artigo publicado na Edição 09 da Revista Cristã de Espiritismo

Exibições: 3710

Tags: chi, energia, espiritismo, ki, prana, reiki, vital

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Katia Silva Anta em 8 janeiro 2014 às 19:18

Sou espírita desde 2000 e conheci o Reiki em 2012 através de uma terapeuta amiga. Sou reikiana nível II e não vejo nenhuma incompatibilidade com os preceitos e ensinamentos da Doutrina Espírita. Ao contrário, quando estou fazendo o Reiki, procuro entrar num estado de meditação e prece, buscando a conexão com espíritos amigos e benfeitores. E, além disso há os preceitos do Reiki que são, na verdade uma oração: " Só por hoje não me aborrecerei. Só por hoje não me preocuparei. Só por hoje trabalharei honestamente. Só por hoje amarei e respeitarei todas as criaturas. Só por hoje serei grato por todas as bênçãos que tenho recebido." Grata pela postagem e muita paz!

Comentário de Regih Silva em 7 fevereiro 2012 às 13:18

Não deixa de ser também um outro modo de passes.

Comentário de Deivid Moraes em 7 fevereiro 2012 às 12:46

  Acho bem interessante, é uma força, um fluido bom de passamos as pessoas, assim como o passe, nunca resedi tratamento de reiki, mais acho bem interassante pelo q já li.

 

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Maria Lucineide Sampaio curtiu o vídeo de Amigo Espírita
13 minutos atrás
Maria Lucineide Sampaio curtiu o vídeo de Amigo Espírita
18 minutos atrás
Rosana Garcia Saltys curtiu o vídeo de Amigo Espírita
29 minutos atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Miniatura

TODOS OS DIAS, sempre as 8h da manhã, estão convidados a participarem na Sala de…

Ver mais...
Facebook44 minutos atrás · Responder
Amigo Espírita compartilhou o post do blog de Cleusa Maria L.Severino Antunes em Google +1
45 minutos atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Miniatura

Nests sábado as 9hs ao vivo no canal…

Ver mais...
Facebook47 minutos atrás · Responder
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Facebook48 minutos atrás · Responder
Karina da Rocha curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
49 minutos atrás
Ivanir Fernandes Passos curtiu o vídeo de Amigo Espírita
50 minutos atrás
Posts no blog por Cleusa Maria L.Severino Antunes

SE TE DIZES

Se te dizes tão pobre, alma querida,Que nada tens a dar Para contribuir na construção do Amor,…Ver mais...
50 minutos atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Miniatura

Vídeo de estréia do Estudo "Triunfo Pessoal" da obra de Joanna de…

Ver mais...
Facebook51 minutos atrás · Responder
Ícone do perfilKarina da Rocha, Ana Carolina Barreto, DENISE e mais 13 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
52 minutos atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2015   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço