Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.

Vim de uma cidade muito pequena, Mineiros do Tietê, no interior paulista, onde personalidades como Dr. Salvador Mercadante e Dr. Pedro de Oliveira Brandão, o primeiro médico e o segundo farmacêutico, marcaram nossas memórias. Assim como os alfaiates e músicos Augusto Zugliani e Pedro Carrara, entre tantos que poderiam ser citados, que igualmente fizeram história e deixaram registros em nossa própria história pessoal e de muitas pessoas e famílias.

Em Matão – também no interior paulista, como em qualquer outra cidade, o fato se repete. São homens e mulheres que se imortalizaram por suas ações e iniciativas sempre humanitárias e conscientes na direção do bem geral.

É o caso de Cairbar Schutel, em Matão. Farmacêutico e homem de bem, foi o primeiro prefeito da cidade. Natural do Rio de Janeiro, aqui fixou-se e transformou a vida do então pequeno vilarejo. Projetou-se além das fronteiras da cidade, do estado e do país, com sua ousada ação em favor do bem geral, por meio da cultura espírita, mas também na cidade onde recebeu o cognome de “O pai dos pobres de Matão” e o de “Apóstolo de Matão”.

Homem de fibra moral inquebrantável, protetor dos animais, das pessoas frágeis e carentes da alma e do corpo, dele recebiam o amparo para todas as dores. Aviava receitas médicas gratuitamente em sua farmácia, recolhia mendigos, servia refeições aos pobres, deslocava-se a cavalo pelas madrugadas para partos difíceis numa época sem quaisquer dos recursos que hoje dispomos. Católico fervoroso, trazia o padre da vizinha Araraquara para os ofícios católicos, envolveu-se com a fundação do Albergue Noturno, com a criação do Hospital e mesmo com a política sempre para beneficiar os pobres e necessitados, mas também em favor do bem coletivo, numa noção exata de cidadania.

Depois tornou-se espírita, abandonou a política, e dedicou sua vida aos livros, à cultura espírita, ao bem que já havia em seu coração, agora ampliado pelo novo conhecimento. Enfrentou preconceitos e lutas, mas a convicção foi mais forte e sua índole bondosa prevaleceu sobre tudo. Seu legado atravessou as décadas e inspira gerações, com grande repercussão nacional e internacional.

Neste fim de semana, ocorre na cidade o EAC – Encontro Anual Cairbar Schutel – em sua 9ª edição (o evento iniciou-se em 2011 consolidando-se ao longo dos anos). Atraindo centenas de participantes e quase uma centena de cidades de vários estados. O evento é sempre realizado em setembro, nas proximidades do dia de seu nascimento, dia 22 de setembro, em 1868. E agora, sábado e domingo, 21 e 22 de setembro, o evento retorna para alegria de seus organizadores e participantes, em gratidão à alta postura humanitária do grande benfeitor.

É que o exemplo fala mais que as palavras. Uma postura é mais que mil palavras… Obrigado Schutel.

Exibições: 75

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

Artigos Espíritas

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Últimas atividades

Carlus Martel curtiu a postagem no blog Falsas cartas mediúnicas na era de Facebook (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
6 horas atrás
Rafael Fernandes Clementino entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
ontem
Posts no blog por Codificador do Paracleto
ontem
Rosana Andrade curtiram o perfil de Rosana Andrade
segunda-feira
Carlus Martel postou um evento
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão Teoria da abiogêneses e biogêneses. de Thiago Luiz Félix
"“Não fiquem maravilhados diante do novo nem assustados pelo que ontem vos era desconhecido. Não recuem diante do mistério, mas procurem enfrenta-lo e desvendá-lo… Não se considerem os únicos…"
domingo
Margarida Maria Madruga e Carolina Shank agora são amigos
domingo
Carlus Martel curtiu a postagem no blog Carnaval - não há outra disposição que não seja o da abstinência espontânea do folguedo (Jorge Hessen) de os pae
sábado
Jocilda Almeida de Barros entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sexta-feira
Jocilda Almeida de Barros curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
sexta-feira
Frank curtiram a discussão Giordano Bruno de Amigo Espírita
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo comentou o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
"Gratidão!"
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo está participando do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

16 fevereiro 2020 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo, dia 16 de fevereiro de 2020, de 09 as 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “A Lei do Trabalho”, será ministrada pelo advogado, pesquisador e orador Luiz Pretti Leal de Vitória-ES. Luiz Pretti é baiano de Feira de Santana-BA, e trabalhador da SEEIT – Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé localizada no…Ver mais...
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço