A questão de número oitenta e oito de O Livro dos Espíritos nos esclarece que o Espírito pode ser comparado a um clarão, uma fagulha, uma centelha etérea.

Na questão seguinte, oitenta e oito “a”, o Emérito Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, pergunta se o espírito tem cor, e a resposta dos Orientadores Espirituais diz que sim, e que essa cor pode variar do escuro ao brilhante como um rubi, segundo seja mais ou menos evoluído moralmente.

É da cultura popular que os espíritos superiores são “seres de luz”, o que significa dizer que são portadores de luzes de alto brilho em função da moralidade conquistada.

Também é de conhecimento comum, que cor é a propriedade de uma radiação eletromagnética, com comprimento de onda pertencente ao espectro visível, capaz de produzir no olho uma sensação característica.

Voltemos nosso raciocínio para a questão de número vinte e três, também de O Livro dos Espíritos: Que é o Espírito? “O princípio inteligente do universo”.

Se é inteligente é passível de se desenvolver, portanto, também passível de desenvolvimento moral, e segundo vimos acima, a cor do espírito é decorrente da moralidade em que o espírito estagia.

Sintetizando essas informações, o espírito pensa, consequentemente emite uma onda, e sua própria moralidade determinará a frequência, ou seja, a cor que predominará na sua textura.

Direção, alcance e potência dessa onda são dependentes do interesse do espírito, e também da sua vontade em produzir determinado efeito, e embora possa direcionar ao objeto de sua atenção a maior parte da energia que emite, o espírito é um gerador tridimensional de ondas, o que significa dizer que irradia por todas as direções.

As ondas, quaisquer que sejam, mantendo determinada frequência podem ser captadas através da sintonia, ou podem passar despercebidas se em padrões diferentes.

Isso significa que independente do que se pensa, e de quem se pensa, emitem-se ondas que serão lançadas no espaço, e que serão objeto de sintonia por parte daqueles que vibram na mesma frequência, podendo atrair os que pensam o mesmo, e que tenham os mesmos interesses dos pensamentos gerados.

Em vista disso, não é sem razão que o Senhor Jesus nos deixou o “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (1), direcionando-nos para a vigilância mental, identificando o pensamento infeliz e substituindo-o pela oração que, se de coração e entendimento, eleva o padrão vibratório do espírito, defendendo-o das consequências infelizes produzidas pelas energias mais densas produzidas pelas baixas frequências mentais, tais como a obsessão e o acúmulo de energia perniciosa no entorno de si.

Há um outro aspecto que precisa ser analisado, que é o caminho percorrido pelo pensamento. O espírito pensa emitindo ondas, que portam energia e estas atravessam o perispírito e o corpo físico, antes de se exteriorizarem, produzindo nos mesmos os efeitos correspondentes ao pensamento gerado. Nisso se encontra o fundamento do “corpo são em mente sã”.

Finalizando, a responsabilidade é toda do espírito, esteja encarnado ou desencarnado, e todos precisamos, urgentemente, corrigir nossa usina geradora de energia mental para níveis saudáveis de frequência, a fim de produzirmos mais saúde física, mental e espiritual, e em consequência, desconstruirmos o Umbral que envolve o planeta Terra, que nada mais é do que o acúmulo de energias densas e escuras, e que foi erigido ao longo de nosso desenvolvimento pelos caminhos da inferioridade moral, substituindo-o por claridade espiritual. É por isso que o Senhor Jesus também disse: “Vós sois a luz do mundo” (2).

Pensemos nisso.

Antonio Carlos Navarro

Referências:

(1) Mateus 26:41
(2) Mateus 5:14

Exibições: 156

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Val Sousa em 21 agosto 2019 às 1:24

Senhor Amigo Espírita,

é com imensa decepção que precise vir falar em público porque não obtenho respostas com as mensagens privadas que envie ao senhor e ao site. Há plágio de um texto meu nesse URL e peço remoção: http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/feliz-natal-6 

Conteúdo original:  https://losciganos.blogspot.com/search?q=Neste+Natal 

Espero que mais me ignore e tome providências.

Gratidão!  

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Ícone do perfilFranz Hippler Neto, José Maria Silva, Pedro Luiz Gianoto e mais 3 pessoas entraram em RAE
28 minutos atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog O arrependimento como um convite à extração da pureza íntima para reparação do erro (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
os pae curtiu a postagem no blog O arrependimento como um convite à extração da pureza íntima para reparação do erro (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiu a postagem no blog Culpa e consciência (Jorge Hessen) de os pae
17 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiu a postagem no blog Culpa e consciência (Jorge Hessen) de os pae
17 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

FÉ SEM OBRAS É MORTA

Certa vez, Chico Xavier chegou ao Centro Espírita e viu uma multidão na porta. Ele perguntou:- O que estas pessoas querem?- Eles vieram buscar passe. - respondeu um trabalhador da casa.Chico respondeu:- Eles não precisam de passe, precisam de "pá".Os ensinamentos de Jesus pedem "pá", ou seja, trabalho no campo do espírito: sacrifício, renúncia, esforço, força de vontade, transformação moral, atitude no bem comum.Precisamos aprender a não olhar para Deus, Jesus e outros espíritos iluminados…Ver mais...
18 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
18 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Lembretes para a Vida de PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog SILENCIO MENTAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
20 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O Poder e Sua Força Corruptora de PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O Poder e Sua Força Corruptora de PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
Posts no blog por os pae
23 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog O arrependimento como um convite à extração da pureza íntima para reparação do erro (Jorge Hessen) de os pae
ontem
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
ontem
constancia mello de carvalho sou curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Aparando as próprias rebarbas — Sidney Fernandes de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Um materialista cristão de PATRIZIA GARDONA
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog As Drogas e suas Implicações Espirituais de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
"O que diz o psiquiatra Jorge Andréa em “Drogas, Mediunidade e Chico…"
ontem
ALJACYRO FIRMINO DE SOUZA talvez participe do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

20 outubro 2019 de 9 a 10:15
“GRATIDÃO”, este será o tema da palestra da pedagoga e professora de língua italiana Stela Maris Sâncio Gonçalves de Santa Teresa-ES, no próximo domingo 20 de outubro de 2019, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Stela Maris é uma das fundadoras e está como dirigente da Casa Espírita Cristã Mensageiros de Luz, localizada no Centro de Santa Teresa. Se possível…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Como Atuam os Médicos Espirituais? de PATRIZIA GARDONA
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço