A questão de número oitenta e oito de O Livro dos Espíritos nos esclarece que o Espírito pode ser comparado a um clarão, uma fagulha, uma centelha etérea.

Na questão seguinte, oitenta e oito “a”, o Emérito Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, pergunta se o espírito tem cor, e a resposta dos Orientadores Espirituais diz que sim, e que essa cor pode variar do escuro ao brilhante como um rubi, segundo seja mais ou menos evoluído moralmente.

É da cultura popular que os espíritos superiores são “seres de luz”, o que significa dizer que são portadores de luzes de alto brilho em função da moralidade conquistada.

Também é de conhecimento comum, que cor é a propriedade de uma radiação eletromagnética, com comprimento de onda pertencente ao espectro visível, capaz de produzir no olho uma sensação característica.

Voltemos nosso raciocínio para a questão de número vinte e três, também de O Livro dos Espíritos: Que é o Espírito? “O princípio inteligente do universo”.

Se é inteligente é passível de se desenvolver, portanto, também passível de desenvolvimento moral, e segundo vimos acima, a cor do espírito é decorrente da moralidade em que o espírito estagia.

Sintetizando essas informações, o espírito pensa, consequentemente emite uma onda, e sua própria moralidade determinará a frequência, ou seja, a cor que predominará na sua textura.

Direção, alcance e potência dessa onda são dependentes do interesse do espírito, e também da sua vontade em produzir determinado efeito, e embora possa direcionar ao objeto de sua atenção a maior parte da energia que emite, o espírito é um gerador tridimensional de ondas, o que significa dizer que irradia por todas as direções.

As ondas, quaisquer que sejam, mantendo determinada frequência podem ser captadas através da sintonia, ou podem passar despercebidas se em padrões diferentes.

Isso significa que independente do que se pensa, e de quem se pensa, emitem-se ondas que serão lançadas no espaço, e que serão objeto de sintonia por parte daqueles que vibram na mesma frequência, podendo atrair os que pensam o mesmo, e que tenham os mesmos interesses dos pensamentos gerados.

Em vista disso, não é sem razão que o Senhor Jesus nos deixou o “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (1), direcionando-nos para a vigilância mental, identificando o pensamento infeliz e substituindo-o pela oração que, se de coração e entendimento, eleva o padrão vibratório do espírito, defendendo-o das consequências infelizes produzidas pelas energias mais densas produzidas pelas baixas frequências mentais, tais como a obsessão e o acúmulo de energia perniciosa no entorno de si.

Há um outro aspecto que precisa ser analisado, que é o caminho percorrido pelo pensamento. O espírito pensa emitindo ondas, que portam energia e estas atravessam o perispírito e o corpo físico, antes de se exteriorizarem, produzindo nos mesmos os efeitos correspondentes ao pensamento gerado. Nisso se encontra o fundamento do “corpo são em mente sã”.

Finalizando, a responsabilidade é toda do espírito, esteja encarnado ou desencarnado, e todos precisamos, urgentemente, corrigir nossa usina geradora de energia mental para níveis saudáveis de frequência, a fim de produzirmos mais saúde física, mental e espiritual, e em consequência, desconstruirmos o Umbral que envolve o planeta Terra, que nada mais é do que o acúmulo de energias densas e escuras, e que foi erigido ao longo de nosso desenvolvimento pelos caminhos da inferioridade moral, substituindo-o por claridade espiritual. É por isso que o Senhor Jesus também disse: “Vós sois a luz do mundo” (2).

Pensemos nisso.

Antonio Carlos Navarro

Referências:

(1) Mateus 26:41
(2) Mateus 5:14

Exibições: 186

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Val Sousa em 21 agosto 2019 às 1:24

Senhor Amigo Espírita,

é com imensa decepção que precise vir falar em público porque não obtenho respostas com as mensagens privadas que envie ao senhor e ao site. Há plágio de um texto meu nesse URL e peço remoção: http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/feliz-natal-6 

Conteúdo original:  https://losciganos.blogspot.com/search?q=Neste+Natal 

Espero que mais me ignore e tome providências.

Gratidão!  

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

Artigos Espíritas

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Últimas atividades

Rosana Andrade curtiram o perfil de Rosana Andrade
14 horas atrás
Carlus Martel postou um evento
18 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão Teoria da abiogêneses e biogêneses. de Thiago Luiz Félix
"“Não fiquem maravilhados diante do novo nem assustados pelo que ontem vos era desconhecido. Não recuem diante do mistério, mas procurem enfrenta-lo e desvendá-lo… Não se considerem os únicos…"
ontem
Margarida Maria Madruga e Carolina Shank agora são amigos
ontem
Carlus Martel curtiu a postagem no blog Carnaval - não há outra disposição que não seja o da abstinência espontânea do folguedo (Jorge Hessen) de os pae
sábado
Jocilda Almeida de Barros entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sexta-feira
Jocilda Almeida de Barros curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
sexta-feira
Frank curtiram a discussão Giordano Bruno de Amigo Espírita
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo comentou o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
"Gratidão!"
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo está participando do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

16 fevereiro 2020 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo, dia 16 de fevereiro de 2020, de 09 as 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “A Lei do Trabalho”, será ministrada pelo advogado, pesquisador e orador Luiz Pretti Leal de Vitória-ES. Luiz Pretti é baiano de Feira de Santana-BA, e trabalhador da SEEIT – Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé localizada no…Ver mais...
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
quinta-feira
Ícone do perfilBruna Loretta Flores da Silva, Fabiano e Sulamita Cardoso De Matos entraram em RAE
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

16 fevereiro 2020 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo, dia 16 de fevereiro de 2020, de 09 as 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “A Lei do Trabalho”, será ministrada pelo advogado, pesquisador e orador Luiz Pretti Leal de Vitória-ES. Luiz Pretti é baiano de Feira de Santana-BA, e trabalhador da SEEIT – Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé localizada no…Ver mais...
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando menos se espera o Inesperado acontece. Muita calma nessa hora! Alguns vivem como portadores assintomáticos de vírus ou bactérias e não se importam com esta condição, graças ao elevado grau de…"
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço