Quando o espírito imundo sai do homem, atravessa lugares áridos, procurando repouso; não encontrando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. Após vir, encontra-a varrida e adornada. Então sai e traz consigo outros sete espíritos, piores do que ele e, entrando, habitam ali. E torna-se o último estado daquele homem pior que o primeiro.
Jesus (Lucas 11:24-26)

 Refere-se o Senhor Jesus, na passagem acima, à tentativa de continuidade do processo obsessivo ao qual se sujeita o espírito encarnado por conta de suas ações do passado e ou de seus comportamentos atuais.

Em linhas gerais define-se a obsessão por ação persistente entre mentes humanas independentemente da condição de se estar encarnado ou desencarnado.

Na anotação do Evangelista Lucas é evidente o processo obsessivo a partir da atuação do desencarnado sobre o encarnado, e precisamos, por lógica evangélica, entender que o Senhor Jesus chama de imundo não o espírito em si, que é filho da Perfeição Suprema, mas sim a condição que enverga através de seu comportamento.

Na passagem em tela é evidente que o espírito obsessor “saiu” do entorno do seu perseguido sem modificar seu entendimento, e por isso vagou por regiões espirituais que não lhe permitiram alívio e repouso, restando-lhe a opção pelo retorno ao processo obsessivo, ou seja, à casa mental do seu obsediado.

Observa-se que a casa mental estava varrida e adornada, mas não reformada, o que faz muita diferença.

Obsessores se aproveitam das mazelas morais de suas vítimas, e também de suas possíveis falhas morais perpetradas diretamente contra eles em épocas passadas, influenciando-os e alimentando-os paulatinamente, a partir dos mais simples pensamentos intentando, calculadamente, o controle máximo de suas vítimas.

Como o acesso do obsessor se dá pelo comportamento moral da vítima, e se esta não modifica seus valores e também não se aplica em nova conduta, que deveria ser a resultante de uma reforma efetiva em seu comportamento, fica sujeita à recidiva do inimigo desencarnado que observa, com facilidade, o que é adorno e o que é reforma, com a possibilidade de conseguir “reforço” espiritual para conseguir seu intento, piorando em muito a situação da vítima, que teve a oportunidade do alívio, mas não cumpriu com as suas obrigações em relação à benção concedida sujeitando-se a novos e maiores sofrimentos.

Quando o devedor se posiciona resoluto em se reformar moralmente, naturalmente se distancia vibratoriamente de seu algoz, como também passa a receber influência positiva dos espíritos que desejam ajudá-lo, que não suprimem as obrigações e esforços que lhe são pessoais.

Na passagem evangélica o Senhor Jesus nos apresentou uma face dos inúmeros processos obsessivos possíveis, e suas consequências, mas em outro momento também deixou claro que “há mais alegria no Céu por um arrependido, do que por noventa e nove que não precisam de arrependimento”, o que significa que sempre haverá a possibilidade de se desvincular dos erros cometidos, e das perseguições decorrentes, predispondo-se se reformar com convicção e dedicação ao intento.

Enfim, a Misericórdia Divina se faz presente sempre, mas sempre conta com o esforço pessoal de cada um, mesmo porque, como também disse o Senhor, “a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em a href="http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/falando-de-obsessao-15%3E">http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/falando-de-obses...;. Acesso em: 03NOV2015.

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Fundamentalistas no poder, por Dora Incontri A foto de Luis Fernando Camacho invadindo o Palácio do Governo da Bolívia, de Bíblia em punho e invocando o nome de Deus; um trecho de um vídeo de partidários do golpe…"
1 hora atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Precisamos obter o comprometimento do próximo governo de esquerda em montar a Faculdade de Filosofia Espirita. Tradução adaptada e comentada de: https://skeptiko.com/scientific-evidence-of-afterlife-overwhelming-chris-carter/"
2 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Isto tudo que as classe dominantes e os Neoliberais e Fascistas em geral abominam, na verdade, serve também a elas mesmas, porque a reencarnação costuma se fazer com alternância de classes sociais. Entretanto no Brasil,…"
2 horas atrás
Katia Cilene Dias Severino curtiram a discussão BENEFÍCIOS DAS REUNIÕES MEDIÚNICAS ESPÍRITAS (José Couto Ferraz) de Amigo Espírita
4 horas atrás
Katia Cilene Dias Severino curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
4 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog A Fraqueza dos Bons de PATRIZIA GARDONA
5 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog PESSOAS TÓXICAS. AMBIENTES TÓXICOS. de Nilton Cardoso Moreira
5 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Escultores de Almas – Iniciação Mediúnica de PATRIZIA GARDONA
5 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
7 horas atrás
Regina Ianagui e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
10 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

O INFERNO E OS DEMÔNIOS - Esclarecimentos por Léon Denis

Baseando-se nos casos de obsessão, nas manifestações ruidosas dos Espíritos frívolos e zombeteiros, a Igreja entendeu dever atribuir aos demônios todos os fenômenos do Espiritismo e condená-los como Inúteis ou perigosos.Antes de refutar essa interpretação, convém lembrar que o Catolicismo acolheu do mesmo modo todas as grandes descobertas, todos os progressos consideráveis que assinalam os fastos da História. Raras são as conquistas científicas que não foram julgadas como obras diabólicas. Era,…Ver mais...
12 horas atrás
Ícone do perfilAndréa, José Francisco Maranhão Junior, Joana D´Arc Ferreira e mais 4 pessoas entraram em RAE
13 horas atrás
Carmen comentou a postagem no blog Espíritas progressistas?... Que coisa mais estranha! (Jorge Hessen) de os pae
"Boa noite! Excelente texto."
22 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Não nos deixes cair em tentação... de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Reflexões de Emmanuel de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog EFEITOS DO DESESPERO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
André Carlos Silva Pimentel curtiram o perfil de Larissa Maia
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

O Futuro (somente) a Deus Pertence?

Sidney Fernandes– 1948@uol.com.brSubitamente, o desconhecido entrou no velatório. A funerária, geralmente lotada, naquela manhã estava calma. Nenhum cliente havia dado entrada naquela noite. Os funcionários de plantão — agente funerário, motorista, tanatopraxista, auxiliar e ornamentador — conversavam calmamente, quando entrou senhor de…Ver mais...
ontem
helida abrao curtiram o perfil de Anete Guimarães
ontem
Gleidiston Rodrigues Mendes curtiram o perfil de Carlos Pretti - SCEE
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço