Paulo Goulart, uma vida pautada pelo Espiritismo

 

         “Não julgar, estudar sempre, não se acomodar, fazer nossa parte, criando com isso a sintonia com as leis universais”.             Assim, o ator Paulo Goulart definia o aprendizado que a vida como adepto da Doutrina Espírita lhe proporcionou. Ele desencarnou, aos 81 anos, no último dia 13 de março, em decorrência de um câncer, na cidade de São Paulo. Paulo morreu por volta das 13h30, na unidade semi-intensiva do Hospital Beneficência Portuguesa. No momento de seu desencarne, ele estava cercado por todos da família, a mulher, Nicette Bruno, os filhos, os atores Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho, e os netos. O enterro será na sexta-feira (14) no Cemitério da Consolação.

            “O ser espírita é em realidade o agir espírita, o pensar espírita. O equilíbrio entre os polissistemas espiritual e material nos dá o prazer de dormir com a consciência tranqüila e, assim, de estarmos energizados para o dia seguinte”, dizia, ao falar do seu dia a dia, fosse em família – era casado com a também espírita Nicete Bruno e pai de Beth, Bárbara e Paulo, todos espíritas  -, fosse na vida profissional.

            Segundo ele, tornou-se espírita porque “todos nascemos com uma missão a cumprir! Procuro cumprir a minha vivenciando a moral espírita e seguindo os fundamentos básicos da doutrina: vivenciar a verdade, não julgar, estudar sempre, não me acomodar, ser generoso. Enfim, fazer a nossa parte, criando assim a sintonia com o polissistema espiritual. Além dos já enumerados, aprendemos que não existe efeito sem causa”!

              Nascido Paulo Affonso Miessa, mas se tornou conhecido como Paulo Goulart. Embora tenha nascido em Ribeirão Preto, cresceu em Olímpia, ambos municípios do estado de São Paulo. Ainda menino, teve algumas experiências na Rádio de Olímpia, que era propriedade de seu pai. Chegou até mesmo a participar de um quarteto de vozes, conhecido como “Quarteto Tupã”. Mas aos 16 anos foi para a capital estudar Química Industrial, curso que abandonou no segundo ano. E quem ganhou foi a cultura brasileira!

           Quando jovem, Paulo Affonso Miessa dizia à mãe que já tinha nascido ator. A brincadeira – que mais tarde se concretizou – vinha do fato de que ele nasceu poucas horas depois dela ter assistido a uma apresentação no circo que visitava a cidade. Era o dia 9 de janeiro de 1933.

            Em São Paulo, Goulart fez testes como locutor e rádio ator, tendo sido contratado. Esse foi o começo de uma trajetória de sucesso. Na televisão, participou da primeira novela em horário nobre na TV Paulista, e logo em seguida teve oportunidade de fazer teatro. Foi então que conheceu Nicete Bruno, com quem se casou em 1954.

            Mais tarde, a família morou também no Rio de Janeiro e em Curitiba. Espírita, Paulo Goulart acredita que quem tem uma vida pública está sempre exposto. “Por isso, devemos estar sempre atentos, prudentes, pacientes e agradecidos por toda e qualquer manifestação pública”, afirmava.

             No teatro ou na televisão não chegou a atuar em peça teatral ou novela que abordasse a Doutrina Espírita, mas no cinema atuou nos filmes  “Nosso Lar” e “As Vidas de Chico Xavier”, neste último interpreta o apresentador do célebre programa Pinga Fogo, Saulo Gomes, experiência que ele apontava como muito enriquecedora.

              “Na época do programa, lembro de ter ficado grudado na TV assistindo a entrevista concedida pelo Chico Xavier, o qual conheci em várias situações. Em plena  ação, no lançamento de um de seus livros em São Paulo, e até no finalzinho da vida, quando ele estava bem fraquinho”, conta Paulo, que, nas filmagens  teve mais um “encontro” com Chico – só que dessa vez, na pele de Nelson Xavier.

               Ao encontrar Nelson no set, Paulo lhe dá um abraço forte e comenta a semelhança entre ator e personagem. “Pra mim foi muito especial, por razões bastante óbvias, ser chamado para este filme”, confessava.

 

 "Todos nascemos com uma missão a cumprir! Procuro cumprir a minha vivenciando a moral espírita e seguindo os fundamentos básicos da doutrina: vivenciar a verdade, não julgar, estudar sempre, não me acomodar, ser generoso. Enfim, fazer a nossa parte, criando assim a sintonia com o polissistema espiritual. Além dos já enumerados, aprendemos que não existe efeito sem causa!"
-Paulo Goulart em entrevista à revista Ser Espírita

http://www.serespirita.com.br/index.php?option=com_content&view...

 

Todo nosso carinho, admiração e respeito por esse grande ator! Um homem que nos passou o exemplo de honra e o caráter de um Pai de família, com uma grande espiritualidade. Que siga em paz, na certeza da missão cumprida e seja recebido pelos bons espíritos!

Na imagem acima o ator interpreta o ministro Genésio no filme Nosso Lar. Espírita há mais de 30 anos, Paulo não precisou de nenhuma preparação específica para o papel:


“Entrei com o coração aberto e disposto a trocar conhecimentos. Sinto que estou fazendo a minha parte, contribuindo para a divulgação da doutrina de uma maneira especial, por meio da arte”.

"Eu vivo de fantasia. Tudo é fantasia. É a minha maneira de ver, mas isso não desrespeita nada. É 
uma maneira de ver e eu acredito profundamente nessas coisas. Eu acredito que o que faço na
novela é ficção e eu faço de coração, como fiz muito de coração o Emmanuel",
"O filme foi muito legal de fazer. Faço o Emmanuel, que é um homem já iluminado, um espírito
evoluído. Ele é um cara que chegou a um ponto em que o exercício da fraternidade é uma coisa
natural."Sou espírita há mais de trinta anos, e ao divulgar a doutrina
através da arte, me sinto fazendo a minha parte", disse ele, que faz uma participação especial no longa.
finalizou o ator.
sobre o filme nosso lar
PAULO GOULART

 

Abaixo, um vídeo com mensagens narradas por Paulo Goulart, extraídas da obra "PALAVRAS DE VIDA ETERNA", do Espírito Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier:

)

 

 

Exibições: 8317

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Beatris Rodrigues Vieira em 23 março 2014 às 13:10

Grande ser humano e com certeza deixou bons frutos.

Comentário de Maria Cristina Ribeiro Adkins em 18 março 2014 às 18:30

Que lindo artigo e vídeo também. Linda homenagem, grande ator e pessoa humana também.

Comentário de Ricardo Mendes em 17 março 2014 às 14:47

Que bela homenagem a Paulo Goulart...uma homenagem merecida!

Comentário de telma maria de carvalho em 17 março 2014 às 10:37

Achei  linda homenagem, que fez  nosso irmão, Paulo Goulart.  Este  vídeo narrado por  Paulo Goulart,  é um aprendizado pra todos nós.  Muito obrigada.

Comentário de Ana Lucia F. Ribeiro da Silva em 16 março 2014 às 21:26

Belíssima homenagem. Estou compartilhando apra ler e assistir ao vídeo mais tarde. Parabéns e obrigada.

Comentário de leonildo alves de oliveira em 15 março 2014 às 13:15

A morte não existe.

 

 

 

 

 

 

Comentário de Nadia Rosangela em 15 março 2014 às 10:38

Paulo que a suave paz te ilumina nesta caminhada.

Comentário de maria auxiliadora pereira moreir em 14 março 2014 às 23:15

Paulo, siga em paz, cumpriu sua missão muito bem aqui na terra, através de sua arte encantou e passou mensagens belíssimas. Sua companheira Nicette e filhos sabem que a hora de sua partida não é só de tristeza, pois nem todos conseguem ter uma passagem tão bela por esse mundo. Que os seus mentores lhe ajude no ato do desencarne. Deus lhe acompanhe.

Comentário de Vivian Oliveira em 14 março 2014 às 9:22

Bela homenagem, matéria confortante.

Que ele siga a sua caminhada com muita luz e paz.

Comentário de Jesus Carlos Sanchez Perez em 13 março 2014 às 22:11

 Com certeza, a Espiritualidade está em festa o recebendo novamente,

vá em paz irmão, lhe agradecemos pelo ser humano que sempre será,

onde quer que esteja. Beijo de luz e paz em seu coração.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
"Ante o COVID-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece. Entrego-me em tuas mãos, Senhor, confio que Tua solução será o melhor para mim, por isso aceito, que seja feita a Tua Vontade e não a minha.…"
6 horas atrás
marina kione e francisco carvalho da Silva agora são amigos
21 horas atrás
André Sobreiro e Márcio Pereira de Souza agora são amigos
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Vai, e não Peques mais!

Sidney FernandesVárias condições são necessárias para que o passe espírita favoreça o candidato ao benefício. A câmara de…Ver mais...
ontem
Ditinha Calixto agora é amigo de Juliano Scrignoli, André Luís Bettoni, Viviane Patricia Granetto e 2
ontem
Márcio Pereira de Souza e Regina A. agora são amigos
ontem
Márcio Pereira de Souza curtiram o perfil de Claudio Palermo
ontem
Márcio Pereira de Souza entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE…Ver mais...
ontem
Arthur Silva Filho e Angelita Bagatin agora são amigos
ontem
Luciane Soares entrou no grupo de Maurício de Araújo Zomignani
Miniatura

Transição Planetária

Grupo para quem quer se dedicar à reflexão sobre o momento de transição que vimos atravessando no mundo e dentro de nós mesmos. Ver mais...
ontem
Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço