Espíritos imortais que somos, desenvolvemo-nos ao longo da linha do tempo, ora no corpo físico, ora no Mundo Espiritual, nossa pátria de origem.

Partindo dos esclarecimentos contidos em O Livro dos Espíritos, sabemos que os Espíritos são criados simples e ignorantes tendo como objetivo a perfeição.

As mais simples observações e a lógica nos mostram que todas as experiências vividas pelo Espírito, assim como todo conhecimento adquirido por ele, se armazenam em sua estrutura mental, como bagagem inalienável rumo ao futuro.

Quando no Mundo Espiritual, à medida em que se identifica com sua situação, é capaz de vasculhar o passado fazendo uso de sua memória pessoal para novas disposições futuras, em novas reencarnações para dar continuidade ao seu progresso.

Ao encarnar permanecem no subconsciente as funções vitais, hábitos e crenças adquiridos, intuição e padrões comportamentais, de onde emergem, por exemplo, a criatividade e a sabedoria, e também o entendimento espiritual.

Também emergem, invariavelmente, as distonias energético-espirituais negativas produzidas pelos desatinos cometidos pelo Espírito, e que influenciarão o comportamento psíquico no ponto médio entre a culpa e a capacidade de resolução da problemática.

Quando encarnado, a depender de suas necessidades espirituais, e o consequente planejamento reencarnatório que possibilite o seu progresso, ou o expurgo do passado que o liberará para novos avanços, a sua memória espiritual será suprimida para que, com os pés firmes na atual existência, faça o que precisa ser feito sem o conhecimento dos erros de outrora, de forma que estes não o levem à prostração, muito embora possam se fazer presente através de inclinações aos estados depressivos a depender das disposições íntimas do Espírito.

Assim, trazemos, na Consciência atual, a capacidade de raciocínio, de emitir julgamentos e críticas, de analisar, planejar e tomar decisões, e a capacidade de armazenar na memória as novas experiências e aprendizados na exata medida de nossas possibilidades de progresso.

Se analisarmos, com honestidade de propósito, nossas tendências e aptidões, pensamentos e valores, e ações decorrentes, com certa facilidade podemos identificar as características espirituais preponderantes em nosso Espírito, que por sua vez possibilitará a reeducação moral através da aquisição de novos hábitos, traduzindo-se em progresso espiritual, e como o progresso é lei natural, mais cedo ou mais tarde ele acontece.

*

O lema popular diz que o progresso se dá, ou pelo amor, ou pela dor, e que a escolha está sempre a cargo do Espírito.

Esse lema representa, intuitivamente, a dualidade composta pela intenção consciente e produtiva, ou seja, de acordo com a Lei de Deus, e pela presença da dor para “acordar” o Espírito para a tomada de novos rumos existenciais com novos valores.

Temos, portanto, débitos pretéritos registrados em nossas consciências, mas que não necessariamente precisam vir à tona em forma de dor para serem resgatados. Seria falta da Misericórdia Divina. Pode-se suprimi-los, ou ao menos amenizá-los, através da prática do amor, da caridade pura, da ação intencional rumo ao que é consoante à Lei de Amor.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Exibições: 301

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 julho 2018 às 20:04

Como se constrói a “Densidade Perispiritual”? Amor ou Dor?

Após a desencarnação o Espírito vai atualizar a consciência, com fatos das mais recentes experiências de vida na carne, numa fase chamada de “escolaridade”. Ele vai readquirir novas energias e reestudar novos procedimentos. Chegará à fase de “planejamento” de uma nova reencarnação, dentro dos limites das possibilidades, dos seus méritos e das Leis das probabilidades. Pode-se sintetizar: “Não o fatalismo, mas determinismo relativo”. Mais consciente, percebe que se a verdade liberta é a pacificação que o redime.

Após a morte, quando renascemos para a vida espiritual, podemos ter surpresas como as do Doutor Philippeau. Materialista, procurou a Faculdade de Ciências Médicas não por amor, mas por ambição e para se sentir superior diante de todos.

Mentores espirituais, por meio de médiuns diversos, nos alertam para que corrijamos nossa “densidade perispiritual”.

 Emmanuel/Chico Xavier, nos diz que em plena vida espiritual sempre realizamos o inventário de nossas aquisições no mundo. Em semelhantes ocasiões, nos escandalizamos a frente de nós mesmos e rogamos a graça do retorno à matéria, sem as vantagens terrestres que nos serviram de perda. Assim sendo, renascemos com singulares inibições. Leia “Seria eu, por acaso, um Espírito?”  http://www.oconsolador.com.br/ano8/369/especial.html

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Nadia Rosangela e Lenice Agemiro Silveira agora são amigos
7 horas atrás
Ana Oliveira curtiram a discussão BONS E MAUS PENSAMENTOS de Ari Carrasco Silveira
11 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Antídoto à Obsessão”, com Alisson Guedes Pessoa ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
12 horas atrás
Ícone do perfilMyrian de Oliveira Gonçalves, Alda Teixeira, Jorgina de Sousa Ferraz e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
13 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiram a discussão Nos momentos difíceis: Trabalho, solidariedade e tolerância de Feeak Minas
13 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiram a discussão Nos momentos difíceis: Trabalho, solidariedade e tolerância de Feeak Minas
13 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiu a postagem no blog OS ESPÍRITOS INFERIORES - por Léon Denis. de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
Maria Luiza Furtado Rocha curtiu a postagem no blog “NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS- COMO LIDAR COM ELES. ” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
15 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Antídoto à Obsessão”, com Alisson Guedes Pessoa ao vivo pela Rede Amigo Espírita de Carlos Pretti - SCEE
18 horas atrás
Luciana Galeno curtiu a postagem no blog O homem ...corpo alma e perispírito de EliethTavares Castro
20 horas atrás
Ícone do perfilEdileuza R. Rodrigues e Ariane Kelly da Costa entraram no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
21 horas atrás
Miriam Thomé curtiu a postagem no blog O homem ...corpo alma e perispírito de EliethTavares Castro
21 horas atrás
carlos alberto rombão curtiram o perfil de Maria de Fátima Agra de Miranda
21 horas atrás
Posts no blog por EliethTavares Castro
22 horas atrás
Maria Lucineide Sampaio comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Maria Lucineide Sampaio curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Ser curtiu a postagem no blog Puritanismos ou inaceitável comércio do Consolador???... (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Aline Esnarriaga curtiram o perfil de Celso Ventura
ontem
Aline Esnarriaga e Celso Ventura agora são amigos
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço