De acordo com informação divulgada no portal de notícias do UOL, diversos espíritas entrevistados afirmaram terem ficado arrepiados(as) ao verem o Papa Francisco em sua recente visita ao Brasil. Allguns afirmaram que se houver nova oportunidade pretendem aproximar-se ainda mais do Papa.

        Isto seria indício de mediunidade nesses espíritas?

        Animismo?

        Respeito atávico pelos simbolos religiosos?

        Idolatria?

       

         O que você acha?

  

Exibições: 593

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Adão de Araujo em 29 janeiro 2015 às 16:03

Muito inteligente, lúcido e pertinente o seu comentário estimado amigo Halan Crystian; parabéns. Um forte abraço e votos de muita paz.

Comentário de Halan Crystian em 29 janeiro 2015 às 12:48

Caro irmão.

Bastante pertinente. Na verdade, de suma importância a sua questão levantada.

De certa forma as quatro alternativas que você ofereceu parece-me proceder, no entanto, as duas últimas estão completamente fundamentadas na literatura espírita de Kardec, Chico, Divaldo Franco, entre outras.

Como dito outrora por Herculano Pires, muitos de nossos irmãos (espíritas) tentam "igrejificar" o espiritismo, e muitos espíritas estão de batina por debaixo das calças. Mas, a grande maioria destes fazem isso de maneira inconsciente e também atávica. Pois, um aproximar de um Papa significaria muitas vezes para o inconsciente a oportunidade de voltar as origens, de rever e vivenciar costumes presentes e passados (e as vezes passado apenas meses e anos), tais como; ritualísticas, simbolismos, hierarquias, poderes, idolatrias, elementos ainda muito fortes na memória espiritual de muitos de nossos irmãos.

O comentário simples e direto de nosso irmão aqui já ilustrado foi bastante preciso. Transcrevo na íntegra; "Em consonância ao ilustre HERCULANO PIRES, o ATAVISMO do IGREJISMO CATÓLICO está para ser trabalhado. o coração pulsa, em cada degrau da vida - EMMANUEL". Isso é uma ilustração bem clara da realidade desta situação. É claro que sem dúvida existe um diferencial em nosso irmão Francisco, mas, quando comparamos aos seus antecessores, onde muitos deles, foram assassinos, genocidas mesmos. Os arquivos da inquisição é quem diga. No entanto, compará-lo a um Francisco de Assis já é bastante improcedente. Francisco de Assis nasceu rico e abdicou para viver imitando Jesus em sua maior pureza. Francisco de Assis, inicialmente, na verdade foi perseguido pela igreja católica que não entendia e não queria entender sua superioridade moral, e, ironicamente, Francisco hoje é nome de um Papa líder de uma igreja que no passado perseguiu Francisco de Assis. Os mais renomados santos católicos da história, foram na verdade, perseguidos pela igreja. Vale ressaltar que os mais de 30 mil santos canonizados pela igreja, 99% porcento destes eram reis, nobres, cleros de famílias nobres. Traduzindo; títulos comprados. Aliás, isso foi uma das coisas que Martinho Lutero criticou e embasou para fomentar a já nascente "Reforma Protestante".
Sem dúvida toda forma de respeito devemos ao Jorge Begoglio, como devemos para qualquer outra criatura. Digo Jorge Bergoglio porque o título de Papa é dado pelos católicos, e portanto, ele é Papa apenas dos católicos. Quanto ao fato dele ser chefe de estado, merece o mesmo respeito que Obama, Dilma, Kim Jong-un, etc. O fato é que necessitamos discernir algumas coisas de outras.
Entendo que Jorge Bergoglio foi um grande avanço na vida da igreja católica, no entanto, ainda bem distante do que seria bom para o avanço do mundo. Enquanto um proclamado "líder Cristão, representante de Cristo, Vigário de Deus na Terra, Papa ou um padre viver em mansões, palácios e andar de carros novos e seus seguidores estiverem na pobreza e até na miséria, estaremos completamente em discordância com uma das principais orientações de Jesus; "Aquele que quer ser o maior de todos deverá ser o servo de todos". Paulo de Tarso, Pedro, Lucas, entre outros, demonstraram de fato o que é servir. Fora disso, tudo é apenas confusão, ludibriação, inconsistência, incoerência, inconsciência, seja lá o que for.
Jesus possa iluminar a nós todos!

Comentário de Adão de Araujo em 1 agosto 2013 às 14:25

Um grande abraço para você amiga Margarida Maria Madruga. Muito grato por sua atenção.

Comentário de Adão de Araujo em 1 agosto 2013 às 14:23

Oi Deivid Moraes. Concordo plenamente contigo amigão. Abraços.

Comentário de Adão de Araujo em 1 agosto 2013 às 14:21

Oi Maria Lucineide. "Que Cristo ilumine o Papa Francisco e a todos aqueles que optarem por caminhar no caminho do amor" Muito bom! Um grande abraço, amiga.

Comentário de Maria Lucineide Sampaio em 1 agosto 2013 às 0:50

Acho que é pelo carisma e pelo discurso cheio de amor. Francisco reflete o amor de Jesus, a caridade está presente em suas ações. Que Cristo ilumine o Papa Francisco e todos aqueles que optarem caminhar no caminho do amor, servindo ao próximo incondicionalmente.

Comentário de Margarida Maria Madruga em 31 julho 2013 às 21:07

Questões de simpatia e reciprocidade. O Papa Francisco é carismático. Alegre e jovial diante do povo. Fala com propriedade. Encanta.

Comentário de Deivid Moraes em 31 julho 2013 às 15:51

    Adão em meu ver acho, que é questão de sintonia, as vibrações nestes locais devem ter alcançado níveis elevadissimos, bons pensamentos, paz, alegria, FÉ E ESPERANÇA de todos.... claro despertado para alguns na imagem do papa, que deu muitos exemplos bons...indicio de mediunidade,..pode ser,...mais será q não foram somente pela onda vibratória,..as vezes alcançamos isso em oração fervorosa, animismo creio que todos sentimos, já que é efeito de uma causa,..... símbolos,..sabemos q o espiritismo não posse símbolos, mais muitas vezes os símbolos carregam histórias, que podem influenciar no pensamento de muitos,....este é meu pensamento até o momento. Posso estar enganado, ótima questão.

Comentário de Adão de Araujo em 31 julho 2013 às 13:49
Muito bom Dedé e Elisangela. Um grande abraço para vocês.
Comentário de DEDÉ E ELISANGELA. em 31 julho 2013 às 12:40

...Digo: TRABALHADO.

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
20 minutos atrás
SAMARA LUIZA DE CASTRO PEREIRA H curtiu o vídeo de os pae
1 hora atrás
MARCO ANTONIO FRANCA DE PAULA e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
1 hora atrás
Ícone do perfilPedro, Meire Mello, ADILSON CARLOS SANTOS e mais 2 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
1 hora atrás
Conceição Valadares comentou a página Canal 4 de Amigo Espírita
2 horas atrás
Conceição Valadares curtiram a página Canal 4 de Amigo Espírita
2 horas atrás
Conceição Valadares comentou a página Canal 10 de Amigo Espírita
2 horas atrás
Conceição Valadares curtiram a página Canal 10 de Amigo Espírita
2 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Paz e Bem em sua Vida”, com Cel. José Carlos Fiorido ao vivo pela RAE de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/vqdu4mtCp4
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
os pae compartilhou o vídeo deles em Facebook
3 horas atrás
os pae curtiu o vídeo de os pae
3 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
3 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/bNjU9sBobg XI – Valiosa experiência – 14º Estudo do Livro:
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Codificador do Paracleto curtiu o vídeo de os pae
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A MÁGOA - Chico Xavier" : https://t.co/1c2LksZeE8
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Miriam Thomé curtiu a postagem no blog Entendendo o Desdobramento de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Miriam Thomé curtiu a postagem no blog Entendendo o Desdobramento de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/XfDl0BFs9E
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço