Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente, prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo. (1)

De conhecimento comum, a existência e mecanismo de atuação dos parasitas ocorrem em amplo espectro nos reinos animal e vegetal. Em alguns casos a convivência é pacífica, chegando a produzir efeitos positivos no hospedeiro, enquanto que em outros podem levar o hospedeiro à morte e esta, em consequência, também aniquila o parasita.

Desejamos, no entanto, traçar apontamentos sobre uma espécie de parasitose pouco conhecida, mas, largamente, presente na espécie humana.

Trata-se da parasitose provocada pela presença junto aos seres encarnados, de um ou mais indivíduos viciosos desencarnados, que continuam, no plano espiritual, a incessante busca pela satisfação de suas viciações à custa da viciação de suas vítimas.

Sabemos que o que atrai os espíritos para junto de nós são as vontades e pensamentos que geramos e sustentamos e, por isso, toda e qualquer viciação do encarnado permite a sintonia com desencarnados viciosos compatíveis.

Toda viciação começa na mente do Ser.

A esse respeito, encontramos esclarecedora mensagem espiritual transmitida pelo Espírito Dias da Cruz, que foi médico na Terra em sua última existência, ao médium Francisco Cândido Xavier (2), de onde tiramos os seguintes apontamentos:

“Avançando em nossos ligeiros apontamentos acerca da obsessão, cremos seja de nosso interesse apreciar o vampirismo, ainda mesmo superficialmente, para figurá-lo como sendo inquietante fenômeno de parasitose mental”.

Após identificar o fenômeno obsessivo vinculado à viciação como Parasitose Mental ou Vampirismo, continua o Benfeitor:

“No vampirismo, devemos considerar igualmente os fatores externos e internos, compreendendo, porém, que, na esfera da alma, os externos dependem dos internos, porquanto não há influenciação exterior deprimente para a criatura, quando a própria criatura não se deprime”.

No apontamento acima o Benfeitor identifica o encarnado como sendo o responsável direto pela atração e hospedagem do “Parasita Espiritual” e, abaixo, esclarece o modus operandi:

“É que pelo ímã do pensamento doentio e descontrolado, o homem provoca sobre si a contaminação fluídica de entidades em desequilíbrio, capazes de conduzi-lo à escabiose e à ulceração, à dipsomania e à loucura, à cirrose e aos tumores benignos ou malignos de variada procedência, tanto quanto aos vícios que corroem a vida moral, e, através do próprio pensamento desgovernado, pode fabricar para si mesmo as mais graves eclosões de alienação mental, como sejam as psicoses de angústia e ódio, vaidade e orgulho, usura e delinquência, desânimo e egocentrismo, impondo ao veículo orgânico processos patogênicos indefiníveis, que lhe favorecem a derrocada ou a morte”.

Aqui o Benfeitor deixa claro que todo processo espiritual-parasitário pode provocar doenças físicas e mentais de profundidade, levando o hospedeiro ao encurtamento da vida física, em processos de suicídio direto e indireto, que trará, como consequência, sofrimentos variados nas esferas espirituais, bem como reclamará a corrigenda futura, também com muito sofrimento, em outras reencarnações, decorrente do necessário reparo da tessitura perispiritual através das mais diversas más formações e mau funcionamento dos órgãos físicos.

Finalizando o assunto o Benfeitor nos orienta:

“Imprescindível, assim, viver em guarda contra as ideias fixas, opressivas ou aviltantes, que estabelecem, ao redor de nós, maiores ou menores perturbações, sentenciando-nos à vala comum da frustração.

Toda forma de vampirismo está vinculada à mente deficitária, ociosa ou inerte, que se rende, desajustada, às sugestões inferiores que a exploram sem defensiva.

Usemos, desse modo, na garantia de nossa higiene mento-psíquica, os antissépticos do Evangelho. Bondade para com todos, trabalho incansável no bem, otimismo operante, dever irrepreensivelmente cumprido, sinceridade, boa vontade, esquecimento integral das ofensas recebidas e fraternidade simples e pura, constituem sustentáculo de nossa saúde espiritual.

– “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” recomendou o Divino Mestre.

– “Caminhai como filhos da luz” – ensinou o Apóstolo da gentilidade.

Procurando, pois, o Senhor e Aqueles que o seguem valorosamente, pela reta conduta de cristãos leais ao Cristo, vacinemos nossas almas contra as flagelações externas ou internas da parasitose mental”.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Referências Bibliográficas:

(1) Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Parasita;

(2) Livro Instruções Psicofônicas. Lição nº 34. Página 159.

Exibições: 2065

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Sheila Maria Rangel Marques em 5 dezembro 2017 às 19:47

Se a ciência tradicional conseguisse ampliar seu conhecimento, analisando o homem como um ser espiritual, poderia promover a saúde real! Não apenas a paleativa que é oferecida por muitos medicamentos e profissionais da saúde.Chegaremos lá, com certeza!

Comentário de Aladia de Carvalho Costa em 21 novembro 2017 às 17:31

OLÁ, BOA TARDE.
MUITO EDIFICANTE ESTE TÓPICO.

Comentário de Michele Calazans Vidal em 17 novembro 2017 às 10:06

É uma lição de vida, onde nos mostra o COMEÇO, MEIO E FIM.

Comentário de TATIANE APARECIDA MANOEL em 16 novembro 2017 às 13:40
Gratidão amigo. Que Deus e os amigos espirituais lhe abençoe cada vez mais nesta jornada.
Comentário de Antonio Carlos Navarro em 16 novembro 2017 às 13:36

Olá, Marcia. Permissão concedida. Obrigado pelo seu interesse. Abraço.

Comentário de MARCIA MARIANE MOREIRA em 16 novembro 2017 às 12:09

Boa tarde querido irmão, é de muito valia estas palavras não só pra mim, como para muitos que aqui estão, peço tbm permissão para postar no meu face e instagram, para que possamos propagar não só para nossos familiares ,mas como nosso amigos também.

Comentário de Antonio Carlos Navarro em 16 novembro 2017 às 8:38

Olá, Tatiane. Permissão concedida. Muito obrigado pelos votos, e pelo seu interesse. Abraço.

Comentário de TATIANE APARECIDA MANOEL em 15 novembro 2017 às 21:19
Hoje me aconteceu algo ruim. E essa mensagemas veio como um alerta. Gratidão... peço permissão para postar no meu Instagram e segui-los também. Pois é preciso esquecer as ofensas e seguir espalhando o amor. Obrigada amigo Navarro e ao Mestre espiritual que o intuiu.
Att Tatiane

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Adão de Araujo comentou a postagem no blog : EMMANUEL E LÍVIA - Há dois mil anos ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Adão de Araujo curtiu a postagem no blog : EMMANUEL E LÍVIA - Há dois mil anos ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Carlus Martel curtiu a postagem no blog “Pai Nosso”, que assim seja!...(Jorge Hessen) de Carlos Pointier
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“A Força do Exemplo”, com Alda Maria em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

25 fevereiro 2018 de 9 a 10:15
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/nUJABMu0Up
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
FRANCIELI DA VITORIA LUCHI curtiram o perfil de Anete Guimarães
13 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/R4wwB1TClj
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Z2re2n5DQQ
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/GlQWRMTWw1: "A Parábola do Bom Samaritano" com Ideraldo Luiz da Cruz
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Marcus Hendrique Oliveira e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
14 horas atrás
Amigo Espírita postou um vídeo

É possível dominar o medo? - 52º Assistência Espiritual Joanna de Angelis à Depressão

É possível dominar o medo? - 52º Assistência Espiritual Joanna de Angelis à Depressão Os debatedores desta temática são: Coordenador: Luiz Carlos Barros Cost...
14 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI postou um vídeo

Dependência Química: Desafio do século XXI - Dr. Roberto Lúcio de Souza

Associação Médico Espírita - AME-NORTE - Portugal Gravado no 3º Seminário "Medicina e Espiritualidade" realizado a 24 de Outubro de 2015 no Parque Biológico ...
14 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou vídeos
14 horas atrás
EvandroOlivah postou um vídeo

PRECE ESPÍRITA #17: Ação de graças pela vitória alcançada sobre uma tentação

Livro: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Allan Kardec - Capítulo XXVIII 3, II. Ação de graças pela vitória alcançada sobre uma tentação Sugestão: use este vídeos na espera das atividades nas casas espíritas. Assim estará divulgando nossa rica…
14 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

"A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou", com Jefferson Leite

"A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou", este foi o tema da palestra do pesquisador e orador Jefferson Leite de Itaperuna-RJ, no domingo 18 de fevereiro de 2018, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Jefferson é…
14 horas atrás
Feeak Minas adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
14 horas atrás
Feeak Minas adicionou 3 discussões ao grupo Áudios Espíritas
14 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog “Pai Nosso”, que assim seja!...(Jorge Hessen) de Carlos Pointier
15 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog EX-ALUNO MATA 17 PESSOAS EM ESCOLA nos EUA (15-02-2018) de Adão de Araujo
15 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog HANSENÍASE – Quando as chagas da alma manifestam no corpo. de Marcos Paterra
15 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço