Os Carneiros de Panúrgio – Orson Peter Carrara

Os Carneiros de Panúrgio – Orson Peter Carrara

Palavra diferente, não é mesmo? Eu também não conhecia. O título da presente abordagem é também o título de um livro publicado em 1890 e de autoria do Dr. Bezerra de Menezes. É um romance filosófico/político – é daqueles livros que não se consegue interromper a leitura – e retrata em sua essência (daí a referência no título a carneiros) o comportamento de pessoas que seguem cegas, sem reflexão, outros comportamentos. Como carneiros que não questionam e se sujeitam. A expressão panúrgio vem de personagem da obra conhecida como Pantagruel, do escritor francês François Rabelais (cerca de 1494-1553).

O texto é de 1886, durante a Monarquia, e publicado um ano após a Proclamação da República. O próprio autor declara: “Esta obra foi escrita em 1886, quando nada podia fazer presumir o desastre da monarquia. Só a carência de meios, que agora me foram proporcionados, me impediu de publicá-la em pleno reinado de D. Pedro de Alcântara.(…)”.

O fato, porém, é que é obra atualíssima, muito instrutiva, no desdobramento da saga dos personagens e no analisar da própria vida humana, com os vários ingredientes que fazem as lutas do cotidiano, nos relacionamentos familiares, nos dramas e lutas pelo progresso. Entre os diálogos dos personagens, a preciosidade dos comentários fundamentos na Lei do Progresso, da Lei de Sociedade, de Igualdade, entre outras, além, é claro, da velha questão do Livre arbítrio e da Lei de Causa e Efeito. E com grande destaque para as lideranças políticas e mesmo para educação dos filhos. Uma obra espetacular, deliciosa de ler. E repito, além de muito instrutiva, muito cativante.

Escrita nada mais, nada menos, pelo grande médico Dr. Bezerra de Menezes, quatorze anos antes de sua morte, que ocorreu em 11 de abril de 1.900. Bezerra foi também político, escritor, conferencista, além de grande humanista, cuja biografia é riquíssima de exemplos em suas várias virtudes, entre elas a bondade e o amor ao próximo.

E o melhor: a obra não está esgotada, encontra-se editada, disponível, inclusive em PDF pela net. Recomendo com grande ênfase ao leitor.

O desejo aqui é enorme em transcrever vários trechos para motivar o leitor à leitura integral da obra, o que se torna impossível, seja pela extensão, seja pela preciosidade do conteúdo em todo o texto. Opto, todavia, para curiosidade do leitor, em transcrever poucas linhas que fazem referência ao título: “(…) O homem é um ruminante como o carneiro – e é talvez por isso que se sujeita a ser levado em manadas para onde o conduz o pastor. Durante um período da vida, acumula ideias, sem lhes prestar atenção, nem lhes dar o devido valor. Muito acabam a corda da existência, sem passarem desse período. São os que chamamos – carneiros de Panúrgio. Outros, raros, infelizmente, chegam ao período da reflexão – ou de remover as ideias que têm colhido em todo o tempo passado. Estes são os verdadeiros ruminantes racionais, que se distinguem do rebanho, porque compreendem que todos são iguais e têm igual destino. Não querem eles uma sociedade sem diretor, mas exigem, por honra da Humanidade, e no seu maior interesse, que o diretor seja o que se impõe por seu merecimento pessoal – e não porque nasce numa família, sendo quase sempre, por isso mesmo que não precisa fazer merecimento para subir, personagem ignorante – profundamente imoral – e, conseguintemente, pernicioso à sociedade, cujos destinos lhe são confiados (…)”.

Parece-nos desnecessário fazer mais acréscimos à pequena transcrição. Somos os que somos conduzidos? A que pastor seguimos? Honramos a humanidade que pertencemos? Deixo à reflexão do leitor com a preciosa indicação da citada obra.

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Logo, é exatamente Deus que nos faz todos desiguais; está aí a explicação para o porq uns são calmos, pacientes, pacíficos, bom-caráter, honestos, e outros são nervosos, impacientes,…"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Absolutamente TODAS as criaturas de Deus sofrem, sem qq exceção, e muitas durante a vida inteira. Ninguém conseguirá apontar nem uma só, uma única, q não sofra; e pior, para ninguém o…"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Pois é, como entender isso, pois vc diz, e repete dezenas de vezes, q "o problema é do ego", e é Deus o criador dos egos de cada um dos seres vivos animais?!"
3 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Mas é Deus o criador do ego! É ele q concede um ego a cada ser vivo humano e não-humano!"
3 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Um Leão por Dia de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
8 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS.

Ao Materialismo, o Espiritismo prova a existência da alma. Destruindo-o, elimina a maior chaga social. Podemos contribuir para o progresso. (1, 2)Na Tchecoslováquia os regimes políticos materialistas acabaram com o Espiritismo, o que sobreviveu ao Nazismo foi destruído pelo Comunismo.Na resistência, Vlado nunca abandonou o ideal, mas os comunistas enlouqueceram sua esposa…Ver mais...
10 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Um Leão por Dia de PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
18 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES - POR RICHARD SIMONETTI de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Ícone do perfilSAMANTA VIANA GARCIA, Thiago Barbosa, carla vinagre e mais 2 pessoas entraram em RAE
19 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Um Leão por Dia

Conta-se que um experiente caçador se encontrava em caça, quando uma situação inusitada se deu.Seguindo a pista de um leão, apartou-se do seu grupo de caçadores e embrenhando-se na vegetação acabou por alcançar uma pequena clareira na qual, coincidentemente, o leão também adentrou, porém, em posição diametralmente oposta à sua.Sozinho…Ver mais...
23 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Dizer que o problema é o ego não é dizer que o problema é Deus. O ego é responsável por suas decisões egoístas."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Não. O problema é do ego."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Errado. Não é "absolutamente todas as criaturas sofrem", mas sim, relativamente as criaturas sofrem."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Sim. Isso mesmo."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Se no princípio, éramos absolutamente iguais, porq nos tornamos tão imensamente desiguais? O q é q, no princípio, surge e destrói aquela perfeita igualdade original? Pois, se é a diferente identidade…"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"Mas, se Deus é justo e bom, porq é q absolutamente todas as suas criaturas sofrem?"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Como dizer q o problema está no ego, se o ego é atributo da criação de Deus? Sendo assim, o problema é de Deus???"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Dizer q o ego é o problema é igual a dizer q Deus é o problema; como entender isso?"
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço