O processo de perda de um ente amado sempre é muito doloroso, mesmo com o conhecimento proporcionado pela Doutrina Espírita, mas o desencarne de nosso genitor, há alguns anos, permitiu-nos uma experiência singular.
 
Com mais de setenta e cinco anos e com quadro clínico crítico em decorrência de uma neoplasia maligna, acabou por entrar em estado de coma profundo, perdurando por mais de uma quinzena, e diariamente o visitávamos acompanhando o quadro sem expectativas de melhora. O desencarne era iminente.
 
Certo dia, acompanhado de minha mãe, procedemos a mais uma visita à Unidade de Terapia Intensiva para vê-lo, e ao adentramos o ambiente percebemos, intuitivamente, que algo estava “diferente”. Evocando o equilíbrio emocional em prece íntima tentamos “captar” de que se tratava.
 
Ele estava se segurando à vida física. Não se sentia seguro para desencarnar. Algo o incomodava em relação aos que ficavam.
 
Nesse momento a nossa pequena experiência em dialogar com desencarnados nas sessões mediúnicas do Centro Espírita falou mais alto. Num esforço íntimo para ajudarmos no que podíamos, começamos – com a ajuda dos trabalhadores espirituais do ambiente, tenho a convicção – a orientá-lo.
 
Externando gratidão disse a ele o quanto nós o amávamos, e tínhamos todos os motivos do mundo para isso, e que seu corpo físico já não reagia positivamente ao tratamento; que ele podia tranquilizar-se porque os representantes da Misericórdia Divina se faziam presente ao seu lado para ampará-lo.
 
Garantimos a ele que estávamos preparados para a separação física e que a saudade estaria sob controle, sempre confiantes em Deus.
 
Mas a intuição dizia que ainda faltava algo a falar, e percebendo isso entendemos porque ele se segurava na vida física.
 
A preocupação com o bem-estar de mamãe após sua partida era o motivo de sua permanência entre nós. Não sem razão. Os dois formam, isso mesmo, no presente, aquilo que podemos chamar de “almas afins”. Sempre foram um exemplo de como viver a vida conjugal, por pior que fossem as condições.
 
Foi quando dissemos a ele que todos os documentos e todas as providências legais estavam tomadas, e que mamãe não ficaria desamparada. Estávamos, os três filhos, prontos para ajudá-la na viuvez. Ela estava sofrendo, mas a fé a sustentava, e dentro das possibilidades ela estava preparada.
 
Nesse instante, apesar do coma profundo, duas lágrimas escorreram de seu olho esquerdo. Ele estava ouvindo tudo, e como em uma sessão mediúnica, percebemos que o monólogo estava chegando ao fim, e que ele havia entendido tudo. Despedi-me dizendo-lhe que estava agradecido, e com muito orgulho de ter sido seu filho nesta existência, pedindo que orasse e confiasse nas orientações dos médicos desencarnados que se encontravam presentes.
 
Por fim, disse-lhe: Papai, vá em paz. Também ficaremos em paz, como sempre nos ensinou.
 
Cerca de duas horas e meia depois fomos informados pelo Hospital que ele havia desencarnado.
 
Mais do que a teoria espírita, essa experiência nos deu a convicção que o espírito que habita o corpo, e mesmo em coma, pode se servir deste para manifestar-se no mundo material; a consciência do espírito independe, pelo menos em alguns casos, do estado físico; as preocupações terrenas, e também as alegrias, seguem com o espírito quando este desencarna; o sentimento que nos une não se desfaz com a separação física; o amparo fraterno sempre está presente junto das pessoas de bem.
 
Em decorrência percebemos que para desencarnar é necessário preparo, e assim como há cuidados em relação às convenções humanas para amparo aos que ficam, há os cuidados relacionados ao espírito imortal que segue, e não se pode deixar para a última hora, mas sim ser objeto de atenção no dia a dia, a vida inteira, para que sejam alcançados os objetivos traçados nos projetos reencarnatórios que antecedem as reencarnações.
 
Pensemos nisso.
 
Antônio Carlos Navarro

Exibições: 351

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Adão de Araujo comentou a postagem no blog : EMMANUEL E LÍVIA - Há dois mil anos ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Adão de Araujo curtiu a postagem no blog : EMMANUEL E LÍVIA - Há dois mil anos ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Carlus Martel curtiu a postagem no blog “Pai Nosso”, que assim seja!...(Jorge Hessen) de Carlos Pointier
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“A Força do Exemplo”, com Alda Maria em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

25 fevereiro 2018 de 9 a 10:15
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/nUJABMu0Up
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
FRANCIELI DA VITORIA LUCHI curtiram o perfil de Anete Guimarães
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/R4wwB1TClj
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Z2re2n5DQQ
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/GlQWRMTWw1: "A Parábola do Bom Samaritano" com Ideraldo Luiz da Cruz
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Marcus Hendrique Oliveira e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
14 horas atrás
Amigo Espírita postou um vídeo

É possível dominar o medo? - 52º Assistência Espiritual Joanna de Angelis à Depressão

É possível dominar o medo? - 52º Assistência Espiritual Joanna de Angelis à Depressão Os debatedores desta temática são: Coordenador: Luiz Carlos Barros Cost...
15 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI postou um vídeo

Dependência Química: Desafio do século XXI - Dr. Roberto Lúcio de Souza

Associação Médico Espírita - AME-NORTE - Portugal Gravado no 3º Seminário "Medicina e Espiritualidade" realizado a 24 de Outubro de 2015 no Parque Biológico ...
15 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou vídeos
15 horas atrás
EvandroOlivah postou um vídeo

PRECE ESPÍRITA #17: Ação de graças pela vitória alcançada sobre uma tentação

Livro: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Allan Kardec - Capítulo XXVIII 3, II. Ação de graças pela vitória alcançada sobre uma tentação Sugestão: use este vídeos na espera das atividades nas casas espíritas. Assim estará divulgando nossa rica…
15 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

"A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou", com Jefferson Leite

"A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou", este foi o tema da palestra do pesquisador e orador Jefferson Leite de Itaperuna-RJ, no domingo 18 de fevereiro de 2018, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Jefferson é…
15 horas atrás
Feeak Minas adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
15 horas atrás
Feeak Minas adicionou 3 discussões ao grupo Áudios Espíritas
15 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog “Pai Nosso”, que assim seja!...(Jorge Hessen) de Carlos Pointier
15 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog EX-ALUNO MATA 17 PESSOAS EM ESCOLA nos EUA (15-02-2018) de Adão de Araujo
15 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog HANSENÍASE – Quando as chagas da alma manifestam no corpo. de Marcos Paterra
15 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço